Psicologia

Debates, homenagens e comemorações marcam o segundo dia da Jornada Acadêmica de Psicologia

Debates, homenagens e comemorações marcam o segundo dia da Jornada Acadêmica de Psicologia
Abertura dos trabalhos lembraram os 20 anos do curso (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O segundo dia da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social da Unesc foi ainda mais especial para professores, alunos e egressos do curso e marcou as comemorações pelos 20 anos do curso de Psicologia e pelo Dia do Psicólogo. No início das atividades, na manhã desta terça-feira (27/8), professores que fizeram parte da história do curso receberam homenagem, assim como acadêmicos e a Reitoria. A trajetória do curso ainda foi contata em um vídeo, reproduzido durante o evento e no intervalo entre as mesas-redondas, houve um momento de confraternização entre os presentes, com bolo e parabéns para você.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, parabenizou professores, acadêmicos e egressos da Universidade e ressaltou que o momento é de comemorar as conquistas do curso e a colaboração dele na formação de profissionais tão importantes para a saúde mental da população. “Quando a Universidade implantou o curso de Psicologia, ela assumiu um compromisso com a região para o desenvolvimento dessa área e de qualificar os indicadores de saúde mental da população. Posso dizer que esse é o legado que o curso de Psicologia tem deixado para toda a nossa região”.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, contextualizou sobre o momento de implantação do curso, em 1998 e salientou a importância dos coordenadores, professores e alunos envolvidos com o curso ao longo de seus 20 anos. “O objetivo era estar inovando e mostrando que podemos ter profissionais capacitados e diferenciados formados aqui mesmo. O primeiro ingresso, em 1999, foi com 50 alunos. Hoje, temos mais de 500 acadêmicos”, conta Karin. “O corpo docente está sempre atendo às mudanças no cenário e é a partir dessa prática e deste olhar que vamos complementando e pensando a construção de ser e estar psicólogo enquanto ciência”, complementa.

Karin lembrou ainda da importância da Clínica de Psicologia, que abriu as portas em 2003, na formação de novos profissionais e para a saúde mental da região. “Queremos que o ser humano possa viver da melhor forma possível e com qualidade”.

A coordenadora da Comissão Organizadora do evento, acadêmica Daniela Cardoso, agradeceu aos colegas que colaboraram na organização do evento e afirmou ser uma honra estar participando desse momento do curso. “É muito especial estar na organização da Jornada no ano em que esse curso que nos acolheu e está nos formando profissionais e cientistas psicólogos completa 20 anos. Parabéns ao curso, a todos os alunos e professores e vamos juntos continuar ajudando a construir essa história da Psicologia na Unesc”.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Psicologia, Arthur Miguel Gomes, afirmou que o evento é o resultado de uma mudança de perspectiva realizada ao longo de anos. “O curso de Psicologia veio com uma demanda e instaurou uma missão: formar agentes de mudanças. Pensar no nosso curso é lembrar de tantas pessoas que ajudaram a construí-lo: professores, coordenadores, Reitoria. É lembrar o movimento dos estudantes. Se ele existe, é porque tem pessoas que estão escolhendo. E o curso é o reflexo dos acadêmicos que nele estão”.

Após as falas, o momento foi de homenagear quem ajudou a construir o curso. A pró-reitora recebeu um presente em nome da Reitoria da Universidade. Os ex-coordenadores Nerilza Volpato Alberton, Yara Jurema Hammen Llanos, Jeverson Reichow, Denise Neurenberg também receberam homenagem, assim como a ex-secretária do setor e agora acadêmica de Psicologia, Jorisa Argente.

O agradecimento aos acadêmicos veio por meio de placas à Comissão Organizadora da Jornada em 2019, recebida pela coordenadora da comissão, Daniela Cardoso. Os estudantes foram homenageados também com uma placa, entregue ao presidente do CA, Arthur Miguel Gomes.  

Ainda durante o evento da manhã, a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes e a coordenadora adjunta, Graziela Amboni, apresentaram a logomarca de Psicologia da Unesc, criada pelo aluno Murilo Cândido.

Debates sobre saúde mental marcam o segundo dia do evento

Após as homenagens pelos 20 anos do curso, tiveram início os debates e reflexões sobre saúde mental, que permearam toda a programação desta terça-feira na Jornada. Os trabalhos iniciaram com a mesa-redonda “Saúde Mental, Infância e Adolescência”, com o psiquiatra infantil do Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), Pedro Caron La Salvia, as psicólogas e alunas do Programa de Residência em Saúde Mental da Unesc, Alessandra Machado e Patrícia Mariano. A mesa-redonda teve a mediação da professora da Unesc Tatiane Macarini.

A programação da manhã da Jornada Acadêmica contou ainda com um bolo de aniversário do curso, compartilhado entre professores, alunos e profissionais e uma mesa-redonda sobre “Avanços e Retrocessos da Política de Saúde Mental na Atualidade”, com os psicólogos Daniel Fernando Fischer Lomonaco e Sandra Vitorino, com mediação da professora da Unesc, Dipaula Minotto da Silva.

Confira a programação do evento

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de agosto de 2019 às 14:57
Compartilhar Comente

Atuação do psicólogo no TEA e na pediatria oncológica iniciam debates da Jornada de Psicologia

Atuação do psicólogo no TEA e na pediatria oncológica iniciam debates da Jornada de Psicologia
Minicursos marcaram as atividades da manhã desta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Psicologia Transpessoal, Psicodrama e atuação do psicólogo no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e em Pediatria Oncológica foram temas abordados na manhã desta segunda-feira (26/8), nas primeiras atividades da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. Os minicursos e oficinas ocorreram em salas de aula e no Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas da Unesc, reunindo professores, profissionais e estudantes.

A Jornada e o Congresso ocorrem até esta quarta-feira (28/8), com palestras, workshops, oficinas, minicursos e rodas de conversas abordando a temática “Psicologia e Realidade Brasileira: Desafios e Perspectivas. A iniciativa é organizada por uma comissão de acadêmicos do curso.

O neurologista infantil do Núcleo TEA, Eduardo Borges de Medeiros iniciou o minicurso “Transtorno do Espectro do Autismo: Do diagnóstico ao tratamento” e foi seguido pelas psicólogas do Núcleo TEA, Thaís Cunha de Oliveira Kiquio e Ledijane Cristina Sachet Ghisi.

Segundo Medeiros, a interação da criança autista com outras pessoas é essencial para que o tratamento possa ser realizado. “A partir do momento que você consegue fazer com que essa criança interaja, a porta para tudo se abre. Não adianta fazer mil terapias se o paciente não reage. Os medicamentos são importantes em alguns casos, mas não adianta apenas medicar a criança e não encaminhar ela para uma terapia em que ela tenha interação social. E depois que ela interagir, vão ser estabelecidos outros pontos, como linguagem e padrões adequados para o comportamento. E o trabalho deve envolver outros profissionais e integrar a escola, a família, comunidade e educadores”, afirma o neurologista infantil.

No minicurso “Psicologia Hospitalar: Intervenções em Pediatria Oncológica”, ministrado pela professora do curso de Psicologia da Unesc, Fernanda de Souza Fernandes, os participantes puderam refletir sobre o contexto oncopediátrico e a inserção do trabalho do terapeuta nele, as dificuldades de acesso das crianças com câncer a um tratamento com psicólogo e os recursos limitados que hospitais gerais que atendem crianças com câncer têm para oferecer atendimento psicológico.

A programação da manhã desta segunda-feira contou ainda com o minicurso “Mitos e Verdades sobre a Psicologia Transpessoal”, com a coordenadora do Comitê de Psicologia Transpessoal da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, Milena Nardini Bubols e com a oficina “O Psicodrama Aplicado às Situações de Crise em Saúde Mental”, com a psicóloga do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) de Criciúma, Katiussa Aparecida Gambin.

As atividades do evento seguem nos outros períodos desta segunda-feira. Para acessar a programação completa, clique aqui.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de agosto de 2019 às 14:32
Compartilhar Comente

Unesc realiza Simpósio Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental

Unesc realiza Simpósio Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental
Evento contará com palestrantes renomados como o professor doutor Alexander Moreira Almeida (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de debater sobre as relações entre a Psicologia e as experiências religiosas, espirituais e fora do comum e a saúde mental, a Unesc realiza de 5 a 7 de novembro o 1º Simpósio de Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental. Aberto para o público em geral, o evento vai debater temas como “Ciência e Espiritualidade”, “Neurociência das Experiências Religiosas e Espirituais” e “Experiências Espirituais/Religiosas e a Relação Mente/Cérebro”.

Importantes pesquisadores com diferentes perspectivas de investigação dos temas que serão abordados vão participar do Simpósio, como Adriano Holanda, Alexander Moreira Almeida, Frederico Camelo Leão, Fatima Regina Machado e Jeverson Rogério Costa Reichow.

As inscrições para o evento, que contará com minicursos, palestras, conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos, estão abertas e podem ser realizadas pelo endereço.

Programação  

As atividades iniciam dia 5 de novembro às 14 horas, com o minicurso “Pesquisa em Espiritualidade e Saúde”, com o professor doutor Alexander Moreira Almeida e a médica psiquiatra Marianna Costa. A abertura oficial inicia às 18 horas no Auditório Ruy Hülse. Já às 18h50, ocorrerá a conferência “Ciência e Espiritualidade: Pesquisas científicas em espiritualidade”, com o professor doutor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) Alexander Moreira Almeida e o professor doutor da USP, Frederico Camelo Leão.

Almeida é médico, doutor em Psiquiatria e professor associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF, fundador e diretor do Nupes (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF), coordenador das seções em espiritualidade e psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria e um dos principais pesquisadores na área de espiritualidade no país.

Leão é médico e doutor em Comunicação e Semiótica. Atualmente é médico psiquiatra da Faculdade de Medicina da USP, coordenador do ProSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da IPQ-HC-FMUSP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicoterapia, espiritualidade, religiosidade e semiótica.

O primeiro dia do evento encerrará com a mesa redonda “Neurociência das Experiências Religiosas e Espirituais” às 19h50, com a médica psiquiatra, doutoranda em Psiquiatria e Ciência do Comportamento e membro do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Marianna Costa e com o professor doutor Alexander Moreira Almeida.

O Simpósio segue até 7 de novembro abordando também os temas “Experiências Anômalas e Transtornos Mentais”; “Experiências de caráter psicótico sem diagnóstico: Desafios para a Psicopatologia e para a Compreensão de Saúde”; “Experiências Anômalas em Médiuns e Não Médiuns: Relação com Qualidade de Vida e com Transtornos Mentais”; “A Controvérsia Científica dos Fenômenos Psi (Parapsicológicos) e seu Impacto para a Psicologia” e “Psicologia e Religião”.

Evento parte da análise da realidade atual 

Estudos recentes apontam uma alta prevalência de experiências espirituais, religiosas e anômalas na população (acima de 80%), o que levou o curso de Psicologia e o Gruppa (Grupo de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais) da Unesc a organizar um evento que promova o debate sobre estas experiências e a sua relação com a saúde mental.

Mais informações


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de outubro de 2018 às 13:29
Compartilhar Comente

Movimento em Tubarão lembra Dia Mundial dos Vitimados por Acidentes de Trabalho

O Grupo de Pesquisa da Professora Patrícia Martins Goulart, juntamente com 31 alunos do Curso de Psicologia, participaram do evento na sexta-feira (27/4) em memória do Dia Mundial dos Vitimados por Acidentes de Trabalho. A atividade foi em frente à Previdência Social de Tubarão.

 

28 de abril de 2012 às 10:06
Compartilhar

Projetos da Unesc sobre resíduos sólidos serão apresentados em evento em Caxias

Projetos da Unesc sobre resíduos sólidos serão apresentados em evento em Caxias
Divulgação Mais imagens

A Unesc vai participar, a partir de amanhã (22/10), do 3º Seminário Regional Sul de Resíduos Sólidos, na UCS (Universidade de Caxias do Sul), em Caxias, RS. A instituição vai ser representada por professores de Engenharia Ambiental, acadêmicos e profissionais que atuam no setor de Projetos Ambientais do IPAT. Na oportunidade, serão apresentados sete trabalhos relacionados à gestão de resíduos sólidos, saneamento ambiental, gestão de resíduos de construção civil, coleta seletiva em condomínios e coleta seletiva com inclusão social de catadores.  O evento vai reunir pesquisadores e profissionais da área de todo o país, de amanhã até sexta-feira.

Os trabalhos:

Diagnóstico do sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos para definição do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico do município de Criciúma - Mário Ricardo Guadagnin, Nadja Zim Alexandre, Sérgio Luciano Galatto e Morgana Levati.

Gerenciamento integrado de resíduos sólidos em município de pequeno porte: análise da viabilidade da coleta seletiva com aplicação do software verdes em Cocal do Sul/SC - Gláucia Cardoso de Souza e Mário Ricardo Guadagnin.
  
Diagnóstico dos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em município de pequeno porte: estudo de caso em cocal do Sul/SC - Gláucia Cardoso de Souza e Mário Ricardo Guadagnin.

Caracterização quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos domiciliares: o método de quarteamento na definição da composição gravimétrica em Cocal do Sul - Gláucia Cardoso de Souza e Mário Ricardo Guadagnin.

Projeto Coleta Seletiva solidária: fortalecendo as frentes de trabalho e redes de solidariedade junto aos catadores e trabalhadores com material reciclável - Rosa Nadir Teixeira Jerônimo e Mario Ricardo Guadagnin.

Diagnóstico ambiental processual dos resíduos da construção civil e demolição (RCCD’s) no município de Criciúma: análise setorial de empresas afiliadas ao Sinduscon - Mário Ricardo Guadagnin e Everton Conti Peterle.

 

Estimulando a Responsabilidade Socioambiental: Coleta Seletiva Solidária em Condomínios - Ana Paula Paz Carneiro, Flávia Bez Batti, Maiara Galindro de Oliveira, Thuane Pereira de Souza, Gilca Benedet, Pedro Rosso.

Projeto Coleta Seletiva Solidária: oficinas de humanização e saúde mental junto às mulheres da cooperativa de trabalhadores de materiais recicláveis CTMAR, de Criciúma - Rosa Nadir Teixeira Jerônimo.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 21 de outubro de 2009 às 17:26
Compartilhar