Fisioterapia

Solidariedade: Curso de Fisioterapia promove ação em prol da Casa Guido

Solidariedade: Curso de Fisioterapia promove ação em prol da Casa Guido
Bazar Solidário ocorre em 13 de setembro, no Bloco da Reitoria (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Fisioterapia da Unesc está promovendo um bazar em prol da Casa Guido. O espaço, onde crianças e adolescentes encontram um conforto em meio aos problemas de saúde, está à venda. E, para que a entidade continue ajudando e realizando sonhos naquele local, está sendo promovida uma arrecadação solidária para a compra das instalações. O Bazar Solidário ocorre no Bloco da Reitoria, no dia 13 de setembro, em todos os períodos.

Espirito solidário


Compartilhando o espirito de solidariedade, o evento buscou doações, que se encerraram nesta quinta-feira (31/9), superaram as expectativas dos organizadores. O valor total obtido com as vendas do bazar será destinado para a Casa Guido. “Nós do curso estamos muito empolgados com a iniciativa e com a ideia. Pretendemos realizar mais ações, aproveitando o apoio e espaço que a Universidade disponibiliza”, destacou a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ariete Inês Minetto.

A acadêmica Joice de Abreu Brandolfi conta como surgiu a ideia. “Foi em uma conversa com a minha família sobre o que faríamos com as roupas que não usávamos mais e que estavam esquecidas no guarda-roupa. Eles me incentivaram e iniciaram uma campanha forte de arrecadação. Assim que falei com a coordenação do curso de Fisioterapia, eles abraçaram a ideia e estão dando todo o apoio necessário”, afirma.

Nesta ação, o curso conta com a parceria do Lafibe (Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 31 de agosto de 2017 às 15:18
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Fisioterapia, participam da Corrida Do Bem 2017 - 7ª Etapa Criciúma

No dia 20 de agosto no Parque das Nações Cincinato Naspolin em Criciúma/SC, ocorreu a 7ª Etapa da Corrida Do Bem evento promovido pelo SESI, entidade da FIESC , recebeu 745 inscrições. Acadêmicos do curso de Fisioterapia acompanhados pelo professor Robson Pacheco deram auxílio aos participantes da corrida. O acadêmico Lael Dias Gomes participou da competição.

Por: Simone Lidio 30 de agosto de 2017 às 08:21
Compartilhar Comente

Bazar Fisioterapia Guido

Bazar Fisioterapia Guido
Mais imagens

O Curso de Fisioterapia está desenvolvendo um bazar beneficente em prol do Grupo pela Unidade Infanto-Juvenil de Onco-Hematologia (Casa Guido) do município de Criciúma, a realização do evento será no espaço do Bloco da Reitoria (ao lado da Biblioteca Professor Eurico Back - UNESC ) no dia 13 de setembro de 2017 nos períodos: matutino, vespertino e noturno. 

A casa em que o grupo está é alugada e está à venda, para que o grupo possa continuar onde está, pertinho do hospital onde as crianças e adolescentes possuem atendimento rápido e fácil deslocamento, o grupo precisa arrecadar o valor para a compra da casa. Ajude a realizar esse sonho!

Para a realização do evento, está se iniciando a arrecadação de peças para doação, sendo estas variadas, incluindo: itens de vestuário como roupas e acessórios. Aos acadêmicos ou pessoas que tiverem interesse em colaborar por meio da doação de peças para a posterior venda no bazar, estes itens estarão sendo recolhidos até o dia 31 de agosto de 2017, estas peças podem ser depositadas nas Clínicas Integradas da Unesc, onde há uma caixa identificada para alocamento.

O valor total obtido com as vendas do bazar será destinado para a Casa Guido, onde terá finalidade assistencialista e suporte para a compra da sede.

Por: Simone Lidio 09 de agosto de 2017 às 08:57
Compartilhar Comente

Participação no Núcleo Extensionista Rondon – UDESC e Integração de Conhecimentos por Meio do Programa de Assistência Interdisciplinar Uroginecológica (Proauro) da UNESC

Participação no Núcleo Extensionista Rondon – UDESC e Integração de Conhecimentos por Meio do Programa de Assistência Interdisciplinar Uroginecológica (Proauro) da UNESC
Fonte: Proauro (2017) Mais imagens

Criado em 2010, o Núcleo Extensionista Rondon (NER - UDESC), uma das principais ações de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional, buscando-se, assim, a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da universidade diante a realidade social (Figura 1).

No ano de 2017 a Udesc firmou uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), sendo que a partir de agora as ações do NER-UDESC são realizadas em conjunto com a Unesc e mais 11 instituições de ensino superior (IES) parceiras. Do dia 12 ao dia 22 de julho de 2017, aconteceu a Operação Caminhos do Sul, em 22 municípios do sul do estado de Santa Catarina, onde uma das voluntárias do projeto de extensão vinculado ao Território Paulo Freire, Programa de Assistência Interdisciplinar Uroginecológica (Proauro), participou representando a Unesc e o projeto de extensão em que está inserida.

                       
            Dentro desta participação, a acadêmica desenvolveu oficinas para os agentes comunitários de saúde (ACS) sobre os principais distúrbios uroginecológicos assistidos pelo projeto de extensão Proauro, como: vaginismo, incontinência urinária e prolapsos vaginais. As oficinas foram ministradas para os ACS da Unidade Básica de Saúde Ambrósio no município de Garopaba em Santa Catarina durante a Operação Caminhos do Sul, contando com um público total de 50 pessoas em dois momentos, sendo 30 mulheres e 20 homens (Figura 2). As oficinas continham um perfil interativo, a abordagem do tema fora feita de forma expressiva e dialogada (roda de conversa), com orientações e uma demonstração dos exercícios a serem realizados indicados para estes tipos de distúrbios. Utilizando materiais como modelo reprodutor pélvico tridimensional em acrílico e colchão para demonstração de exercícios para o assoalho pélvico e períneo (Figura 3).

A oficina explanou sobre a atuação interdisciplinar preconizada pelo Proauro e alertou sobre ações do promoção e prevenção de saúde realizadas junto a comunidade assistida pelo projeto, para que pudessem ser mimetizadas pela UBS Ambrósio de Garopaba-SC.

 

Por: Simone Lidio 09 de agosto de 2017 às 08:48
Compartilhar Comente