Fisioterapia

Professores da Unesc vão compor Câmara Técnica do Crefito-10

Professores da Unesc vão compor Câmara Técnica do Crefito-10
Decisão foi tomada no início da última semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores do curso de Fisioterapia da Unesc, Sandro Ressler e Willians Longen, vão compor a Câmara Técnica de Fisioterapia Traumato-Ortopédica do Crefito-10 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina). A decisão foi tomada no início da última semana.

Conforme Longen, as Câmaras Técnicas são responsáveis por analisar e emitir pareceres e prestar assessoria ao Conselho Profissional, atuando em casos que envolvem a Fisioterapia no campo da Traumato-Ortopedia. “É uma área de atuação do profissional de grande relevância, pois envolve a maioria dos transtornos de ordem ortopédica e traumatológica, perspectivas de promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação musculoesquelética das pessoas”, esclarece.

O professor também destaca ainda a Câmara em evidencia no âmbito acadêmico. “A atuação da Câmara Técnica também está envolvida na graduação e no curso de Pós-Graduação Lato Sensu e Strico Sensu, envolvendo várias dimensões da funcionalidade humana”, completa.

Os docentes passarão a integrar a Câmara acompanhados de outros dos profissionais Issislan Kuhn, de Concórdia, e Marcos Lisboa, de Florianópolis.

Atuação


Os professores já contam com experiência em gestão de saúde. Como membros efetivos da Abrafito (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica), Longen e Ressler presidem a Abrafito-SC em gestão de 2017 a 2019.

Os docentes também realizam trabalhos de orientação de estágio obrigatório nas Clínicas Integradas da Universidade. Longen também é professor pesquisador do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e professor coordenador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Unesc.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de janeiro de 2019 às 13:37
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente

Unesc promove atividades no Verão Mais do Balneário Rincão

A Unesc iniciou neste sábado as atividades do Verão Mais, projeto realizado em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão e Jornal A Tribuna. O projeto iniciou às 7h30 deste sábado (05/01), na estrutura montada à beira-mar, próximo ao Verdão. O tempo nublado não afastou os veranistas que foram participar de atividades como circuito funcional, zumba, cabo de guerra, atendimentos de saúde, vôlei, distribuição de brindes, entre outras ações.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, com atividades das 7h30 às 12h, e das 15h às 19h. Quem circulou pela estrutura montada na beira da praia, elogiou a iniciativa. "Nós ouvimos a propaganda e viemos aproveitar. Foi muito bom, fiz zumba, cabo de guerra e ainda ganhamos brindes", conta a veranista Adriana Pereira. Já Fabiana Felisberto Nepomuceno, que mora no Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa. "Foi muito bom. Não perdi uma atividade. Vim com a mãe, tia, e a família toda".

Além das atividades esportivas, as crianças que foram ao local puderam participar de brincadeiras na cama elástica, mesa para pinturas e recreação que foram comandadas por professores e alunos da Universidade e dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Educação Física e profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.

A coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, afirma que o grupo de trabalho do projeto está se preparando para oportunizar uma boa experiência para quem passar pelo local. “Estamos em uma sinergia muito boa para fazer o melhor”.

Confira as atividades do primeiro final de semana: 

Programação Unesc na Praia do Rincão dias 05 e 06 de janeiro.

Período da Manhã

07h30: Caminhada orientada;

09h em diante; 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

09h30 às 10h30 : circuito funcional;

09h30, 10h30, 11h30: cabo de guerra com sorteio de brindes;

09h45, 10h45, 11h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

11h: Zumba

 Período da Tarde: 

15h em diante: 

Stand com orientações de saúde;

Alongamento e terapia manual;

Escultura na areia, pintura e desenhos;

Futebol trave livre;

Voleibol e futevôlei;

Frescobol;

Bocha;

Espirobol

15h45, 16h45, 17h45: pula corda gigante com sorteio de brindes;

16h30 às 17h30 : circuito funcional;

17h: * Zumba (somente no sábado);

16h, 17h, 18h: cabo de guerra com sorteio de brindes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de janeiro de 2019 às 08:57
Compartilhar Comente