Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc recebe roda de conversa “O suicídio e a comunidade LGBT”

Unesc recebe roda de conversa “O suicídio e a comunidade LGBT”
Reitora Luciane Ceretta recebeu convite para participar do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A reitora Luciane Ceretta recebeu, na tarde desta segunda-feira (18/9), o convite para a roda de conversaO suicídio e a comunidade LGBT”, que ocorre em 27 de setembro, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P. O convite foi entregue pelo presidente da UNA LGBT (União Nacional LGBT) de Criciúma, o acadêmico da Unesc Lucas Gonçalves Isidoro.

A roda de conversa é uma realização da UNA LGBT e do Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde da Unesc), com o apoio da Universidade, PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc), UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), prefeitura de Criciúma e Anarquistas contra o Racismo.

A roda de conversa faz parte das atividades do Setembro Amarelo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 19:15
Compartilhar Comente

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Festival de Teatro Revirado inicia nesta segunda sua programação na Unesc

Festival de Teatro Revirado inicia nesta segunda sua programação na Unesc
A peça “As aventuras do Fusca a Vela” será encenada às 20 horas (Foto: Divulgação) Mais imagens

As cortinas do espetáculo irão se abrir nesta segunda-feira (18/9) na Unesc. Às 20 horas, a Praça do Estudante será palco da primeira apresentação do Festival Nacional de Teatro Revirado. Em cena, os atores do Grupo UEBA Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com a peça “As aventuras do Fusca a Vela”. Até esta sexta-feira (22/9), o campus receberá oficinas, mesas-redondas, debates e apresentações gratuitas do evento.

A Unesc, por meio do CER (Centro Especializado em Reabilitação), firmou uma parceria com o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado para colaborar com a realização do evento que ocorre de 16 a 23 de setembro em 10 municípios da região Sul de Santa Catarina. No total, serão 48 apresentações, de 20 grupos de teatro de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e ainda duas atrações da Argentina. O Festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, que comemora 20 anos em 2017.

A abertura do Festival ocorreu sábado (16/9) em Içara.

Locais de apresentação

O Festival será todo com atrações gratuitas, sendo apresentadas nos municípios de Forquilhinha, Maracaja, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Criciúma, Siderópolis, Cocal do Sul, Balneário Rincão.

Sinopse do espetáculo desta segunda

O Grupo Ueba apresenta “As Aventuras do Fusca a Vela” através da releitura do clássico Moby Dick. O espetáculo se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens se encontram em uma situação singular, confundindo realidade com fantasia. O velho Ismael conta e experimenta sua história através do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus delírios, para ver de perto a fúria de uma vingança. O jovem Jonas, nome inspirado no profeta Jonas que foi engolido pela baleia, entra na história ao jogar uma bola contra o fusca e assim chamar a atenção do velho Ismael. Os dois partem em uma surpreendente aventura, com tubarões, sereias, tempestades e a caça movida pelo sentimento de vingança a baleia Moby Dick. Entre os efeitos especiais, destaque para sinalizadores, como fogos artificiais e formas incandescentes, além da chuva artificial e a utilização de um Drone, efeitos que que encantam a plateia e faz todos prenderem o fôlego.

Programação no campus da Unesc

Dia 19
14 horas – Sala de Dança - Oficina de Treinamento Acrobático - Professora Cora Alfiz - La Caravana - Argentina
15 horas – Praça do Estudante – Silêncio total, vem chegando um palhaço - Luiz Carlos Vasconcelos - João Pessoa – Paraíba
19 horas – Sala 1 do Bloco O – Mesa-redonda “A comicidade na cena” - Luiz Carlos Vasconcelos, Palhaço Biriba e Marcelo Pena

Dia 20
14 horas – Sala de Dança - Oficina de Treinamento Acrobático - Professora Cora Alfiz - La Caravana – Argentina
15 horas - Praça do Estudante - O Lançador de Foguetes - Grupo: De Pernas Pro Ar - Canoas – Rio Grande do Sul

Dia 21
20 horas – Sala de Dança – Das águas - Grupo: Cia Carona de Teatro - Blumenau – Santa Catarina

Dia 22
19h30 – Praça do Estudante - Família ZL
20 horas - Praça do Estudante - O desembarque - Grupo: Circo Pirata - Balneário Camboriú –Santa Catarina
20h30 - Praça do Estudante - Revés - Grupo: Coletivo SOU - Içara – Santa Catarina

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 13:58
Compartilhar Comente

Acadêmicos, professores e egressos celebram os 20 anos de Ciência da Computação

Acadêmicos, professores e egressos celebram os 20 anos de Ciência da Computação
Evento ocorreu na noite desta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma noite de encontros, comemoração e diálogos sobre a carreira e o mercado. Assim foi a sexta-feira (15/9) para acadêmicos, professores e egressos do curso de Ciência da Computação da Unesc, que celebraram os 20 anos do curso. O evento contou uma palestra do sócio fundador da mobLee, a maior plataforma de eventos da América Latina, Glauco Silva Neves e com uma mesa-redonda com egressos com cases de sucesso na área de computação.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, parabenizou o curso e lembrou que sempre que um curso é aberto se pensa em como aquela graduação pode colaborar com a região. “Tenho certeza de que se olharmos os indicadores relacionados à tecnologia e à Ciência da Computação na nossa região eles avançaram muito e tenho certeza de que se deve aos profissionais que a Universidade tem formado nesses 20 anos. E isso por si só já é motivo de grande orgulho”.

“Hoje é impossível falar em tecnologia sem falar em Ciência da Computação. Esse é um curso que a Universidade têm o maior respeito e admiração. Nesses 20 anos ele tem formado profissionais qualificados para o mercado, empreendedores e professores que tem contribuído para a transformação de realidades e espaços”, afirmou o diretor UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evânio Nicoleit.

Segundo o coordenador do curso, Rogério Casagrande, os profissionais do curso têm se destacado no mercado de trabalho, seja ocupando cargos em diversas áreas, seja na carreira acadêmica, como professores ou pesquisadores. “É aquele sentimento de que a missão está sendo cumprida, que é a de formar bons  profissionais”, afirma Casagrande. “Esse é um momento de se congratular pelos 20 anos do curso. A Unesc teve a ousadia em 1997 de lançar um curso de Ciência da Computação. Hoje a gente vê que de Florianópolis a Porto Alegre o único curso de Ciência da Computação que se mantém forte é o de Criciúma”, complementa.

O evento teve ainda a participação da coordenadora adjunta do curso, Ana Cláudia Barbosa.

20 anos

Em seus 20 anos de atividades, o curso formou mais de 400 profissionais. Além de contribuir com o mercado, disponibilizando mão de obra qualificada para as empresas da área de tecnologia, o curso formou centenas de profissionais e alguns deles, inclusive, fazem parte do seu quadro de professores. Os egressos de Ciências da Computação da Unesc atuam em diversas áreas, como: empresas de desenvolvimento de software, TI (Tecnologia da Informação) em organizações, como gestores de TI, pesquisadores e professores.

Mesa-redonda

Além de Neves, socializaram a sua experiência de empreendorismo na área de tecnologia o egresso da primeira turma do curso e fundador da Dev in box desenvolvimento de sistemas, consultor em ambientes de banco de dados e arquitetura de soluções, professor universitário, instrutor de cursos e treinamentos sobre banco de dados Oracle, Anderson de Farias. O egresso do curso, graduado em 2011 e sócio fundador do Simples Dental, o maior software odontológico da América Latina, Gelio José da Silva Júnior também esteve entre os debatedores.

A mesa-redonda contou ainda com o bacharel em Ciência da Computação pela Unesc, mestre em Engenharia e professor Ricardo Fiera, também estará entre os componentes da mesa-redonda. Ele teve participação na criação e gerenciamento de empresa voltada ao desenvolvimento de ERP para área industrial durante 17 anos. É ainda sócio da Sistemas Justus, empresa voltada ao desenvolvimento de aplicações web e aplicações mobile – dentre os principais sistemas criados está o Justus para gestão de igrejas evangélicas e o Viavoz, sistema na área de tecnologias assistivas para localização e orientação indoor.

O debate foi mediado pelo professor do curso de Ciência da Computação da Unesc, Gustavo Bisognin.

O evento pelos 20 anos do curso de Ciência da Computação esteve incluso na programação da Semana Acadêmica da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc), que ocorreu de segunda a sexta-feira (11 a 15/9).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2017 às 22:29
Compartilhar Comente

Primavera e Paz: As flores vão embelezar a Unesc

Primavera e Paz: As flores vão embelezar a Unesc
Evento inicia nesta quarta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

As flores já estão tomando forma para protagonizar da estação mais colorida do ano, junto com ela, a Unesc promove o Primavera e Paz: 19ª Mostra de Orquídeas. Serão oficinas, exposições, palestras e apresentações culturais para embelezar o campus de quarta a sexta-feira (20 a 22/9), no Espaço Toque de Arte, localizado no hall do Bloco Administrativo.

Orquídeas de Araranguá (MS Orquidário), flores e plantas de Criciúma (Floricultura Angélica e Reflorestar), e distribuição de mudas de plantas, com orientações do cultivo (Horto Florestal da Unesc), encantarão alunos, professores, funcionários e visitantes. Mateada, rodas de conversa e apresentações culturais serão algumas das atividades que compõem a as atividades do evento.

Confira a programação

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 15 de setembro de 2017 às 21:07
Compartilhar Comente