AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Oportunidades no mercado de trabalho vão além da graduação

Oportunidades no mercado de trabalho vão além da graduação
Futuros profissionais conhecem possibilidades de especialização (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Diversos formandos da Unesc conheceram os programas de especialização da Universidade na noite desta terça-feira (24/4). A iniciativa é do setor de Pós-Graduação da Unesc, que leva até os estudantes concluintes informações necessárias para que eles possam continuar os estudos, descobrindo novas portas de entrada no mercado de trabalho.

Esta noite foi a vez dos formandos de Engenharia Mecânica e Recursos Humanos participarem do evento. Segundo o professor Volmar Madeira, coordenador dos cursos de Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Recursos Humanos, a dúvida que os alunos mais tem é a da necessidade de continuar os seus estudos.

“O que percebemos de retorno dos estudantes que entram na especialização é o alto contato com a prática, e dos contatos que se criam dentro do curso, com outros profissionais. Muitos podem pensar que estão dando apenas continuidade à graduação, mas não, a especialização quebra esse ritmo, pela forma como ela é feita. A percepção da aplicabilidade dos conhecimentos que o estudante tem cria uma outra dimensão”, ressaltou Madeira.

Segundo a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc,  Elenice Padoin, o encontro estreita o relacionamento do egresso com a Universidade e mostra a importância da continuidade aos estudos. “Nós vamos conversar com formandos de todos os cursos para que eles entendam quais são os diferenciais da pós-graduação Unesc, quais os cursos estão sendo ofertados, quais as condições, preços e maneiras de acesso. Além disso, nós fazemos uma pesquisa com os concluintes, com o intuito de subsidiar nossas ações no planejamento dos cursos”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 22:04
Compartilhar Comente

Unesc participa do projeto Afasc Solidária

Unesc participa do projeto Afasc Solidária
Projeto reúne diversas ações de auxílio à população do município (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc firmou mais uma parceria em prol da assistência à comunidade. Na tarde desta terça-feira (24/4), a Universidade recebeu representantes da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) para a assinatura de um convênio de colaboração entre a Unesc e a Associação no projeto Afasc Solidária, em que a Universidade receberá no campus duas caixas para a arrecadação de roupas.

As roupas serão recolhidas, lavadas e doadas pela Afasc para pessoas carentes. Duas caixas de coleta serão instalados em pontos estratégicos do campus, para que a comunidade acadêmica possa realizar a sua doação.

A Afasc Solidária é um projeto desenvolvido pela Afasc, que reúne uma série de ações que são prestadas às famílias dos programas da entidade e à população do município em situação de vulnerabilidade social. Dentro destas ações desempenhadas, está a arrecadação de roupas.

A coleta é feita semanalmente ou quinzenalmente pela Afasc, de acordo com a demanda das doações. Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a Unesc sempre está de portas abertas para projetos como este. “Temos uma responsabilidade social a prezar e como somos uma Universidade comunitária não poderíamos ficar fora desta ação”, comenta.

Também estiveram presentes no encontro, a reitora, Luciane Ceretta, a chefe de gabinete da Unesc, Gisele Coelho Lopes, o diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, a coordenadora técnica da Afasc Solidária, Lucimeri Nesi e a assessora da Afasc, Magali Amboni.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 21:04
Compartilhar Comente

Estudantes conhecem possibilidades de estudar na Itália

Estudantes conhecem possibilidades de estudar na Itália
Encontro com o recrutador do sistema de ensino italiano ocorreu nesta terça-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Já pensou em concluir seus estudos em uma Universidade italiana? Os acadêmicos da Unesc participaram, nesta terça-feira (24/4), de uma conversa com o Agente Recrutador do sistema de ensino italiano, Marcos Vinicius Correa Cardenas.

Durante a troca de informações, Cardenas apresentou os processos burocráticos e as oportunidades disponíveis aos estudantes. “Meu objetivo é mostrar aos participantes os melhores meios para ter acesso ao ensino de graduação na Itália. Hoje a Unesc tem parcerias com três instituições, entre elas a universidade de Bologna, que aos seus mais de 700 anos é referência em todo o mundo”, afirma.

O recrutador ainda abordou assuntos como os requisitos de aprovação, meios de se viver na Itália, processos de cidadania e o reconhecendo profissional brasileiro diante do mercado de trabalho europeu.

Fortalecer a internacionalização

Além da conversa com Cardenas, a Unesc está promovendo outras conversas para se inserir cada vez mais no cenário mundial. O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, conta que a Universidade está promovendo atividades que vão resultar em um programa voltado à Internacionalização. “Queremos que o mundo venha para cá, desenvolver seus projetos de pesquisa, fortalecer sua graduação e até usufruir da nossa pós-graduação. Assim, vamos nos conectar com o que está acontecendo lá fora também, agregando ainda mais à excelência do ensino da nossa Universidade”, ressalta.

Referência

A Universidade é destaque no quesito internacionalização, por meio de investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e para intercâmbio de alunos com instituições de outros países. Ela ocupa a 11ª posição no ranking nacional das instituições não públicas no Brasil e o primeiro lugar neste quesito em Santa Catarina, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha).

Atualmente, a Unesc conta com seis acadêmicos estudando na Argentina, Portugal e Espanha. Além dos 107 estrangeiros em seus cursos de graduação e pós-graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 20:39
Compartilhar Comente

Trabalho é tema de roda de conversa na Unesc

Trabalho é tema de roda de conversa na Unesc
Atividade compõe a programação da semana do trabalhador (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Trabalho feminino e infantil, direitos, saúde, trabalho docente e qualidade de vida foram as temáticas debatidas por especialistas na tarde desta terça-feira (24/4) na Unesc. O encontro, alusivo à semana do trabalhador, ocorreu no Bloco P, e contou com a participação aberta de colaboradores da Unesc.

Um dos participantes do debate foi o professor João Batanolli, coordenador do programa Ânima da Universidade, que ressaltou a importância da qualidade de vida. “Nós somos feitos de água, e a qualidade de vida começa pela qualidade desses elementos em nós. Na maneira em como a gente respira, se alimenta e trata as nossas águas interiores. Então como nós tratamos esse meio ambiente interno, que está intimamente relacionado com a nossa realidade bioquímica? ”, questiona o professor.

O professor Ismael Gonçalves, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), dedicou seus estudos à história da maternidade, e junto a pesquisa, adentrou no trabalho feminino. “Historicamente as mulheres sempre trabalharam, mas foi no processo da Revolução Industrial que aconteceu alguma mudança. E nós temos uma característica em nossa sociedade muito forte que é a divisão sexual do trabalho. Como o trabalho se divide entre homens e mulheres. O assunto é importante para entender como as mulheres entram no trabalho, que é uma maneira muito diferente da oportunizada aos homens”, comentou.  

Diversos outros assuntos também foram debatidos, junto ao professor Ricardo Luiz de Bittencourt, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), que falou sobre o trabalho docente. Também com o professor Rodrigo Goldschmit, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), que falou sobre os direitos do trabalhador. A mestranda Maria Carolina dos Santos Costa, debateu com os presentes sobre trabalho infantil. Além do professor Willians Cassiano, do PPGDCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que ressaltou a importância da saúde no dia a dia de trabalho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 17:56
Compartilhar Comente

Uninversidade presente na Conferência Intermunicipal de Educação

Uninversidade presente na Conferência Intermunicipal de Educação
Evento serviu de preparação para a etapa estadual (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais que são referências em educação no sul de Santa Catarina estiveram reunidos, nesta segunda-feira (23/4), durante a Conae (Conferência Intermunicipal de Educação), e a Unesc marcou presença mais uma vez. A Universidade foi representada pela professora Gislene Camargo e pela assessora pedagógica Michele Gonçalves Cardoso. O evento ocorreu na Acic (Associação Empresarial de Criciúma).

A troca de conhecimento foi promovida em duas partes. Durante a manhã as representantes da Unesc participaram do núcleo municipal e durante a tarde foi a vez do grupo regional, com participação dos 12 municípios da Amrec.

Gislene conta que o objetivo do encontro foi de propor melhorias na qualidade da educação e de preparar os participantes para os eventos estaduais e nacionais. “Conhecemos o diagnóstico da educação no município de Criciúma em diversos segmentos e também participamos de atividades de capacitação em grupos. Ao fim, escolhemos os representantes para a etapa estadual, onde tivemos a felicidade de ter nossa assessora pedagógica, Gislene, escolhida como uma das delegadas de Criciúma”, afirma a professora.

A etapa estadual da Conferência ocorre nos dias 23 e 24 de julho, em Florianópolis. Já a etapa nacional vai ser realizada nos dias 21,22 e 23 de novembro, em Brasília.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de abril de 2018 às 16:49
Compartilhar Comente