AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Medicina e Nutrição: Agendamento para funcionários Unesc iniciam quinta-feira

Medicina e Nutrição: Agendamento para funcionários Unesc iniciam quinta-feira
Atendimentos ocorrem nas Clínicas Integradas da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os funcionários da Unesc interessados nos atendimentos dos Serviços de Medicina e de Nutrição das Clínicas Integradas já podem separar o Cartão do SUS e o CPF. Nesta quinta-feira (1º/2), iniciam os agendamentos primeiro semestre de 2018, das 7h30 às 17 horas. A cada semestre, 10% das vagas dos serviços oferecidos pelas Clínicas Integradas são reservadas exclusivamente aos colaboradores da Instituição.

Para marcar a consulta, o funcionário precisa apenas entrar em contato com a Central de Agendamentos – de forma presencial, de preferência – tendo em mãos os números do CPF, do Cartão do SUS e informar o setor em que trabalha.

Os atendimentos nas Clínicas Integradas são realizados por acadêmicos capacitados para tal, com supervisão direta de professores.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de janeiro de 2018 às 14:03
Compartilhar Comente (1)

Parceria entre educação e esporte renovada para 2018

Parceria entre educação e esporte renovada para 2018
Projeto atende mais de mil crianças de 19 municípios da região (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Unesc e Anjos do Futsal renovam a união entre educação e esporte. A assinatura do convênio, que atende mais de mil crianças em 19 municípios, ocorreu  na tarde da última quinta-feira (25/1), na reitoria da Universidade. O projeto é mantido pelas entidades desde 2008, e realiza periodicamente o Festival Anjos do Futsal/Unesc, competição entre os 23 núcleos atuantes na região.

A reitora da Universidade, Luciane Ceretta, destaca a parceria entre as instituições e o fortalecimento da educação. “O projeto Anjos do Futsal é uma das principais demonstrações de quanto a parceira de uma grande Universidade, com empresas e municípios, pode contribuir na mudança de vida de crianças e adolescentes. Eles, ainda em pouca idade, passam a ocupar o tempo com o esporte, com a integração, com o aprendizado da disciplina, da liderança e da convivência em grupo. Para a Unesc é um privilégio participar deste projeto em parceria com a Anjo", ressaltou.

Além da assinatura, Jean Reis, coordenador do projeto, também entregou um livro comemorativo, que apresenta s conquistas do projeto em 2017, além de um troféu que marca a parceria entre as instituições, no ano em que essa parceria comemora dez anos. “Esse trabalho com a universidade é de grande importância, pois sua credibilidade consolida ainda mais o projeto, e em contrapartida, o nome da instituição”, destaca.

A Unesc também disponibiliza uma estrutura para reuniões, cursos e competições envolvendo o Anjos do Futsal.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de janeiro de 2018 às 18:12
Compartilhar Comente

Tricolor Predestinado: Unesc leva colaboradores ao clássico

Tricolor Predestinado: Unesc leva colaboradores ao clássico
Vencedores da promoção terão o nome na lista do portão três (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Criciúma enfrenta a Chapecoense na noite desta quarta-feira (24/1), e a Unecs vai levar cinco colaboradores ao estádio Heriberto Hülse. Os vencedores da promoção Tricolor Predestinado foram Jackson Ferreira Machado Joaquim, Simone Lídio, Luciano da Rocha Ducioni, Emanuel de Souza e Rodrigo ribeiro de Freitas.

Participaram do sorteio, professores e funcionários da Universidade, que enviaram um e-mail para noticias@unesc.net, com o nome, setor ou curso, telefone para contato e uma mensagem mostrando o desejo de ir ao Majestoso torcer pelo Tigre.

O acesso ao Majestoso não contará com ingresso físico. Os nomes dos sorteados vão estar no portão de entrada número 3. A bola rola às 21h45.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de janeiro de 2018 às 18:54
Compartilhar Comente

Irresponsabilidade humana no litoral leva animais marinhos à morte

Irresponsabilidade humana no litoral leva animais marinhos à morte
Museu de Zoologia da Unesc atua junto a Polícia Ambiental a procura de soluções (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Verão, sol e praia. Esse programa prazeroso é a principal escolha entre aqueles que gostam de curtir a estação mais quente do ano em um espaço natural. Entretanto, a falta de cuidado e respeito com a natureza pode transformar essa atividade tão comum, em algo desastroso. A população das cidades do litoral e seus turistas está entre as principais causas deste transtorno, já que, segundo o Instituto Oceanográfico da USP de São Paulo, mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico, como garrafas, copos descartáveis, canudos, cotonetes, embalagens de sorvete e redes de pesca.

A Unesc, por meio do Museu de Zoologia, desenvolve um trabalho de conscientização e pesquisa sobre o assunto. E o problema dos resíduos é tão grande que, segundo o biólogo do Museu, Rodrigo Ribeiro de Freitas, existem ilhas em diversas partes do mundo só de garrafas pet. “Vários animais acabam ingerindo diretamente, e indiretamente, esses resíduos plásticos. Por exemplo, existe uma espécie de tartaruga marinha que se alimenta de águas-vivas. Quando ela vai se alimentar, e há sacolas plásticas boiando, aquele movimento ondulatório faz ela acreditar que é uma água-viva. Essa sacola fica trancada na região da glote, que faz o animal morrer asfixiado”, comentou.

Segundo Rodrigo, das seis tartarugas de couro, espécie que gosta de comer águas-vivas, registradas pelo Museu da Unesc, ao menos quatro tiveram restos de plástico na região da glote. “Este é um dado bem triste e preocupante, que ocorre em virtude de termos esse problema de resíduos nos nossos oceanos e praias”, ressaltou.

Consciência ambiental

A atuação do Museu de Zoologia se estende por toda Santa Catarina, desde a barra do Camacho (Jaguaruna), até a barra do Mampituba (Passo de Torres), totalizando 120 km de praia monitorada. “O Museu realiza monitoramentos no litoral sul catarinense com o objetivo de avaliar os impactos antrópicos sobre a fauna marinha. Além disso, também promove em seu público visitante, por meio de seu acervo e de seus programas educativos, reflexões sobre a importância e a fragilidade do ambiente marinho”, comenta a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Morgana conta ainda que, quando são encontradas as carcaças de animais na orla, elas são removidas para que seja feita a identificação da causa da morte, por meio da necropsia. Já quando são encontrados animais vivos com algum tipo de lesão, estes são encaminhados para o Centro de Reabilitação, em Florianópolis. “ No Museu costumamos retirar do trato digestivo de tartarugas marinhas tampinhas de garrafa, bolinhas plásticas, e, principalmente, pedaços de sacos plásticos”, ressalta.

Atuação junto à Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental trabalha em parceria com o Museu de Zoologia da Unesc há mais e 15 anos. Segundo o Tenente Schneider, a maior problemática sobre o assunto é a intervenção humana quando algum animal aparece na praia. “Geralmente os animais estão em rota migratória, e quando procuram a praia, o fazem para descansar e se recuperar do longo percurso que percorrem. Alguns animais precisam descansar por dois, três e até quatro dias antes de volta e para o mar e terminar seu percurso. A praia é o habitat natural desses animais. É normal eles estarem lá. Isso as pessoas precisam entender”, ressaltou o tenente.

Segundo ele, as pessoas cercam, querem alimentar e chegam a molhar os animais. “Eles querem descansar, secar seus corpos antes de voltar ao mar. Já presenciei até uma veterinária jogando água num lobo marinho. Se ele quisesse água ele entrava na agua. A orientação é que deixem o animal em paz sem estressa-lo. Caso esteja machucado, a Polícia Ambiental deve ser acionada”, comenta o Tenente. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de janeiro de 2018 às 17:40
Compartilhar Comente

Tricolor Predestinado: Unesc leva você ao clássico Criciuma x Chapecoense

Tricolor Predestinado: Unesc leva você ao clássico Criciuma x Chapecoense
Partida vai ser disputada às 21h45 no estádio Heriberto Hülse (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai levar sete colaboradores ao clássico Criciúma x Chapecoense. O Tigre entra em campo na noite desta quarta-feira, às 21h45, no estádio Heriberto Hülse. Para acompanhar a partida das cadeiras do Majestoso, o interessado deve mandar um e-mail para noticias@unesc.net, com o nome, setor, telefone para contato e uma mensagem mostrando que quer torcer pelo Tigre.

O sorteio ocorre às 19 horas, e o resultado será divulgado no portal de notícias da Universidade. A promoção faz parte da parceria Tricolor Predestinado, que leva colaboradores da Unesc ao estádio do Criciúma.

Nesta edição, serão dois ingressos físicos e cinco nomes em lista, no portão três do estádio. Para retirar as entradas, o vencedor deve levar um documento com foto. O clássico desta noite é valido pela terceira rodada do Campeonato Catarinense de 2018.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de janeiro de 2018 às 17:17
Compartilhar Comente