AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Maratonista Djalma Gomes de Moura fala sobre superar limites e valorizar a natureza na Unesc

Maratonista Djalma Gomes de Moura fala sobre superar limites e valorizar a natureza na Unesc
Palestra lotou o auditório Edson Rodrigues na tarde desta terça-feira (30/10) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Aos 62 anos, Djalma Gomes de Moura superou seus limites e se tornou o primeiro maratonista sênior sul americano a completar as Maratonas do Gelo nos polos Norte e Sul. Na tarde desta terça-feira (30/10), o atleta esteve na Unesc para contar sua experiência na palestra gratuita “Superando limites em ambientes inóspitos”, que lotou o auditório Edson Rodrigues, sala 19 do Bloco P, da Universidade.

Ao lado de 55 competidores, Djalma desafiou temperaturas de -20 graus e terminou as competições entre os 30 melhores colocados. Para o atleta, o grande aprendizado desta experiência foi reconhecer a força e a importância da natureza. “Foi um dos momentos mais valiosos da minha vida. Me tornei mais forte, mais resistente e acima de tudo entendi o quão pequeno somos diante da bela e gigantesca natureza”, afirma o palestrante.

Sobre superar desafios, o maratonista afirmou que o segredo é crescer no próprio ritmo e conhecer seus limites para superá-los. “Passo a passo e quilômetro depois de quilômetro. Assim se chega ao objetivo. Apesar do avanço, não é garantia de se chegar ao fim, é necessário se manter empenhado, dedicado e buscando conhecimento. Todos são capazes”, destaca Djalma.

Além da conversa, o maratonista promoveu uma atividade interativa com o objetivo de conhecer o público e fomentar o autoconhecimento dos participantes. Em seu Instagram, @DJ.Moura, ele perguntou, a quem esteve no auditório Edson Rodrigues, qual significado de superar limites.

Anderson José Martins, criciumense de 24 anos, participou da atividade por ser apaixonado por corrida e respondeu que superação significa não desistir. “Considero ir em busca de seu objetivo e só parar quando realizado. A sensação ao bater seu próprio resultado te faz querer ir cada vez mais longe”, destaca Martins.

Semana do Meio Ambiente


A conversa ocorreu dentro da programação da Semana do Meio Ambiente da Unesc, adiada para outubro devido à greve dos caminhoneiros, em maio.

O professor Mario Ricardo Guadagnin representou a reitoria da Unesc e avaliou o evento como de importância para o momento ambiental atual no Brasil. “O desafio de superação é uma busca constante do dia a dia quando falamos de meio ambiente. A história de Djalma é rica em desafios, amor pela natureza, inspiração e nos dá melhores perspectivas para superar dificuldades”, afirma Guadagnin.

O professor da Instituição e presidente da Comissão do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, também esteve presente e conta que a palestra é apenas uma das ações da Semana. “Preparação, foco, lado emocional, superar limites e outros assuntos importantes foram colocados em pauta. Além da palestra, estão sendo distribuídas mudas de flores e plantas pela Universidade, em número limitado, e será realizada uma conversa sobre o futuro do Rio Criciúma. Nosso objetivo é ter uma cidade mais verde e com uma maior qualidade de vida para quem aqui está”, explica Carlyle.
Também esteve no evento a secretária da Comissão, Miriam da Conceição Martins. Saiba mais sobre a roda de conversa.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de outubro de 2018 às 15:36
Compartilhar Comente

Criciúma recebe Camerata Florianópolis em evento com apoio da Unesc

Criciúma recebe Camerata Florianópolis em evento com apoio da Unesc
Show Marley in Camerata ocorre sábado na Praça Nereu Ramos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, vai ser palco sábado (3/11) do show Marley in Camerata, apresentado pela Camerata Florianópolis, que presta homenagem ao maior ícone da cultura jamaicana, o cantor e compositor Bob Marley. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, ocorre às 10h30 e tem o apoio cultural da Unesc.

O show marca os 93 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, comemorada em 4 de novembro, e é uma realização da FCC (Fundação Cultural de Criciúma) e Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio cultural da Intelbras, prefeitura de Criciúma, Rádio Som Maior e Unesc.

A Unesc estará presente no evento com um espaço especial que levará informações sobre a Universidade, cursos de graduação e de pós-graduação. O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), o Museu da Infância, o Setor de Arte e Cultura e o Colégio Unesc estarão no local interagindo com o público.

“Vai ser uma grande honra comemorarmos com a comunidade a emancipação de Criciúma. Temos um orgulho imenso em termos a Universidade em Criciúma e poder contribuir para o desenvolvimento social e econômico de todo o município e da região”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

O show

Marley in Camerata conta com a participação dos músicos da Camerata Florianópolis, regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, além dos integrantes da banda Congah, Mauro Branco, Cahue Carvalho, Diego Butch, o vocalista Gabriel Melloy e músicos convidados. O repertório possui músicas que representam cada um dos 14 álbuns que Bob Marley gravou durante sua carreira, sem contar as coletâneas e também o álbum póstumo. Todas as músicas ganharam arranjos especiais criados pelo compositor e pianista Alberto Heller.

Camerata Florianópolis

Fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata Florianópolis vem desde então atuando na agenda cultural de Santa Catarina. A orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil e realiza em 2018 sua 25ª temporada de concertos. Tem como maestro titular Jeferson Della Rocca e a produção executiva de Maria Elita Pereira.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2018 às 10:41
Compartilhar Comente

Pesquisadora de Universidade da Espanha divide conhecimentos na Unesc

Pesquisadora de Universidade da Espanha divide conhecimentos na Unesc
Antonia Picornell Lucas, da Universidade de Salamanca, participou do evento do PPGD (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A professora doutora Antonia Picornell Lucas, da Universidade de Salamanca, na Espanha, compartilhou conhecimentos sobre políticas públicas para proteção dos direitos das crianças em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (29/10), na Unesc. O evento, realizado pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Universidade, reuniu alunos a nível de mestrado e graduação. Esta foi a oitava edição do evento Diálogos sobre Direitos Humanos e Sociedade, realizado pelo programa.

Antonia levantou nesta tarde o tema “A análise das políticas públicas no processo de proteção dos direitos das crianças: Diálogos Espanha e Brasil”, trazendo ao debate a situação no que diz respeito ao assunto nos últimos anos em seu país.

Entre os números explanados pela pesquisadora estiveram, por exemplo, índices de pobreza e de desemprego, situações que afetam as questões da infância, sua principal preocupação. “Estou sempre do lado dos direitos humanos e, principalmente, dos pequenos. Homens votam, mulheres votam, mas crianças não. Precisam de defesa”, comentou. Apesar de salientar algumas melhoras nos índices, conforme Antonia, ainda há muito trabalho pela frente para se atingir o que é esperado.

No encontro a professora fez questão ainda de conhecer os temas que são objetos de estudo de cada um dos presentes, trocando ideias e opiniões.

O coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, agradeceu a presença da convidada especial e adiantou um convite para que ela esteja novamente na UNESC em 2019 para o 2º Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade, como palestrante.

O evento também contou com a presença do coordenador do curso de Direito, João Carlos Rodrigues Medeiros Júnior e do professor do Programa, Ismael Francisco de Souza.

A visitante

Antonia possui graduação em Filosofia e Ciências da Educação e doutorado em História da Educação. Atualmente é professora da Universidade de Salamanca e presidente da Rede Ibero-americana para a Docência e Pesquisa em Direitos da Infância. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Trabalho Social e Direitos da Infância. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de outubro de 2018 às 21:14
Compartilhar Comente

Projeto Educação Ambiental na Bacia do Rio Araranguá realiza atividades no mês de outubro

Projeto Educação Ambiental na Bacia do Rio Araranguá realiza atividades no mês de outubro
Duas reuniões em municípios da região fizeram parte da agenda (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão da Unesc “Educação Ambiental para Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá”, realizou durante o mês de outubro reuniões com as Secretarias de Educação dos munícipios de Siderópolis e Nova Veneza.

Durante as conversas foram compartilhados os principais aspectos do projeto, que será colocado em prática em uma escola de cada munícipio indicadas pelas Secretarias. O projeto tem como objetivo promover a participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá, na busca pela sustentabilidade socioambiental por meio de ações de educação ambiental.

O projeto tem a coordenação da professora Yasmine de Moura da Cunha e colaboração das professoras Miriam da Conceição Martins e Ledina Lentz Pereira. Ele ainda conta com a participação das bolsistas Ingridi Bráz Lumertz e Paola Magnus Carvalho dos cursos de Ciências Biológicas e Geografia, respectivamente.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de outubro de 2018 às 18:34
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Materiais realiza atividade na escola Padre Miguel Giacca

Curso de Engenharia de Materiais realiza atividade na escola Padre Miguel Giacca
Ação faz parte do projeto de extensão com alunos de Ensino Médio (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais, da Unesc, realizou uma visita à escola Padre Miguel Giacca, no Bairro Rio Maina em Criciúma, com o objetivo de discutir possibilidades da realização de atividades práticas nos laboratórios do curso, que pudessem se aliar ao conteúdo teórico ministrado para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

A iniciativa ocorreu na última semana e faz parte do projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”. O projeto prevê a realização de atividades nas três áreas do conhecimento dos materiais - Metais, Polímeros e Cerâmica – em parceria com escolas estaduais de Ensino Médio da região.

O professor Felipe Zanette da Silveira e as acadêmicas Renata Benetti, Mariana Nazário e Marina Kauling, participaram do encontro.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de outubro de 2018 às 16:58
Compartilhar Comente