Psicologia

Alunos do Colégio Unesc dialogam sobre obras de Lima Barreto com professora do curso de Psicologia

Alunos do Colégio Unesc dialogam sobre obras de Lima Barreto com professora do curso de Psicologia
Encontro virtual ocorreu na manhã desta sexta-feira Mais imagens

A literatura traz à tona conceitos e assuntos que fazem parte do cotidiano da sociedade. Um dos exemplos são as obras “Cemitério dos Vivos” e “Diário de um hospício” do autor brasileiro Lima Barreto. Ambas trazem relatos que convidam à reflexão sobre saúde mental e a fazermos uma análise sobre a evolução dos tratamentos e a visão social a respeito do assunto. Os livros foram a base de uma atividade realizada na manhã desta sexta-feira (23/10) por alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, que durante a aula de Literatura, participaram de um encontro online com a professora do curso de Psicologia da Universidade, Janine Moreira.

A partir da realidade da saúde mental no Brasil no século 19, a professora da Unesc trouxe um paralelo com a realidade atual, falando sobre os desafios da reforma psiquiátrica brasileira e sobre a alta medicalização. “Não adianta apenas desospitalizar, termos que desinstitucionalizar, tirar as paredes da nossa cabeça e modificar o nosso jeito de se relacionar com os outros. Todos estes problemas não só apenas do indivíduo, mas de toda a sociedade”, afirma Janine. “Hoje, temos farmácias abrindo e livrarias fechando. Existe uma ‘indústria da loucura’ atrás disso. O remédio é necessário sim, mas não é a única maneira de tratamento. As pessoas também precisam de psicoterapia para ajudar a reverem suas vidas”, complementa.

A professora de Literatura do Colégio Unesc, Beatris Pizzoni de Freitas, explica que a proposta do encontro foi realizar uma conversa sobre temáticas interligadas aos livros e que dizem respeito a conceitos passíveis de reflexão, como o de loucura, o surgimento e a consolidação dos manicômios, os tratamentos psicológicos e a solidão advinda do isolamento social. “A partir deste momento em aula, os alunos puderam observar as interligações existentes entre literatura e questões de ordem social que permanecem ou se modificam no decorrer dos anos. Este momento foi muito importante e demonstra o quanto a Universidade estando próxima da escola agrega na formação dos estudantes”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2020 às 11:24
Compartilhar Comente

Multiculturalismo, história e Igualdade Social pautam aula de Atualidades no Colégio Unesc

Multiculturalismo, história e Igualdade Social pautam aula de Atualidades no Colégio Unesc
Acadêmicas da Unesc palestraram sobre direitos humanos e igualdade social para alunos do 3º ano do Colégio Unesc (Fotos: Wânia Ramos) Mais imagens

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc conhecem mais sobre o mundo que os cerca a cada dia. Desta vez, a lição focou na igualdade social. Na última semana, os estudantes assistiram, durante a aula de Atualidades, uma palestra sobre “Direitos Humanos e Promoção à Igualdade Social”. O diálogo foi comandado pelas acadêmicas da Unesc, Maria Eduarda Delfino das Chagas e Tatiane Beretta, dos cursos de Psicologia e História, respectivamente.

A professora de Atualidades do Colégio Unesc, Wânia da Silva Ramos, parabenizou o conteúdo apresentado pelas acadêmicas. “A palestra veio para falar da África e dos afrodescendentes e trouxe à tona contradições, verdades e mentiras incutidas ao longo do tempo na História, pois existe uma sonegação em relação ao estudo desses povos, sendo que, muito da História da África, dos afrodescendentes, nos foi omitido, sendo repassado por muito tempo uma história pautada em uma visão eurocêntrica”, explicou a docente.

Wânia também lembrou da importância da identidade cultural e do multiculturalismo, assuntos abordados pelas acadêmicas. “A identidade cultural de uma nação é constituída por meio das inter-relações culturais. A preocupação com o multiculturalismo leva ao interesse pelas diferenças e ao conhecimento das contribuições das diversas culturas na formação de um povo”, disse. “A palestra veio contribuir com o estudo desses povos e sobretudo provocar a reflexão do racionalismo "camuflado" existente na nossa sociedade. É preciso reescrever e redescobrir a história da África e dos afrodescendentes, e isso só será possível se este estudo se fizer presente no cotidiano da sala de aula.”, completou a professora.

As acadêmicas são bolsistas do projeto de extensão “Direitos Humanos e Epistemologias Negras em Movimento: saberes compartilhados, formação e lutas pela cidadania” e integrantes do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos. Ambas as atividades são orientadas pela professora doutora Fernanda Lima e pela professora doutoranda Lucy Cristina Ostetto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 12 de junho de 2019 às 12:10
Compartilhar Comente

Terceirão do Colégio Unesc inicia Projeto de Orientação Vocacional

Terceirão do Colégio Unesc inicia Projeto de Orientação Vocacional
Foto: Divulgação Mais imagens

O terceiro ano do Ensino Médio é um período de muitas escolhas e decisões para os alunos, sobretudo a escolha do curso superior. Pensando nisso os alunos do terceirão do Colégio Unesc começaram na tarde de hoje (16/4) o Projeto Orientação Vocacional, em parceria com o curso de Psicologia. Até julho eles estarão amadurecendo o processo de escolha profissional por meio de autoconhecimento e conhecimento das profissões.

O Projeto também possibilitará aos alunos dinâmicas em grupo, atendimentos particulares para o melhor discernimento da futura profissão e práticas multiprofissionais com os acadêmicos da área da saúde.

A atividade faz parte do estágio obrigatório do curso de Psicologia, desenvolvido pela acadêmica Alessandra Mendes, sob orientação das professoras Elenice de Freitas Sais e Denise Nuemberg.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 16 de abril de 2013 às 16:01
Compartilhar Comente