Psicologia

Visita ala Psiquiátrica Hospital Laguna

Visita ala Psiquiátrica Hospital Laguna
João Luiz Brunel Mais imagens

Os acadêmicos da 7ª fase do turno matutino juntamente com o professor João Luiz Brunel, visitaram a ala Psiquiátrica no Hospital de Laguna no dia 10/06, como parte da disciplina de Psicopatologia II.

Por: Jorisa Fátima Da Silva Argente 11 de junho de 2019 às 11:30
Compartilhar

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma
Atividades ocorrem também com professores dos quintos anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos dos quintos anos da Escola Ignácio Stacowski, da rede estadual de ensino de Criciúma, estão tendo o contato com um mundo diferente, por meio do projeto de extensãoFilosofia com crianças”, que envolve os cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e o Mestrado em Educação. O projeto, que iniciou no primeiro semestre de 2016, tem duração de dois anos, e além das atividades com as crianças, trabalha a formação de professores dos quintos anos da rede municipal de Criciúma.

Atualmente o projeto envolve 29 professores de 32 escolas da rede municipal e 30 alunos da estadual e é desenvolvido por dois professores e três estudantes da Unesc. A secretaria de Educação de Criciúma é parceira da iniciativa. As atividades são desenvolvidas nas escolas e no campus da Universidade.

Segundo o coordenador do “Filosofia com crianças”, o professor da Unesc Jéferson de Azeredo, o projeto tem o objetivo é que o pensamento filosófico possa agregador na formação e no pensamento reflexivo de cidadãos. O projeto também vai colaborar para que as escolas passem a ter, a partir do próximo ano, momentos em que a Filosofia faça parte das atividades em sala de aula.

“O projeto se prospecta numa formação integral e na capacidade do homem de se pensar e pensar o mundo em que se insere, de forma criativa e proativa”, afirma. Para Azeredo, além de colaborar com a formação das crianças, o projeto colabora para a formação de novos profissionais, pois coloca os estudantes em contato com uma realidade que pode ser modificada para melhor. “Isso colabora com a formação de pessoas mais dispostas a transformar positivamente o espaço em que ocupam”, considera.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de outubro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros
Alunas de graduação e pós falaram sobre expectativas no Brasil (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quando Barbora Soukupova fala, é difícil decifrar de onde ela veio. Com um português com um pouco de sotaque, a designer em cerâmica da República Tcheca se mistura entre os alunos de 12 países diferentes que escolhem Unesc para estudar. Estudante do curso de pós-graduação em Teoria e História da Arte, Barbora é um dos oito novos alunos estrangeiros que iniciaram as atividades na Universidade no primeiro semestre de 2016. Nesta quarta-feira (23/3), ela e os colegas vindos da Rússia, Angola e Benin - país da região ocidental da África, receberam as boas vindas do reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Em 2014, Barbora, que na época fazia curso de graduação na República Tcheca, veio pela primeira vez ao Brasil, após ter conseguido uma bolsa para fazer intercâmbio. “Procurei um país em que o alfabeto fosse semelhante ao nosso. Optei pelo Brasil e procurei uma instituição onde houvesse um curso de graduação em Artes que também trabalhasse com cerâmica, minha área. Então encontrei a Unesc e gostei do que vi sobre ela e sobre o curso de Artes Visuais e decidi vir para Criciúma”, conta. Nos seis meses que ficou no Brasil, a estudante tcheca desenvolveu um projeto de artes com crianças de Timbé do Sul.

De volta à capital da República Tcheca, Praga, Barbora concluiu a graduação e no fim do curso, recebeu outra bolsa, agora para pós-graduação. “Não tive dúvidas em voltar para a Unesc. No começo foi difícil por causa do idioma, mas agora estou bem adaptada e quero dar continuidade ao projeto com as crianças em Timbé do Sul e fazer uma exposição dos trabalhos”, planeja. Ela fica até dezembro em Criciúma, e depois retorna para concluir o curso de pós no seu país.

Recepção


Durante as boas vindas aos estudantes estrangeiros, o reitor da Unesc agradeceu pela escolha da Universidade e desejou sucesso nesta nova etapa da vida dos alunos. “A Unesc é hoje uma Universidade internacional. E a presença de vocês aqui traz muitos benefícios para todos. A troca de conhecimento gera novas oportunidades e essa troca cultural enriquece tanto vocês, que vieram de outros países quanto nós, brasileiros”, comentou.

Além de Barbora, a Unesc recebeu este semestre os alunos: Polina Zapivalova, da Rússia, para o Mestrado em Educação; Liliane Raulique Koundo, de Benin, para o curso de graduação em Biomedicina; e os angolanos Suemy Patricia Neto Barreto, de Angola, para o curso de Ciências Contábeis; Ruslana Jandira de Carvalho da Conceição Gumbe, da Angola, para o curso de Gestão em Recursos Humanos; Aderito Garcia Simão Dias, para Administração; Ana Jerusa Nogueira Mónica, para Psicologia e James Donaldson Luzincourt, para estudar Biomedicina. Os alunos foram acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2016 às 21:36
Compartilhar Comente