Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Palhoça recebe polo de Ensino a Distância da Unesc

Palhoça recebe polo de Ensino a Distância da Unesc
Universidade oferece 19 opções de cursos de pós-graduação (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc terá uma extensão de suas atividades em Palhoça para a oferta de cursos de pós-graduação a distância. O Cetk (Centro de Educação Terezinha Krautz) será o polo no município, onde serão oferecidas 19 especializações nas áreas Empresarial, Educação, Saúde e de Engenharias e Tecnologias para quem não tem possibilidade de se deslocar até a Universidade e ter aulas, ou mesmo àqueles que querem ter uma flexibilidade maior para fazer seus horários de estudo.

O Cetk, localizado no Bairro Aririú, em Palhoça, tem 20 anos de trabalho na área da Educação e oferece Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Segundo a coordenadora do SEAD (Setor de Educação a Distância) da Unesc Graziela Giacomazzo, a escolha dos polos e parceiros se deu por meio de um edital e pela análise de diversos fatores, desde natureza do candidato até estrutura. “Todo o processo foi realizado por uma comissão da Unesc e um dos pré-requisitos analisados foi que o local tivesse experiência em Educação. Por isso os polos e parceiros são faculdades, centros de educação ou colégios. Outro dos pontos verificados foi a estrutura oferecida”, conta.

Graziela afirma que a Unesc desenvolveu um programa de Gestão dos Polos que define como será o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas. “A ideia é que o trabalho seja desenvolvido em rede e que os polos sejam uma extensão da Universidade. Por isso o cuidado para que os alunos da pós a distância tenham o mesmo suporte que encontrariam no campus da Unesc”.

As aulas da pós EAD da Unesc são todas virtuais, facilitando que os estudantes acompanhem as atividades em horários e locais que julgarem mais adequados as suas necessidades. No Centro de Educação Terezinha Krautz, os pós-graduandos realizarão as provas presenciais, a apresentação e defesa do trabalho de conclusão e receberão o atendimento que necessitarem.

Além da experiência de quase 50 anos no ensino presencial, a Unesc oferece cursos de Educação a Distância há mais de 15 anos. Antes de lançar os novos cursos de pós-graduação, a Universidade já contava com cursos de extensão, e com o curso de Graduação em Gestão Comercial, que tem o conceito máximo do MEC.

Unesc Virtual


A pós EAD Unesc tem polos/parceiros em Santa Catarina, nas cidades de Ascurra, Criciúma, Curitibanos e Palhoça e no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Entre as opções de cursos na área Empresarial, a Universidade oferece especialização em Gestão Empresarial, em Recursos Humanos, em Gestão de Marketing, em Logística Empresarial e em Gestão Jurídica Empresarial.

Já na área da Educação, as opções são em Docência na Educação a Distância, Docência Universitária, Alfabetização e Letramento e Gestão Escolar. Na área da Saúde, os profissionais podem optar por Atenção a Saúde Integral em Nefrologia, Atenção a Saúde Integral em Neurologia, em Atenção Integral em Saúde Mental e Psicossocial, em Atenção a Saúde Integral em Oncologia, em Gestão em Saúde e em Saúde Integral em Cardiologia.

Para quem se interessa por Engenharias e Tecnologias, a pós a distância da Unesc oferece cursos em Inovação Tecnológica na Construção Civil, Inovação Tecnológica em Engenharia da Produção, Inovação e Tecnologia Ambiental e Gestão de Processos de Desenvolvimento de Software.

Os interessados em fazer os cursos de especialização a distância podem se inscrever pelo link. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2767, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 22 horas. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 13 de janeiro de 2017 às 19:03
Compartilhar Comente

Clic nos Vales da Uva Goethe tem sua segunda edição

Clic nos Vales da Uva Goethe tem sua segunda edição
Concurso tem como objetivo valorizar o patrimônio da região (Foto: Arquivo) Mais imagens

Janeiro marca o início da colheita nos Vales da Uva Goethe e você já imaginou as cenas que a vindima produz? E é justamente para valorizar o patrimônio cultural (material e imaterial), natural, histórico, arquitetônico, religioso e artístico da região produtora deste tipo específico de uva e vinho que a Unesc realiza o Clic nos Vales da Uva Goethe. O concurso está em sua segunda edição e premia as melhores fotos de paisagem, parreiras, processo produtivo da uva e vinho Goethe ou de patrimônio histórico nas categorias Amador e Profissional.

As inscrições podem ser feitas até 30 de março e as imagens devem mostrar as belezas da região delimitada pela Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe, que compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Nova Veneza, Içara e Treze de Maio.

Na categoria Amador, é permitida a inscrição de fotografias feitas com celular ou câmera compacta. Já na Profissional, as imagens devem ser com câmeras semiprofissionais ou profissionais. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria recebe prêmio e certificado de participação.

O concurso é desenvolvido por meio do grupo de pesquisa do PIDI (Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação) da Unesc, com o apoio da ProGoethe, Foto Clube Urussanga, Pousada Pedras Rolantes, Vinícola Urussanga, Vinícola Mazon, Vinícola Trevisol, Vinícola De Nonni e Vinícola Quarezemin.

Inscrições e mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 12 de janeiro de 2017 às 19:09
Compartilhar Comente

Verão: férias, praia e cuidado com a saúde

Verão: férias, praia e cuidado com a saúde
É possível aproveitar a estação e adquirir hábitos saudáveis (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os meses mais quentes do ano costumam reservar grandes momentos. Época de férias, praia e diversão sim. Mas também pode ser o período para adquirir hábitos mais saudáveis e que irão acompanhar você durante todo o ano. E o melhor é que isso não precisa causar sofrimento. Duvida? Então confira algumas dicas dos nossos professores e se prepare para o “Projeto Você”.

Alimentação

A primeira dica é não descuidar da hidratação. A professora do curso de Nutrição da Unesc Fabiane Fabris, explica que quando suamos, o corpo perde eletrólito (substâncias presentes no sangue e responsáveis pela regulação de uma série de processos do organismo, incluindo batimentos cardíacos), o que pode ocasionar, dentre outros problemas, a desidratação. Por isso é importante ingerir líquidos – de água a suco e frutas in natura.

“A água de coco é uma ótima opção, mas deve ser consumida com cautela por quem é hipertenso, pois possui sódio. Suco de fruta também é interessante. E vale aproveitar o próprio açúcar da fruta. Mas caso a pessoa queira adoçar, pode substituir o açúcar refinado por demerara, mascavo, melado ou mel, opções mais naturais e saudáveis”, orienta.  E muito cuidado com as bebidas isotônicas. Segundo a professora da Unesc, elas possuem um elevado indica de sódio – atenção, hipertensos! – e foram pensadas para esportistas e não para crianças, por exemplo.

Já quando se fala em comida, quanto menos industrializada melhor. Em todas as estações. “Quanto menos embalagens você abrir melhor. Temos que resgatar a comida da vovó, aquela feita em casa e que a gente sabe como está sendo preparada e os ingredientes usados. A vida está corrida, mas talvez você possa aproveitar as férias para adquirir esse novo hábito de preparar o próprio alimento. Hoje há muitos ingredientes acessíveis para garantir uma comida gostosa e de qualidade”, comenta.

E especificamente em dias de altas temperaturas, a recomendação é degustar comidas leves em vez de pratos com molho, fritura e recheios – especialmente os comercializados na beira da praia. Isso porque o calor colabora com a proliferação de bactérias. Para evitar problemas relacionados à ingestão de alimentos no verão, Fabiane indica que se observe aspectos como a apresentação do alimento, a acomodação e a higiene da pessoa que está manipulando. Isso vale também para longe da areia. “A comida japonesa tem tido cada vez mais adeptos e como alguns preparos utilizam peixe cru. Por isso é preciso verificar se as peças estão em balcão refrigerado, se quem está manipulando os alimentos está com roupa limpa, unhas aparadas, cabelo preso”, ensina.

“As pessoas não devem fazer ‘terrorismo alimentar’ e cortar alimentos se não possuem alergia a eles. Quem não tem restrições, pode comer de tudo desde que tenha equilíbrio”, afirma Fabiane, orientando que mudanças alimentares sempre devem ser acompanhadas por profissionais.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos regularmente traz uma série de benefícios, desde o controle dos índices de colesterol e glicêmico ao auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, até melhorar a disposição e ajudar quem pratica a ter um sono com mais qualidade.

O professor do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, explica que alguns cuidados são básicos e importantes para quem quer se exercitar ao ar livre, como procurar orientação de um profissional e cuidar com o horário – preferir períodos com menos sol e calor – e para qualquer atividade, seja ao livre ou não, usar tênis com meia e dar preferência a roupas claras e que não impeçam a transpiração. O professor afirma que o tempo ideal é que seja de 30 minutos para quem estiver iniciando. E com o passar dos dias – pode ser a cada semana – é interessante ir aumentando um pouco.

Para quem vai passar as férias na praia e quiser caminhar à beira mar, o professor aconselha usar tênis quando a areia estiver compactada. Já quando a areia estiver fofa, o tênis poderá ser dispensado. Vale lembrar que é bom ficar atento aos desníveis do terreno. Farias orienta que se dê preferência às partes planas, para evitar a sobrecarga no corpo, mas que se não for possível fugir do solo irregular, que a pessoa vá e volte pelo mesmo trajeto e no mesmo tempo.

Farias comenta ainda que cada pessoa tem um ritmo biológico que não pode ser modificado e por isso, é preciso observar o que o exercício físico gera em cada um. “Para as pessoas que ficam mais agitadas após a atividade, é interessante fazer exercício no período matutino, porque elas aproveitam o restante do dia e quando chegam ao fim dele, estão exaustas e daí descansam. Já quem faz exercício e depois dele se sente relaxado, é interessante praticar ao fim do dia, porque vai conseguir dormir bem. Se a pessoa fica agitada, é possível que tenha insônia”, explica.

Pedalar, dançar, caminhar, treinamento funcional. Tudo isso pode ser feito também na praia. A dica do professor para quem está curtindo as férias lá é aproveitar os projetos de verão que levam atividades físicas orientadas e gratuitas. “Experimente os diversos exercícios, descubra o que mais tem a ver com o seu perfil e aproveite”, aconselha.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 12 de janeiro de 2017 às 16:28
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para três especializações na área de Engenharia

Inscrições abertas para três especializações na área de Engenharia
Profissionais de diferentes carreiras podem investir em capacitação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais que querem investir em sua carreira já no início do ano, podem contar com a Unesc. Aos interessados em aprofundar o conhecimento na área de Engenharia a Universidade oferece três cursos de pós-graduação com inscrições abertas para turmas no primeiro semestre de 2017. Os candidatos podem escolher entre ​MBA Engenharia e Gestão de Processos Produtivos ou pós em Engenharia de Segurança do Trabalho​. Há ainda a especialização em Estruturas de Aço, Concreto Pré-fabricado e Concreto Prontendido​ (últimas vagas).

Os cursos têm aulas quinzenais às sextas-feiras das 19 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no Bloco P da Universidade, das 13h30 às 19h30 (em janeiro) e das 8 às 12 horas e 13h30 às 22 horas (a partir de fevereiro). Ainda é possível se inscrever pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

MBA Engenharia e Gestão de Processos Produtivos
Direcionado para engenheiros, administradores, analistas, coordenadores e supervisores que atuam na gestão de processos em todos os setores e que desejem se aprofundar no conhecimento sobre as ferramentas de gerenciamento de processos, o curso vai apresentar o contexto organizacional atual articulado com o uso de ferramentas de produção enxuta no sentido de ampliar a capacidade para a tomada de decisão no âmbito estratégico e operacional, tendo em vista as características da região.

Engenharia de Segurança do Trabalho
Engenheiros, agrônomos e arquitetos e urbanistas podem se capacitar para elaborarem programas de segurança exigidos pela legislação do Ministério do Trabalho e outras legislações, enfatizando a área de atuação do profissional em perícias técnicas judiciais, elaboração de laudos técnicos para atender as demandas da Justiça do trabalho, examinar projetos de obras, opinando do ponto de vista da prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações.

Estruturas de Aço, Concreto Pré-fabricado e Concreto Prontendido​
Voltada para graduados em Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Arquitetura e Urbanismo, esta pós capacita os profissionais a aplicarem os conceitos teóricos e práticos da concepção estrutural, dimensionamento, verificações e detalhamento de estruturas de aço, de concreto pré-moldado e concreto protendido, utilizando as recentes atualizações das normas técnicas vigentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 11 de janeiro de 2017 às 16:40
Compartilhar Comente

Aprovados no Vestibular já podem fazer reopção de curso

Aprovados no Vestibular já podem fazer reopção de curso
As inscrições do primeiro período de reopção ocorrem até o dia 2 de fevereiro. (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os calouros aprovados no Vestibular de Verão 2017 já podem solicitar a reopção de curso. As inscrições do primeiro período de reopção vão até o dia 2 de fevereiro, das 14h às 19h, de segunda a sexta-feira na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico).

Para fazer o requerimento de reopção o candidato precisa apresentar o Boletim de Desempenho do Vestibular, fornecido pela Acafe

Os pedidos de reopção deferidos do primeiro período serão publicados no mural da Secretaria Acadêmica, no Bloco Administrativo da Universidade, e no site unesc.net, no dia 6 de fevereiro. As matrículas do primeiro período de reopção ocorrem nos dias 8 e 9 de fevereiro na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico).

Confira os cursos disponíveis para reopção.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Fabiola Oliveira 10 de janeiro de 2017 às 15:50
Compartilhar Comente