Central de Atendimento ao Acadêmico

Calouros e veteranos da Unesc podem concorrem a bolsas de estudo pelo Uniedu

Calouros e veteranos da Unesc podem concorrem a bolsas de estudo pelo Uniedu
Aline é uma das acadêmicas que conta com a bolsa para realizar o sonho de cursar enfermagem (Foto: Mayara Cardoso/ Arquivo) Mais imagens

Está lançada mais uma oportunidade para o início ou continuidade da vida acadêmica de estudantes na Unesc. Por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), calouros e veteranos podem garantir bolsas de estudo e de pesquisa e extensão que englobam todos os cursos de graduação presencial e em modelo de Ensino a Distância (EAD) da Universidade. O edital que abre as inscrições para as mais de duas mil bolsas foi publicado nesta terça-feira (25/1). Os interessados devem postar os documentos exigidos até o dia 8 de março, no site do Uniedu.

As bolsas conquistadas por meio do Programa têm transformado vidas como a da Içarense Aline Rodrigues Teixeira, de 34 anos. Ela precisou deixar a escola na oitava série, quando engravidou do primeiro filho. A partir dali ela chegou a pensar que nunca mais poderia realizar o sonho de cursar uma graduação, até que foi apresentada ao Uniedu por um amigo, em 2020. “Ele me explicou o processo e disse que eu poderia conseguir. Com esperanças, me inscrevi e passei. Aquilo que eu nem cogitava aconteceu: entrei na Unesc para realizar meu sonho de cursar enfermagem”, destacou a acadêmica.

Assim como Aline, aqueles que sonham em entrar no universo da academia podem, sim, encontrar nas bolsas do Uniedu uma oportunidade de transformação. Para participar do processo seletivo que leva em consideração o seu Índice de Carência do Estudante (ICE) dos candidatos basta que o interessado realize seus cadastros na plataforma do Governo do Estado, apresentando a documentação necessária, e que resida em Santa Catarina há pelo menos dois anos.

Conforme a coordenadora de Atenção ao Estudante (Centac), Juliana Lora, as inscrições são divididas entre os estudantes que já possuem cadastro e buscam a renovação da bolsa e aqueles que pleiteiam a bolsa pela primeira vez. “Estaremos com uma comissão à postos para fazer uma análise da documentação apresentada pelos candidatos buscando garantir que eles estejam aptos a concorrer às bolsas. É de extrema importante que os interessados não deixem para a última hora, pois caso haja necessidade de substituir ou acrescentar alguma documentação, pode não haver tempo hábil e acabem perdendo a bolsa”, alerta.

O passo a passo para o cadastro e a lista completa de documentos necessários para a participação, assim como a forma de publicá-los no site, foram disponibilizados pela Unesc no endereço unesc.net/uniedu.

Simulação para matrícula

Para aqueles que não estiverem matriculados, conforme Juliana, é possível fazer uma simulação do Índice de Carência e, tendo resultado que indique a aprovação, sinalizar a matrícula que será abonada pela bolsa. “Essa é uma forma de oportunizar que mesmo os estudantes que não têm condições de bancar a matrícula para garanti-la, possam encaminhá-la. Ao simular, conseguimos fazer uma previsão da aprovação ou não da bolsa e, caso os números apontem positivamente, encaminhar a matrícula antecipadamente”, explica.

Apoio para as inscrições

A expectativa da Universidade é de que mais de duas mil pessoas sejam beneficiadas com as bolsas do Uniedu, sejam novos alunos ou que estão dando continuidade aos estudos.

Para orientá-los presencialmente a Centac atende de segunda a sexta-feira das 8h30 às 21h no Bloco do Estudante na Unesc. De forma virtual é possível entrar em contato pelo WhatsApp institucional (48) 99644 1887 clicando no ícone “bolsas Uniedu”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de janeiro de 2022 às 18:02
Compartilhar Comente

Acadêmicos podem concorrer a bolsas de estudo pelo Uniedu

Acadêmicos podem concorrer a bolsas de estudo pelo Uniedu
Edital para concessão de Bolsas foi publicado nesta quinta-feira (1/7) pela Unesc (Foto: Arquivo/ Mayara Cardoso) Mais imagens

Os estudantes da Unesc têm, a partir desta quinta-feira (1/7), mais uma grande oportunidade de conquistarem bolsas de estudo no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Isso porque a Secretaria de Estado da Educação lançou nesta data o novo edital de inscrições para o Programa.

O período de inscrição está aberto para novos cadastros e para atualização dos já existentes até o dia 23 de agosto no Sistema do Uniedu na página uniedu.sed.sc.gov.br.

A concessão das bolsas ocorre por ordem do Índice de Carência do Estudante (ICE), e para estar apto a participar, o aluno precisa ter todos os documentos solicitados em edital postados e aprovados por uma Comissão Técnica elencada para conferência. Podem participar estudantes de graduação presencial, graduação em modelo de Ensino a Distância, calouros ou veteranos que morem em Santa Catarina há pelo menos dois anos.

Conforme a coordenadora da Atenção ao Estudante, Juliana Lora, nesta edição o Uniedu oportunizará aproximadamente 500 novas bolsas de estudo. “Atualmente contamos com 1.530 bolsas concedidas a acadêmicos dos mais diversos cursos por meio do Uniedu e temos a felicidade de expandir esse número para mais de 2 mil contemplados graças à ampliação de recursos governamentais”, destaca.

A Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) da Unesc está à disposição para sanar as dúvidas e, de acordo com Juliana, colaborar para que as inscrições sejam feitas de forma completa e correta pelos alunos. Mais informações podem ser obtidas com o setor nos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500 ou no site unesc.net/uniedu.

Participação dos acadêmicos nas decisões

Em 2021 o teto máximo de descontos na modalidade de bolsas de estudo do Artigo 170 e Artigo 171, será de 70% para os acadêmicos da Unesc. Este número foi elencado já no primeiro semestre em reunião entre os representantes dos Centros Acadêmicos dos cursos e lideranças do Diretório Central dos Estudantes com a pró-reitoria Acadêmica, Centac setores jurídico e financeiro da Universidade.

A decisão, conforme Juliana, foi realizada de forma compartilhada e democrática, “ a grande alteração do processo de concessão de bolsas do ano de 2020 para 2021 foi o fato de o percentual de bolsas ser definido pela Instituição, o que, na Unesc, foi feito com a participação efetiva dos estudantes”, completa.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de julho de 2021 às 21:07
Compartilhar Comente

Estudantes concorrem a bolsas de estudo na Unesc pelo ProUni a partir desta terça-feira

Estudantes concorrem a bolsas de estudo na Unesc pelo ProUni a partir desta terça-feira
Programa nacional abre inscrições para bolsas integrais em cursos presenciais e de Ensino a Distância na Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A partir desta terça-feira (12/1) estarão abertas as inscrições para os cursos de graduação da Unesc com bolsas de estudo integrais a partir do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal. Neste ano a seleção dos aprovados será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, já que a prova correspondente a 2020 ainda não foi realizada por conta da pandemia de Covid-19.

Na Unesc a oportunidade estará aberta para 236 bolsas integrais de estudo. Para concorrer a uma das vagas o estudante precisa ter realizado o Enem em 2019, ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e ter renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa.

Ao realizar a inscrição, conforme a assistente social da Central de Atendimento ao Estudante (Centac) da Unesc, Janimara Ló, o candidato precisa acessar o site www.prouniportal.mec.gov.br, selecionar o curso e a Unesc instituição de ensino escolhida. “A divulgação dos selecionados em primeira chamada será realizada na próxima terça-feira, dia 19 de janeiro. Já a segunda chamada terá divulgação no dia 1º de fevereiro”, acrescenta.

Conforme a coordenadora da Centac, Juliana Lora, neste ano a Unesc ofertará bolsas de 100% em cursos da Unesc Criciúma e da unidade Araranguá, sendo cursos presenciais e de Ensino a Distância.

A entrega da documentação necessária para confirmação das informações socioeconômicas, conforme Juliana, deverá ser entregue pelos candidatos pré-classificados a partir da divulgação dos selecionados. As comprovações podem ser encaminhadas por e-mail para o endereço prouniunesc@unesc.net. Na página da Unesc o candidato encontra a lista completa de documentos necessários para a entrevista.

Caso o aluno tenha dificuldade no envio dos documentos de forma virtual ele poderá agendar horário para entrevista presencial na Unesc por meio do telefone (48) 3431-2545 ou Whatsapp (48) 996441887.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de janeiro de 2021 às 20:43
Compartilhar Comente

Abertas as inscrições para o processo seletivo do Artigo 170

Abertas as inscrições para o processo seletivo do Artigo 170
Neste ano, acadêmicos da Unesc podem entregar a documentação antes do prazo estipulado (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os alunos Unesc interessados em concorrer a uma bolsa de estudos do Artigo 170 podem participar do processo seletivo que concede benefícios de até 100%. Para participar, os candidatos devem realizar o cadastro no site do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) e preencher o formulário de inscrição do Artigo 170 no site da Unesc. O prazo de inscrições fica aberto até dia 18 de março. Em 2019, os acadêmicos da Unesc poderão entregar os documentos na Central de Atendimento ao Estudante antes do prazo estipulado.

A bolsa garante benefícios de percentual no valor da mensalidade do curso, variando de acordo com a análise da situação socioeconômica. Para receber a bolsa, o aluno precisa estar regularmente matriculado em um curso de graduação da Universidade. O benefício mínimo é de 25%, podendo chegar a 100%.

De acordo com a gerente da Central de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostin, a bolsa é importante para os estudantes. “O benefício é uma oportunidade da permanência do acadêmico dentro da Universidade”, comenta.

A estudante da terceira fase de Enfermagem da Unesc, Izabela Boselli, afirma que a bolsa garante um desconto essencial no valor da mensalidade. “Se eu não ganhasse o Artigo 170, não estaria estudando, pois não tenho condições de arcar com toda a mensalidade”, explica.

Facilidade na documentação

O prazo final de entrega da documentação é dividido por cursos e acontecerá do dia 19 a 22 de março, porém, neste ano, após os acadêmicos da Unesc realizarem o cadastro no Uniedu e no site da Universidade, eles já poderão entregar os documentos antes da data.

Isso possibilitará que a Central de Atendimento ao Estudante já inicie a avaliação dos documentos. De acordo com Mira, este processo apresenta comodidade ao acadêmico. “É importante que não se deixe para a última hora e, assim, com a documentação já pronta, podemos verificar se tudo está de acordo com os requisitos necessários”, acrescenta.

O atendimento para esclarecimentos sobre o Artigo 170 ou sobre bolsas deve ser realizado na Central de Atendimento ao Estudante. “Com isso o acadêmico não precisa passar por dois setores, ele vem buscar ajuda em um lugar só”, finaliza.

Confira o cronograma e o passo a passo  

Cadastre-se no site do Uniedu  e no site da  Unesc 

Confira o edital completo 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 15 de fevereiro de 2019 às 09:28
Compartilhar Comente

Inicia prazo para de entrega da documentação dos candidatos a bolsas na Unesc

Inicia prazo para de entrega da documentação dos candidatos a bolsas na Unesc
Entrega refere-se aos participantes do Artigo 170 e da Bolsa da PMC (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estudantes da Unesc que estão participando do processo seletivo de bolsas de estudos para o segundo semestre de 2018 devem ficar atentos. Nesta quinta-feira (8/8) iniciou a entrega dos documentos do Artigo 170. Esse prazo continua até o dia 13 de agosto. Já no dia 14 de agosto iniciam as entregas da documentação dos candidatos para a Bolsa PMC (Prefeitura Municipal de Criciúma).

A documentação do Artigo 170 deve ser entregue na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), das 8 às 21 horas, porém o acadêmico deve ficar atento às datas, pois cada curso tem um dia específico para a entrega. Para verificar o cronograma, basta acessar o link.

O Artigo 170 é uma bolsa concedida pelo Governo do Estado, que pode disponibilizar um benefício de até 40% de descontos para os participantes.

Já a entrega de documentos das Bolsas PMC, que inicia dia 14, segue até 17 de agosto e deve ser realizada no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris, situado na rua Domênico Sônego, nº 542, no Bairro Santa Bárbara, em Criciúma. O acadêmico também deve ficar atento às datas, pois cada curso tem um dia específico para a entrega. Para verificar, basta acessar o link. Na Bolsa PMC, o benefício pode chegar até 50% para alunos carentes e 100% para estudantes carentes e com deficiência. Ele é concedido pelo poder municipal para pessoas que residam há mais de cinco anos em Criciúma.

De acordo com a gestora da Gerência de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostin, as bolsas são uma valorização do aluno. “É uma forma de permanência do acadêmico dentro da Instituição, já que, através estes descontos, possibilita que os estudantes concluam as suas graduações”, enfatiza.

Mais informações com a Centac pelo telefone (48) 3431-2545.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de agosto de 2018 às 16:08
Compartilhar Comente