Psicologia

Encontro promove debate sobre a reconstrução do olhar sobre a velhice

Encontro promove debate sobre a reconstrução do olhar sobre a velhice
Evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa de Educação, Saúde e Meio Ambiente (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Grupo de Pesquisa de Educação, Saúde e Meio Ambiente do curso de Psicologia da Unesc realizou, na tarde desta quinta-feira (27/9) a primeira edição da ação “Café da tarde”. Na estreia, o evento levou ao debate o tema “Reconstrução do olhar sobre a velhice - Uma crítica à imagem do velho hoje”.

Entre os subtemas levantados estiveram questões como: Pequena história da velhice; O velho como doença em si; Gênero e sexualidade na velhice; Trabalho e aposentadoria e O velho institucionalizado e o cuidador.

O debate foi conduzido pela professora Janine Moreira e teve a contribuição de alunos do Grupo de Pesquisa, sendo cada um responsável pela explanação em algum dos subtemas. Participaram da atividade também, alunos de diversas fases do curso de Psicologia, uma turma do curso de Pedagogia, integrantes do Mestrado em Educação e visitantes da comunidade.

Conforme Janine, o objetivo de realizar o encontro foi alcançado, já que o grupo que se reúne semanalmente, tinha a intenção de expandir as discussões e socializar aquilo que é estudado. “Reunir ideias e trocar experiências, como fizemos hoje, é também uma forma de pensarmos como intervir de alguma forma nessas situações que tanto nos incomodam, como é o caso do preconceito com os idosos”, comentou.

Para a professora, faz parte das funções do estudo tentar mudar essa realidade. “Recebemos a sugestão de produzirmos artigos, até livros sobre o tema e levaremos adiante a ideia para que possamos mudar o que estiver ao nosso alcance. Queremos apagar essa imagem de infantilizar os velhos, considerar que eles estão perto da morte e que não tem mais serventia ou não podem mais sonhar. Todas as fases são muito válidas para sonhar”, completou.

A atividade aconteceu na sala 27 do Bloco P.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de setembro de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente

Professora apresenta estudo em congresso Mundial de Saúde Mental

Uma professora da Unesc vai apresentar um estudo no Congresso Mundial de Saúde Mental, em Buenos Aires, na Argentina, na próxima semana (26 a 28/8). Patricia Martins Goulart vai socializar a pesquisa "Saúde, Trabalho e Prisão: Contribuições no Presídio Santa Augusta de Criciúma, SC, Brasil".

“Este material se centra em atividades curriculares em Psicologia Social e Psicologia do Trabalho, desenvolvidas no local, no ano de 2012, com base em vivências na condição de orientadora acadêmica. Para tanto, em linguagem narrativa, o texto se atém a conteúdos de quatro estágios acadêmicos (Marília Dávila, Fernanda Maia, Suellen Guollo e Daiani Sangaletti), com o foco em saúde do trabalhador, especialmente em um período de intensos conflitos em Criciúma e Santa Catarina. Meu olhar recai sobre o contexto carcerário, no qual trabalhadores e presidiários formam uma unidade no que se refere ao encarceramento. E neste processo a academia não está imune, mas sujeita a clausura nos modos de pensar e atuar junto ao sistema prisional”, explicou a professora.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 23 de agosto de 2013 às 11:42
Compartilhar Comente

Movimento em Tubarão lembra Dia Mundial dos Vitimados por Acidentes de Trabalho

O Grupo de Pesquisa da Professora Patrícia Martins Goulart, juntamente com 31 alunos do Curso de Psicologia, participaram do evento na sexta-feira (27/4) em memória do Dia Mundial dos Vitimados por Acidentes de Trabalho. A atividade foi em frente à Previdência Social de Tubarão.

 

28 de abril de 2012 às 10:06
Compartilhar

Professora da Unesc apresenta pesquisas na Colômbia

Professora da Unesc apresenta pesquisas na Colômbia
Divulgação Mais imagens

A socialização de pesquisas e experiências inovadoras para humanizar as cidades combatendo a violência urbana, a pobreza e as condições de vida precárias no ambiente urbano da América Latina. Este foi o objetivo do Colóquio Injaviu 2011, realizado recentemente em Bogotá, Colômbia. Participaram do encontro pesquisadores de toda a América Latina.

 

A professora e pesquisadora Teresinha Maria Gonçalves, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e do mestrado em Ciências Ambientais, apresentou dois trabalhos, desenvolvidos no Laboratório de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Psicologia Ambiental. São eles: “A habitação como exigência da condição humana”, no eixo temático Viviendda, habitat y ciudad saludables, e “O conceito de urbanidade como estratégia para a discussão e reflexão do direito à cidade”, no eixo temático espacio social.

 

Livro

 

A professora também apresentou o livro “Cidade e meio ambiente - estudos interdisciplinares”, organizado por ela e pelo professor Robson dos Santos, lançado em dezembro de 2010 pela editora da Unesc. O livro é o resultado de nove anos de estudos do Gipmaur (Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano), e contém sete pesquisas realizadas em Criciúma e três desenvolvidas em Curitiba.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Nadia Regia Almeida Couto:nadia@unesc.net 01 de novembro de 2011 às 17:58
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)