Fisioterapia

PROFESSOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA TEM TRABALHOS PREMIADOS NA XI JORNADA BRASILEIRA DE QUEIMADURAS

PROFESSOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA TEM TRABALHOS PREMIADOS NA XI JORNADA BRASILEIRA DE QUEIMADURAS
Fisioterapia Mais imagens

Nesta sexta-feira, 31/05/2019, o professor do Curso de Fisioterapia da Unesc, Paulo Silveira Lock, teve dois trabalhos premiados sob sua orientação, um deles foi na XI Jornada Brasileira de Queimaduras, que está ocorrendo em Belo Horizonte. Entre os autores do trabalho estão a acadêmica do curso de Fisioterapia Rubya Zaccaran, a Fisioterapeuta e egressa do curso Priscila S. de Souza Victor, a professora Daniela Haupenthal, dentre outros. As acadêmicas Carla Pacheco, Rubya Zaccaron, ambas do curso de Fisioterapia, e a Fisioterapeuta Priscila de S. Souza Victor estão participando da Jornada.

Por: Ariete Inês Minetto 31 de maio de 2019 às 21:50
Compartilhar Comente

FISIOTERAPIA: DISCIPLINA TERAPIA MANUAL II EM PARCERIA COM O IFSC

FISIOTERAPIA: DISCIPLINA TERAPIA MANUAL II EM PARCERIA COM O IFSC
Fisioterapia Mais imagens

Neste semestre, a disciplina Terapia Manual II, ministrada pela professora Hérica Salvaro, teve três encontros associando a teoria e prática no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Por: Ariete Inês Minetto 27 de maio de 2019 às 13:32
Compartilhar Comente

PROJETO BEM VIVER COM ALZHEIMER: ACADÊMICAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA MINISTRAM PALESTRA NO CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO SÃO DEFENDE

PROJETO BEM VIVER COM ALZHEIMER: ACADÊMICAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA MINISTRAM PALESTRA NO CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO SÃO DEFENDE
Fisioterapia Mais imagens

Nesta sexta, 24/05/2019, as acadêmicas da 5ª fase do curso de Fisioterapia, Brenda Silvestre e Pietra Trombin, integrantes do projeto Bem Viver com Alzheimer coordenado pela professora Évelin Vicente, apresentaram  a palestra intitulada "Promoção à Saúde: Bons hábitos de vida para prevenção de doenças", bem como fizeram  uma dinâmica de grupo sobre sáude no Centro Comunitário do bairro São Defende em Criciúma-SC. 

Por: Ariete Inês Minetto 24 de maio de 2019 às 19:41
Compartilhar Comente

PROFESSORES DO CURSO DE FISIOTERAPIA RECEBEM HOMENAGEM NO III CONGRESSO BRASILEIRO E II INTERNACIONAL DA ABRAFITO

PROFESSORES DO CURSO DE FISIOTERAPIA RECEBEM HOMENAGEM NO III CONGRESSO BRASILEIRO E II INTERNACIONAL DA ABRAFITO
Fisioterapia Mais imagens

Entre os dias 23 a 25 de maio estará ocorrendo o III Congresso Nacional e o II Internacional da ABRAFITO – COBRAFITO 2019 em Belo Horizonte. Os professores do curso de Fisioterapia Willians Longen e Sandro Ressler estão participando do congresso. No dia 23/05/2019, os professores receberam homenagem no III Congresso Nacional da ABRAFITO (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica).

Por: Ariete Inês Minetto 24 de maio de 2019 às 19:21
Compartilhar Comente

Projeto Saúde Construção Civil promove qualidade de vida aos trabalhadores

Projeto Saúde Construção Civil promove qualidade de vida aos trabalhadores
Objetivo da extensão é de apresentar aos trabalhadores os hábitos que devem ser seguidos no cotidiano (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um projeto pensado para os trabalhadores da construção civil. Esse é o foco do projeto Saúde na Construção Civil. Fruto de uma parceria entre os cursos de Fisioterapia, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Unesc, ele impacta principalmente na qualidade de vida dos trabalhadores. Na última semana, os participantes do projeto realizaram o fechamento da primeira etapa de trabalhos com os colaboradores da construtora Eza, de Criciúma.

No Brasil, o setor da construção civil ainda é caracterizado pelo baixo grau de mecanização e grande utilização de mão de obra. O alto índice de lesões dos trabalhadores e de desconforto causado no âmbito de trabalho são cotidianamente observados.

Com isso, o projeto Saúde na Construção Civil busca promover subsídios ergonômicos a fim de melhorar a saúde de profissionais da área, além de conscientizar os trabalhadores dos riscos ocupacionais e como preveni-los. O projeto é realizado com acadêmicos dos três cursos, que observam os trabalhadores, estudam os impactos e apresentam as melhorias que podem ser realizadas por eles.

De acordo com a professora do curso de Engenharia Civil, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, os trabalhadores da construção civil passam a maior parte do seu dia a dia dentro dos canteiros de obras e muitas vezes não tem a conforto correto nos locais de trabalho. “Isso acaba prejudicando a vida do trabalhador, pois é o bem-estar dele tanto no serviço quanto em casa”, comenta. “Quando o profissional trabalha bem, com qualidade de vida, a sua produtividade aumenta e a qualidade do trabalho também”, completa a professora.

Interdisciplinaridade


O projeto envolve três cursos de graduação da Universidade. No curso de Engenharia Civil é observado o orçamento de obras, os materiais da construção civil, seus sistemas e estruturas. No curso de Engenharia de Produção, é observada a produção ergonômica do trabalho, a produtividade e a engenharia de segurança. Já no curso de Fisioterapia, os acadêmicos observam a ergonomia, a fisioterapia do trabalho, a promoção da saúde e a gestão em fisioterapia.

Para Elaine, a interdisciplinaridade entre os cursos mostra o engajamento e a troca de informação entre as três áreas. “Qualquer um dos profissionais vai encontrar problemas nas suas atuações, e essa troca direta de informações enriquece demasiadamente a integração e a produtividade”, explica.

Etapas do projeto


O projeto é dividido em cinco etapas. Os acadêmicos primeiro realizam a Fase de Diagnóstico, Fase Propositiva, Fase de Acompanhamento de Obras, Fase de Avaliação e, por fim, a Promoção de Melhorias.

“Primeiro são realizadas as entrevistas com os trabalhadores, depois são apresentados os resultados das pesquisas e as constatações das partes que necessitam um olhar mais adequado na hora do serviço, mostrando a eles a maneira correta de realizar e prevenir malefícios à saúde”, comenta Elaine.

Na última sexta-feira (17/5), o grupo realizou o fechamento dos trabalhos realizados na empresa Eza, de Criciúma. Após todas as etapas, os acadêmicos apresentaram para os trabalhadores as formas corretas de realizar o seu trabalho diário, prevenindo assim malefícios na saúde, como dores no corpo e lesões internas. No fechamento, foram realizadas ainda atividades de alongamentos para que os trabalhadores repitam diariamente, além da entrega de uma cartilha com dicas para serem efetuadas.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de maio de 2019 às 19:00
Compartilhar Comente