AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mamães já podem se inscrever para participar do Pamif

Mamães já podem se inscrever para participar do Pamif
Programa orienta gestantes sobre assuntos relacionados à maternidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem um espaço dedicado às mamães e bebês. É o Pamif (Programa de Atenção Materno Infantil e Familiar da Unesc), que orienta as gestantes sobre diversos assuntos relacionados à maternidade e oferece atividades para as mulheres e seus filhos. As atividades são gratuitas e ocorrem todas as sextas-feiras, no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Universidade, das 14h às 16h30. As mulheres interessadas em participar podem se inscrever pelo telefone 3431-2654.

No grupo de gestantes, os temas tratados nos encontros, são as alterações emocionais e psicológicas da gestação, parto e puerpério, cuidados com as mamas, amamentação, os diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, orientações e cuidados com o recém nascido, higiene bucal, técnica de shantala (massagem para bebês) entre outros. As gestantes participam ainda da confecção de um book.

O projeto é desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de voluntários dos cursos de Odontologia e Medicina, com coordenação da professora Ariete Inês Minetto.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de janeiro de 2017 às 17:24
Compartilhar Comente

Metodologias Ativas: Professores da região têm oportunidade de atualizar conhecimentos

Metodologias Ativas: Professores da região têm oportunidade de atualizar conhecimentos
Workshop da Unesc ocorre em fevereiro e está com inscrições abertas (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Uma oportunidade para começar 2017 com novos conhecimentos. Professores de diversos níveis de ensino podem se inscrever no 1º Workshop de Metodologias Ativas de Aprendizagem da Unesc. O evento, que ocorre nos dias 8 e 9 de fevereiro, é uma oportunidade de atualização e aprofundamento sobre o processo de ensino voltado à aprendizagem interativa dos estudantes.

A abertura do evento ocorre às 8 horas, com a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello. O conteúdo do Workshop será trabalhado por meio da aplicação das próprias Metodologias Ativas, em oficinas interativas, atividades em grupos e com o apoio de recursos tecnológicos.

Durante os dois dias do encontro, serão abordados temas como “Introdução as Metodologias Ativas de Aprendizagem”, “Teorias da Aprendizagem no Contexto Universitário”, “Etapas da TBL: Planejamento, Preparação, Aplicação, Avaliação”, “TBL - Aprendizagem Baseada em Times. Conceito, Princípios, Benefícios” e “Uso do aplicativo Socrative como Apoio à Metodologia ou à Peer Instruction - simulações em laboratório”.

O Workshop foi desenvolvido GEM (Grupo de Estudo) vinculado à Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação) da Unesc.

Informações e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 31 de janeiro de 2017 às 14:55
Compartilhar Comente

Colaboradores já podem agendar consultas nas Clínicas Integradas

Colaboradores já podem agendar consultas nas Clínicas Integradas
Agendamento ocorre pessoalmente ou pelo telefone (Fotos: Arquivo) Mais imagens

As Clínicas Integradas da Unesc iniciam o agendamento do Serviço de Medicina e Nutrição para os colaboradores a partir desta quinta-feira (2/2). As consultas podem ser agendadas pessoalmente ou pelo telefone 3431-2532, das 7h30 às 12h e das 12h30 às 17h. Os documentos necessários são CPF e cartão do SUS.

O agendamento para os Serviços de Biomedicina, Odontologia e Fisioterapia são por lista de espera. Já para o Serviço de Psicologia, a triagem será feita sem agendamento, das 8h às 11h e das 13h às 19h. O atendimento inicia na primeira semana de março.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de janeiro de 2017 às 16:14
Compartilhar Comente

Unesc retoma atividades em horário normal

Unesc retoma atividades em horário normal
Todos os serviços para a comunidade voltam a funcionar no campus (Foto: Arquivo) Mais imagens

Após um período atendendo em horário reduzido, a Unesc retoma as atividades em todos os períodos. Locais como Biblioteca, Clínicas Integradas, Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), secretarias dos cursos e Setor de Pós-Graduação, passam a funcionar em horário normal. As aulas do Colégio Unesc iniciam em 13 de fevereiro e as da Universidade, em 20 de fevereiro.

As Clínicas Integradas da Unesc, que atenderam em horário diferenciado durante o mês de janeiro, retomam as atividades das 7h30 às 12 horas e das 12h30 às 17 horas, a partir de segunda-feira. Os agendamentos para os serviços de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia para a comunidade, ocorrem de 6 a 10 de fevereiro de 2017. Em cada dia funcionará o agendamento para um grupo de especialidades – mais informações pelo telefone (48) 3431-2532. A Farmácia Solidária volta a atender a comunidade nesta segunda-feira (30/1), das 8 horas às 11h15 e das 13 horas às 15h30.

A Biblioteca Professor Eurico Back passa a funcionar das 7h30 às 22 horas. Já a Centac, volta a funcionar das 9h30 às 21 horas e a CPAE, das 8 às 21 horas. O Setor de Pós-Graduação passa a funcionar das 8 às 12 horas e das 13h30 às 22 horas.

O CPJ (Centro de Prática Jurídica), do curso de Direito, que engloba as Casas da Cidadania, CJC (Casa de Justiça e Cidadania - Justiça Federal) e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação) passa a atender das 8 às 12 horas e das 13 às 19 horas – após o início das aulas, o atendimento ocorrerá das 8 às 12 horas e das 13h30 às 22 horas.

As Casas da Cidadania voltam a funcionar dia 6 de fevereiro: Rio Maina, Próspera e na Justiça Federal – 8 às 12 horas e das 13 horas às 17h30; Centro de Criciúma e Unesc – 8 às 12 horas e das 13h30 às 22 horas. Já a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação) passa a atender das 13 às 19 horas.

Em janeiro, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), seguiu atendendo em horário normal, 8 às 17 horas, assim como o CER (Centro Especializado em Reabilitação) que também realiza atividades desde 3 de janeiro em seu horário habitual, das 8 às 19 horas e a Farmácia Escola, que continuou atendendo das 8 às 17 horas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de janeiro de 2017 às 17:52
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para primeira turma do Mestrado em Direito

Inscrições abertas para primeira turma do Mestrado em Direito
Processo seletivo para primeira turma já está aberto (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc iniciou 2017 com uma novidade na área dos cursos de pós-graduação stricto sensu. A Universidade passou a oferecer o Mestrado em Direito, aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com área de concentração em Direitos Humanos e Sociedade. E os interessados em fazer parte da primeira turma do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), podem se inscrever para o processo seletivo para admissão de estudantes até 10 de fevereiro. A Unesc é a única instituição do Sul de Santa Catarina com Mestrado em Direito recomendado pela Capes.

O novo mestrado da Unesc tem como objetivo estudar, analisar e desenvolver, crítica e interdisciplinarmente, a concepção de Direitos Humanos enquanto processo e instrumentalização de reconhecimento do valor da vida humana e de transformação social e política. São 15 vagas para a linha de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos” e outras 15 para “Direito, Sociedade e Estado”. No Brasil, há 1.300 cursos de Direito, mas destas instituições, 100 possuem mestrado na área.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, o novo Mestrado vai beneficiar toda a região com o desenvolvimento de pesquisa e geração de conhecimento. “A aprovação do Mestrado em Direito pela Capes demonstra a qualidade acadêmica de nosso quadro de professores do curso de Direito que completou 20 anos, e possibilita aos egressos retornarem à Instituição para continuarem a formação em nível mais elevado”, comenta Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, afirma que a aprovação do Programa de Pós-graduação em Direito Capes representa um passo significativo para a pesquisa na Unesc, que já tem sido internacionalmente reconhecida pelas produções científicas que realiza. “O Mestrado em Direito atenderá importante demanda por formação, e a área de concentração, Direitos Humanos, ampliará ainda mais a atuação da Unesc como Universidade Comunitária, no desenvolvimento regional e na busca de soluções para os problemas sociais. A vinda do Mestrado em Direito também qualificará em muito o ensino de graduação na área. Iniciamos 2017 com esta excelente notícia, resultado do trabalho dedicado de uma equipe de professores muito competente. Ganham todos, a Unesc e a sociedade”, considera.

Para o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve , a aprovação do PPGD coroou um trabalho de anos desenvolvido na Universidade. “A aprovação do Mestrado em Direito pela Capes consolida o excelente trabalho desenvolvido em nossa Universidade nos últimos 20 anos no ensino, na extensão e na pesquisa jurídica. A comunidade de Criciúma e região passa a dispor de um Mestrado em Direito de excelência, o único localizado entre Florianópolis e Porto Alegre”, comenta.

Já o coordenador do Mestrado em Direito da Instituição, Antonio Carlos Wolkmer, comenta que a construção do projeto foi feito com o apoio incondicional da Instituição. “A criação do Mestrado Direitos Humanos e Sociedade não só atende às prioridades de uma Instituiçao Superiror Comunitária, em sua missão de educar para o ensino, pesquisa e extensão, mas, sobretudo, para a crescente demanda social em formar para a área jurídica docentes e pesquisadores de alta qualificação”, afirma Wolkmer.

Com o Mestrado em Direito, a Unesc passou para sete o número de mestrados que oferece. Além disso, a Universidade conta com dois doutorados.

Linhas de pesquisa

O curso traz duas linhas de pesquisa dentro da sua área de concentração. Em “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos”, os objetivos são: analisar o processo histórico e os fundamentos da teoria dos direitos humanos, a partir de uma leitura crítica e interdisciplinar; compreender as relações de cidadania e as suas intersecções com os direitos humanos; averiguar o surgimento dos novos direitos no cenário de complexidade social, política, econômica e cultural brasileira e latino-americana e desenvolver, a partir dos conhecimentos teórico-práticos, propostas pedagógicas que contribuam com a formação de uma cultura de proteção dos Direitos Humanos.

Já a linha de pesquisa “Direito, Sociedade e Estado” busca possibilitar a análise dos processos de constitucionalização dos Direitos Humanos no Brasil e na América Latina; investigar as relações entre Estado e sociedade no contexto da materialização dos direitos humanos; analisar o processo de formulação, execução e avaliação das políticas públicas, tendo por referência a participação da sociedade em todas essas fases e estudar a concretização das políticas sociais no contexto das transformações políticas e jurídicas que o Brasil e a América Latina vivenciaram.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas até 10 de fevereiro de 2017 na secretaria da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), localizada na sala 18 do Bloco Administrativo da Unesc, das 13h30 às 21 horas – telefone (48) 3431-2673; e-mail ppgd@unesc.net. Também serão aceitas, inscrições enviadas pelo correio, desde que a postagem dos documentos seja realizada até o último dia previsto para a inscrição. (Endereço no edital)

Os nomes dos classificados para a primeira turma serão divulgados em 15 de março. As matrículas ocorrem de 22 a 24 de março e as aulas iniciam em 27 de março, nos períodos matutino e vespertino. No primeiro semestre elas ocorrerão de segunda a quarta-feira cabendo aos aprovados no processo seletivo a escolha das disciplinas que irão cursar.

O livro necessário no processo seletivo do Mestrado pode ser adquirido na coordenação do curso de Direito da Unesc, localizada no Bloco XXI-B.

Mais informações no edital

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de janeiro de 2017 às 14:51
Compartilhar Comente (5)