Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Pós-Graduação e Pesquisa da UNACET tem novo coordenador

Pós-Graduação e Pesquisa da UNACET tem novo coordenador
Posse ocorreu na tarde desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) tem um novo coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa. Na tarde desta quinta-feira (23/2), o professor Oscar Rubem Klegues foi empossado pelo reitor Gildo Volpato. Ele substitui o professor Tiago Elias Allievi Frizon.

O reitor, Gildo Volpato, agradeceu ao novo coordenador por aceitar o desafio.  “O Oscar tem uma trajetória grande dentro da Universidade. Com toda certeza ele irá continuar o trabalho que vem sido muito bem feito pelo professor Tiago. Esse é um grande desafio e nós estamos muito contentes".

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, parabenizou o professor Oscar e fortaleceu a importância do trabalho, que deve ser feito com muita determinação.

O diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Ramos Nicoleit, desejou sucesso ao novo coordenador, ressaltando as portas abertas da Unidade Acadêmica como apoio nesta nova caminhada.

Também estiveram presentes no encontro a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, e os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back. Além de professores, coordenadores de curso e colaboradores.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 23 de fevereiro de 2017 às 20:07
Compartilhar Comente

Unesc oferece bolsas de estudo para você que quer ser professor

Unesc oferece bolsas de estudo para você que quer ser professor
Oportunidade ocorre por meio do Escolha Unesc até dia 10 de março (Foto: Arquivo) Mais imagens

Antes de formar profissionais, a Unesc se preocupa em formar cidadãos, que auxiliem na construção do mundo em que vivem. Se você se identifica com esse propósito, também pode fazer a sua parte além dos muros da Universidade. Ser professor, ser aquele que ensina, que transmite conhecimento é contribuir de forma direta para o desenvolvimento da sociedade.

E para incentivar aqueles que querem seguir o caminho da Educação, a Unesc oferece o Nossa Bolsa Licenciatura. A oportunidade é para ingressantes do Escolha Unesc, processo seletivo da Universidade, que ocorre por meio do histórico escolar. As inscrições estão abertas até o dia 10 de março.

O Nossa Bolsa disponibiliza vagas nos cursos vespertinos de Licenciatura em Artes Visuais, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa e Matemática. Os interessados poderão ser beneficiados com bolsa de 50% (para alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos) ou 100% (estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio).

Para participar do Nossa Bolsa, o candidato deve ainda preencher requisitos como: ter realizado o ENEM a partir de 2010; ter feito o Ensino Médio em escola pública ou privada com bolsa integral e não possuir diploma de graduação de curso superior, exceto os de licenciatura curta.

Inscrições

Neste período as inscrições do Escolha Unesc e Nossa Bolsa Licenciatura ocorrem de forma presencial, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade, das 9h30 às 21 horas.

Mais Informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 23 de fevereiro de 2017 às 16:27
Compartilhar Comente

Roda de Conversa: Unesc recebe Rede de Afroempreendedorismo Sul Catarinense

Roda de Conversa: Unesc recebe Rede de Afroempreendedorismo Sul Catarinense
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Universidade recebeu a 3ª Roda de Conversa desenvolvida pela Rede de Afroempreendedorismo do Sul Catarinense. Os mediadores do debate foram Joênio Marques e Gisele Marques, ambos socializaram as suas histórias de vida, vinculadas as suas experiências empreendedoras.

Joênio é graduado em Direito, escriturário e foi vereador em Siderópolis. Gisele é arte educadora e já recebeu o Prêmio Brasil AfroEmpreendedor. Ivan de Souza Ribeiro, coordenador da ONG Anarquistas Contra o Racismo, comentou que a rede integra os afroempreendedores, fortalecendo a cooperação, a prática da economia solidaria e as reflexões acerca da população negra no âmbito dos direitos humanos, da democracia e da cidadania participativa.

Durante o encontro, o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc divulgou os projetos de assessoria disponíveis para os novos empreendedores. O evento foi organizado pela Ong Anarquistas Contra o Racismo com apoio da Propex (Pró-reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 23 de fevereiro de 2017 às 16:23
Compartilhar Comente

Túnel de Vento: Equipamento inovador e único no sul do Estado é inaugurado na Unesc

Túnel de Vento: Equipamento inovador e único no sul do Estado é inaugurado na Unesc
Instalação foi criada pelos próprios pesquisadores da Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Nasce um projeto inovador, criado desde os primeiros rabiscos pelas mãos dos pesquisadores da Unesc. Na tarde desta quinta-feira (22/2), foi inaugurado no Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico), da Universidade, o Túnel de Vento. A instalação permite observar, simular e pesquisar o comportamento do ar, entendendo os efeitos de sua passagem através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

Para o reitor, Gildo Volpato, o Túnel mostra a qualidade do trabalho da Universidade. “Nossos professores pesquisadores aplicaram teoria à prática e criaram um equipamento único no sul de Santa Catarina. Esse é mais um grande feito da Unesc, que se mostra cada vez mais preocupada com o desenvolvimento regional, provocando e reconhecendo o seu valor por meio da inovação”, comentou.

Segundo o diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Ramos Nicoleit, os estudantes da Unesc, futuros profissionais, terão uma visão diferenciada por poderem utilizar o Túnel de Vento. “Eles estarão muito mais preparados ao entender de forma prática como funciona o comportamento do ar”, contou.

O diretor do Iparque, Marcos Back, o desenvolvimento do Túnel traz dois grandes protagonistas: os envolvidos e a tecnologia. “Esse equipamento traz a junção de nosso capital intelectual, por meio de nossos professores pesquisadores, com a nossa tecnologia. São grandes potencialidades”, ressaltou.

Entenda o Túnel de Vento

Os modelos a serem analisados são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações e ruídos. “A disponibilidade de um equipamento deste porte na região vai trazer inúmeros benefícios para instituições de ensino e empresas, pois diferentes estudos e desenvolvimentos poderão ser realizados com ele”, comentou o gerente do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) da Unesc, Ramon Silveira.

Com uma dimensão de 7,5 metros de comprimento, o Túnel de Vento traz uma velocidade máxima de até 60 km/h, com auxílio de simulações via softwares. Segundo Silveira, o ele é único no sul de Santa Catarina. “Considerando a escala do equipamento e as possibilidades de sua expansão e instrumentação, o Túnel pode ser considerado único no sul do Estado e poderá proporcionar inúmeros projetos inovadores”, comenta Silveira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 23 de fevereiro de 2017 às 13:20
Compartilhar Comente

Nova coordenação do PPGE toma posse

Nova coordenação do PPGE toma posse
Professores Carlos Renato Carola e André Cechinel assumem o PPG Mais imagens

A nova coordenação PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc) foi empossada na manhã desta quinta-feira (23/2). Os professores doutores Carlos Renato Carola e André Cechinel assumiram como coordenador e coordenador adjunto. O evento ocorreu na Reitoria da Universidade com a leitura da portaria, pelo reitor Gildo Volpato, oficializando a troca de gestão, que vai ter a duração de três anos.

O reitor deu as boas-vindas e destacou os novos desafios a ser encarados. “Agora teremos grandes desafios para os novos coordenadores, de quem temos visto grande destaque nos trabalhos, com qualidade e boas ideias. O que me faz saber que de tijolo em tijolo vamos fazer o programa crescer. Vocês têm nosso voto de confiança”, destacou.

Confiança que foi ressaltada pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta. “Começo agradecendo o aprendizado e contribuições que a gestão anterior nos proporcionou. Agora depositamos nossa confiança e desejamos que o Carola e o André continuem mostrando esse sucesso nesta nova etapa”, ressaltou.

Nova Etapa

“Agradecemos a confiança depositada no PPGE. Temos consciência de que o cenário nos mostra algumas dificuldades, mas isso só vai nos levar a melhorar ainda mais. No Programa trabalhamos em modo coletivo desde as gestões anteriores e vamos seguir essa diretriz para nos tornarmos ainda mais fortes nessa nova etapa”, afirmou Carola.

Além dos professores e colaboradores do PPGE, estiveram presentes o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de fevereiro de 2017 às 11:53
Compartilhar Comente