Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc promove formação em educação ambiental para professores de Siderópolis

Unesc promove formação em educação ambiental para professores de Siderópolis
Encontro envolveu profissionais da rede municipal (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores da rede municipal de Siderópolis participaram nesta terça-feira (18/8) de formação sobre educação ambiental.  A atividade, realizada no Centro Social Urbano do município, foi conduzida pelos professores José Carlos Virtuoso e Miriam da Conceição Martins, vinculados a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). No encontro, além de reflexões teóricas, os educadores tiveram acesso a possibilidades de abordagem na formação ecológica do ambiente escolar e comunitário.

A proposta formativa – complementar a etapa anterior, realizada em fevereiro de 2017 – contemplou o aprofundamento teórico sobre educação, tendo por base o texto do autor francês Edgar Morin, do livro “A cabeça bem-feita”. Segundo Virtuoso, os cerca de 80 participantes discutiram a necessidade de se repensar o ensino como um processo de formação integral do ser humano, devendo, para tanto, desconstruir o problema de fragmentação do conhecimento, ainda tratado como partes desintegradas e presente na escola.

“Com o mesmo Morin, e apoio do pensamento de Pierre Dasereau, pioneiro da ecologia integral, os professorws refletiram sobre a visão complexa, que abrange um infinito de possibilidades na interação interdependente do homem com a natureza, tratada como um dos conceitos importantes surgidos com a segunda revolução científica, ocorrida no século 20.  Muitos dos aspectos indicados no referido contexto poderão ser trabalhados nas escolas, como forma de sensibilização para a mudança de atitude dos alunos em relação ao meio em que vivem”, afirma o professor da Unesc.

A metodologia da formação apresentou como estratégias didáticas o uso de texto musical, vídeo, discussão em grupo e apresentação de síntese em forma de seminário. Uma estratégia utilizada, popularmente chamada de “dinâmica da vaca”, fez os professores refletirem sobre a importância da comunicação e da colaboração em trabalhos coletivos, como forma de prevenir resultados ruins ocasionados por processos marcados por individualismo e fragmentação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de julho de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Reitoria recebe Associação de Pós-Graduandos da Unesc

Reitoria recebe Associação de Pós-Graduandos da Unesc
Encontro ocorreu na noite desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um momento para debater novos projetos e encaminhar ações. Foi para isso que a reitoria recebeu membros da Associação de Pós-Graduandos da Unesc na tarde desta quarta-feira (19/7).

O encontro contou com a participação do pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, da presidente da Associação, Tatiane Bellettini, da secretária Carla Simon, e da aluna Masitela de Faveri, também membro da associação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 19 de julho de 2017 às 20:48
Compartilhar Comente

Vereador entrega relatório de mandato para Reitoria

Vereador entrega relatório de mandato para Reitoria
Zairo Casagrande visitou a Unesc nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O vereador de Criciúma, Zairo Casagrande, esteve na Universidade na tarde desta quarta-feira (19/7), para um encontro com a reitora Luciane Ceretta e com o vice-reitor Daniel Preve. Durante a reunião foram abordadas possibilidades de parcerias futuras entre o Legislativo e a Unesc e o vereador entregou à Reitoria o relatório das atividades desenvolvidas durante os primeiros seis meses de seu mandato.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de julho de 2017 às 20:01
Compartilhar Comente

Bailarinos da Cia de Dança Unesc se preparam para Festival de Dança de Joinville

Bailarinos da Cia de Dança Unesc se preparam para Festival de Dança de Joinville
Eles irão participar de cursos e se apresentar em diversos palcos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A preocupação com a formação dos profissionais da dança é uma das prioridades do Festival de Dança de Joinville. E para esta 35ª edição, a organização do evento disponibilizou mais espaços para as capacitações. Serão 97 cursos, ministrados por 44 professores nacionais e internacionais. Quem está se preparando para embarcar nesse mar de conhecimento é a Cia de Dança Unesc, que vai levar duas coreografias para os palcos do evento.

Segundo a coreógrafa da Cia de Dança, Viviane Candiotto, para os profissionais que trabalham em prol da formação de uma cidadania cultural, as trocas são muito importantes. “Essa vivência que os cursos oferecidos proporcionam são uma oportunidade ímpar de capacitação, que se concentra na cidade. Para o grupo, participar do Festival implica também estar presente nos cursos de formação”, comentou.

Participação

A Cia de Dança Unesc vai levar duas coreografias, uma de Danças Urbanas e outra de Danças Populares. O festival ocorre no Centreventos Cau Hansen e no Teatro Juarez Machado, em Joinville, de 18 a 29 de julho. Além das apresentações, o grupo também vai participar dos cursos de “Dança Flamenca”, “Danças Urbanas”, “Teoria da Dança em o Legado da Rússia no Século XIX” e “Conceitos de Design de Iluminação”.

Saiba mais

A Cia de Dança Unesc  é um projeto gratuito, vinculado ao Setor de Arte e Cultura, sob a coordenação de Amalhene Baesso Reddig e tem como coreógrafa a professora Viviane Candiotto. Participam do grupo estudantes, colaboradores da Unesc e comunidade externa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 19 de julho de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Unesc prepara profissionais para trabalhar em laboratórios de análises clínicas

Unesc prepara profissionais para trabalhar em laboratórios de análises clínicas
Troca de conhecimento vai preparar os profissionais para o mercado de trabalho (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma capacitação na Unesc vai proporcionar os conhecimentos necessários para quem deseja trabalhar em laboratórios de análises clínicas. O curso de extensão “Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas” está com inscrições abertas e ocorre no dia 19 de agosto, das 8 às 12 horas.

O objetivo do encontro, ministrado pelo professor Emanuel de Souza, é preparar o profissional para o mercado de trabalho, desde a recepção e auxílio de Bioquímicos e Biomédicos, até as coletas de materiais e realização de exames nas mais diversas áreas.

Durante a troca de conhecimentos, o professor também vai compartilhar técnicas e informações sobre os processos de trabalhos em laboratórios, parasitologia, microbiologia, imunologia e outros assuntos.

Inscrições e informações no telefone 3431-2570 ou pelo e-mail sce@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 19 de julho de 2017 às 14:07
Compartilhar Comente