AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada Acadêmica comemora uma década de atividades da Farmácia Escola da Unesc

Jornada Acadêmica comemora uma década de atividades da Farmácia Escola da Unesc
Evento ocorrerá até esta quinta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os 10 anos da Farmácia Escola da Unesc estão sendo comemorados esta semana, ao longo da 19ª Jornada Acadêmica do curso de Farmácia. O evento, que ocorrerá de terça a quinta-feira (29 a 31/10), teve um momento especial na manhã desta quarta-feira (30/10), com direito a depoimentos de acadêmicos, professores e profissionais da área sobre o trabalho da Farmácia Escola, bolo e parabéns a você para marcar a primeira década de atividades do local, que atende cerca de 3.500 pessoas por mês.  

A Farmácia Escola foi inaugurada em 15 de setembro de 2009 e desempenha um importante papel social no munícipio de Criciúma, fornecendo medicamentos e orientação farmacêutica aos pacientes em tratamento de doenças crônicas e/ou raras. O local proporciona ainda, um ambiente para a formação dos futuros farmacêuticos do curso de Farmácia da Unesc, integrando o ensino e o serviço em situação real.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, afirmou que o trabalho da Farmácia Escola tem um reflexo na vida de pessoas que passam por problemas de saúde delicados. “Vocês que que trabalham ou vão trabalhar na área da saúde, imaginem o quanto nós temos que ser humanos e ter responsabilidade sobre cada paciente. Qualquer erro de avaliação, de tratamento e resultados pode impactar em uma vida. A responsabilidade é muito grande, mas a satisfação de ver a evolução do quadro da pessoa é indescritível”. Casagrande ainda citou a oportunidade que a Unesc proporciona aos seus estudantes, por meio da Farmácia Escola, aliar teoria e prática e da importância dessa parceria entre Universidade e poder municipal para a saúde.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, participou da criação da Farmácia Escola e agradeceu ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria de Saúde de Criciúma pela parceria nas atividades desenvolvidas pela Universidade. “Falar de Farmácia Escola para mim é motivo de alegria e emoção. Quando a gente pensou nela, a proposta foi trazer o modelo em parceria com as secretarias municipal e estadual. Não foi fácil, porque a Farmácia Escola desafia e desacomoda. Trabalhar com a vida real é mais difícil, mas agrega muito a formação. É no desacomodar que aprendemos. É com sentimento que ganhamos experiência”, afirma Indianara.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, salientou que o SUS (Sistema Único de Saúde) não apenas salva vidas, mas oportuniza possibilidades de trabalho e experiências para profissionais. “Se não tivermos o SUS, teremos dificuldade de realizar o trabalho em saúde e em saúde pública. E debater esse tema durante o evento é muito importante para colaborar com as políticas públicas”.

A coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, lembrou que mesmo que a época o MEC (Ministério da Educação) não exigisse que os cursos de graduação tivessem um espaço como a Farmácia Escola, a Unesc sempre entendeu esses locais como um importante espaço de formação acadêmica e de contribuição com a qualidade de vida da comunidade. “Isso vai refletir na sociedade quando tivermos profissionais com a marca Unesc atuando de maneira diferenciada no mercado. A gente faz a diferença lá fora porque aqui dentro temos oportunidade de desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico. A Farmácia Escola proporciona esse cenário”.  

A supervisora de Estágios da Farmácia Escola da Unesc, Larissa Oliveira de Batista, ressaltou o orgulho que a equipe do local tem. “São 10 anos de uma construção diária. Paramos e refletimos sobre a nossa prática, que é construída a várias mãos. Equipe técnica, usuários, que são nossa maior motivação, e setor público. Nossos alunos têm o privilégio de poder lidar com o cenário real do SUS, trabalhar com diferentes patologias e públicos, atuar no uso racional de medicamentos e fazer a diferença na vida das pessoas”.

O momento de comemoração ainda contou com a presença do presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da Unesc, Igor Colombo e da representante da comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Bruna Giassi Wessler, que deram as boas-vindas e agradeceram pelo empenho de acadêmicos e professores na realização da Jornada.

Jornada Acadêmica


Os trabalhos da Jornada Acadêmica seguiram nesta quarta-feira com a mesa-redonda “Atuação do Farmacêutico no SUS: Realidades e Desafios”, com a participação da servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Terra de Areia, Rio Grande do Sul, Patrícia Bobsin Teixeira Flores; com o responsável pela Assistência Farmacêutica de Içara, Fabrício Pagani Possamai; com a responsável técnica pela Farmácia Escola da Unesc, Heby Valnier Mariano; com a gestora da Assistência Farmacêutica de Criciúma, Queli Cristina Bitencourt Sostisso Seifert e com a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Urussanga, Gabriela Peraro Cemin. A mesa-redonda foi mediada pela professora Larissa Oliveira de Batista.

A 19ª Jornada Acadêmica tem como tema “Farmacêutico: Um mundo de possibilidades” e apresenta e debate as inúmeras possibilidades que a profissão oferece em diferentes cenários de prática. Entre as atividades promissoras que estão em destaque no mercado atual, que serão abordadas durante a jornada, estão a saúde coletiva, as práticas integrativas e complementares, análises clínicas e empreendedorismo.

Saiba mais

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2019 às 15:43
Compartilhar Comente

Últimos dias para inscrições no Unesc em Dança

Últimos dias para inscrições no Unesc em Dança
Grupos interessados em realizar apresentações de dança no evento podem se inscrever até segunda-feira (4/11) (Fotos: Arquivo Aicom) Mais imagens

A 20ª edição do Unesc em Dança se aproxima e o prazo para inscrições dos grupos que desejam fazer parte do evento está prestes a se encerrar. Coreografias das categorias Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares podem ser inscritas no festival até segunda-feira (4/11). O Unesc em Dança será realizado nos dias 29, 30 de novembro a 1º de dezembro no Teatro Municipal Elias Angeloni.

Para realizar a inscrição de coreografias, os dançarinos devem ler o edital, disponível no site do evento, e enviar a ficha de inscrição, também disponibilizada na página, para o e-mail emdanca@unesc.net. Ainda no mesmo e-mail deve ser enviado o arquivo em MP3 contendo a música da coreografia inscrita pelo grupo participante.

De acordo com a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a edição de 2019 será especial ao marcar as duas décadas de história do evento. “Foi uma edição muito esperada e estamos organizando ela com muito empenho. Trabalhamos no evento com a formação de plateia e de pessoas, buscando alcançar sempre outros públicos”, explica. “Falar de ‘Unesc em Dança’ é falar de ensino, pesquisa, extensão e cultura na Universidade”, completa.

O Unesc em Dança

O festival tem como objetivo apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 14:56
Compartilhar Comente

Emoção, ensinamentos e uma pitada de sabor na aula-show do chef Claude Troisgros

Emoção, ensinamentos e uma pitada de sabor na aula-show do chef Claude Troisgros
Evento foi promovido pela Escola de Gastronomia da Unesc (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Em palco caracterizado para simular uma sofisticada cozinha, o chef Claude Troisgros deu show em aula promovida pela Escola de Gastronomia da Unesc, na noite desta terça-feira (29/10). Logo em sua entrada no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, junto da corte do Carnavale di Venezia, o astro da noite mostrou –se encantado pela região. Durante as duas horas seguintes, o apresentador do reality show Mestre do Sabor, na TV Globo, compartilhou experiências, contou histórias de vida e cozinhou para a plateia. A aula teve foco nos estudantes do curso de Gastronomia da Universidade. 

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recepcionou o chef no palco do evento e destacou o momento como a consolidação do curso e um marco para o Sul de Santa Catarina. “Ao receber grandes nomes da área, destacamos a força e a excelência da graduação na Universidade. Sempre conectada com a região onde está inserida, a Unesc mais uma vez reconhece as potencialidades locais para fomentar o desenvolvimento”, afirmou a reitora.

Antes de começar a cozinhar, Troisgros resgatou momentos marcantes de seus mais de 40 anos de cozinha, por meio de um documentário marcado por vivências e lições proporcionadas pela profissão. “A gastronomia é apaixonante, artística e requer muita dedicação. A quem escolheu este caminho na graduação, parabéns. Tenho certeza, de coração, que fizeram uma grande escolha”, frisou Troisgros.

Após momentos de emoção, brincadeiras com a plateia e ensinamentos, chegou a hora de colocar os ingredientes na panela. Para isso, cinco pessoas da plateia foram escolhidas para auxiliar a preparação de um risoto à moda do chef, prato especialmente escolhido e que, segundo o profissional, remete à preciosas lembranças de sua infância.

Valiosas lições


Entre mexer a mistura na panela e preparar os ingredientes, o astro da noite contava sua história de vida e a conectava a ensinamentos. Leia três lições trazidas pelo chef:

·         “O estudo é fundamental. Não basta sair cozinhando, é necessário ir a fundo e sempre buscar aprender. O conhecimento de algo novo pode vir de onde menos se espera, e encantar você”.

·         “Saiba aproveitar as oportunidades. A sorte só é sorte quando não a deixamos passar. Agarre-a.”

·         “Para cozinhar é fundamental conhecer a história de onde se está, seus costumes, suas tradições e suas pessoas. Assim você cozinhará com emoção e sabedorias que vão além de preparar um prato”.

Para coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antônio da Silva, foram lições como estas que tornaram o profissional referência dentro e fora do Brasil. “Além de ter uma carreira marcada pelo pioneirismo, Troisgros é um líder de sucesso frente a empreendimentos próprios. Dentro do planejamento da graduação, mapeamos perfis de sucesso em todo o Brasil, para proporcionar momentos como este, que seguirão sendo foco do curso”, ressaltou o coordenador.

Com o prato pronto, seis estudantes do curso de Gastronomia puderam degustar a receita do chef. O evento foi realizado com o apoio do Núcleo de Gastronomia da Aciva (Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense).

Unesc ainda mais presente em Nova Veneza

A Unesc e a gestão municipal de Nova Veneza fortaleceram relações e prospectaram parcerias durante o evento. Um termo de compromisso assinado nesta noite, pela reitora da Universidade e pelo prefeito, Rogério Frigo, levará aulas do curso de Gastronomia até a reconhecida Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.

O município disponibilizará espaços e estruturas locais para aprendizados e a Instituição contribuirá com sua expertise em ensino, pesquisa e extensão. “Ter a Unesc presente em nosso município é um sonho que se realiza e uma certeza da continuidade de bons frutos para a nossa população”, destacou o prefeito.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a parceria irá além de elevar a excelência do curso, ampliando ainda mais a cultura da gastronomia na região. “Acreditamos na força das pessoas e nas contribuições que podemos trazer para Nova Veneza. É uma grande satisfação anunciar a chegada do Núcleo de Gastronomia ao município”, afirmou.

Estrutura de ponta para receber um grande evento

Além de grandes aprendizados, a experiência da aula-show contou com uma grande estrutura. Com transmissão ao vivo da Unesc TV, quatro câmeras estiveram posicionadas no palco do evento. Além disso, a iluminação de alta tecnologia e o som digital tornaram o evento ainda mais especial. Os presentes no Palazzo Delle Acque também tiveram à disposição um telão com mais de cem polegadas para acompanhar a transmissão.

Em nome da Universidade, também estiveram presentes a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o ex-reitor e hoje assessor Institucional, Edson Rodrigues; o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve; a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Corrêa de Souza e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Saiba mais sobre o chef

Eleito chef do ano por diversos veículos como Revista Veja, Prazeres da Mesa, Guia Quatro Rodas e a revista inglesa Restaurant Magazine, há 15 anos é apresentador no canal GNT e atualmente comanda no canal o “Que Marravilha”, onde ensina receitas aos telespectadores. Ainda no GNT, apresenta ao lado dos chefs Felipe Bronze, André Mifano e Helena Rizzo o The Taste Brasil. Em outubro, estreou o reality Mestre do Sabor na TV Globo.

O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há quatro gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô, provocou um tumulto no restrito círculo culinário francês ao sugerir vinho tinto como acompanhamento de peixe. Seguindo os passos de seu avô, formou-se pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude Troisgros e chegou ao Brasil pelas mãos de Gaston Lenotre, que há 40 anos atrás desbravava a gastronomia carioca com o Le Pré Catelan, onde o  chef então trabalhou.

Nos seus 40 anos de permanência no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes e tornou-se consultor de tantos outros. No exterior fez história também. Sua cozinha já viajou o mundo todo, encantando desde astros da música pop como Mike Jagger e Elton John às autoridades como os presidentes Clinton e François Hollande.

Pelo Olympe, no Rio, premiado pela crítica internacional como um dos 50 melhores restaurantes da América Latina, com 1 estrela no Guia Michelin, passaram pratos fascinantes como a Terrine de Palmito Pupunha com Foie Gras e rapadura; Gnocchi de batata roxa e bacalhau imperial, com queijo da Canastra e a crepe soufflé de maracujá. Em 2017 a cozinha passou para as mãos do filho Thomas. Nos últimos anos inaugurou novos restaurantes como CT Brasserie , CT Boucherie, Chez Claude e  Le Blond versões  de sua cozinha mais informal, que fazem parte do Grupo Troisgros Brasil.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de outubro de 2019 às 00:38
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Biomedicina receberá Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria

Jornada Acadêmica de Biomedicina receberá Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria
Profissional tem participações no Fantástico, da Rede Globo, e contribuições para a RecordTV (Foto: Divulgação) Mais imagens

O renomado biomédico brasileiro Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria, será uma das atrações na Jornada Acadêmica de Biomedicina. A conversa, aberta a estudantes, profissionais da área e interessados sobre o assunto, será realizada no dia 8 de novembro, segunda data do evento, a partir das 17h30 no auditório Ruy Hulse.

Figueiredo, que ganhou notoriedade na televisão com participações no Fantástico, da Rede Globo, e contribuições para a RecordTV, fará a palestra principal. “É um profissional de referência em todo o Brasil, responsável por coordenar um grande laboratório, o Microbiotécnica de São Paulo, e que tem momentos marcantes na televisão” ressalta o coordenador do curso, Emanuel de Souza.

Evento completo

Além da troca de conhecimentos ministrada pelo Doutor Bactéria, o evento, que inicia no dia 7 de novembro, promove mais de 20 atividades, com direito a mini cursos, palestras, mostras científicas e rodas de conversa.

Segundo Souza, este é o maior evento do calendário do curso, com a presença de profissionais renomados e ações para fomentar o interesse pela Biomedicina na região. “O contato com egressos, nomes de grande experiência na área e diálogos sobre as possibilidades da Biomedicina tornam este evento de fundamental importância para a formação acadêmica dos alunos. Durante os encontros, também existe a rica possibilidade de criar contatos e aprender sobre o futuro do profissional, com mais de 30 campos de atuação a sua disposição”, explica.

Para fazer parte deste momento basta entrar em contato com a coordenação do curso para realização da inscrição, no telefone (48)3431- 4523 ou no e-mail biomedicina@unesc.net. A programação completa pode ser acessada clicando aqui. As vagas são limitadas e a aquisição deve ser realizada em pacotes.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de outubro de 2019 às 18:27
Compartilhar Comente

Enfermagem em Estomaterapia é foco de pós-graduação da Unesc

Enfermagem em Estomaterapia é foco de pós-graduação da Unesc
Curso capacita profissionais para o cuidado integral de pessoas com estomias, feridas e incontinências, drenos e tubos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O trabalho do profissional da Enfermagem no mercado de trabalho assume cada vez mais importância. Muito mais do que fazer pequenos procedimentos, cuidar de prontuários e do bem-estar geral de pacientes, a atuação do enfermeiro está ligada também a casos de alta complexidade, como ao cuidado integral de pessoas com estomias, feridas e incontinências, drenos e tubos. Com foco exatamente na preparação para tais situações a Unesc conta com um curso de pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia.

O curso conta com duração de 18 meses e prepara o aluno para os aspectos preventivos, terapêuticos e, principalmente, quanto à reabilitação, visando sempre a melhor qualidade de vida do paciente.

De acordo com a coordenadora da pós-graduação, Karina Cardoso Gulbis, o campo de atuação de um profissional especialista nesta área vai desde o trabalho com a saúde pública, hospitais, atendimentos domiciliares, consultórios privados, clínicas e na indústria. “Para preprará-los de forma completa o curso oferece momentos teóricos e práticos em laboratório e em estágios em diversos cenários de pratica”, acrescenta.

Ainda entre os papeis do profissional especialista na área, está a orientação para familiares e cuidadores sobre higiene, curativos, cuidados especiais com a lesão e observação da evolução do tratamento. “É um acompanhamento fundamental e que possibilita também a manutenção da autoestima desse paciente, oferecendo condições e alternativas para o seu dia a dia que fortaleçam a confiança para o convívio em ambientes sociais”, salienta.

Título internacional

A pós-graduação da Unesc é autorizada pela Sobest (Associação Brasileira de Estomaterapia), fato que possibilita que o formado receba uma certificação mundial, dada pelo WCET (Conselho Mundial de Estomaterapia), o Tisobest.

Segundo a coordenadora da especialização, Karina Cardoso Gulbis Zimmermanm, o reconhecimento dado pela associação, além de demonstrar que a especialização seguiu os preceitos éticos e pedagógicos nacionais e internacionais, oportuniza ao aluno a opção de trabalhar tanto em nosso país quanto nos países que possuem a especialidade reconhecida pelo órgão internacional WCET.

As inscrições para a especialização estão abertas até o dia 8 de novembro, quando será realizada a Aula Inaugural do curso. Mais informações podem ser obtidas no telefone (48) 3431-2626 ou no e-mail pos@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente