Psicologia

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
Mostra fotográfica com catadores de Criciúma está em exposição no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participa até esta quarta-feira (14/6) do 8º FIRS (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba. A Instituição apresentou as experiências de dois projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Psicologia – um junto à Abadeus e Coleta Seletiva Solidária – e a exposição fotográfica “Catadores(as), a matéria viva do lixo: retratos da invisibilidade”.

Durante o evento, que iniciou nesta segunda-feira (12/6), serão apresentados os trabalhos: “Ampliação da Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos para a Comunidade do Entorno da Associação Beneficente Abadeus”, de autoria de Karine da Silveira, Jéssica Patrício dos Santos, José Carlos Virtuoso e Mário Ricardo Guadagnin; e “Governança, Políticas Públicas e Exclusão Social: A Busca de uma Coleta Seletiva Eficiente e Inclusiva em Criciúma, SC – Brasil”, de Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo, Victor Cavallini, Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza, Laura Barg Comin, Eduarda Assis da Silva e Sabrina Baesso Cadorin.

Com fotos produzidas pelo professor Luís Afonso dos Santos, a exposição “Catadoras(es), a matéria viva no lixo: retratos da invisibilidade”, busca dar visibilidade ao trabalho das catadoras e catadores dos empreendimentos solidários de Criciúma, chamando a atenção para sua importância social, econômica e ambiental. Segundo Guadagnin, o trabalho é resultado de produção coletiva do autor das fotos, da equipe de professores: Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo e Victor Cavallini, além das estudantes do curso de Psicologia: Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza e Laura Barg Comin; e de Engenharia Ambiental e Sanitária: Sabrina Baesso Cadorin, Eduarda Assis e Cassandra Selau.

“O Fórum é o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos. Ele apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída”, afirma o professor da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de junho de 2017 às 19:57
Compartilhar Comente

Gestão de resíduos em Criciúma é tema de encontro na Unesc

Gestão de resíduos em Criciúma é tema de encontro na Unesc
Vereadores e professores e alunos estiveram reunidos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu na tarde desta quinta-feira (30/3) vereadores de Criciúma para uma reunião com professores e acadêmicos do projeto Coleta Seletiva Solidária. Em pauta, as legislações ambientais vigentes no município e as demandas por novas leis e pela atualização das já existentes e a aprovação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Criciúma – a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem cinco anos de vigência, estabelece a responsabilidade do município nesse âmbito da gestão.

O encontro ocorreu a partir de um convite feito pelo projeto Coleta Seletiva Solidária aos vereadores e teve a participação dos vereadores Julio Cezar Colombo, José Paulo Ferrarezi e Geovana Benedet Zanette e dos professores da Unesc Mário Guadagnin e Leandro Nunes e de estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e de Psicologia da Universidade que atuam no projeto Coleta Seletiva Solidária.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 17:21
Compartilhar Comente

Profissionais apostam em segunda graduação para ampliar possibilidades na carreira

Profissionais apostam em segunda graduação para ampliar possibilidades na carreira
Investir em conhecimento gera novas oportunidades (Foto: Arquivo) Mais imagens

O caminho da graduação vem se tornando cada vez mais atraente. Hoje, quem domina mais de uma área, tem cada vez mais chances no mercado de trabalho. E com um mercado tão exigente, para construir uma carreira sólida, a busca continua pelo conhecimento é fundamental. Por isso, mais de 15% dos brasileiros, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estão dando continuidade aos estudos e optando por uma segunda graduação.

Estar inserido pela segunda vez na vida acadêmica, não é só mais um item no currículo. Ampliar o conhecimento e o aperfeiçoamento profissional pode trazer benefícios também como a realização pessoal, acompanhada de uma visão mais ampla do mundo, além da possibilidade de um salário melhor.

Para crescer

“Entrei na Universidade aos 18 anos e desde então continuo buscando boas experiências e muito aprendizado. Durante a graduação na Unesc aprendi sobre a teoria e a prática, o que facilitou muito quando entrei no mercado de trabalho. Saí da Universidade pronta para a vida profissional, mas, ainda assim, não parei de estudar”. O relato é da pedagoga Mara Rejane Eliseu Goulart, que atualmente é acadêmica de Psicologia da Universidade.

“Depois de me formar eu queria continuar estudando. Segui o caminho normal de quem se forma e fiz uma especialização, em Psicopedagogia Clinica Institucional. Descobri que queria mais. Decidi, então, ingressar em uma nova graduação, mas não encarei isso como um recomeço e sim como um complemento, aquele algo a mais na minha vida profissional”, comentou.

E Mara se sente mais preparada. “Hoje quem não estuda fica para trás, qualquer pedacinho de conhecimento é de grande importância para quem quer crescer. Agora, a um semestre de me formar e me tornar também uma psicóloga, eu sei que valeu a pena não parar de estudar”, afirma Mara.

#EscolhaUnesc


Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui pra conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 23 de janeiro de 2017 às 16:20
Compartilhar Comente

Projeto de extensão participa de evento especial para moradores de Criciúma

Projeto de extensão participa de evento especial para moradores de Criciúma
Evento ocorreu na Escola Adolfo Back (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos do projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável”, do Programa Território Paulo Freire da Unesc, levaram alegria para de diversos bairros de Criciúma. Sábado (22/10), na Escola Adolfo Back, no Bairro Jardim União, mais de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, tiveram oportunidade de expressar, através de brincadeiras e da arte, o lado positivo do cotidiano do Bairro onde moram.

O evento marcou as comemorações do Dia das Crianças na comunidade e foi organizado por lideranças comunitárias  dos bairros Progresso, Mina União e Vila Belmiro, com participação das agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde do Bairro Mina União, CRAS do Bairro Santa Luzia, Aton Eventos e apoio da LBV, da escola Adolfo  Back e do projeto de extensão da Universidade.

Segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Jorge Luiz Vieira, para o grupo de extensão foi um momento importante de inserção na vida do Bairro, como estratégia de acolhimento de ambas as partes. “A intenção foi dar início à segunda fase do projeto, que é a de se poder conhecer, a partir da comunidade, os seus anseios. O objetivo maior é fortalecer a comunidade e suas lideranças para que consigam realizar  o que definirem como ações importantes para a melhoria da sua coletividade”, comenta.

Tiveram participação no evento as bolsistas do curso de Arquitetura e Urbanismo Liliana Esteves e Paola Soccas e do curso de Psicologia, Isabela Rodrigues e Jéssica Borges, com o apoio dos professores Jorge Luiz Vieira, João Batanolli e Rosa Nadir Jerônimo. Participaram como voluntários, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo Greice Colombo Aguiar, Juliana Somalliva Crocetta e Igor Costa Freitas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de outubro de 2016 às 16:52
Compartilhar Comente (1)

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril

Pelo 14º ano consecutivo, Unesc tem cursos estrelados no Guia do Estudante Abril
A publicação apresenta os melhores cursos do país (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc tem 18 cursos recomentados pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Este é o 14º ano consecutivo que a publicação reconhece os investimentos e a busca pela qualidade do ensino na Universidade. Esta semana, a Editora Abril divulgou a avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia 2016 e que constará no GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular a partir de 14 de outubro.

A Universidade teve os seguintes cursos estrelados pelo GE: Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Secretariado Executivo.

Lançado a cada ano, o GE avalia e apresenta, segundo os critérios da Editora Abril, os melhores cursos do país. O objetivo da publicação é oferecer subsídios aos estudantes na escolha de uma profissão e as opções de universidades para a realização dos cursos.

Segundo a Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, a universidade também apresenta excelentes resultados nos processos de avaliação externa, com conceitos que variam de 4 a 5, demonstrando a excelência no ensino, pesquisa e na extensão. “Os índices dos cursos de graduação apresentados pelo GE oportunizam aos estudantes uma escolha segura dos cursos de graduação para a construção de sua carreira profissional”, afirma a pró-reitora.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 18:05
Compartilhar Comente