Psicologia

Programa de Orientação Profissional realiza atividades durante o Unesc Profissões

Programa de Orientação Profissional realiza atividades durante o Unesc Profissões
Professores e estudantes de Psicologia ajudam estudantes a identificarem áreas de maior interesse (Fotos: Marvin Fortes, Milena Nandi e Vitor Netto) Mais imagens

Como o maior evento para concluintes do Ensino Médio do Sul do Estado, o Unesc Profissões não poderia deixar de colaborar com a escolha profissional daqueles que passaram e vão passar pela Universidade nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/9). Por isso, o POP (Programa de Orientação Profissional) está recebendo estudantes do Ensino Médio e pessoas que já concluíram essa etapa, com aplicação de testes e diálogo com professores e acadêmicos do curso de Psicologia. Tudo para colaborar no processo de decisão da carreira a seguir.

A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Milene Alves Sparremberger, 18 anos, veio de Torres na manhã desta quinta-feira para participar do Unesc Profissões. Ela e seus colegas de aula realizaram Trilhas Interativas, visitaram os estandes dos cursos no Ginásio José Antônio Carrilho e também passaram pela tendo do POP. E para Milene, a primeira vez na Unesc já foi importante para a escolha da carreira. “Eu gosto de coisas ligadas à arte e havia pensado em fazer Design. Aqui eu conheci mais sobre os cursos de Design de Produto e de Moda, Teatro e Artes Visuais, tirei dúvidas e passei pela orientação profissional. Fazendo o teste, analisando o resultado e conversando com o pessoal do POP, me senti mais segura para fazer a minha opção”, conta.

Uma das pessoas que recebeu Milene e seus colegas, foi a acadêmica da quarta fase de Psicologia, Sarah Dagostim Ferraz. Ela já esteve do outro lado e quando era estudante do Ensino Médio do Colégio Unesc, também participou da orientação profissional oferecida durante o Unesc Profissões. “Quando eu era aluna do Colégio Unesc aproveitei muito o evento para conhecer mais sobre os cursos e participar de orientação profissional e hoje vejo o quanto foi importante para a minha escolha. Percebemos que muitos alunos chegam aqui focados apenas no vestibular e não param para observar todas as oportunidades. Com a feira eles têm a possibilidade de ampliar essa visão”.

Segundo a coordenadora do POP, Denise Neurenberg, para escolher é preciso primeiro se conhecer. “Os estudantes têm acesso fácil a informações sobre as áreas de atuação profissional, mas de maneira superficial. As profissões tradicionais se ampliaram e hoje temos mais de 200 opções. É preciso ter conhecimento sobre as diversas possibilidades, mas é extremamente necessário se observar melhor e analisar do que se gosta”, afirma a professora da Unesc.

Denise ressalta ainda que é comum que mesmo pessoas já atuantes no mercado de trabalho queiram mudar de área ou de carreira. “O mundo está em constante mudança e temos que nos adaptar. Durante a vida a pessoa pode desempenhar várias funções dentro de uma mesma área profissional ou querer mudar totalmente. É comum que pelo menos de 10 em 10 anos movimentos desse tipo ocorram”.

Unesc Profissões

Em dois dias de evento, a Unesc recebeu quase 6 mil visitantes – entre turmas do Ensino Médio e pessoas que já concluíram essa fase – para conhecerem as oportunidades que a Instituição oferece no ensino presencial e a distância. Os visitantes da Amrec, Amesc, Amurel e de municípios do Rio Grande do Sul foram recepcionados em um ambiente futurístico, com realidade virtual e apresentação de robôs, além de experimentos e conhecimento de todos os cursos de graduação e pós da Unesc.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketin
g

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2019 às 16:56
Compartilhar Comente

Unesc e Associação Uma Nova Chance firmam parceria para projetos de ressocialização

Unesc e Associação Uma Nova Chance firmam parceria para projetos de ressocialização
Associação Uma Nova Chance é quem buscou a parceria (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc, por meio da Sala dos Municípios, firmou mais uma parceria para o desenvolvimento pessoal e social. A Universidade recebeu, na manhã desta segunda-feira (16/9), a visita de representantes da Unoch (Associação Uma Nova Chance), grupo com a qual firmou parceria para um apoio em projetos de ressocialização de pessoas que por um momento de sua vida foram privadas de liberdade. 

A Associação tem como objetivo atender a ex-detentos com cursos técnicos, palestras e ações voltadas para a ressocialização para o mercado de trabalho, além de reintroduzí-los na sociedade. Com o objetivo de apoiar a causa, a Unesc realizará palestras e atividades de extensão com os participantes do projeto. “É um projeto muito importante, pois é o momento em que essas pessoas retomam para a sociedade. Esse projeto acaba envolvendo todos os cidadãos”, comenta a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza.

Já no segundo semestre de 2019 a Unesc irá oferecer duas palestras motivacionais para os participantes. Para 2020 a intenção é realizar projetos de extensão. A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins, também participou do encontro.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 16 de setembro de 2019 às 18:11
Compartilhar Comente

Unesc leva orientações sobre saúde em ação durante desfile de 7 de setembro

Unesc leva orientações sobre saúde em ação durante desfile de 7 de setembro
Alunos e professores da Universidade estiveram pela manhã na Rua da Gente (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade esteve presente no evento que marcou o fim da programação da Semana da Pátria em Criciúma, neste sábado (7/9), Dia da Independência do Brasil. Estudantes e professores da área da saúde realizaram atendimentos à população que passou pela rua José Henrique Mezzari, a “Rua da Gente”, para acompanhar o desfile cívico-militar, que ocorreu das 8 às 12 horas. A equipe da Universidade também participou do desfile.

O atendimento à população fez parte das atividades da Unesc no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Além das orientações e avaliações de saúde realizadas pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Biomedicina e Nutrição, a iniciativa englobou o Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde) e o Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc (com o grupo que estuda depressão).

Entre as atividades realizadas pela Unesc estiveram auriculoterapia, aferição de pressão arterial, orientações relacionadas ao Setembro Amarelo, orientações sobre saúde bucal, avaliação de estresse, qualidade de vida e orientação profissional e de prevenção ao suicídio e avaliação e orientações nutricionais.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de setembro de 2019 às 14:41
Compartilhar Comente