Psicologia

Políticas de saúde mental e pandemia pautam o dia de Jornada Acadêmica de Psicologia

Políticas de saúde mental e pandemia pautam o dia de Jornada Acadêmica de Psicologia
Convidado da noite foi o doutor em psicologia Silvio Yasui (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Iniciativa estudantil, a 11ª Jornada Acadêmica de Psicologia iniciou com um debate sobre “Políticas de saúde mental e pandemia: defesa da democracia para a garantia do cuidado em saúde mental”. Em um encontro virtual, ministrado pela professora Dipaula Minotto, o doutor em psicologia Silvio Yasui dialogou com acadêmicos, professores e profissionais da área na noite desta segunda-feira (21/9). O evento está sendo realizado em paralelo ao 6º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enalteceu a Jornada, lembrou da força do movimento estudantil e destacou o protagonismo feminino na organização do evento. “É uma proposta absolutamente pertinente aos tempos atuais. São discussões indispensáveis propostas aqui para hoje e para o restante da Semana. Estamos presenciando uma iniciativa de cinco mulheres, que representam as forças da resistência de nossa Unesc. Foi assim que construímos nossa Instituição ao longo do tempo. Mesmo não sendo permitindo o encontro presencial, foram estabelecidas as conexões necessárias para que o hoje pudesse acontecer. Isso é lindo e encantador”, evidenciou. 

Para a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o trabalho realizado pelas estudantes traz uma programação extensa e de qualidade, criando novas propostas de ensino. “Em uma Universidade temos diversos espaços de aprendizagem, e este aqui, virtual, também se coloca como um. Aqui serão postas ideias e reflexões que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida pessoal e profissional de cada um. Certamente teremos uma grande jornada”, frisou.

Evento voltado à demandas da sociedade

Diante do cenário pandêmico, Yasui abordou os desafios encontrados neste período e traçou paralelos entre os pontos negativos e positivos, tanto no ramo político quanto na vida de cada um. Abordando os valores que sustentam a sociedade atual, o psicólogo destacou a necessidade de se insistir na solidariedade, liberdade, justiça social e outros aspectos que podem tornar o mundo melhor. “A gente precisa cuidar mais dos outros, um cuidado de solidariedade, de atenção. Temos que voltar a ser grupos falantes, produzindo bons encontros que afetem e potencializam a vida como uma obra de arte”, afirmou.

Olhando para o futuro, o palestrante da noite questionou a sociedade que está sendo construída. “A defesa da democracia é uma defesa a vida. Não podemos perder a esperança. Os bons são muitos e muito mais fortes, capazes de transformar a realidade onde quer que a encontremos”, completou. 

Planejado há mais de cinco meses, a organização do evento buscou entender as demandas sociais para estruturar a programação. Os temas foram elencados por meio de enquetes nas redes sociais. “Temos vivido um ano de 

transformação. 2020 já está registrado na história pela incerteza, insegurança e dificuldades em todas as nações. O mundo como conhecemos não é mais o mesmo. Foi necessário ressignificar. Por isso, o grupo, composto por cinco mulheres, não desistiu da Jornada Acadêmica”, enfatizou a representante da comissão organizadora, Laísa Ávila.

A coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, chama atenção ao tema geral do evento, “transdisciplinaridade da Psicologia no enfrentamento de situações de crise”, destacando-o como pontual para o momento. “As propostas presentes vão adentrar em contextos da Psicologia Clínica, de assistência social e de políticas públicas. São assuntos de grande relevância para nós, profissionais e estudantes de saúde neste momento de reinventar o novo e o dia a dia”, destacou.

Confira a programação

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2020 às 21:26
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Noite de comemorações

Noite de comemorações
Mais de 50 estudantes confraternizaram em uma colação de grau especial (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A noite deste sábado (8/2) ficará marcada na vida dos mais de 50 egressos formados pela Unesc. Concluintes dos cursos de Psicologia, Biomedicina e Fisioterapia, os agora profissionais colaram grau em uma cerimônia repleta de emoções, em memória da estudante de Psicologia Sara Delfino Campos. 

O momento especial vivenciado pelos formandos também se transformou em uma marca importante para a Universidade e para o Sul de Santa Catarina: a Unesc, em seus 52 anos de história, já entregou ao mercado de trabalho mais de 35 mil profissionais capacitados para atuar de forma inovadora, assertiva e humana.

A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, lembrou que a vida é feita de períodos e destacou a importância desta noite. “Chegou a hora de alçar voo, sem esquecer das responsabilidades. A partir de hoje cada um que aqui recebe seu diploma passa a ter um lugar de destaque na vida das pessoas, fazendo a diferença por meio do cuidado, do carinho, do profissionalismo e sobre tudo da humanidade”, afirmou.

A reitora também destacou um grande ano em 2019, relembrando conquistas que marcaram a história da Universidade, como o destaque na premiação “As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2019”, o reconhecimento da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) com o Certificado de Responsabilidade Social – Troféu Destaque SC, e o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) com a nota máxima (Conceito 5 de 5). 

“Nossa Universidade está sempre crescendo e buscando elevar sua excelência. Ao formar-se na Unesc, o estudante conclui seus estudos em uma Instituição comprometida a honrar sua dedicação, sempre o colocando como protagonista”, destacou a reitora. 

Viva o orgulho de ser Unesc

Quer ir além de cursar uma graduação, vivenciando uma experiência acadêmica única? A Unesc está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2020. Basta clicar aqui e saber mais. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de fevereiro de 2020 às 22:41
Compartilhar Comente

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc
Construção envolveu estudantes de Pós-Graduação e acadêmicos da graduação (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

A atuação acadêmica e a inserção social na comunidade deram origem ao e-book “Análise de vida e saúde”. O trabalho, desenvolvido em uma proposta de integração, analisou a qualidade de vida e de saúde no bairro Santa Bárbara, de Criciúma. A obra foi construída por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Mestrado Profissional, e acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia. O trabalho foi lançado na noite desta quinta-feira (19/12), na Reitoria da Universidade.

O professor da Instituição e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, explica que a atividade envolveu ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi aproximar os estudantes da realidade em territórios onde a Universidade está inserida e às realidades onde os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) estabelecem suas relações de vida. A proposta também buscou uma compreensão ampliada de saúde de todos os atores envolvidos.

“A iniciativa estrutura-se na disciplina de Interação Comunitária, dividindo sua atuação entre teoria e prática. Foi realizado um reconhecimento no território, quando os estudantes estiveram presencialmente na comunidade. Eles aplicaram uma entrevista, com a população deste território, e realizaram uma análise deste material. Em seguida os participantes construíram uma síntese dos principais achados durante o semestre e que é foram materializados como conteúdo informativo devolvido à população”, explica.

O resultado final, em 2019, foi entregue e especialmente nesta edição acompanhado com o lançamento do e-book. A análise de vida e saúde levou em consideração dados relacionados a determinantes sociais de saúde: sociodemográfico, educação, trabalho e gestão pública, segurança, habitação, lazer, transporte, saneamento, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos da saúde.

Durante a apresentação do e-book, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a participação de toda a equipe do projeto, incluindo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Bárbara, Ricardo Gaspar. Ela foi uma das autoras da obra. "O resultado que trazemos hoje é muito maior do que a materialização do e-book. Ela é a representação coletiva, de uma luta histórica em prol de objetivos de aprendizagem e formação do profissional da área da saúde, diante daquilo que as diretrizes curriculares nacionais de fato se propõem em todos os cursos de graduação", salienta reitora.

Leia o trabalho clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Comunicação, Imprensa e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2019 às 22:23
Compartilhar Comente

Projeto Amora promove diálogos sobre violência doméstica

Projeto Amora promove diálogos sobre violência doméstica
Foram dois encontros voltados ao público escolar (Fotos: divulgação) Mais imagens

O projeto Amora, nesta quarta-feira (6/11), se fez presente na Escola de Educação Básica Humberto de Campos e na Afasi (Associação Feminina de Assistência Social de Içara). O objetivo foi compartilhar ensinamentos sobre violência doméstica, com ênfase na ocorrência contra mulheres.

Na escola, localizada em Criciúma, o diálogo foi norteado aos professores, estudantes e membros da direção. Foram quatro temas abordados: verdades e mitos na violência contra as mulheres; pornografia da vingança e seus danos psicológicos; violência dentro de casa e seus tipos, e o que fazer diante de qualquer tipo de violência.

Já na Associação Feminina de Assistência Social de Içara o encontro reuniu diretores de escolas de todo o município. A proposta, idealizada pela primeira dama, Ceneli Gastaldon, envolveu assuntos voltados a violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha, ciclo da violência, relacionamentos abusivos, quebra do ciclo de violência e prevenção da violência contra as mulheres nas escolas. 

As duas equipes do projeto de extensão Amora, construído no curso de Direito da Unesc, em parceria com o curso de Psicologia, são coordenadas pelas professoras Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Triches. A iniciativa conta com o auxílio dos bolsistas Daiane Possamai, Maria Eduarda Goulart, Monique Lummertz, Murilo Cândido, Ana Karolina Emýdio, Lydia Piuco e Thalita Zatta.  

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2019 às 13:19
Compartilhar Comente