Psicologia

Situações enfrentadas no cotidiano foram pautas no último dia de Jornada de Psicologia

Situações enfrentadas no cotidiano foram pautas no último dia de Jornada de Psicologia
Evento encerra com atividades alusivas ao aniversário de 20 anos do curso (Fotos: Emanuela Justino) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (28/8), último dia da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social, foi marcada por muita interação entre acadêmicos, professores, egressos e visitantes na Unesc. Eles puderam participar de rodas de conversa e mini cursos que trataram de assuntos relacionados ao autoconhecimento e problemas enfrentados no cotidiano.

A professora Fernanda da Silva Lima, do programa de PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) conduziu a roda de conversa com tema “Feminismo Negro no Brasil: da luta ao debate teórico”. O principal objetivo da conversa foi entender o feminismo pela ótica da mulher negra e todas as dificuldades que ela enfrenta, desde a infância até a vida adulta, passando também pela aceitação de suas características, ao enfrentamento de situações no cotidiano como a desvalorização por conta da cor da pele e pelo sexo.

Também foi tema de um minicurso “A Clínica Psicanalítica na Atualidade”, ministrada pelo psicólogo Rafael Braz. O assunto trabalha com as emoções e sentimentos dos indivíduos, procurando entender suas angústias, pensamentos e ações, sobretudo a importância de o profissional obter tal sensibilidade dentro das clínicas.

Outra temática discutida foi a compreensão das diferentes realidades e situações vividas pelas pessoas e como elas se posicionam de acordo com a própria visão de mundo.  Abordando esse assunto, o minicurso “Gestalt-terapia e Realidade Brasileira: Entre figuras e fundos” conduzido pelo psicólogo João André Rodrigues, buscou levar ao presentes uma reflexão sobre as diferentes realidades vividas pelos indivíduos.

Por fim, no auditório Ruy Hülse, estudantes e profissionais de psicologia, juntamente de profissionais do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc tiveram uma conversa sobre a importância do acompanhamento psicológico para pacientes que fazem reabilitação e para aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

Emanuela Justino - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 28 de agosto de 2019 às 19:02
Compartilhar Comente

Psicologia Unesc: Há 20 anos atuando na formação profissional e no atendimento à comunidade

Psicologia Unesc: Há 20 anos atuando na formação profissional e no atendimento à comunidade
Aniversário do curso está sendo comemorado durante Jornada Acadêmica (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Em agosto de 1999, iniciavam as aulas do curso em Psicologia da Unesc. Ao longo dos seus 20 anos de história, a graduação tem contribuído com a formação de profissionais para atuar nas mais diversas áreas psicológicas. Com aulas no período matutino e noturno, atualmente o curso conta com 513 acadêmicos, que aprendem em diversos espaços oferecidos pela Instituição. Um deles é a Clínica de Psicologia, onde os estudantes participam de atividades supervisionadas por professores e realizam atendimento à comunidade – só entre março e junho de 2019, já foram mais de 3.330.

Desafios e consolidação

O curso de Psicologia da Unesc tem conceito 4 no MEC (Ministério da Educação) e atende as mais variadas faixas e estilos de acadêmicos. Conforme a coordenadora, Karin Martins Gomes, um dos propósitos de consolidação do curso é de inserir o acadêmico na área de atuação da região. “Psicologia não é uma conversa, tem ciência. Ela não se faz somente em quatro paredes, mas em todos os lugares e em qualquer área”, afirma. 

A coordenadora adjunta, Graziela Amboni, acredita que o curso tem amadurecido a cada ano, oferecendo uma melhor qualidade na graduação. “Quando se fala sobre profissão do futuro, a Psicologia entra na lista. Ela envolve seres humanos e com isso podemos leva-la para todos os lugares. Não precisamos estar em uma sala fechada para atuar” pontua.

De discente para docente

A professora Dipaula Minotto fez parte da primeira turma do curso. De acordo com ela, mesmo que sem turmas anteriores, a recepção e acolhida dos professores e da Universidade foi de extrema importância para o fortalecimento do curso. “Eram 50 alunos, das mais várias categorias e idades. Tinha gente que recém havia saído do Ensino Médio, tinha aposentado e tinha pessoas que procuravam uma segunda graduação”, conta.

Após formada, Dipaula atuou durante 10 anos fora da Universidade, quando em 2016 voltou para a Instituição para estudar no PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e junto do Mestrado, começou a lecionar disciplinas no curso de Psicologia. “Essa troca da teoria e da prática foi de extrema importância e é o que hoje buscamos oferecer ao estudante na graduação e assim multiplicar o conhecimento”, enfatiza.

De acordo com Dipaula, a diferença mais observada hoje em dia é a da estrutura. “Além da estrutura física, a curricular vem acompanhando as mudanças sociais e políticas públicas que acontecem no país. Além disso, os projetos de extensão têm atuado de forma significativa”, afirma.

Contato com a comunidade

Os acadêmicos do curso são envolvidos também nos programas de atendimento realizados nas Clínicas Integradas da Unesc. Além disso, os estudantes atuam como bolsistas ou voluntários em programas da Universidade, supervisionados por professores. “Um grande propósito para nós é cada vez mais ampliar o espaço de atuação na comunidade. Que a Psicologia esteja próxima das pessoas e observando o que elas estão necessitando”, pontua Karin.

Outro exemplo desse contato são os estágios oferecidos pelo curso, abrangendo quatro áreas de conhecimento, sendo que cada aluno tem uma hora de atendimento semanal individual com professor. As áreas de atuação são de Psicologia Educacional, Social, Organizacional e Clínica.

Além da graduação, a Unesc oferece os cursos de pós-graduação na área de Psicologia em Saúde Mental; Psicologia do Esporte; Psicanálise e suas Intervenções nas Psicopatologias Atuais; Teoria Cognitivo Comportamental e Aplicabilidade nas Psicopatologias; Avaliação Psicológica; Especialização em Residência Multiprofissional e Especialização em Residência em Saúde Mental.

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de agosto de 2019 às 16:23
Compartilhar Comente

Debates, homenagens e comemorações marcam o segundo dia da Jornada Acadêmica de Psicologia

Debates, homenagens e comemorações marcam o segundo dia da Jornada Acadêmica de Psicologia
Abertura dos trabalhos lembraram os 20 anos do curso (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O segundo dia da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social da Unesc foi ainda mais especial para professores, alunos e egressos do curso e marcou as comemorações pelos 20 anos do curso de Psicologia e pelo Dia do Psicólogo. No início das atividades, na manhã desta terça-feira (27/8), professores que fizeram parte da história do curso receberam homenagem, assim como acadêmicos e a Reitoria. A trajetória do curso ainda foi contata em um vídeo, reproduzido durante o evento e no intervalo entre as mesas-redondas, houve um momento de confraternização entre os presentes, com bolo e parabéns para você.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, parabenizou professores, acadêmicos e egressos da Universidade e ressaltou que o momento é de comemorar as conquistas do curso e a colaboração dele na formação de profissionais tão importantes para a saúde mental da população. “Quando a Universidade implantou o curso de Psicologia, ela assumiu um compromisso com a região para o desenvolvimento dessa área e de qualificar os indicadores de saúde mental da população. Posso dizer que esse é o legado que o curso de Psicologia tem deixado para toda a nossa região”.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, contextualizou sobre o momento de implantação do curso, em 1998 e salientou a importância dos coordenadores, professores e alunos envolvidos com o curso ao longo de seus 20 anos. “O objetivo era estar inovando e mostrando que podemos ter profissionais capacitados e diferenciados formados aqui mesmo. O primeiro ingresso, em 1999, foi com 50 alunos. Hoje, temos mais de 500 acadêmicos”, conta Karin. “O corpo docente está sempre atendo às mudanças no cenário e é a partir dessa prática e deste olhar que vamos complementando e pensando a construção de ser e estar psicólogo enquanto ciência”, complementa.

Karin lembrou ainda da importância da Clínica de Psicologia, que abriu as portas em 2003, na formação de novos profissionais e para a saúde mental da região. “Queremos que o ser humano possa viver da melhor forma possível e com qualidade”.

A coordenadora da Comissão Organizadora do evento, acadêmica Daniela Cardoso, agradeceu aos colegas que colaboraram na organização do evento e afirmou ser uma honra estar participando desse momento do curso. “É muito especial estar na organização da Jornada no ano em que esse curso que nos acolheu e está nos formando profissionais e cientistas psicólogos completa 20 anos. Parabéns ao curso, a todos os alunos e professores e vamos juntos continuar ajudando a construir essa história da Psicologia na Unesc”.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Psicologia, Arthur Miguel Gomes, afirmou que o evento é o resultado de uma mudança de perspectiva realizada ao longo de anos. “O curso de Psicologia veio com uma demanda e instaurou uma missão: formar agentes de mudanças. Pensar no nosso curso é lembrar de tantas pessoas que ajudaram a construí-lo: professores, coordenadores, Reitoria. É lembrar o movimento dos estudantes. Se ele existe, é porque tem pessoas que estão escolhendo. E o curso é o reflexo dos acadêmicos que nele estão”.

Após as falas, o momento foi de homenagear quem ajudou a construir o curso. A pró-reitora recebeu um presente em nome da Reitoria da Universidade. Os ex-coordenadores Nerilza Volpato Alberton, Yara Jurema Hammen Llanos, Jeverson Reichow, Denise Neurenberg também receberam homenagem, assim como a ex-secretária do setor e agora acadêmica de Psicologia, Jorisa Argente.

O agradecimento aos acadêmicos veio por meio de placas à Comissão Organizadora da Jornada em 2019, recebida pela coordenadora da comissão, Daniela Cardoso. Os estudantes foram homenageados também com uma placa, entregue ao presidente do CA, Arthur Miguel Gomes.  

Ainda durante o evento da manhã, a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes e a coordenadora adjunta, Graziela Amboni, apresentaram a logomarca de Psicologia da Unesc, criada pelo aluno Murilo Cândido.

Debates sobre saúde mental marcam o segundo dia do evento

Após as homenagens pelos 20 anos do curso, tiveram início os debates e reflexões sobre saúde mental, que permearam toda a programação desta terça-feira na Jornada. Os trabalhos iniciaram com a mesa-redonda “Saúde Mental, Infância e Adolescência”, com o psiquiatra infantil do Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), Pedro Caron La Salvia, as psicólogas e alunas do Programa de Residência em Saúde Mental da Unesc, Alessandra Machado e Patrícia Mariano. A mesa-redonda teve a mediação da professora da Unesc Tatiane Macarini.

A programação da manhã da Jornada Acadêmica contou ainda com um bolo de aniversário do curso, compartilhado entre professores, alunos e profissionais e uma mesa-redonda sobre “Avanços e Retrocessos da Política de Saúde Mental na Atualidade”, com os psicólogos Daniel Fernando Fischer Lomonaco e Sandra Vitorino, com mediação da professora da Unesc, Dipaula Minotto da Silva.

Confira a programação do evento

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de agosto de 2019 às 14:57
Compartilhar Comente

Comemorando duas décadas de história, curso de Psicologia abre Jornada Acadêmica

Comemorando duas décadas de história, curso de Psicologia abre Jornada Acadêmica
Décima edição do evento e quinto Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social seguem até quarta-feira (28/8) na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O curso de Psicologia da Unesc, que comemora exatos 20 anos de história nesta terça-feira (27/8), deu início oficialmente na noite desta segunda-feira (26/8) a 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e ao 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. O evento, que já contou com atividades ao longo do dia, teve solenidade de abertura oficial realizada no Auditório Ruy Hülse. A noite foi marcada pela palestra do profissional Brigido Vizeu Camargo, que abordou o tema “As Contribuições da Psicologia Social Societária em Tempos de Crise”.

Em nome da comissão organizadora do evento, a coordenadora o grupo, acadêmica Daniela Cardoso, agradeceu o apoio de todos que prestigiaram a noite de palestra e colaboraram com a concretização do evento, planejado com carinho para que agradasse a todos. “Foram meses de trabalho para construir uma Jornada que contemplasse os desejos e as inquietações de vocês acadêmicos. Desejo que possamos aproveitar esses dias de evento. De minha parte posso dizer que tenho muita honra, muito orgulho em saber que estamos fazendo parte de algo tão grandioso e preparado em sua maioria pelas mãos dos acadêmicos”, salientou.

Também se mostrando emocionado ao ver o auditório lotado de alunos com grandes expectativas de aprendizado, o presidente do Centro Acadêmico do curso, Arthur Miguel Pedri Gomes, salientou o esforço e o sentimento da equipe que representa os estudantes e planejou ao longo dos últimos meses a programação da Jornada e do Congresso. “O que vocês estão vendo hoje é literalmente o resultado de uma jornada. Quando a gente pensa naquela frase que todo mundo sempre comenta, que a felicidade não é o final, hoje a gente percebe que realmente a felicidade é a jornada. O que queremos transmitir, então, é muita gratidão e felicidade por esse resultado. Já está sendo incrível até aqui e será um evento incrível”, completou.

Para a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, o momento é histórico, por marcar os 20 anos do curso e representa um grande orgulho para professores e acadêmicos. “É uma honra estar fazendo parte desse evento que realmente foi montado por vocês. Me sinto muito honrada em representar hoje todos os nossos professores e acadêmicos neste momento especial. Vamos aproveitar muito”, salientou.

A programação dos eventos segue nesta terça-feira (27/8) com atividades já pela manhã também no Auditório Ruy Hülse. Confira aqui a agenda completa. 

O palestrante da noite

Dr. Brigido Vizeu Camargo é professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; diretor associado de pesquisa por diversas vezes na Fondation Maison des Sciences de l’Homme, Paris, França; membro do Collegio del Dottorato in Scienze Sociali - Università Degli Studi di Padova, Itália; professor do Doutorado Internacional/Europeu sobre Representações Sociais e Comunicação na Universitá Degli Studi di Roma, La Sapienza, Itália e pesquisador sobre epistemologia e história da teorização sobre representações sociais.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de agosto de 2019 às 21:55
Compartilhar Comente

Atuação do psicólogo no TEA e na pediatria oncológica iniciam debates da Jornada de Psicologia

Atuação do psicólogo no TEA e na pediatria oncológica iniciam debates da Jornada de Psicologia
Minicursos marcaram as atividades da manhã desta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Psicologia Transpessoal, Psicodrama e atuação do psicólogo no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e em Pediatria Oncológica foram temas abordados na manhã desta segunda-feira (26/8), nas primeiras atividades da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. Os minicursos e oficinas ocorreram em salas de aula e no Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas da Unesc, reunindo professores, profissionais e estudantes.

A Jornada e o Congresso ocorrem até esta quarta-feira (28/8), com palestras, workshops, oficinas, minicursos e rodas de conversas abordando a temática “Psicologia e Realidade Brasileira: Desafios e Perspectivas. A iniciativa é organizada por uma comissão de acadêmicos do curso.

O neurologista infantil do Núcleo TEA, Eduardo Borges de Medeiros iniciou o minicurso “Transtorno do Espectro do Autismo: Do diagnóstico ao tratamento” e foi seguido pelas psicólogas do Núcleo TEA, Thaís Cunha de Oliveira Kiquio e Ledijane Cristina Sachet Ghisi.

Segundo Medeiros, a interação da criança autista com outras pessoas é essencial para que o tratamento possa ser realizado. “A partir do momento que você consegue fazer com que essa criança interaja, a porta para tudo se abre. Não adianta fazer mil terapias se o paciente não reage. Os medicamentos são importantes em alguns casos, mas não adianta apenas medicar a criança e não encaminhar ela para uma terapia em que ela tenha interação social. E depois que ela interagir, vão ser estabelecidos outros pontos, como linguagem e padrões adequados para o comportamento. E o trabalho deve envolver outros profissionais e integrar a escola, a família, comunidade e educadores”, afirma o neurologista infantil.

No minicurso “Psicologia Hospitalar: Intervenções em Pediatria Oncológica”, ministrado pela professora do curso de Psicologia da Unesc, Fernanda de Souza Fernandes, os participantes puderam refletir sobre o contexto oncopediátrico e a inserção do trabalho do terapeuta nele, as dificuldades de acesso das crianças com câncer a um tratamento com psicólogo e os recursos limitados que hospitais gerais que atendem crianças com câncer têm para oferecer atendimento psicológico.

A programação da manhã desta segunda-feira contou ainda com o minicurso “Mitos e Verdades sobre a Psicologia Transpessoal”, com a coordenadora do Comitê de Psicologia Transpessoal da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, Milena Nardini Bubols e com a oficina “O Psicodrama Aplicado às Situações de Crise em Saúde Mental”, com a psicóloga do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) de Criciúma, Katiussa Aparecida Gambin.

As atividades do evento seguem nos outros períodos desta segunda-feira. Para acessar a programação completa, clique aqui.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de agosto de 2019 às 14:32
Compartilhar Comente