Fisioterapia

Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional ministra palestra para alunos da Unesc

Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional ministra palestra para alunos da Unesc
Evento é exclusivo para membros da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (LAFINEURO) da Unesc inicia suas atividades com um grande evento exclusivo. No dia 1º de dezembro, os membros têm um encontro marcado com a presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), doutora Geciely Munaretto. O encontro será via Google Meet a partir das 18h30.

A Liga nasceu do protagonismo acadêmico, dentro da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional 1. Em conjunto com a professora Évelin Vicente, os estudantes concretizaram a ideia e prosseguiram com os processos formais para dar vida à iniciativa.

O propósito é fortalecer o aprendizado na área de Fisioterapia Neurofuncional e, por consequência, tornar a experiência de aprendizados desenvolvida ao longo da graduação mais completa. “Isso fortalece o Projeto Pedagógico do curso (PPC) e incentiva a pesquisa acadêmica, importantes para mantermos o curso forte e conquistar destaque no Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade)”, destaca Évelin.

A proposta é realizar encontros quinzenais para a realização de eventos e discussões relacionadas à área de estudos. O grupo já é composto por 23 integrantes, que também dialogam em um grupo no WhatsApp. A estrutura da Liga é composta pela professora supervisora, colaboradores e acadêmicos, os membros efetivos.

Primeiro grande evento

Oficializando a criação da Liga, Geciely Munaretto foi convidada para compartilhar suas reflexões com os membros da LAFINEURO. Após o aceite do convite, a presidente recebeu uma caneca e uma máscara personalizada. “Fiquei super emocionada com a lembrança. Tanto a máscara quanto a caneca ficaram muito bonitas. Vou preparar a palestra com muito carinho”, agradeceu Geciely.

Além do cargo de liderança na Associação, a convidada é fisioterapeuta. O evento contará com o sorteio de uma caneca e de uma máscara personalizada da LAFINEURO. Para participar, os estudantes podem procurar o Instagram da Liga no @ lafineurounesc ou mandar e-mail para eve@unesc.net, em contato direto com a professora supervisora da Liga. Os membros receberão o link de acesso nos dias anteriores ao evento.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2020 às 17:46
Compartilhar Comente

Novo projeto da Unesc oferece atendimento gratuito em acupuntura e práticas integrativas

Novo projeto da Unesc oferece atendimento gratuito em acupuntura e práticas integrativas
Serviços são complementares ao processo de reabilitação e tratamentos similares (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O processo de reabilitação física ou mental pode ser incômodo e desafiador. O paciente tem em sua rotina as dores, os compromissos com a saúde e as responsabilidades da vida, para além da recuperação. Quem necessita de auxílio neste percurso, a partir desta segunda-feira (23/11), já pode contar com o amparo especial do projeto AMAPI (Atendimento Multidisciplinar em Acupuntura e Práticas Integrativas), que oferece atendimentos gratuitos e especializados desenvolvidos na Unesc.

São casos como os da primeira paciente, a Mônica Pavuk da Silva. Ela trabalhou como caixa de supermercado por mais de dois anos, sempre desenvolvendo as mesmas atividades repetitivas. Essa rotina ocasionou em problemas de saúde, ósseos, nervosos e até musculares. “Minhas dores começam na lombar e na cervical, irradiando para os braços e perna direita”, explica.

Para tratar as dores, ela iniciou um tratamento de fisioterapia na Universidade. Porém, a necessidade de uma intervenção cirúrgica impediu a retomada das consultas até fevereiro ou março de 2021. Quando sem alternativas, a paciente ficou sabendo do projeto AMAPI e encontrou um espaço de acolhimento e de carinho para tratar suas dores.

Minutos após a consulta inicial, uma pequena entrevista para a identificação e planejamento do tratamento, Mônica já teve sua primeira sessão de acupuntura. Assim como Mônica, quem necessita recorrer a um tratamento especializado em práticas integrativas pode procurar Clinica de Fisioterapia da Unesc, no telefone (48) 3431-2654.

Conforme a coordenadora do projeto, professora doutora Évelin Vicente, as primeiras consultas serão restritas à acupuntura e o objetivo é expandir as opções de tratamento após algumas semanas. Auriculoterapia, cromoauriculoterapia, aromaterapia e outros serviços serão incluídos no projeto. “A criação do AMAPI busca sair do convencional. A proposta é agregar as práticas em auxílio ao processo de reabilitação e terapêutico dos pacientes, com o foco no bem-estar e podendo ajudar na redução de dores, ansiedade, depressão, cefaleia e trazendo muitos benefícios. São tratamentos de bastante eficácia”, pontuou.

O projeto inicia com a oferta de tratamentos semanais, todas segunda-feira em parceria com o Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador) e Amovi (Associação Amor a Vida), que encaminharão pacientes que necessitarem da abordagem oferecida.

Conforme houver possibilidade, será realizada a inserção de estudantes da área de saúde, agregando também à construção dos saberes científicos, formação acadêmica e a capacidade de atendimentos.

Além de Evelin, o projeto voluntário tem a coordenação do professor mestre e coordenador do Curso de Biomedicina, Emanuel de Souza; do professor mestre do curso de Fisioterapia, Lee Gi Fan, e da professora doutora do curso de Farmácia, Flavia Rego.




Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2020 às 16:31
Compartilhar Comente

Colação de Grau Especial marca a entrega de excelentes profissionais ao mercado nesta quinta-feira

Colação de Grau Especial marca a entrega de excelentes profissionais ao mercado nesta quinta-feira
Seis cursos da Unesc tiveram acadêmicos formados no evento (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As áreas de Ciências Econômicas, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina e Nutrição ganharam, na tarde desta quinta-feira (12/11), novos profissionais dispostos a fazer a diferença no mercado. Eles colaram grau em seus cursos em Cerimônia Especial realizada pela Unesc por meio do YouTube.

Mesmo de forma virtual os formandos da tarde vivenciaram as experiências de realizarem o juramento da profissão escolhida e tiveram o grau outorgado pela Universidade, por meio da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, responsável por presidir a cerimônia.

Em discurso emocionante, a graduanda em Medicina, Cristiane Vieira, oradora escolhida pelo grupo, relembrou a trajetória dos últimos anos em busca da conquista que se consolidou nesta quinta-feira. Ao finalizar a fala, Cristiane desejou uma excelente carreira a todos e deixou um pedido final. “A nossa frente, buscando ajuda, sempre haverá o amor de alguém, com defeitos, medos e anseios, assim como nós, por isso, nunca deixem de lado a empatia, meus colegas”, finalizou.

Ao parabenizar cada um dos formados pela conquista celebrada, a representante da reitoria da Unesc, Fernanda Sônego, lembrou a importância da família e dos amigos no suporte ao longo da caminhada da graduação. Conforme a diretora, o conhecimento obtido na Universidade será o instrumento para que busquem o sucesso e a realização profissional somado

“Caros graduados e graduadas, vocês escolheram essas profissões e as profissões nunca se impõem, mas se elegem, se escolher. Procurem fazer dela o melhor que puderem. Todas as carreiras predispõem de uma disposição ética para além da formação técnica. Não se afastem dela. O conhecimento, a instrução, a formação técnica e humana são condicionantes que lhes permitem exercer a profissão, mas o êxito de cada um só será alcançado com muita dedicação e comprometimento”, pontuou.

A cerimônia de Colação de Grau Especial pode ser assistida na íntegra no canal Unesc TV no YouTube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de novembro de 2020 às 15:42
Compartilhar Comente