AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Vidas que mudam por meio da educação

Vidas que mudam por meio da educação
Airam em ação nos laboratórios de pesquisa da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quando Airam Barbosa de Moura, de 24 anos, saiu da Ilha de Mocooca, no Pará, para poder dar continuidade aos estudos do Ensino Fundamental, não imaginava o que a vida lhe traria, mas tinha uma única certeza: não pararia até conseguir alcançar seus objetivos. A história do egresso do curso de Biomedicina traz episódios repletos de desafios e dificuldades, mas também é cheia de conquistas, como a saída da graduação direto para o doutorado e o reencontro com a família, que depois de anos vivendo há mais de 3,5 mil quilômetros de distância, voltou a morar junto. E nessa história, a Unesc ocupa um capítulo muito especial.

Nascido em Ananindeua, no Pará, Airam passou a infância na pequena Ilha de Mocooca, no mesmo estado – atualmente a área foi tomada pelo mar. “O transporte na Ilha era apenas de cavalo e carroça ou canoa. Não tinha energia elétrica nem posto de saúde. Se a gente quisesse ter atendimento, tinha que caminhar cerca de 1h30 para chegar em uma outra aldeia. Lá haviam pessoas da própria localidade que aprenderam a cuidar de ferimentos e fazer sutura”, conta.

Descendente de índios e europeus, ele estudou em uma escola que oferecia até o quarto ano do Ensino Fundamental. Mas ele queria ir além. “A minha diferença de outras pessoas da aldeia é que eu tinha vontade de estudar e conhecer coisas novas. Quando eu terminei a quarta série falei com a minha mãe que queria continuar a estudar. Eu era muito curioso e queria conhecer aquilo que via nos livros”. Para atender ao desejo de Airam, a família mudou para a capital paraense. Lá, ele terminou o Ensino Fundamental e conseguiu uma bolsa de estudos para fazer o Ensino Médio em uma escola particular da cidade.

Ingressou pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na Universidade Federal do Amazonas e deixou Belém para morar em Manaus com uma tia. Cursou um ano da faculdade de Química e lá conheceu a iniciação científica: foi selecionado no programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jovens Talentos para a Ciência.

Mas longo desse um ano de estudos, Airam sentiu falta de aprofundar o conhecimento na área da saúde. Foi então que pesquisou na internet cursos que fossem da área da saúde e tivessem pesquisa relacionada. Se interessou por Biomedicina e voltou para o Pará para estudar. Fez um semestre de Biomedicina na Faculdade Metropolitana da Amazônia, mas sentia falta da pesquisa e de aulas práticas. Então, no fim de 2014, recorreu novamente à internet para procurar uma instituição de ensino com o curso de Biomedicina e com boa estrutura de pesquisa. Encontrou a Unesc. “Vi uma chamada sobre a Unesc ser a primeira instituição não estatal de Santa Catarina em pesquisa e pensei: é para lá que eu vou”.

Foi então que os caminhos de Airam e da Unesc começaram a se cruzar. “Liguei para a Universidade e expliquei que queria fazer Biomedicina. A atendente disse que eu poderia pedir transferência até o dia 5 de fevereiro. E isso já era 2 de fevereiro. Peguei minhas economias e comprei a passagem para o dia 3. Gastei quase todo o dinheiro. Vi nos classificados do site da Unesc que uma senhora estava alugando um quarto. Entrei em contato com várias pessoas explicando a situação, mas não consegui arrumar um lugar. Foi então que eu liguei para a dona Zulma, que aceitou que eu depositasse o que eu pudesse e me recebeu de braços abertos. Ela foi um anjo que apareceu na minha vida. Durante todo o tempo, ela me tratou como um filho e a gente se ajudava no que podia. Ela conseguia trabalhos temporários em casas para mim e assim eu ia ganhando um dinheirinho”, relembra.

Depois de quase 24 horas para chegar em Criciúma, foi procurar a Unesc e a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) e conseguiu fazer a solicitação. O resultado saiu dia 21 de fevereiro. “Saí da Unesc preocupado, porque se não passasse, não tinha como voltar para o Pará. Já tinha gasto tudo”. Airam conseguiu a transferência e estudou com bolsa. Enquanto a mãe ajudava com o aluguel, ele trabalhava como garçom de festas infantis, cuidando de crianças e formatando trabalhos acadêmicos.

Ao longo da graduação, Airam recebeu ajuda de professores e colegas do curso de Biomedicina e também do Laboratório de Psiquiatria Translacional nas dificuldades que enfrentou, especialmente no inverno. Por ser do Norte do país, Airam não estava preparado para o frio do Sul. “O pessoal do laboratório é como uma família para mim. Quando eu fiquei doente, uma das doutorandas me levou para a casa dela e cuidou de mim. Quando eu quebrei o pé também tive o apoio de muita gente”, conta.

Na Unesc, Airam também descobriu o talento para as artes e atualmente, é integrante da Cia de Dança. “A dona Zulma, as colegas do laboratório e as professoras, o pessoal da Biomedicina, a coreógrafa da Cia de Dança, Viviane Candiotto, a professora Josiane Budni, a minha orientadora, Gislaine Zilli. Tive várias mães e anjos em Criciúma. Se não fosse a ajuda de todos que conheci e da Unesc, não teria conseguido fazer curso superior”.

Da graduação para o doutorado

Airam encerrou o curso de Biomedicina em 2018 e no primeiro semestre de 2019 já era aluno do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde). “Durante toda a graduação trabalhei no Laboratório de Psiquiatria Translacional e nesse tempo, fiz várias publicações e quando fui para a seleção do doutorado, já tinha 12 artigos científicos publicados, na maioria em revistas A. Eu tive os requisitos necessários para pular o mestrado e ir para o doutorado”. Ele continua na mesma linha de pesquisa da época do curso superior, depressão, e pensa em fazer um doutorado sanduíche.

Quando ele passou na seleção do doutorado com bolsa, conversou com a mãe e ela decidiu vir morar em Criciúma e trazer a irmã de Airam. “Minha mãe abriu mão de muita coisa para me ajudar a realizar um sonho. Aqui em Criciúma ela já está trabalhando com carteira assinada e a minha irmã de dez anos conseguiu uma bolsa para estudar no Colégio Unesc. Hoje está tendo uma oportunidade que eu não tive quando tinha a idade dela e fico feliz em poder ajudar com isso. Mais uma vez a Universidade está mudando a nossa vida”.

E se você perguntar a Airam se faria tudo novamente, a resposta será um sonoro sim. “Valeu muito a pena porque a oportunidade que eu tive aqui, nunca teria tido no local que eu estava. Sentia que precisava dar um passo grande e fazer muito diferente do que as outras pessoas estavam fazendo. No começo parecia loucura sair daquela aldeia pequena onde o estudo só ia até a quarta série e vir parar tão longe, quase no final do Brasil. Mas depois foi vitória, com muita luta. Consegui tudo o que eu queria, tanto na dança quanto na pesquisa e nos estudos. Mas eu não teria conseguido nada disso sozinho”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de janeiro de 2020 às 13:48
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc: participação expressiva da comunidade encerra temporada de ações à beira mar

Verão Mais Unesc: participação expressiva da comunidade encerra temporada de ações à beira mar
Finais de semana de janeiro contabilizaram mais de 200 visitas diárias durante os sábados e domingos de evento (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Veranistas de todas as idades e localidades puderam acompanhar, no último domingo (26), o encerramento da segunda edição do projeto Verão Mais Unesc, no Balneário Rincão. Foram quatro finais de semana ofertando as mais diversas atividades para quem visitou a arena do projeto, na orla da praia. O evento também ocorreu na orla do Morro dos Conventos, entre os dias 25 e 26. 

Quem aproveitou os finais de semana de janeiro para se exercitar e cuidar da saúde no projeto Verão Mais foi a veranista Edite Fernandes. “É uma ação maravilhosa, para toda a família”, disse Edite, que, acompanhada da família, participou de todos os dias do evento. “Estou aqui com minha netinha, meu genro e minha filha, e todos pudemos nos divertir, participarmos de atividades para cuidar da saúde sabendo que as crianças podem brincar livremente e com segurança. O nosso verão está perfeito, com certeza participaremos nos próximos anos”, garantiu a veranista.

Elaborado para atender as mais diversas idades, a segunda edição do Verão Mais contou com atividades gratuitas para os veranistas, como treino funcional, ritmos, zumba, futebol, vôlei, bocha e, entre outros, terapia manual, além de stands com informações sobre cuidados relacionados ao verão, avaliação física, cama elástica e a presença da Palhaça Narizinho. “Estava tudo uma maravilha”, garantiu a veranista Mara Rúbia Vaz Franco. “Acompanho desde a primeira edição, sempre acompanho a zumba e os ritmos, são atividades muito benéficas para nosso organismo, para combater o sedentarismo, melhorar a agilidade, tudo de bom”, exemplificou Mara.

Público compareceu em peso

O projeto Verão Mais é uma iniciativa da Unesc, que busca levar o trabalho da universidade até a comunidade. “É uma maneira de aproximarmos o ambiente acadêmico dos veranistas, das famílias que vem até o Rincão para passar suas férias”, explicou a coordenadora do Setor de Esportes da Unesc e organizadora do projeto Verão Mais, Giselle Torri.

Giselle garante que a participação do público trouxe resultados positivos para o Verão Mais. “É um evento construído para todas as idades, e tivemos muito retorno da comunidade neste ano, foram mais de 200 pessoas atendidas diariamente durante os quatro finais de semana de janeiro, tanto nos sábados quanto nos domingos”, pontuou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sonego, compartilha da felicidade trazida pela participação expressiva. “Estamos muito felizes com a adesão do público, e ficamos felizes por cumprirmos nossa missão institucional, que é estarmos junto da comunidade, desenvolvendo ações que primam pela qualidade de vida, integração e conhecimento”, ressaltou. “Tivemos finais de semana com bastante visitantes, e esperamos dar sequência ao Verão Mais, expandindo ainda mais as ações para a comunidade nos próximos anos”, arrematou Fernanda.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 27 de janeiro de 2020 às 06:00
Compartilhar Comente

Reitora da Unesc recebe a visita de Napoleão Bernardes

Reitora da Unesc recebe a visita de Napoleão Bernardes
Professor universitário presenteou a reitora Luciane Bisognin Ceretta e a Instituição com exemplares de seu livro (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu, na manhã desta sexta-feira (24/1), a visita do ex-prefeito de Blumenau e professor universitário, Napoleão Bernardes. Recepcionado pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta e demais gestores da Unesc, Napoleão presenteou Luciane e a Instituição com exemplares de seu livro “Teoria e Prática do Princípio da Insignificância”. A obra surgiu a partir da dissertação do professor para o mestrado em Ciência Jurídica e foi lançada em 2019.

Durante a visita, assuntos como o trabalho das Universidades Comunitárias em Santa Catarina e a importância delas para o desenvolvimento das regiões onde estão instaladas foram abordados. “Cada qual com a sua característica, as Universidades Comunitárias observam o cenário, analisam contextos e agem. A sua colaboração vai além da formação acadêmica de qualidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Há uma parceria muito grande com a sociedade”, comentou Luciane. “Elas têm compromisso social, raiz e responsabilidade com a região”, complementou. Falando sobre a ligação da Unesc com o Sul e Extremo Sul catarinense, a reitora citou como um dos exemplos, a realização de fóruns em prol da elaboração de planos de desenvolvimento, que em 2020 seguirão sendo realizados.

Napoleão, que é formado em Direito pela Furb (Universidade Regional de Blumenau) e professor daquela instituição, reforçou a importância das Universidades Comunitárias para o Estado e o seu apoio a elas. “Meu pai, eu e meus irmãos nos formamos na Furb. Meu pai foi professor dela e eu também sou. Conheço bem a atuação das instituições comunitárias na sociedade. Enquanto cada município tem um olhar individual, elas são estratégicas ao olhar para a região como um todo”, afirmou.

O encontro teve a participação do assessor Institucional da Unesc, Edson Rodrigues, da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, da gerente Administrativa, Mira Dagostim, da diretora da unidade da Unesc Araranguá, Izabel de Souza, da coordenadora Pedagógica do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, do gestor do Escritório de Negócios, Henrique Vargas e do gerente Comercial e de Marketing, Augusto Magalhães.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de janeiro de 2020 às 14:08
Compartilhar Comente

Unesc concede descontos para pessoas que realizaram Enem em 2019

Unesc concede descontos para pessoas que realizaram Enem em 2019
Matrículas para cursos presenciais ganham novidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Na Unesc, o aluno que fez a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2019 recebe desconto ao ingressar em um curso presencial ou a distância. A Universidade, que tem nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação), oferece descontos de até 20% em todo o curso.  No rol de benefícios oferecidos aos estudantes que fizeram Enem estão incluídos descontos que variam conforme a pontuação do candidato.

As matrículas para o ingresso com a nota do Enem já estão abertas e devem ser feitas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 19h30 (até o dia 5 de fevereiro, a Centac atenderá em horário especial).

Os estudantes que tiveram 700 pontos ou mais no Enem 2019, receberão da Unesc 20% de desconto durante todo o curso (desconto válido para pessoas que estiverem ingressando em sua primeira graduação).

Os candidatos que atingiram até 699 pontos no Enem, vão receber 15% de desconto, também ao longo de todo o curso (desconto válido para pessoas que estiverem ingressando em sua primeira graduação). Nos dois casos, os benefícios são válidos para cursos presenciais. 

Os calouros dos cursos EAD (Ensino a Distância) que tenham atingido o mínimo de 450 pontos na nota do Enem, receberão da Universidade um desconto de 15% no primeiro semestre da graduação.

Mais informações sobre os descontos podem ser obtidas com o Setor Comercial da Unesc, pelo e-mail comercial@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4500.

Prouni

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) para estudar na Unesc, devem ficar atentos, pois as inscrições ocorrerão de 28 a 31 de janeiro, no site do Programa (clique aqui).

Um dos pontos analisados para a concessão da bolsa de estudo de 100% ofertadas pelo do Governo Federal é a nota do Enem. O Prouni é voltado para pessoas que concluíram o Ensino Médio na rede pública ou na rede particular (com bolsa integral), com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2020 às 09:07
Compartilhar Comente

Morro dos Conventos e Balneário Rincão serão palco do Verão Mais Unesc neste final de semana

Morro dos Conventos e Balneário Rincão serão palco do Verão Mais Unesc neste final de semana
Encerrando a programação do projeto, atividades chegam aos dois balneários neste sábado e domingo (25 e 26/1) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O final de semana que promete ser de sol na região Sul de Santa Catarina terá uma atração especial para os veranistas e turistas que estiverem nos balneários Rincão e Morro dos Conventos. O projeto Verão Mais Unesc aterrissa, no sábado e no domingo, nas praias levando informação e diversão para a beira mar das 9h às 14h.

No total são mais de 50 pessoas envolvidas entre integrantes da equipe Unesc, das prefeituras dos municípios e da Weber Empreendimentos com a intenção de oportunizar boas experiências aos visitantes. Entre as atividades preparadas para os dias de evento estão orientações em saúde, avaliação física e brincadeiras com a Palhaça Narizinho, nestes casos apenas para o Balneário Rincão, e, em ambos, recreações com Futebol, Vôlei, Futevôlei e Bocha, além de Circuito Funcional para adultos e crianças e a animação contagiante da aula de Ritmos.

A expectativa para o último final de semana de projeto, conforme a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, é de muita orientação e diversão. “Queremos que os veranistas aproveitem muito todos os serviços e atividades que levaremos para as praias. Nosso objetivo é receber o maior número possível de pessoas nos nossos espaços para usufruir e conhecer o que a nossa Universidade Comunitária tem a oferecer”, destaca.

A ação Verão Mais Unesc conta ainda com o apoio do Portal 4oito e Rádio Som Maior.

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Morro dos Conventos – 9h às 14h:

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Rincão – 9h às 14h:

Orientações de Saúde

Avaliação Física

Zumba

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2020 às 17:03
Compartilhar Comente