Psicologia

Curso de Psicologia é referência para atender demanda crescente

Curso de Psicologia é referência para atender demanda crescente
Universidade prepara profissional generalista, contemplando também as escolas contemporâneas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Dados do Censo da Educação Superior mostram que, entre 2012 e 2016, o número de ingressantes no curso superior em Psicologia cresceu 25,8% no Brasil. O Censo, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. No sul de Santa Catarina essa demanda também é crescente e os acadêmicos que optam pela Psicologia têm na Unesc um dos mais conceituados cursos do Brasil. Diante deste cenário, o Curso de Psicologia da Unesc vem capacitando e habilitando o futuro profissional desde as primeiras fases do curso, preocupando-se não apenas com o conhecimento teórico, mas também prático.

Essa crescente demanda pela área encontra justificativas principalmente nas muitas opções de trabalho em áreas de atuação variadas. Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia de Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicologia Social e Neuropsicologia são opções de habilitações que o profissional formado poderá exercer. Essa gama de possibilidades em um mercado onde cada vez mais competitivo tem feito toda a diferença.

O curso tem conceito 4 no MEC e recebe em sua maioria alunos egressos do Ensino Médio, mas também tem sido uma das escolhas por quem opta pela segunda graduação. A qualidade da estrutura e do ensino são seus grandes diferenciais. Um exemplo são os estágios oferecidos pelo curso abrangendo quatro áreas de conhecimento, sendo que cada aluno tem uma hora de atendimento semanal individual com professor, uma opção que apenas a Unesc oferece. Essa exclusividade é única em nível de Brasil. “O acadêmico realiza durante a sua graduação os estágios básicos e os estágios supervisionados específicos nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Clínica, com supervisão individual de hora aula por semana, com um professor capacitado da área específica do estágio que está sendo realizado”, explica a coordenadora do Curso, Karin Martins Gomes. Ela acrescenta ainda que o curso possui matriz curricular inovadora, capacitando-o para atuar tanto em equipes multiprofissionais como nas diversas áreas em que o Psicólogo pode trabalhar.

Os acadêmicos do curso são envolvidos também nos programas de atendimento realizados nas Clínicas da Saúde da Unesc, Programas de Pós-Graduação e Extensão, ambos supervisionados pelos professores docentes da instituição através de bolsas ou trabalho voluntário.

A formação em Psicologia da Universidade caracteriza-se pela excelência e prepara o egresso também para continuar seus estudos oferecendo diversos cursos de pós-graduação que estão em sintonia com as demandas da sociedade local e nacional e, também, voltados para cenários futuros da profissão de psicologia. Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Unesc na área de Psicologia são em Saúde Mental, Psicologia do Esporte, Psicanálise e suas Intervenções nas Psicopatologias Atuais, Teoria Cognitivo Comportamental e Aplicabilidade nas Psicopatologias, Avaliação Psicológica além da Especialização em Residência Multiprofissional e na Especialização em Residência em Saúde Mental.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de julho de 2019 às 14:42
Compartilhar Comente