Psicologia

Comemorando duas décadas de história, curso de Psicologia abre Jornada Acadêmica

Comemorando duas décadas de história, curso de Psicologia abre Jornada Acadêmica
Décima edição do evento e quinto Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social seguem até quarta-feira (28/8) na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O curso de Psicologia da Unesc, que comemora exatos 20 anos de história nesta terça-feira (27/8), deu início oficialmente na noite desta segunda-feira (26/8) a 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e ao 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. O evento, que já contou com atividades ao longo do dia, teve solenidade de abertura oficial realizada no Auditório Ruy Hülse. A noite foi marcada pela palestra do profissional Brigido Vizeu Camargo, que abordou o tema “As Contribuições da Psicologia Social Societária em Tempos de Crise”.

Em nome da comissão organizadora do evento, a coordenadora o grupo, acadêmica Daniela Cardoso, agradeceu o apoio de todos que prestigiaram a noite de palestra e colaboraram com a concretização do evento, planejado com carinho para que agradasse a todos. “Foram meses de trabalho para construir uma Jornada que contemplasse os desejos e as inquietações de vocês acadêmicos. Desejo que possamos aproveitar esses dias de evento. De minha parte posso dizer que tenho muita honra, muito orgulho em saber que estamos fazendo parte de algo tão grandioso e preparado em sua maioria pelas mãos dos acadêmicos”, salientou.

Também se mostrando emocionado ao ver o auditório lotado de alunos com grandes expectativas de aprendizado, o presidente do Centro Acadêmico do curso, Arthur Miguel Pedri Gomes, salientou o esforço e o sentimento da equipe que representa os estudantes e planejou ao longo dos últimos meses a programação da Jornada e do Congresso. “O que vocês estão vendo hoje é literalmente o resultado de uma jornada. Quando a gente pensa naquela frase que todo mundo sempre comenta, que a felicidade não é o final, hoje a gente percebe que realmente a felicidade é a jornada. O que queremos transmitir, então, é muita gratidão e felicidade por esse resultado. Já está sendo incrível até aqui e será um evento incrível”, completou.

Para a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, o momento é histórico, por marcar os 20 anos do curso e representa um grande orgulho para professores e acadêmicos. “É uma honra estar fazendo parte desse evento que realmente foi montado por vocês. Me sinto muito honrada em representar hoje todos os nossos professores e acadêmicos neste momento especial. Vamos aproveitar muito”, salientou.

A programação dos eventos segue nesta terça-feira (27/8) com atividades já pela manhã também no Auditório Ruy Hülse. Confira aqui a agenda completa. 

O palestrante da noite

Dr. Brigido Vizeu Camargo é professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; diretor associado de pesquisa por diversas vezes na Fondation Maison des Sciences de l’Homme, Paris, França; membro do Collegio del Dottorato in Scienze Sociali - Università Degli Studi di Padova, Itália; professor do Doutorado Internacional/Europeu sobre Representações Sociais e Comunicação na Universitá Degli Studi di Roma, La Sapienza, Itália e pesquisador sobre epistemologia e história da teorização sobre representações sociais.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de agosto de 2019 às 21:55
Compartilhar Comente

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência
CER Unesc levou experiências à Jornada da Saúde e oitavo Simpósio de Residência na Unesc (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia de Jornada da Saúde e Simpósio de Residência na Unesc contou com a participação especial da equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade. O grupo trouxe para uma Roda de Conversa o tema “Inclusão da pessoa com deficiência”, destacando as práticas adotadas e resultados obtidos dentro do Centro desde a sua criação.

Fizeram parte da discussão na noite desta terça-feira (9/10) a professora doutora Lisiane Tuon, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, a psicóloga Luana Ramos Bez, a terapeuta ocupacional Mayara Carames e o odontólogo representante do Núcleo de Saúde Coletiva, Rafael Amaral.

Abrindo as falas, a professora Lisiane Tuon fez um panorama sobre a criação do Centro de Reabilitação e a evolução no processo de acolhimento e tratamento de pacientes na região ao longo desses últimos cinco anos. Destacando a importância das políticas públicas voltadas à saúde e a importância do trabalho multiprofissional em prol do paciente, Lisiane salientou ainda a relevância do Centro para a região em atendimento, tanto à pessoas com deficiência física quanto com deficiência intelectual. “Afirmo com plena certeza que hoje, o CER é referência regional. Ele trabalha muito forte com uma linha de cuidados com as pessoas com deficiência, que por muitas vezes não tem onde procurar esse atendimento e até precisam de um fechamento de diagnóstico mais completo”, destacou.

Também participando da conversa, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, fez questão de destacar o processo de acolhimento dentro da estrutura do CER e a forma como o planejamento do tratamento é realizado. “Desde o diagnóstico nós trabalhos com a equipe formada por enfermeiro estomoterapeuta, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, médicos ortopedistas e neurologistas, psicólogas, nutricionista, farmacêutico, assistente social, pedagogo e dentista. De forma conjunta nós traçamos os trabalhos, sempre priorizando aquilo que é mais importante para o paciente e sua família. Queremos saber deles, qual o seu objetivo principal ao buscar o tratamento para que possamos lutar por isso”, destacou.

Nesta quarta-feira (10/10), o evento contará com outra Roda de Conversa, dessa vez com os secretários de saúde da AMREC. O encontro marcará a entrega da carta proposta, elaborada nos dias da III Jornada da Saúde e VIII Simpósio da Residência Multiprofissional

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de outubro de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente

V Jornada de Psicologia

 Nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2013 aconteceu a V Jornada de Psicologia, promovida anualmente pelo curso de Psicologia da Unesc.
Em 2013 o tema desse evento será família, onde foram abordados assuntos referente a alienação parental, internação compulsória, as interfases da intervenção interdisciplinar da dependência química, relatos dos grupos de pesquisas de extensão, entre outros.
No evento foram apresentadas diversas atividades como palestras, mesa redondas, minicursos e oficinas e lançamento de livro.

A V Jornada de Psicologia objetiva ampliar os conhecimentos acadêmicos, a integração com os estudantes e profissionais da área da Psicologia e afins.

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/420/7410/

Por: Jorisa Fátima Da Silva Argente 19 de novembro de 2013 às 15:37
Compartilhar Comente

III Jornada de Psicologia e III Seminário de Iniciação Científica

III Jornada de Psicologia e III Seminário de Iniciação Científica
Curso de Psicologia Mais imagens

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2011 aconteceu a III Jornada de Psicologia e III Seminário de Iniciação Científica, com apresentação de oficinas, mini curso, palestras e teatro.

 

29 de agosto de 2011 às 10:24
Compartilhar

No dia 11/11/2011, aconteceu a II Jornada de Psicologia, com palestras e oficinas durante o dia todo.

No dia 11/11/2011, aconteceu a II Jornada de Psicologia, com palestras e oficinas durante o dia todo.
Departamento de Psicologia Mais imagens

 

 

 Programação:

Palestra Transtorno Obsessivo Compulsivo: Atualização em Pesquisa e Clínica/Ministrante: Cenita Pereira Borges (Psicóloga)

Palestra: A Psicologia em Interface com a Neuropsicologia/Ministrante:Karin Martins Gomes (Psicóloga)

Oficina 1: Inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades/Palestrante: João Luiz Bruenl (Psicólogo)

Oficina 1: Tecendo Emoções II/Palestrante: Margret Spohr(Arteterapeuta) 

Oficina 2: Ludoterapia/Palestrante: Profª Schirley dos Santos Garcia (Psicóloga)

Oficina 2: Coaching – Excelência Pessoal e Organizacional/Palestrante: Richeli Sachetti (Assistente Social)

Palestra: Avaliação de Desempenho nas Empresas/Ministrante: Prof: Tânia Aquino Martins (Psicóloga)

 

18 de novembro de 2010 às 15:09
Compartilhar