AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc vai ter sua primeira Dupla Diplomação e Titulação em nível de pós-graduação stricto sensu

Unesc vai ter sua primeira Dupla Diplomação e Titulação em nível de pós-graduação stricto sensu
O acordo de cooperação internacional foi firmado com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de março de 2024 às 11:21
Compartilhar Comente

Engenharia de Produção Unesc: oportunidade de carreira promissora

Engenharia de Produção Unesc: oportunidade de carreira promissora
Egressos demonstram sucesso da formação abrangente e qualificada Mais imagens

Formado há cinco anos, Mateus Alexandre Floriano atua na área da Engenharia de Produção desde a graduação e alça voos cada vez mais altos. O interesse pela temática surgiu ainda no Ensino Médio, quando frequentou o curso técnico em Administração e encontrou apreço especialmente pelas áreas de produção e finanças. A partir daí, a aptidão pelo assunto e a avaliação do bom potencial de trabalho aos poucos foram se tornando combustível para o sonho de cursar Engenharia de Produção na Unesc. Hoje ele é o primeiro mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), o mais recente Programa do qual a Unesc faz parte.

Para Mateus, a formação em Engenharia de Produção proporcionou um conhecimento abrangente em diversas áreas, o que se revela vantajoso ao ingressar no mundo do trabalho, cada vez mais exigente em dinamismo e competências interdisciplinares. “Durante o curso, absorvi conceitos fundamentais relacionados à engenharia, qualidade, produtividade, Indústria 4.0, produção mais limpa, produção enxuta, e muitos outros. Foram cinco anos de aprendizado intenso, resultando em uma base sólida de conhecimentos”, cita o acadêmico formado em 2019.

Além da gama de aprendizados, conforme o egresso, a inspiração para continuar os estudos e aprimoramentos na área também nasceu na graduação. “Durante a minha jornada universitária, já estava inserido profissionalmente na área de Engenharia de Produção, e continuo atuando nesse campo até hoje, com a intenção de prosseguir. Na graduação percebi a necessidade de manter-me em constante aprimoramento, evitando acomodação e buscando incessantemente conhecimento. Ao compartilhar isso com os coordenadores do curso fui apresentado ao PPG, o que logo despertou meu interesse”, destaca ainda.

Conforme o coordenador do curso, Vilson Menegon Bristot, o egresso Mateus representa bem o perfil dos profissionais formados no curso, profissionais estratégicos na otimização e gestão eficiente dos processos industriais. “Temos orgulho de ver nossos ex-alunos, agora colegas, bem colocados no mundo do trabalho, dando sequencia aos aprendizados e alçando voos mais altos. É com esse objetivo que focamos a formação: com experiências que mostrem o potencial da profissão e lhes deem instrumentos para chegar onde sonharem”, pontua.

Primeiro formado no Programa interinstitucional

Ser o primeiro mestre formado no Programa, que envolve Unesc, Uniplac, Univille e UNC, para Mateus, é motivo de grande satisfação. “Esse título não apenas enche meu coração de orgulho, mas também abriu novas oportunidades. Atualmente, sou professor na Unibave, universidade comunitária parceira da Unesc, lecionando também no curso de Engenharia de Produção. Além disso, realizei meu estágio de docência na Engenharia de Produção da nossa Unesc. Essas experiências únicas seriam inalcançáveis sem a dedicação ao estudo proporcionada pelo curso de Engenharia de Produção da Instituição”, completa.

Abordagem alinhada ao mundo do trabalho

O curso de Engenharia de Produção da Unesc destaca-se pela abordagem abrangente, integrando teoria e prática para fornecer uma formação completa aos estudantes. Com um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores, e uma infraestrutura de ponta, a Universidade proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências gerenciais.

O engenheiro de produção formado pela Unesc, conforme Vilson, é capacitado para atuar em diversas áreas, desde o planejamento e controle da produção até a melhoria contínua dos processos industriais. “Além disso, o curso enfatiza a importância da sustentabilidade e responsabilidade social na Engenharia de Produção, preparando profissionais conscientes do impacto de suas decisões no meio ambiente e na sociedade”, pontua, acrescentando o papel crucial na atual sociedade, na qual a competitividade e a eficiência são essenciais para o sucesso das organizações.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os acadêmicos são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Diversas possibilidades

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação. Após formado, o profissional tem mais de 40 possibilidades, entre elas, atuação em escolas, academias; na saúde pública e privada, além de esportes. O segmento possui alta taxa de empregabilidade e possibilita, ainda, a aprovação em diversos concursos”, acrescenta Joni.

O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região. “Possuímos também o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, salienta Joni.

Oportunidade para ingressar na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de fevereiro de 2024 às 10:15
Compartilhar Comente

Profissional nutricionista exerce papel primordial na promoção da saúde da população

Profissional nutricionista exerce papel primordial na promoção da saúde da população
Mais imagens

A alimentação é a base de toda a vida humana e, quando é de boa qualidade e variedade, está diretamente associada à promoção da saúde. Pessoas que buscam uma alimentação saudável na busca pela melhoria da qualidade de vida, ou ainda por outros motivos, precisam procurar um bom nutricionista para orientá-las. 

Na região, profissionais de excelência são formados pela maior Universidade Comunitária do Sul catarinense: a Unesc, que há mais de 55 anos contribui com a comunidade. A Instituição prepara os profissionais para que conheçam a Nutrição em todos os aspectos científicos e, com base neste conhecimento, proporcionem ao paciente caminhos para hábitos saudáveis.

Refletir sobre a relação com a comida e os reflexos disso na saúde geral de cada indivíduo, conforme a coordenadora do curso de Nutrição da Unesc, Fabiane Fabris, tornou-se ainda mais necessário após a pandemia da Covid-19. “Essa experiência difícil que o mundo vivenciou ampliou os olhares sobre a importância do acesso à comida segura para o cuidado com a saúde individual ou coletiva. A expectativa é que o nutricionista seja um profissional cada vez mais requisitado pela população, sobretudo pela crescente importância da área de alimentação saudável e boa nutrição e a correlação desta com a longevidade”, comenta.

Todas estas qualidades buscadas em um profissional da área são foco de estudos e experiências práticas na Universidade. A graduação tem ênfase na formação de profissionais aptos a resolver questões sobre a alimentação e a nutrição humana em todas as dimensões, seja na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Diferenciado

O Bacharelado em Nutrição da Unesc também contempla, além das disciplinas básicas e profissionais, o estímulo ao estudo independente, com o objetivo de qualificar a atuação do futuro profissional. “A proposta curricular forma um nutricionista capaz de atender a saúde, tomar decisões, comunicar-se, exercer lideranças, administrar, gerenciar e estar permanentemente em aprendizagem nos setores relativos à sua área de abrangência, entre outras características”, cita Fabiane.

“Possuímos as Clínicas Integradas em Saúde que possibilitam aos estudantes o contato com os atendimentos, além do Laboratório da Técnica Dietética bem equipado, onde o aluno desenvolve as técnicas de preparo dos alimentos e aprende a fazer o cálculo de dietas e rotulagem. Contamos, ainda, com projetos em que os alunos se inserem nas diferentes áreas de atuação”, acrescenta.

Além disso, a Universidade dispõe de ampla infraestrutura com laboratórios e salas de aula bem equipadas, possibilitando aulas presenciais e remotas. “A Unesc está à frente de muitas outras Instituições. São 55 anos de tradição e com grandes diferenciais no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, proporcionando que os estudantes sejam inseridos nos cenários de prática”, relata.

Ainda conforme a coordenadora, na Instituição, o futuro profissional aprende a ter uma postura ética. “Desenvolvemos habilidades como comunicação, flexibilidade e empatia. Tudo isso engloba requisitos básicos para o profissional que trabalha com promoção de saúde e prevenção de doenças, como é o caso do nutricionista que, dependendo da área, precisará ter liderança, destaque de engajamento nas redes sociais e muitos também empreendem na área, com a abertura dos seus próprios negócios”, fala Fabiane.

Mercado em expansão

O nutricionista tem à sua frente um mercado em expansão, que permite ao profissional atuar nas mais diversas áreas, como consultórios e clínicas particulares, escolas, hospitais, indústrias e os mais variados estabelecimentos de alimentação coletiva, órgãos públicos, clubes de futebol, academias, entre outros.

“O nutricionista do futuro deve ampliar o seu objeto de estudo e compor na sua memória o humano como objeto focal e considerar a realidade de vida das pessoas. Compreender os desafios impostos pela vida moderna e as múltiplas tarefas que os pacientes vivenciam diariamente fortalece o contato. Propor grandes mudanças nos hábitos alimentares do indivíduo pode trazer procrastinação diante do plano alimentar proposto e por consequência causar desistência e o não retorno ao consultório”, comenta Fabiane.

Esta é mais uma área em que as mudanças constantes com novas informações diariamente, por isso, o profissional deve se manter atualizado não somente a respeito da nutrição, mas sobre a produção de alimentos; sociologia; comportamento humano e entender sobre os temas que atingem a população.

“Precisamos entender que vivemos uma eterna mudança e aprender a nos adaptar diante de cada cenário. Se antes pensávamos mais em emagrecimento, hoje devemos nos atualizar em bem-estar, prevenção de agravos e colocar a saúde como prioridade. Auxiliar outras pessoas a verem a alimentação como um dos pilares da saúde é imprescindível”, completa.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os estudantes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Chance de cursar a sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo. 

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de fevereiro de 2024 às 14:57
Compartilhar Comente

Volta às aulas: alunos do Colégio Unesc são recepcionados para mais um ano de muito aprendizado

Volta às aulas: alunos do Colégio Unesc são recepcionados para mais um ano de muito aprendizado
Mais imagens

Entre muitos abraços e sorrisos, os alunos do Colégio Unesc foram recepcionados para o início do ano letivo de 2024. Esta quarta-feira (14/02), marcou o retorno das turmas do Ensino Médio e Anos Finais, além do Primeiro Ano do Integral. Ao todo, o Colégio Unesc terá em torno de 630 alunos neste ano letivo, 130 a mais que em 2023, ou seja, um crescimento de mais de 20%.

Cada um dos estudantes foi recepcionado pelo corpo docente que, além de abraços e apertos de mão, proferiram palavras de incentivo. Balões coloridos e música completaram as boas-vindas.

“É muito bom recebê-los e ver em seus rostos a felicidade em retornar às aulas em nossa Instituição. Possuímos um corpo docente extremamente capacitado, que atua de forma brilhante na formação de cada um dos alunos. Que seja mais um ano de muito aprendizado, amizades e felicidade”, ressalta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Antes de receber os alunos os cerca de 70 profissionais do Colégio Unesc iniciaram as atividades na semana passada com capacitação sobre primeiros socorros, além do Encontro Pedagógico, momento em que o corpo docente fez uma imersão sobre diversos assuntos voltados ao ano letivo.

“A nossa equipe se capacitou e alinhou toda a programação do Ano Letivo de 2024. É sempre muito gratificante iniciar as atividades, e junto com elas, novos projetos e cenários, que trarão muito aprendizado e qualidade de ensino. Além de todo investimento que segue sendo feito no Colégio, com as obras em diferentes espaços, contribuindo para o bem estar de todos”, comenta a diretora, Marcela Gava.

Diversas atividades foram programadas para deixar o início das aulas ainda mais especial. Entre elas, está a contação de história especial; pintura facial; distribuição de pipoca; brincadeiras; entre outras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de fevereiro de 2024 às 14:56
Compartilhar Comente

Educação Física da Unesc: infraestrutura ampla e corpo docente diferenciado oportunizam aprendizados

Educação Física da Unesc: infraestrutura ampla e corpo docente diferenciado oportunizam aprendizados
Mais imagens

Há anos, a área de Educação Física demonstra crescimento, em especial com relação ao cuidado com a saúde. A pandemia do novo coronavírus mostrou à sociedade de forma geral a importância e a necessidade de serem fisicamente ativos, independentemente da idade.

Os cuidados com o corpo, no entanto, devem ser acompanhados de perto por um bom profissional de Educação Física para que objetivos sejam alcançados de forma perene e segura. Na Unesc, o curso de graduação que forma os profissionais da área conta com um corpo docente formado por professores mestres e doutores, com experiência acadêmica e olhar estratégico ao mundo do trabalho, somando mais de 50 anos de tradição e excelência na formação de educadores físicos. 

Além disso, projetos de Pesquisa e Extensão oportunizam que os estudantes, além de receber bolsas de estudo, pratiquem o que aprendem em sala de aula nos mais diversos cenários de práticas.

“O curso de Educação Física da nossa Universidade possui um currículo que oportuniza aos acadêmicos a realização da graduação em Licenciatura e Bacharelado em quatro anos. Os estudantes têm ainda diversas possibilidades de bolsas e estágios e convênios com diferentes entidades e uma extensa gama de experiências formativas”, enfatiza o coordenador, Joni Márcio de Farias.

Amplo complexo esportivo

A infraestrutura da Unesc também possibilita a prática dos estudantes, que têm acesso a um amplo complexo esportivo composto por dois ginásios; dois campos de futebol suíço; uma pista de atletismo oficial; um piscina semiolímpica; duas quadras poliesportivas cobertas; salas de lutas; de esportes com raquete, especificamente tênis de mesa; de ginástica; para ritmos e dança; academia de musculação; laboratórios de Fisiologia do Exercício; além de de laboratórios de anatomia e de informática.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os acadêmicos são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Diversas possibilidades

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação. Após formado, o profissional tem mais de 40 possibilidades, entre elas, atuação em escolas, academias; na saúde pública e privada, além de esportes. O segmento possui alta taxa de empregabilidade e possibilita, ainda, a aprovação em diversos concursos”, acrescenta Joni.

O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região. “Possuímos também o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, salienta Joni.

Oportunidade para ingressar na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de fevereiro de 2024 às 14:49
Compartilhar Comente