AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projetos apoiados pela Unesc são reconhecidos no Inova Criciúma

Projetos apoiados pela Unesc são reconhecidos no Inova Criciúma
Dos dez projetos contemplados, nove estão incubados na Unesc (Fotos: Colaboração/Decom) Mais imagens

A Universidade não estatal mais empreendedora de Santa Catarina, a Unesc, mais uma vez mostra seu destaque na área da inovação. Como fruto de um intenso trabalho com foco no desenvolvimento, a Universidade figura em destaque no prêmio do Inova Criciúma, organizado pela Prefeitura Municipal. A premiação selecionou dez projetos inovadores para o recebimento de recursos e, dentre estes, nove são startups incubadas na Universidade.

A entrega da premiação ocorreu no Salão Ouro Negro, na Prefeitura, e contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, além do prefeito Clésio Salvaro, do diretor de Inovação da prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, dos responsáveis pelas startups vencedoras, dentre outras lideranças da cidade.

A lista dos contemplados relaciona ideias que contribuem para o desenvolvimento, a administração pública, o comércio e a indústria. Cada um dos projetos recebeu R$ 25 mil para fomentar o seu negócio, entregues de forma simbólica em um grande cheque nesta quarta-feira. Além do recurso financeiro, os selecionados receberão mentoria e orientação para alavancar o empreendimento.

Destaque celebrado

A participação de nove entre as dez contempladas no Programa de Incubação da Unesc, é motivo de alegria para a reitoria da Universidade. Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, esse é o reflexo de uma Instituição conectada com o mundo, com as pessoas e com o desenvolvimento de toda a região e país. “A Unesc é uma Universidade conectada com o que há de mais atual e transformador no mundo. Colocamos toda essa expertise à disposição da formação profissional de excelência e da própria sociedade para promover o desenvolvimento regional. Tem a digital da Unesc em nove, das dez escolhidas, é exemplo do quanto a tecnologia, a inovação e a capacidade de apoiar e desenvolver novos negócios transformadores estão em nosso DNA”, comentou a reitoria, parabenizando todos os envolvidos nesse programa.

O resultado, conforme ela, se deve ao esforço de toda a equipe, de alunos e de empreendedores na aposta que a Universidade tem se empenhado ao longo desses 53 anos. “Nossas equipes colocam seus melhores esforços para o sucesso de todas estas startups, muitas das quais, presididas por estudantes ou egressos nossos. A Unesc aposta na inovação e na tecnologia como importantes eixos da Universidade. Do mesmo modo, nos orgulha viver em uma cidade que investe recursos na prospecção de novos negócios que no futuro breve, poderão gerar emprego, renda e desenvolvimento”, enfatizou a reitora.

Os contemplados no edital que receberam os recursos de forma oficial nesta semana são as plataformas psiU e Controll.edu, desenvolvidas por acadêmicos da Universidade; a PeptNano, liderada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; e a Clube Jabuticabeira, concebida fora da Unesc mas que se incubou na área de inovação da Universidade para ganhar estrutura.

Ainda entre as vencedoras e que estão incubadas na Universidade estão: SK – Surf Sem Chave; VamosQuitar – Portal de negociação digital; Sorteio Público; Manutenções das edificações e equipamentos municipais e Gestão do Conhecimento para Tomada de Decisão e Progresso do Resultado Organizacional. Apenas a startup Pedagogicamente não integra a gama das incubadas na Universidade.

Para o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo, a confiança dada pelas empresas à Unesc representa o potencial que a Instituição possui em criar ambientes inovadores propícios à inovação. “Diversas empresas e ideias tem buscado a Unesc para se desenvolver ainda mais, exemplo disso são as startups que venceram este edital e integram o ecossistema da Universidade e que encontram aqui todo o ecossistema preparado para lhes oferecer o melhor”, destaca, acrescentando ainda a importância do investimento constante também em infraestrutura e o papel fundamental da Universidade na criação do Centro de Inovação de Criciúma.

“Tudo o que a Unesc vem investindo em infraestrutura, com espaços como o Talent Lab e o Unesc Labs, tem contribuído para estes frutos. Além disso, temos as empresas juniores se envolvendo nesse ecossistema, com a comunidade acadêmica participando no sentido de estimular o desenvolvimento de ideias”, sublinha Montedo.

Conforme o professor e coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia da Unesc (NIT), Evânio Nicoleit, quem ganha com projetos como esse, é a sociedade, que tem incentivo em mais uma ação de promoção à cultura de inovação e empreendedorismo. “A Universidade tem papel fundamental na nossa região. Ela oferece para a sociedade e para toda comunidade diversas soluções que vão muito além da educação e perpassam todas as áreas por meio do empreendedorismo e da inovação”, acrescenta.

Incentivo às ideias dos criciumenses

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, o Inova Criciúma cumpre a premissa de dar vida a iniciativas diferenciadas, que foram chanceladas por uma comissão especializada. “Quando a gente fala de um sistema de inovação, falamos de tríplice hélice: academia, governo e iniciativa privada. A academia está nesse pilar, então o papel da Unesc é fundamental”, acrescenta.

Potelecki sublinha que é pelo conhecimento gerado na Universidade que se alcançam muitas soluções. “Muitas vezes, as dores da nossa indústria, por exemplo, são resolvidas pela Unesc, que é capaz de oferecer soluções que se tornam negócios”, enumerou.

Avaliação minuciosa

As propostas foram analisadas por uma equipe técnica, responsável pela escolha das dez ideias mais promissoras. A comissão foi formada pelo diretor Aldinei, pelo gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Edson Silva, pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Satc, Luciano Bilessimo, pelo vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Valmir Cabral da Silva Neto, e pelo representante do Núcleo de Base Tecnológica de Criciúma e Região (NBT) e secretário do Conselho Municipal de Inovação (CMI), Maycon Marchiori.

O objetivo do Programa é estimular o desenvolvimento econômico, tendo como foco o avanço da indústria, do comércio e da prestação de serviço à comunidade. O programa Inova Criciúma foi criado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico e tem em sua base a Lei de Inovação do Município, Nº 7.375, de 13 de dezembro de 2018, que estabelece políticas de incentivo à tecnologia e inovação e institui o Fundo Municipal de Inovação. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2022 às 19:43
Compartilhar Comente

Unesc se reúne com Conselho local de Saúde para planejar operacionalização da UBS Central

Unesc se reúne com Conselho local de Saúde para planejar operacionalização da UBS Central
Reunião ocorreu na reitoria na tarde dessa quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Planejar a operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. Esse foi o objetivo do encontro da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, juntamente com o secretário de Saúde da cidade, Acélio Casagrande, e membros do Conselho local de Saúde. O encontro ocorreu na Universidade e foi o primeiro de muitos que já estão programados. Pela parceria a ser formalizada em contrato entre prefeitura e a reitoria, caberá à Universidade gerir e operacionalizar a UBS, na atual estrutura física.

A parceria será possível, haja vista a Lei nº 8.012, de 9 de dezembro de 2021, que dispôs sobre a participação, de forma complementar, da Unesc, mantida pela Fundação Educacional de Criciúma, na prestação dos serviços pelo Sistema Único de Saúde, nos termos do §1º do art. 199 da Constituição Federal.

“Foi uma tarde importante para discutirmos todo o processo de gestão da Unidade de Saúde Central e que terá a digital da Unesc, a nossa Universidade Comunitária. Essa parceria com o Município será de suma importância, tanto para a Universidade quanto para a comunidade, já que será possível levar para aquele local toda a expertise dos programas que nós temos, além dos atendimentos que são ofertados e que serão ampliados”, comentou Luciane.

Inovação

A questão de toda a prática que será possível aos estudantes da área de saúde foi lembrada pela reitora, como parte de um ecossistema que embasa o Inova Unesc, o novo modelo de ensino e aprendizagem que está sendo posto em prática, com o desafio de tornar as experiências práticas ainda mais presentes na rotina dos acadêmicos.

"Será um cenário de ensino e aprendizagem muito importante para o nosso ecossistema da Unesc, plenamente associado a tudo o que o Inova Unesc propõe. Além disso, será possível manter mecanismos de diálogo com a comunidade, por meio do controle social, uma ferramenta muito importante tanto para os estudantes quanto para o próprio acompanhamento do serviço", enfatizou Luciane Ceretta.

O secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, destacou que 35 mil pessoas serão diretamente impactadas pela parceria. "É a continuidade dessa união de esforços do Município com a Unesc para ampliar os atendimentos na Unidade do Centro. Esse é mais um avanço nosso no sentido de colocar o ensino com a prática. Isso vai ser muito bom para o Centro, uma região de 35 mil pessoas que terá mais atendimentos com menor custo", apontou.

Objetivos específicos da parceria

A parceria a ser firmada possui entre outros objetivos: qualificação da rede de atenção à saúde, impactando indicadores de eficácia e eficiência, continuidade dos atendimentos, minimizando interrupções decorrentes de ausência de profissionais ou de materiais; economicidade; oferecimento de serviços de interesse público, de modo a bem aproveitar recursos físicos e humanos existentes na instituição comunitária, evitando a multiplicação de estruturas e assegurando o bom uso dos recursos públicos e promoção de um sistema único de saúde (SUS) efetivamente formador, com uma grande transversalidade entre o ensino e o trabalho em saúde.

Da responsabilidade da Universidade

No período da parceria, o imóvel da UBS ficará sob responsabilidade da Unesc, que fará todo o gerenciamento técnico, administrativo e financeiro. A prefeitura preparará um inventário e a avaliação dos bens existentes, e poderá promover manutenções extraordinárias às suas custas. Ainda, os recursos financeiros para a execução dos objetivos preconizados na Lei Municipal que autorizou a parceria correrão por verbas orçamentárias dispostas em orçamento do Município. O prédio onde funciona a Unidade na Rua João Pessoa se chama Joacir José Milanez, enquanto a UBS leva o nome de Dr. Antônio Pazini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2022 às 13:42
Compartilhar Comente

Unesc representada na nova diretoria da ACIC

Unesc representada na nova diretoria da ACIC
Primeira reunião de trabalho foi realizada na sede da entidade nessa semana (Fotos: Deize Felisberto/ACIC) Mais imagens

A nova Diretoria Executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) iniciou oficialmente as atividades na noite de segunda-feira (24/01). A primeira reunião de trabalho foi realizada na sede da entidade e a Unesc está representada em uma das cadeiras, por meio da pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti.

Abrindo o encontro, o presidente Valcir José Zanette que é egresso da Universidade e já presidiu o Conselho Curador, deu as boas-vindas aos diretores, projetou algumas ações que devem ser empreendidas durante a gestão 2022/2024, destacando o propósito de atuação da entidade.

“Focaremos nossos projetos e ações fortemente em direção aos nossos associados, que hoje ultrapassam 1,8 mil. Para isso, ações, projetos e planos serão desenvolvidos, contribuindo com o desenvolvimento das empresas associadas e da região como um todo”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

“Queremos que o associado tenha orgulho da entidade. Teremos três anos para trabalhar o planejamento estratégico pautado em movimentos já realizados em gestões anteriores e novos que serão criados, realizando um grande trabalho para o Sul catarinense”, projeta.

Zanette ainda ressalta a força e a representatividade da entidade. “A Acic é muito forte, uma entidade empresarial modelo e a nossa missão é fortalecer ainda mais essa posição de destaque”, enaltece, salientando a importância das parcerias com outras entidades e instituições e o diálogo constante com as empresas.

Na ocasião, cada diretor também fez uma autoapresentação, ressaltando contribuições e  expectativas em relação à atuação junto à Acic. “Estamos com uma diretoria bem diversificada, com representantes na maioria dos segmentos empresariais, o que contribuirá para a execução dos projetos e na solução das demandas”, acrescenta o presidente da Acic. A nova diretoria foi eleita no dia 6 de dezembro de 2021.

Diretoria Gestão 2022/2024

Valcir José Zanette – Presidente

Gilberto Francisco Hobold – Vice-presidente

Sil Citadin – Secretária

Caio César Rodrigues Binotti –Tesoureiro

Diretores

Ailton Schuelter

Aldo de Souza Garcia

André Luciano Zanette

Andrea Gazola Salvalággio

Carlos Antônio Ferreira

Edmilson Zanatta

Érico Bez Fontana

Gabriel Nuernberg Damiani

Graziela da Silva Branco

Humberto Marcon Fascin

Indianara Reynaud Toreti

Leandro Eufrásio Teixeira

Mauro Cesar Sônego

Otmar Josef Müller

Renan Grijó Búrigo

Renato Ferreira Costa

Thayni da Silva Librelato

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2022 às 11:09
Compartilhar Comente

Sábado de muito sol, calor e atividades das Unesc nas praias

Sábado de muito sol, calor e atividades das Unesc nas praias
​Ações com participação da Universidade ocorrem nos balneários Rincão e Arroio do Silva (Fotos: Mayara Cardoso/ Décio Batista) Mais imagens

A digital da Unesc faz a diferença à beira mar em mais um final de semana de intensas atividades nos balneários da região Sul. A manhã deste sábado (15/1) de intenso sol e calor já mostrou que os dias serão bem aproveitados nas orlas. Ações da Universidade integram a intensa programação do final de semana no Balneário Rincão, com a ação Play no Verão, e Balneário Arroio do Silva, no Verão Mais Unesc.

No Balneário Rincão as atividades acontecem, neste sábado e domingo (15 e 16/1), em frente ao antigo restaurante Verdão, no projeto Play no Verão, realizado em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, Grupo Catarinense de Rádios e Sesi Senai Escola. No local, os acadêmicos de Biomedicina Kevan Cadorin e Flávia Niero fazem testes de tipagem sanguínea de forma gratuita e a psicóloga residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Caroline Schardosim, realiza avaliações de qualidade de vida e saúde mental.

Para os estudantes, esta é uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática logo nas primeiras fases. “Quando chegamos já nos sentimos à vontade e tomamos gosto pelos atendimentos. É muito bom poder oferecer esse serviço para as pessoas que não sabem seu tipo sanguíneo, não lembram ou até para quem tem curiosidade de ver como funciona o exame”, comentou Kevan. Ele e a colega saíram dos municípios de Turvo e Meleiro para oferecer os serviços na orla por meio da Universidade.

Os atendimentos e orientações em saúde, assim como as atividades de dança, circuito funcional, beach tennis, entre outras atrações estarão disponíveis das 15h às 18h neste sábado e a partir das 8h de domingo (16/1) até às 12h e novamente das 15h às 18h.

Já para a comunidade que visita, veraneia ou mora no Arroio do Silva as atrações estão acontecendo ao lado do posto do guarda-vidas central. No local a Universidade oferece orientações de saúde, aulas de dança, momentos de lazer e outras atividades neste sábado e domingo das 9h às 16 horas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de janeiro de 2022 às 18:14
Compartilhar Comente

Revestimento usado na casa do BBB é criado por formando do curso de Design da Unesc

Revestimento usado na casa do BBB é criado por formando do curso de Design da Unesc
Vitrine em rede nacional expõe o material desenvolvido pelo formando Jones Bittencourt (Foto: Paula Darós Darolt) Mais imagens

A paixão do egresso do curso de Design da Unesc, Jones dos Santos Bittencourt, de 22 anos, pela área dos revestimentos cerâmicos veio desde o início da graduação, há cinco anos. Agora, logo após comemorar oficialmente a formatura neste sábado (22/1), depois o adiamento da cerimônia festiva, ele tem o trabalho reconhecido na área que é a sua paixão ao estampar na casa mais vigiada do Brasil, o Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo, um revestimento de criação própria na função de designer de produto da empresa Itagres, de Tubarão.

Chamado de “Granilite Glitter” o produto foi o primeiro desenvolvido por Jones na empresa e já conquistou espaço na vitrine nacional. Conforme ele, a peça traz alguns elementos descontruídos da cultura geek, de Star Wars em especial, mas que são imperceptíveis ao público e fazem parte da sua forma de criar. O destaque, para ele, é motivo de orgulho e até êxtase. “Ainda não caiu a ficha direito, mas me sinto muito feliz e emocionado. É muito gratificante”, comenta Jones, formado em 2020 no curso de Design da Unec.

O design de superfície, área na qual o egresso se dedica diariamente, é amor antigo, iniciado ainda em 2017, na primeira experiência de trabalho, na qual teve a oportunidade de atuar diretamente no setor envolvido no processo de criação. Os aprendizados acadêmicos vieram em seguida ao cursar a faculdade e confirmar o que seu coração já dizia. “Ao longo do curso nós exploramos diversas formas do Design, o que foi importante também para o meu aprendizado. Porém, quando chegou naquela que disciplina específica que eu tanto esperava, eu tive certeza que era essa a minha paixão”, destaca.

O amor ao que faz e toda a bagagem adquirida na graduação na Unesc são claramente ingredientes imprescindíveis para o sucesso do jovem. Somados à receita, conforme o coordenador do curso de Design da Universidade, João Rieth, estão a dedicação enquanto acadêmico e o talento nato. “Desde o início ele me disse que tinha esse interesse pela área da cerâmica e foi nesse segmento que permaneceu durante os anos de graduação. Ao tomarmos conhecimento do destaque do produto por ele desenvolvido nos traz muito orgulho e satisfação, especialmente por conhecermos seu talento e dedicação”, comenta.

A indústria cerâmica regional, de acordo com Rieth, faz parte da história do curso e representa um dos grandes potenciais de atuação aos acadêmicos e egressos, sendo uma área na qual a graduação oferece grande qualificação. “A área do design cerâmico e o design de superfície é o setor que abriu as portas para os projetos colaborativos com empresas regionais. Foi nesse segmento que começamos a parceria de receber briefings reais e procuramos desenvolver novas propostas criativas com a assessoria das empresas. Esse destaque demonstra o quanto esses projetos são eficientes”, acrescenta.

Ao longo dos próximos meses Jones, seus amigos, colegas e familiares e toda a comunidade acadêmica e regional terão um motivo a mais para assistir ao reality show e apreciar o trabalho do talento criciumense. “Acho que quando eu sentar na frente da TV despretensiosamente e ver o revestimento aparecendo lá é que vai cair a minha ficha de que meu trabalho está em rede nacional”, pontua ainda.

A repercussão positiva, conforme o designer, pode servir de incentivo para quem tem interesse na área. “Eu indico sem dúvidas o curso de Design da Unesc para quem tem um estilo de criatividade. Você vai passando pelas disciplinas, se envolvendo, percebendo seus interesses e até criando novos interesses a partir do que aprende”, garante.

Processo de preparação para integrar o BBB

Para fazer parte do projeto arquitetônico da casa do Big Brother Brasil o produto da Itagres desenvolvido por Jones passou por alguns ajustes. O Granilite Glitter EXT, conforme o designer, foi repensado de forma a oferecer resistência ao escorregamento, conforme o ambiente no qual a produção do programa usaria, encaixando-se ao estilo escolhido para a casa. “O produto original, o primeiro que desenvolvi na empresa, em 2021, não era indicado a esse tipo de espaço. A partir da demanda do programa, fizemos a alteração e lançamos essa variação para área externa. Tudo de forma rápida e discreta com contato entre o setor de marketing da empresa e a produção da Rede Globo”, relata.

A Itagres expõe oito produtos no BBB, sendo quatro de coleções já lançadas anteriormente e quatro novidades. “A repercussão está muito positiva. Isso alavanca os negócios. É muito interessante o crescimento”, comemora.

Oportunidade em aberto

As matrículas para o curso de Design e as mais de 50 outras opções em graduação da Unesc estão em aberto. Interessados podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as oportunidades e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 9 às 19h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o semestre.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de janeiro de 2022 às 18:12
Compartilhar Comente