Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores

Reitoria nomeia comissão formada por professores e gestores
Portaria foi entregue na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comissão para elaborar a proposta de alteração do estatuto e do regimento da Unesc foi empossada na tarde desta terça-feira (18/7) pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice-reitor Daniel Preve.

Os membros nomeados foram:

Indianara Becker – pró-reitora de Ensino de Graduação (presidente da comissão);
Oscar Montedo – pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Fabris – pró-reitor de Administração e Finanças;
Miguelângelo Gianezzini – diretor da UNA CSA;
Mira Dagostim – diretora da UNA SAU;
Evânio Nicoleit – diretor da UNA CET;
Marcelo Feldhaus – diretor da UNA HCE;
João Carlos Medeiros Júnior – procurador jurídico da Universidade e
Professores: Amauri Porto Júnior, Graziela Amboni, Márcio Vito, Michel Alisson da Silva e Ricardo de Bittencourt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 21:14
Compartilhar Comente

Pesquisa, extensão e inovação serão debatidas em Escola de Inverno

Pesquisa, extensão e inovação serão debatidas em Escola de Inverno
Encontro está com inscrições abertas e traz palestras e oficinas diversas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ampliar a compreensão sobre as possibilidades de iniciação científica em pesquisa, extensão e inovação. Esse é o principal foco da Escola de Inverno da Unesc, que vai trazer palestras e oficinas com temas que passeiam por todas as áreas do conhecimento. O encontro, que está em sua segunda edição, é gratuito. As inscrições ocorrem até domigo (23/7), no site da Universidade.

Reforma trabalhista, diversidade, direitos humanos e cidadania, empreendedorismo, a construção do cientista, entre outros assuntos, serão temas de oficinas e debates que ocorrerão entre os dias 25 e 27 de julho, em diferentes espaços da Universidade.

Inscrições e programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 18 de julho de 2017 às 21:00
Compartilhar Comente

Comissão para preparar a acolhida dos calouros recebe portaria

Comissão para preparar a acolhida dos calouros recebe portaria
Primeiro dia de aula e recepção aos calouros estão sendo preparados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Enquanto os estudantes aproveitam as férias, professores e colaboradores da Unesc se preparam para a volta das aulas, que será no dia 31 de julho. Para desenvolver estratégias de acolhida foi criada uma comissão para o primeiro dia de aula e a Recepção aos Calouros, momentos que já são tradição da Unesc, que sempre prepara uma chegada calorosa para os novos alunos e os veteranos. As portarias foram entregues pela reitora, Luciane Ceretta, e o vice-reitor, Daniel Preve.

Fazem parte da comissão, Amalhene Baesso Reddig (presidente), Neide Medeiros, Juliana Lora, Jucélia Abel, Tatiane Macarini e Laênio Ghizzi.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 18 de julho de 2017 às 20:20
Compartilhar Comente

Unesc faz parte do grupo que avalia mestrados e doutorados brasileiros

Unesc faz parte do grupo que avalia mestrados e doutorados brasileiros
Pesquisadora do PPGCS faz parte da comissão da Capes (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc faz parte do grupo de IES (Instituições de Ensino Superior) com professores participantes da avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) do Brasil. A professora doutora e pesquisadora Vanessa Moraes de Andrade, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) está em Brasília esta semana (17 a 21/7) para colaborar com as avaliações dos mestrados e doutorados em Medicina.

O processo é realizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a avaliação tem validade de quatro anos. Os cursos recebem conceitos que variam de 1 a 7. Pontos como proposta do programa, professores, alunos, produção intelectual e inserção social do programa são analisados. Em todo o país, serão avaliados de 3 de julho a 4 de agosto, 4.178 Programas de Pós-Graduação nas mais diversas áreas do conhecimento.

Vanessa faz parte da comissão de 26 pesquisadores convidados pela Capes para avaliar os mestrados e doutorados na área Medicina 1, onde se enquadra também o PPGCS da Unesc. “É uma grande honra poder participar de um grupo tão seleto. É um reconhecimento para mim e para a Unesc”, comenta Vanessa. “Esta avaliação é muito esperada por todos os pesquisadores do Brasil, pois é a partir dela que sabemos a nota do programa e o resultado do trabalho desenvolvido por toda a equipe dos PPGs”, afirma.

PPG de excelência


A Unesc é a única universidade não estatal de Santa Catarina a ter um PPG (Programa de Pós-Graduação) na área da saúde a aparecer no catálogo da Capes de 2016 na lista dos programas considerados como de excelência em todo o Brasil.

Só os programas considerados de excelência (notas 6 e 7) foram listados, por região do país e por área do conhecimento. O PPGCS da Unesc foi indicado por possuir nota 6.

No Sul do Brasil, o catálogo citou dez Instituições de Ensino Superior, sendo seis no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e duas no Paraná. No Estado, apenas a UFSC e a Unesc apareceram na publicação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2017 às 18:18
Compartilhar Comente

Estresse será o tema da próxima edição do Café com Ciência

Estresse será o tema da próxima edição do Café com Ciência
Maior parte da população é acometida pelo estresse (Foto: Divulgação) Mais imagens

Irritação, medo e nervosismo. A vida acelerada assume o controle do corpo, a pressão arterial sobre, a frequência cardíaca também, “é o estresse”, dizem as pessoas. Mas como é possível controlar esse mal que afeta milhares de pessoas pelo mundo? O assunto será tema a próxima edição do Café com Ciência. Nesta quarta-feira (19/7), às 19 horas, na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), a professora Alexandra Zugno vai falar sobre “Estresse e a Capacidade de Dar a Volta por Cima”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Segundo Alexandra, professora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde) da Unesc, a maior parte da população é acometida por estresse dos mais variados tipos. “Nós precisamos entender o porquê de algumas pessoas conseguirem passar por ele e outras sucumbem com doenças como depressão e ansiedade. Desde o início da nossa vida, na verdade, desde a gestação, podemos sofrer já algum tipo de estresse”, comentou.

Alexandra ressalta ainda a importância de fortalecer a saúde para combater esse mal. “Levar uma vida saudável é o melhor remédio. O estresse faz parte da vida e é necessário para nos fazer crescer, no entanto, quando excessivo, ou dependendo da forma como ele é encarado, pode trazer grandes problemas”, explicou a professora.

Café com Ciência

O evento é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 18 de julho de 2017 às 15:52
Compartilhar Comente