Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Aprovados no Vestibular já podem solicitar a reopção de curso

Aprovados no Vestibular já podem solicitar a reopção de curso
Inscrições vão até 29 de janeiro (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Os calouros aprovados no Vestibular de Verão 2018 já podem solicitar a reopção de curso. As inscrições do primeiro período  vão até o dia 29 de janeiro, das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico).

Para fazer o requerimento de reopção o candidato precisa apresentar o Boletim de Desempenho do Vestibular, fornecido pela Acafe.

Os pedidos de reopção deferidos do primeiro período serão publicados no mural da Secretaria Acadêmica, no Bloco Administrativo da Universidade, e no site unesc.net, no dia 30 de janeiro. As matrículas ocorrem no dia 31 de janeiro, das 8h30 às 21 horas na Centac.

Confira os cursos disponíveis para reopção:


• Administração – Noturno
• Administração – Comércio Exterior – Noturno
• Arquitetura e Urbanismo – Matutino
• Biomedicina - Vespertino
• Ciência da Computação – Noturno
• Ciências Biológicas – Bacharelado – Noturno
• Ciências Contábeis – Noturno
• Ciências Econômicas – Noturno
• Design – Ênfase em Projeto de Produtos – Noturno
• Design de Moda – Noturno
• Direito – Matutino e Noturno
• Educação Física – Bacharelado – Matutino
• Educação Física – Licenciatura – Noturno
• Enfermagem – Noturno
• Engenharia Civil – Noturno
• Engenharia de Produção – Noturno
• Engenharia Mecânica– Noturno
• Engenharia Química– Noturno
• Farmácia – Matutino
• Fisioterapia - Matutino
• Nutrição - Noturno
• Odontologia - Matutino
• Psicologia – Matutino

Mais informações (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 16 de janeiro de 2018 às 14:24
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc ensina crianças do Bairro da Juventude aliando cultura e diversão

Projeto da Unesc ensina crianças do Bairro da Juventude aliando cultura e diversão
Alunos participaram de encontros com foco na saúde pessoal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Por meio da cultura e da diversão, 210 crianças do Bairro da Juventude aprenderam sobre os cuidados com a saúde na Unesc. Foram quatro encontros com música, teatro, brincadeiras educativas e conversas, promovidas pelo projeto de extensão “Prevenção de doenças infecciosas e parasitárias”, em 2017. As atividades, orientadas pelos professores da Universidade, Cleonice Maria Michelon e Renan Antônio Ceretta, foram promovidas pelos alunos de Biomedicina, Medicina e Odontologia desde fevereiro de 2016, e serão encerradas em fevereiro de 2018.

Os encontros buscaram orientar as crianças, do 1º e 3º ano, sobre os meios de se prevenir contra doenças infecciosas e parasitárias presentes no dia a dia. As conversas foram divididas por temáticas.

Na primeira aula, os estudantes aprenderam sobre parasitas, como o carrapato, com teatro, música, brincadeiras lúdicas e uma oficina de higienização das mãos. 

No segundo dia de conversas, as crianças receberam conhecimentos sobre a prevenção do Aedes Aegypti. Após um teatro e uma caça ao tesouro, em busca dos focos dos mosquitos, eles reuniram os aprendizados para confecção de armadilhas contra o inseto.

O terceiro encontro foi sobre infecções respiratórias. A atividade propôs a montagem de um sistema respiratório gigante, em que os participantes entraram e tiveram a oportunidade de compreender melhor a anatomia e os mecanismos dos órgãos respiratórios.

Na última troca de conhecimento, os acadêmicos de Odontologia levaram informações sobre higiene e saúde bucal, com a realização do CPO-d (contabilização de dentes cariados, perdidos e restaurados) e orientações sobre escovação e o uso de fio dental.  Após a atividade foram doados kits de higienização bucal, disponibilizados pela prefeitura de Criciúma

 A coordenadora do projeto, Cleonice Maria Michelon, comenta que o conhecimento vai além dos encontros com os estudantes. “Os benefícios se estendem também aos educadores, que tiveram a possibilidade de vivenciar diferentes metodologias de abordagem sobre o tema, podendo compartilha-los com outras turmas. As informações também vão além dos muros da Instituição, uma vez que o conhecimento construído pelos participantes será transmitido aos familiares e amigos, refletindo em melhorias para a sociedade”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de janeiro de 2018 às 18:11
Compartilhar Comente

Aprender um novo idioma pode ser a sua meta de 2018

Aprender um novo idioma pode ser a sua meta de 2018
Unesc oferece diversas modalidades aos interessados em expandir horizontes (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ir além do convencional e apostar em novos investimentos pessoais pode ser o primeiro passo de um ano de sucesso. Dentro desse contexto, aprender um novo idioma é uma alternativa em meio a abertura de possíveis oportunidades, seja dentro do mercado de trabalho ou fora dele. Na Unesc, por meio do Instituto de Idiomas, são diversas as possibilidades, entre elas: Inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, português para estrangeiros, LIBRAS, além de inglês e espanhol para crianças e adolescentes. As inscrições ocorrem a partir do dia 30 de janeiro, no Instituto de Idiomas, localizado na recepção do curso de Letras da Unesc.

Uma das questões mais importantes, sobre aprender um novo idioma, levantada pelo professor Richarles Souza de Carvalho, coordenador pedagogo do Instituto de Idiomas da Unesc, é a socialização. “Tanto num sentido micro, porque as turmas se constituem em grupos, quanto numa perspectiva macro, já que quem aprende um novo idioma relaciona-se de maneira diferente com o mundo. O olhar fica diferente, as relações mais complexas, até mais inteligentes eu diria, nas mais diversas práticas sociais cotidianas”, ressaltou.

Entre as dificuldades de ingressar em um curso de idiomas está o tempo, mas na Unesc, é possível encaixar o horário dentro da rotina da melhor forma. “Por essa razão, nossos cursos são de apenas uma vez por semana. Isso, contudo, não é uma solução, porque aumenta de certa forma a responsabilidade do estudante”, comenta Carvalho. Ele ainda ressalta que aprender um novo idioma é um investimento para a vida. “Assim sendo, ele deveria fazer parte do seu cotidiano. Como fazer isso se a aula é uma vez por semana? Escutando músicas na língua alvo, assistindo a filmes, fazendo anotações pessoais na língua em questão, exercitando nas comunidades online, etc”, exemplifica o professor.

Aplicação do TOEFL

A Unesc é a única Instituição do sul de Santa Catarina credenciada pela ETS (Educational Testing Service) como Centro Aplicador de TOEFL (Test of English as a Foreign Language), um dos testes mais reconhecidos do mundo para quem deseja comprovar a fluência em inglês. O exame mede a habilidade na língua inglesa, sendo necessário para o ingresso em instituições de ensino superior de outros países, além de fortalecer o currículo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 10 de janeiro de 2018 às 16:01
Compartilhar Comente

Artistas catarinenses têm a oportunidade de expor na Unesc

Artistas catarinenses têm a oportunidade de expor na Unesc
Edital de Exposições Temporárias já está aberto (Foto: Arquivo) Mais imagens

A arte está espalhada por todos os cantos da Unesc, e em 2018, não poderia ser diferente. Já está aberto o edital de Exposições Temporárias da Universidade, que vai selecionar artistas nascidos e residentes em Santa Catarina para expor suas obras no Espaço Cultural da Unesc “Toque de Arte”. Os interessados têm até 20 de fevereiro para realizar a inscrição. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 28 de fevereiro de 2018.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, conta que em 2017 foram realizadas três exposições na Unesc: “Sistema Operacional da Existência , de Yann Ziegler, de Santa Maria-RS; “Exercícios", de Sarah Uriarte e Kim Coimbra, de  Itajaí-SC o e “Do lado de cá do lado de lá”, de Eugênia França de Contagem-MG.

Ela explica que o Espaço Cultural “Toque de Arte” abriga exposições  temporárias de produções artísticas nas modalidades de pintura, escultura, desenho e fotografia, possibilitando também apresentações musicais, danças, performances, lançamentos de livros e outros.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 09 de janeiro de 2018 às 16:10
Compartilhar Comente

Reinauguração do Paço Municipal Marcos Rovaris marca aniversário de Criciúma

Reinauguração do Paço Municipal Marcos Rovaris marca aniversário de Criciúma
Encontro ocorreu no último sábado (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Após dois incêndios e quase dois anos e meio sem um local fixo do poder executivo da cidade, o Paço Municipal Marcos Rovaris, prédio que abriga a prefeitura de Criciúma, foi reinaugurado na noite deste sábado (6/1), juntamente com o evento festivo de aniversário da cidade. A reitora, Luciane Ceretta, prestigiou o evento.

As comemorações iniciaram ainda pela manhã do sábado, com o hasteamento das bandeiras. Já no período da tarde, ocorreram apresentações artísticas e culturais para as pessoas que transitassem pelo Parque Centenário, local que abriga a Prefeitura. Já no período da noite foi o grande momento das comemorações, com a reinauguração do prédio.

Durante o evento, um ato ecumênico realizado pelo pastor presidente da Assembleia de Deus de Criciúma, João Ceno Ohweiler, e o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, abençoaram o prédio.

De acordo com a secretária de Infraestrutura Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, a reforma foi realizada pensando em preservar a antiga identidade da Prefeitura. “Mantemos as características da arquitetura do prédio, pois ele é um patrimônio cultural do município, uma referência histórica e cultural da cidade”, afirmou.

O prefeito, Clésio Salvaro, reforçou em sua fala o serviço realizado por diversas pessoas que contribuíram para a reforma, destacando a secretária Katia, o vice-prefeito Ricardo Fabris e o ex-prefeito Altair Guidi. “Quando a gente quer fazer algo de verdade e você acredita, é preciso marcar data, por isso nós marcamos data de todas as obras que fazemos”. Salvaro ainda destacou uma frase que está registrada na entrada do prédio. “É para frente que se anda, é para cima que se olha e é com trabalho que se vence”.

Para a reitora, Luciane Ceretta, o prédio representa a história da cidade. “A reinauguração do prédio da prefeitura de Criciúma renova e retoma a auto estima do criciumense, da região e do nosso Estado. A Unesc, como parceira da prefeitura de Criciúma e do desenvolvimento da região, tem a satisfação de acompanhar este momento e de cumprimentar o prefeito Salvaro e sua equipe pela rápida obra e pelo retorno ao prédio, que é um patrimônio do município”, afirma.

Após a cerimônia, um bolo de 138 quilos foi distribuído para as pessoas que estavam presentes, seguido de um show pirotécnico e um show gratuito com os cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira.

138 anos de história

No mesmo dia da reinauguração do Paço, Criciúma celebrou o seu aniversário de 138 anos. Fundada em 6 de janeiro de 1880, por colonizadores italianos, a cidade hoje representa a cultura de diversas etnias.

Para o prefeito, hoje é um dia de agradecimento. “As pessoas me dizem: ‘Mas está difícil Salvaro’. Dificuldade é um nome dado a uma antiga ferramenta para determinar a nossa personalidade. E a nossa personalidade é o resultado daqueles que chegaram aqui há 138 anos. Que não tinham energia elétrica, internet, casa, que enfrentaram todas as dificuldades e construíram esta bela e extraordinária cidade chamada Criciúma. Essa cidade é o resultado de todos nós. Aqui se constrói pela força do trabalho de sua gente. As dificuldades são vencidas com o trabalho de cada um dos criciumenses”, destacou Salvaro.

“138 anos de história, de vida, de construções, de um povo brilhante, magnífico, trabalhador. 138 anos de uma história que merece ser contada e recontada muitas vezes e nunca, jamais ser esquecida. A Unesc neste mesmo período completa 50 anos e eu diria que nestes últimos 50 dentre os 138 anos da cidade, a Universidade está aí, marcando o desenvolvimento dessa região e deste município”, destacou a reitora da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 08 de janeiro de 2018 às 17:27
Compartilhar Comente