AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitora da Unesc visita o Extremo Sul em busca de novas parcerias

Reitora da Unesc visita o Extremo Sul em busca de novas parcerias
Luciane Bisognin Ceretta cumpriu roteiro na região nesta terça-feira (26/1) (Fotos: Paula Darós Darolt) Mais imagens

O dia foi de visitas, contatos, parcerias vislumbradas e reforçadas pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, nesta terça-feira (26/1). Luciane visitou o Extremo Sul ao longo de todo o dia com foco na aproximação e encaminhamento de novas parcerias com os municípios que compõem a região.

A agenda, conforme a reitora, foi produtiva e importante tendo em vista as atenções voltadas ao Extremo Sul nas ações da Universidade. “Com o projeto Cidade Universitária, previsto para inaugurar em 2021 em Araranguá, a Universidade tem muitos projetos para os municípios do vale ainda este ano. Temos grandes expectativas para a Amesc em 2021. A Cidade Universitária está na reta final e em breve esta região terá o polo da Unesc ampliado em estrutura e inúmeras possibilidades”, comentou Ceretta.

No município de Sombrio, Luciane visitou a prefeitura e apresentou projetos em andamento para contribuir com o desenvolvimento social e econômico da cidade, entre eles o Núcleo de Empreendedorismo, o programa de residência em Saúde Mental, o Núcleo de Saúde Coletiva, além de projetos de inovação tecnológica voltados aos setores de agricultura e turismo.

Por lá a equipe da Universidade foi recebida pela prefeita Gislaine Cunha, que agradeceu a visita e reafirmou a parceria com a Unesc. "A Luciane é uma amiga querida, competentíssima e que mais uma vez colocou a Universidade a disposição de Sombrio, assim como também estamos à disposição da Unesc para estreitarmos laços e ampliar os diversos benefícios que ela pode trazer para a cidade, tanto nos serviços públicos quanto nos possíveis facilitadores para os Sombrienses que lá estudam. Os setores de inovação, saúde, social, todos podem ter uma melhora na prestação de serviços com estas parcerias e estamos amplamente inclinados em fazer da educação essa ferramenta", afirmou a prefeita.

Reitora recebe moção de reconhecimento

Ainda em Sombrio, a reitora esteve com o ex-vereador Cacai Amorim. O empresário e comunicador fez a entrega da Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sombrio. Protocolada e aprovada por unanimidade em 2020, a moção homenageia a reitora Luciane Bisognin Ceretta pelos serviços prestados à região.

Prefeito de Araranguá solicita projetos e cursos profissionalizantes

Cidade polo da região, Araranguá terá em breve a sua Cidade Universitária. Na visita da reitora da Unesc nesta terça-feira o prefeito César Cesa foi o responsável por receber a equipe da Universidade e apresentar inúmeros projetos e apontamentos de demandas à Instituição como cursos profissionalizantes e estudos na área da piscicultura, maricultura entre outros. “Araranguá ganha muito com essa parceria. Agora não estamos sozinhos, somos dois, em todos os sentidos, educação, logística, entre outros assuntos”, enalteceu o prefeito, que fez questão de disponibilizar rótulas e avenidas para a ornamentação.

Para a reitora, Araranguá é um local onde a Unesc desejou estar e contribuir com o seu desenvolvimento socioeconômico. “Nós temos em Araranguá as melhores expectativas tanto na formação técnica quanto no aspecto de desenvolvimento da cidade. A Unesc não é só uma oferta de cursos, ela é um portfólio imenso de projetos que podem e devem ser aplicados aqui na cidade”, complementou.

Na Amesc, Plano de Desenvolvimento Socioeconômico em pauta

O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira e o presidente da Associação Empresarial de Vale do Araranguá (Aciva), Alberto Sasso, receberam a reitora na sede da Amesc que comunicou a possibilidade de buscar recursos públicos para a concretização do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da associação. “Recebi a notícia da reitora com muita alegria. Poderemos ter aqui na Amesc um Plano completo, onde todos os administradores terão uma ferramenta para oferecer aos investidores, sabendo detalhadamente quais são as potencialidades e onde investir em nossos municípios”, declarou Teixeira.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2021 às 18:34
Compartilhar Comente

Unesc promove consulta entre comunidade acadêmica sobre retorno presencial nas aulas de graduação e cursos técnicos

Unesc promove consulta entre comunidade acadêmica sobre retorno presencial nas aulas de graduação e cursos técnicos
Pesquisa pode ser respondida até dia 31 de janeiro por professores e estudantes (Foto: Arquivo) Mais imagens

Foi lançada nesta segunda-feira (25/1) uma pesquisa voltada à comunidade acadêmica da Unesc. Professores e estudantes estão sendo convidados a participar da consulta online na qual irão opinar sobre o retorno das atividades presenciais na instituição neste primeiro semestre de 2021.

Conforme o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, a iniciativa de promover uma consulta com docentes e alunos se dá em continuidade as ações de enfrentamento à pandemia, iniciadas em 2020. “A Unesc foi, ao longo de todo o último ano, referência pelas ações de escuta, com decisões coletivas, tomadas de forma responsável junto à ciência e à escuta a comunidade. Agora, por meio da pesquisa, mais uma vez envolvemos a todos nesse processo. A consulta é um instrumento muito importante para organizar com segurança o retorno das atividades para esse primeiro semestre”, aponta.

O retorno das atividades dos cursos de graduação, seja de forma mediada por tecnologia ou presencial, já está determinado para o dia 1º de março, com exceção do curso de Medicina, que retorna no dia 3. Os professores que usufruem neste momento de férias voltam à atividade já no dia 10 de fevereiro.

Para garantir a segurança, independentemente do resultado da consulta, a Unesc conta com rigoroso protocolo de biossegurança. Instaurado em 2020, o protocolo conta com adaptação completa de salas de aulas, aferição de temperatura, distribuição de dispensadores de álcool por todo o campus, distanciamento em todos os ambientes da Universidade, entre outras ações executadas e supervisionadas pelo Comitê de Biossegurança da Unesc.

A consulta é de fácil e rápida participação e pode ser acessada no link: http://bit.ly/unesc2021-1

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2021 às 17:48
Compartilhar Comente

Profissionais da Unesc dão dicas para colocar projetos em prática e lidar com imprevistos

Profissionais da Unesc dão dicas para colocar projetos em prática e lidar com imprevistos
Coordenadoras do curso de Psicologia da Unesc destacam importância de equilibrar expectativas e cobranças (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A cada início de ano é de praxe que as pessoas iniciem novas listas de projetos e metas e renovem suas esperanças para a concretização de cada um deles. Diante de tantas incertezas vivenciadas, em especial desde o início da pandemia em 2020, a cautela e a necessidade de deixar planos em “standby” tem feito com que a realização de tais aspirações seja ainda mais desafiadoras. Para que a lista de sonhos não se torne uma frustração ao invés de motivação as coordenadoras do curso de Psicologia da Unesc dão algumas dicas e orientações.

As situações encaradas ao longo dos últimos meses, conforme a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, e a coordenadora adjunta, Graziela Amboni, mostraram de forma clara ao ser humano a necessidade de viver diante das incertezas. “Fazer adaptações em nossos planos e lidar com essa incerteza foi um dos nossos desafios para manter a saúde mental. No entanto nosso cérebro não gosta de situações incertas, ele prefere a previsibilidade, isto é, ter previsão do que pode acontecer no futuro faz como que o sentimento de estar seguro venha, o que nos deixa calmos para seguir nossas metas”, explica Karin.

Tamanha a insegurança gerada no período pandêmico, de acordo com a coordenadora, se reflete no maior número de casos de problemas relacionados à saúde mental. “Este é justamente um dos motivos do aumento de ansiedade em nossa sociedade. Nem todos conseguiram lidar de uma forma saudável com a incerteza do dia seguinte ou com o adiamento de seus planos pessoais e profissionais. No momento, estamos construindo uma nova maneira de ser e estar no mundo; de se relacionar, de conviver, de estar perto de alguém de que ama e até mesmo das atividades laborais e de lazer”, acrescenta.

Diante de tantas mudanças, conforme Graziela, fazer metas a longo prazo pode não ser mais o ideal neste novo cotidiano. “Como nosso cérebro gosta de previsão, metas a curto prazo podem ser a melhor escolha para a saúde mental. A melhor opção é sempre estar no presente, fazer metas que você possa atingir a curto prazo e não se cobrar caso não consiga atingi-las. Quando isto acontecer você pode readaptar para o próximo dia, semana ou mês”, indica.

O melhor caminho para se manter ativo e equilibrar cobranças com expectativas, de acordo com Graziela, é mergulhar no autoconhecimento. “Você deve se conhecer, ter consciência do seu modo de estar no mundo, com isso você consegue saber qual a melhor forma de realizar suas metas sem se cobrar demais e sem gerar angústia”, pontua a profissional, acrescentando ainda a importância da avaliação sobre o compartilhamento destes projetos com amigos e familiares ou não, dependendo da situação.

Curso de Psicologia com matrículas abertas

Atuar no ramo da psicologia é estar atento aos cenários e ajudar as pessoas a entenderem seus papeis, diminuir sofrimentos, trazer clareza para os pensamentos, entre tantas outras atribuições. A profissão é uma das que tem aparecido em destaque como promissoras não só atualmente, mas para o futuro.

A Unesc está com matrículas abertas para ingresso já no primeiro semestre de 2021. Com a expertise e qualidade dos cursos da área da saúde, a graduação conta com cinco anos de estudos teóricos e práticos com forte atuação na comunidade.

Os interessados em conhecer melhor as propostas do curso de Psicologia, as disciplinas de cada semestre, assim como a estrutura da Unesc e as possibilidades de bolsas de estudos podem entrar um contato por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433 ou ainda acessar o site matriculas.unesc.net/psicologia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2021 às 13:35
Compartilhar Comente

Unesc aplica protocolos de biossegurança para realização de concursos no campus

Unesc aplica protocolos de biossegurança para realização de concursos no campus
Obrigatoriedade do uso de máscara, aferição de temperatura e distanciamento nas salas de aula são algumas medidas adotadas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Preocupada com a segurança e a saúde de candidatos e trabalhadores de concursos, a Unesc tem adotado, durante a pandemia de Covid-19, protocolos elaborados pela equipe da Sala de Situação, composta por profissionais, professores e pesquisadores da área da saúde da Universidade. Os protocolos de biossegurança preconizam as orientações do Ministério da Saúde e seguem as mesmas diretrizes que a Instituição tem adotado desde o início da pandemia, em 2020. 

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes enfatiza o cuidado da Universidade em proporcionar um ambiente seguro para todos os envolvidos nos concursos. Ela lembra que a Unesc possui um Setor de Concursos preparado para realizar um trabalho com qualidade. “Temos equipes capacitadas para receber os candidatos no campus e um sistema de gestão de todo o processo, desde a construção do edital, elaboração das provas, aplicação e publicação do resultado amplamente rigoroso, que coloca a Unesc em uma condição de excelência neste serviço”, reforça. 

A coordenadora do Setor de Concursos da Instituição, Lorete Tasca Marcos, salienta a importância do planejamento das ações para o bom andamento das atividades durante as provas. “O Setor de Concursos, juntamente com a Sala de Situação, recruta e capacita monitores para atuarem na aferição de temperatura, além de adotar protocolos de biossegurança para garantir um processo exitoso na recepção e aplicação das provas”.

Protocolos e treinamentos

Além dos protocolos de biossegurança elaborados para participantes e colaboradores, a Sala de Situação e o Serviço de Biossegurança Acadêmica da Unesc realizam reuniões com representantes do Setor de Concurso e treinamento virtual com as pessoas que irão trabalhar no concurso, como os monitores responsáveis por aferir a temperatura e os fiscais da prova. 

A coordenadora do Serviço de Biossegurança Acadêmica da Unesc, Paula Zugno, afirma que além do treinamento, os trabalhadores têm acesso a vídeos com mais informações e que em todos os dias de prova, há no campus, um representante da Sala de Situação para tirar possíveis dúvidas e acompanhar os procedimentos. 

A disposição das carteiras e cadeiras na sala, assim como o número máximo de pessoas por sala também é outro ponto observado com muita atenção. “As ações foram planejadas para garantir a segurança a todos. Um exemplo é quanto a aferição de temperatura. No mesmo formato que adotamos no campus, a aferição da temperatura é por infravermelho, na testa, mas sempre disponibilizamos o termômetro axilar para quem preferir medir a temperatura desta maneira”, comenta.  

Entre as orientações aos candidatos e monitores estão: 

Manter a utilização da máscara;
Higienizar as mãos com álcool em gel;
Dirigir-se imediatamente para o local de destino, evitando circular em ambientes desnecessários da Universidade; 
Evitar a utilização de corrimão (se for necessário a utilização, fazer assepsia das mãos em seguida);
Evitar uso do elevador, restringindo apenas para casos especiais;
Ao acessar qualquer bloco da Universidade, utilizar tapete sanitizante + tapete mágico, para desinfecção dos calçados - uso obrigatório;
A aferição de temperatura é obrigatória para acessar os blocos da Unesc, onde estará disponível o termômetro infravermelho e o axilar - caso a aferição acuse temperaturas maiores que 37,8ºC, o participante deverá ser encaminhado para a sala da coordenação do concurso; 
Proibido qualquer tipo de contato físico como: cumprimentos, abraços e beijos;
Manter distanciamento mínimo de 1,5 metros, evitando aglomeração nos ambientes;
Respeitar as demarcações no chão (entrada de salas e cadeiras);
Ao adentrar no ambiente de prova, fazer a assepsia das mãos;
Proibido o uso compartilhado de objetos pessoais (copos, garrafas e talheres);
Permanecer somente no seu local de prova;
Os familiares dos participantes deverão aguardar no estacionamento.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2021 às 09:59
Compartilhar Comente

Geografia: Muito além do estudo do relevo e do clima

Geografia: Muito além do estudo do relevo e do clima
Unesc oferece curso com ampla formação na área (Foto: Arquivo/Registros antes da pandemia) Mais imagens

Muito mais que estudar clima, relevo e vegetação, a Geografia analisa as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico, ou seja, as relações entre os seres humanos e o meio onde vivem. Deste modo, podemos afirmar, sem espaço para dúvidas, que a Geografia explica o mundo. Tanto que é muito comum observarmos professores da área dando aulas na disciplina de Atualidades.

Vamos pegar um exemplo recente. A posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira (20/1) e os possíveis impactos de sua administração no Brasil, são estudados pela geopolítica, uma categoria da Geografia que envolve a análise de fenômenos históricos e políticos da atualidade e assim, faz uma leitura também do contexto de questões relacionadas às relações entre países.

A coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andrea Rabelo explica que por meio deste estudo das relações sociais e dos fenômenos naturais é possível compreender diferenças entre as nações, culturas, economia, desigualdades sociais e os fatos geradores de conflitos. “A Geografia é atual e também dinâmica, pois acompanha de perto os diferentes movimentos do planeta e do ser humano. Além da parte física, que envolve pontos como clima, relevo, hidrologia e vegetação, esta ciência trata da parte humana, de como o homem compreende o seu espaço e como ele o transforma por meio de seu trabalho e sua cultura. Não há como dissociar uma parte de outra na compreensão do mundo e das relações humanas”, explica Andrea.

Com isso conseguimos visualizar melhor a importância do professor e do profissional de Geografia tanto na escola quanto na sociedade, não é mesmo? Mas ainda tem mais. Na Unesc, a Geografia não se limita ao curso específico. Há disciplinas da área em diversas graduações, incluindo as que formam novos professores.

Ao longo do curso de graduação em Geografia, o estudante tem contato com uma diversidade de áreas desta ciência e tem um ensino que não faz uma separação entre as partes física e a humana. “Nosso curso estabelece um elo entre geografia física e humana para facilitar o entendimento da dimensão global dos fenômenos. Assim, nossos alunos conhecem a amplitude de possibilidades que a área oferece e isso colabora para que vislumbrem novas possibilidades dentro da carreira”, salienta a coordenadora.

Como ingressar

O curso de Licenciatura em Geografia da Unesc está com matrículas abertas para ingresso neste primeiro semestre de 2021. Os interessados em conhecer de perto a estrutura da Universidade ou mais detalhes sobre o curso podem entrar em contato por meio do site unesc.net, pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2021 às 09:42
Compartilhar Comente