Psicologia

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior
Acadêmicas Ana Paula Isoppo e Marina Cerávolo contam um pouco de suas experiências Mais imagens

Conhecer novas culturas, vivenciar experiências, valorizar o currículo ou até se familiarizar com uma nova língua. Motivos para fazer um intercâmbio não faltam, principalmente durante a vida acadêmico. Na Unesc, programas como o Mobilidade Acadêmica, proporcionam ao aluno a chance para agregar estas experiências ao currículo. Oportunidades que foram abraçadas pelas estudantes Ana Paula Isoppo e Marina Köche Nunes Cerávolo.

Amigos portugueses, italianos, espanhóis, britânicos...

Aluna de Direito, Ana Paula sempre teve o desejo de fazer intercâmbio. E, em janeiro 2014, viajou para a Universidade de Coimbra, em Portugal, buscando adquirir experiências, enriquecimento pessoal e profissional. “São inúmeras as boas experiências e conhecimentos adquiridos durante a viagem. O conhecimento acumulado nesta troca cultural é impressionante. Morei em residência com oito estudantes italianos e espanhóis, além de ainda fazer vários amigos britânicos, as circunstâncias me fizeram aprender um pouco mais outras línguas e o que aprendi no curso de Direito foi bem interessante, pois estudar outro ordenamento jurídico enriqueceu a minha formação”, contou a acadêmica.

Para Ana Paula, o intercâmbio, além das experiências, gerou um processo de amadurecimento, uma vez que é necessário enfrentar muitos desafios longe dos familiares e encarar a adaptação com o desconhecido.

Com as crianças no Hospital!

Já Marina, aluna de Medicina, está realizando seu intercâmbio no Hospital Garcia de Orta, em Portugal, e, como Ana Paula, sempre desejou estudar fora do pais. “Sempre foi um desejo. Quando descobri que teria a oportunidade na décima fase, comecei a me preparar e correr atrás dos documentos para conseguir”, contou. 

Durante a viagem, Marina está se atualizando e adquirindo novas experiências, dentro e fora da sua área de estudo. “Aqui no hospital, todas as manhãs, tem reunião com todos os pediatras da instituição para discutir os casos das crianças. Além disso, estou fazendo novas amizades, conhecendo outras culturas, novas culinárias, aprendendo um pouco mais desta nova língua e aprendendo um pouco mais sobre a história do Brasil com Portugal”, destacou a acadêmica.

Têm oportunidades abertas

Como as acadêmicas Ana e Marina, quem sempre sonhou em vivenciar o intercâmbio, tem a oportunidade. A Unesc oferece diversos programas que possibilitam ao aluno sonhar mais alto em sua experiência acadêmica. No momento, a Universidade está com inscrições abertas para os cursos de Artes Visuais, Psicologia, Pedagogia, Direito, Ciências Econômicas e Engenharia Mecânica – são duas vagas cada. Para realizar a inscrição, o acadêmico deve estar cursando a segunda fase ou superior do seu curso e passar pelo processo seletivo, que é feito pelas médias gerais no histórico do acadêmico. As inscrições para o processo são realizadas na Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante.


Direito

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Universidade de Coimbra (Portugal)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Artes Visuais 

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Jan Evangelista Purkyne University (República Checa) 
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Pedagogia 

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Nosov Magnitogorsk State Technical University (Rússia)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Psicologia

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Nosov Magnitogorsk State Technical University (Rússia)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Engenharia Mecânica

Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Instituição /País: Management Center Innsbruck (Tyrol Österreich - Áustria)
Período: 1º ou 2º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Ciências Econômicas 

Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Instituição /País: Université de Rennes 1 (França)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Mais informações pelo e-mail iro@unesc.net e telefone 3431.2660

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de agosto de 2016 às 11:23
Compartilhar Comente

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros
Alunas de graduação e pós falaram sobre expectativas no Brasil (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quando Barbora Soukupova fala, é difícil decifrar de onde ela veio. Com um português com um pouco de sotaque, a designer em cerâmica da República Tcheca se mistura entre os alunos de 12 países diferentes que escolhem Unesc para estudar. Estudante do curso de pós-graduação em Teoria e História da Arte, Barbora é um dos oito novos alunos estrangeiros que iniciaram as atividades na Universidade no primeiro semestre de 2016. Nesta quarta-feira (23/3), ela e os colegas vindos da Rússia, Angola e Benin - país da região ocidental da África, receberam as boas vindas do reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Em 2014, Barbora, que na época fazia curso de graduação na República Tcheca, veio pela primeira vez ao Brasil, após ter conseguido uma bolsa para fazer intercâmbio. “Procurei um país em que o alfabeto fosse semelhante ao nosso. Optei pelo Brasil e procurei uma instituição onde houvesse um curso de graduação em Artes que também trabalhasse com cerâmica, minha área. Então encontrei a Unesc e gostei do que vi sobre ela e sobre o curso de Artes Visuais e decidi vir para Criciúma”, conta. Nos seis meses que ficou no Brasil, a estudante tcheca desenvolveu um projeto de artes com crianças de Timbé do Sul.

De volta à capital da República Tcheca, Praga, Barbora concluiu a graduação e no fim do curso, recebeu outra bolsa, agora para pós-graduação. “Não tive dúvidas em voltar para a Unesc. No começo foi difícil por causa do idioma, mas agora estou bem adaptada e quero dar continuidade ao projeto com as crianças em Timbé do Sul e fazer uma exposição dos trabalhos”, planeja. Ela fica até dezembro em Criciúma, e depois retorna para concluir o curso de pós no seu país.

Recepção


Durante as boas vindas aos estudantes estrangeiros, o reitor da Unesc agradeceu pela escolha da Universidade e desejou sucesso nesta nova etapa da vida dos alunos. “A Unesc é hoje uma Universidade internacional. E a presença de vocês aqui traz muitos benefícios para todos. A troca de conhecimento gera novas oportunidades e essa troca cultural enriquece tanto vocês, que vieram de outros países quanto nós, brasileiros”, comentou.

Além de Barbora, a Unesc recebeu este semestre os alunos: Polina Zapivalova, da Rússia, para o Mestrado em Educação; Liliane Raulique Koundo, de Benin, para o curso de graduação em Biomedicina; e os angolanos Suemy Patricia Neto Barreto, de Angola, para o curso de Ciências Contábeis; Ruslana Jandira de Carvalho da Conceição Gumbe, da Angola, para o curso de Gestão em Recursos Humanos; Aderito Garcia Simão Dias, para Administração; Ana Jerusa Nogueira Mónica, para Psicologia e James Donaldson Luzincourt, para estudar Biomedicina. Os alunos foram acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2016 às 21:36
Compartilhar Comente

Unesc oferece vagas para intercâmbio no exterior

Unesc oferece vagas para intercâmbio no exterior
Inscrições vão até o dia 6 de maio (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com nove vagas abertas para intercâmbio de estudantes de graduação no exterior. São oportunidades para alunos dos cursos de Administração – linha de formação geral, Administração – linha de formação em comércio exterior, Artes Visuais, Design, Letras, Pedagogia e Psicologia.  Os interessados têm até o dia 6 de maio para se inscrever, na Coordenadoria de Relações Internacionais,8 às 12 horas e das 13 às 17 horas., na sala 1 do Bloco do Estudante.

As vagas serão distribuídas em Universidades de Portugal, República Tcheca, Argentina e Rússia. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2660.

Confia o edital (Clique aqui)

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 06 de abril de 2015 às 21:41
Compartilhar Comente

Alunas retornam do intercâmbio com a bagagem carregada de conhecimento

Alunas retornam do intercâmbio com a bagagem carregada de conhecimento
Seja na Espanha ou em Londres a experiência é positiva (Foto: Arquivo Pessoal) Mais imagens

Elas desembarcaram cheias de sonhos, com lembranças e histórias que compõem a busca pelo conhecimento. As alunas Maria Milioli, do curso de Medicina, e Lais Joner, de Psicologia, estão de volta à Unesc para completar a graduação, que será marcada para sempre pelo aprendizado adquirido no intercâmbio.

“A primeira semana é a mais difícil”, afirma Lais, que passou seis meses na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Ela comenta que os espanhóis são conservadores de início, “Mas conforme você convive eles se tornam mais próximos. Fiz várias amizades que me acompanharam durante o período que estive no intercâmbio”, explica a aluna. 

Na Espanha, as aulas teóricas são separadas das práticas. Para Lais esse método auxiliou na fixação das matérias, mas a maior diferença que ela observou foi a autonomia dos alunos. “Você precisa estar atento a tudo para ir bem nas matérias, são os alunos que procuram os professores e vão atrás dos conteúdos, porque se  acabar ficando para traz, reprova. Essa independência com certeza contribuiu no meu desenvolvimento, não só profissional, mas pessoal também”, ressalta.

Maria ficou por um ano na University of Roehampton, em Londres. Ela afirma que a maior diferença no ensino foi a forma de avaliação. “Desde os primeiros anos de ensino eu fui acostumada com a aplicação de provas, mas em Roehampton é diferente, grande parte das minhas avaliações eram realizadas por meio de dissertações e relatórios”, comenta.

Durante a viagem Maria conheceu muitos lugares, pessoas e idiomas. Ela afirma que 2014 foi um ano de muitas experimentações.  “No final do intercâmbio uma amiga me perguntou: "Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?”, e eu percebi que só em 2014 foram tantas "primeiras vezes" que eu nem conseguia contar! Pegar o metrô em Londres, primeira aula de alemão, novos relacionamentos, aperfeiçoar o inglês, participar de uma publicação científica, conhecer outras culturas, foram muitas e todas inesquecíveis”, ressalta.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a viagem traz uma nova visão de vida aos estudantes. “O intercâmbio fortalece o aluno não só como profissional, mas também como ser humano. É uma experiência que será representada ao longo da vida, por meio de um novo olhar, que permite ao estudante o poder de trazer inovações para o meio em que vive”, comenta.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 10 de março de 2015 às 16:44
Compartilhar Comente