Psicologia

Professor da Unesc realiza capacitação de profissionais da Rede Marista

Professor da Unesc realiza capacitação de profissionais da Rede Marista
Ação contou com a presença de assistentes sociais e psicólogos de todo o Estado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Sob comando do professor do Curso de Psicologia Unesc, Zolnei Vargas de Córdova, foi realizado um evento de Extensão para técnicos que atuam na Rede Marista. A ação foi realizada na tarde de quarta-feira (29/8) e teve como eixo norteador das discussões o tema “Práticas socioeducativas e formação de educadores, técnicos e gestores: Novos desafios no campo social - garantia de proteção x infância e juventude.

Estiveram presentes profissionais de Assistência Social e Psicologia que atuam no viés da Política Pública de Assistência Social. Entre os assuntos abordados estiveram ainda os subtemas: Política de Assistência Social – Sistema de garantia de Direitos na Composição da PNAS e Política de Assistência Social – Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de agosto de 2018 às 16:54
Compartilhar Comente

Universidade traz debates sobre individualização da Psicologia

Universidade traz debates sobre individualização da Psicologia
Evento marca as comemorações do Dia do Psicólogo (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores, estudantes e profissionais de Psicologia estão reunidos na Unesc nesta segunda-feira (27/8) para palestras e rodas de conversa com a temática “Uma psicologia das identidades ou a individualização da psicologia?”. O evento é alusivo ao Dia do Psicólogo e vai abordar o trabalho desenvolvido pelos profissionais em áreas como clínica, esporte, educação, jurídica, empresarial, organizações sociais, hospitais e pesquisa.

A abertura do evento ocorreu com uma palestra da representante da Sociedade de Psicologia de Criciúma, Marise Decker, que abordou o histórico da Psicologia, desde a regulamentação da profissão, passando pela criação de entidades representativas até os dias atuais. “O número de profissionais inscritos em conselhos de Psicologia no Brasil saltou de 895 em 1974 para 320.541 em 2018, sendo que destes, 12.700 encontram-se em Santa Catarina. O dado aponta para a necessidade de acompanhamento constante e discussões sobre a profissão como a proposta no evento de hoje”, comenta Marise.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Psicologia, Vinícius Silva de Valentim, lembrou da importância de dar continuidade aos assuntos debatidos. “O que estamos levando da graduação? O que estamos defendendo e que visão de homem e mulher temos? Vivemos dentro de um contexto social. Cada sujeito tem uma classe, uma realidade social, uma sexualidade e não podemos esquecer disso no momento em que estivermos desenvolvendo nosso trabalho, em qualquer uma da área que escolhamos atuar”. 

A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, afirma que o evento tem o objetivo de propor uma reflexão que se inicia hoje, mas não se encerra ao final do encontro. “Que fique essa semente plantada para que no ano que vem possamos dar continuidade aos debates e de uma maneira mais ampla ainda”.

Programação

O evento trouxe ainda pela manhã, a palestra “Reforma e contra-reforma: que identidade profissional queremos construir?”, com Ludmilla Castro Malta e a mediação de Giovana Ilka Salvaro e Vinicius Valentim.

A partir das 14 horas, ocorre uma roda de conversa sobre “A Psicologia no SUS”, com Dulce Mara Gaio e Dipaula Minotto da Silva no Auditório Ruy Hülse. Já às 19 horas, ocorrerá a palestra “A Psicologia (e os psicólogos) no século XXI”, com Dulce Mara Gaio, sendo mediada por Dipaula Minotto e Vinicius Valentim.

O encontro é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de agosto de 2018 às 13:48
Compartilhar Comente

Graduandos vivem momentos especiais em formatura em gabinete

Graduandos vivem momentos especiais em formatura em gabinete
Unesc formou oficialmente, na noite desta quinta-feira (9/8) 72 novos profissionais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O mercado de trabalho ganhou oficialmente, na noite desta quinta-feira (9/8) 72 novos profissionais qualificados pela Unesc divididos nas áreas de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Uma cerimônia especial de colação de grau em gabinete marcou a conquista dos acadêmicos, que puderam comemorar com a família e os amigos a grande realização do sonho da graduação.

A jovem Angela Caroline Beretta, de 22 anos, foi uma das graduandas que exibiu grandes sorrisos compartilhados com seus convidados ao longo do evento. Ela concluiu o curso de Biomedicina e teve comemoração em dose dupla nesta semana. “Na segunda-feira recebi a notícia de que fui aprovada para a bolsa do mestrado em Ciências da Saúde também aqui na Unesc. Mais um sonho se tornando realidade e que vamos comemorar hoje”, afirmou.

O responsável por conceder o grau a cada um dos acadêmicos foi o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. Em seu discurso o professor alertou para a melhor utilização da liberdade que os profissionais terão a partir de agora. “Desta noite em diante vocês estarão em pleno exercício da profissão, tendo uma liberdade diferente, pois não precisarão mais do acompanhamento e orientação dos professores. Lembrem-se que liberdade presume sempre o aumento de responsabilidade, pois isso é o mais importante”, comentou.

Ainda em suas palavras, Thiago salientou as três características que considera fundamentais para o sucesso profissional. “São elas a educação, o planejamento e a proatividade. Tenho plena convicção de que se vocês estão aqui é porque estão preparados para seguir em frente e encarar esses desafios. Agora são vocês que irão transformar sonhos em possibilidades e possibilidades em realidade para as suas vidas. A Unesc estará sempre de portas abertas porque é, foi e sempre será a nossa Universidade”, completou.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de agosto de 2018 às 21:27
Compartilhar Comente

Extensionistas contam experiências do Projeto Rondon

Extensionistas contam experiências do Projeto Rondon
Grupo ficou de 10 a 21 de julho dividido em oito municípios catarinenses (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

"É muito intenso, porque você aprender a conviver com as diferenças entre várias pessoas e conhecer a comunidade de lugares que você não conhecia é bem gratificante". É assim que a acadêmica da 10ª fase de psicologia, Marieli Mezari, resume a sua experiência no projeto Rondon. Ela e mais dez extensionistas da Unesc participaram do último projeto Rondon: Operação Encantos do Vale, dos dias 10 a 21 de julho. Na tarde desta terça-feira (7/8) eles estiveram com a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, para relatar as suas experiências vividas no projeto.

O Rondon tem por finalidade desenvolver programas e projetos comprometidos com a inclusão social, com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação do profissional cidadão. Os alunos participantes dos cursos de Psicologia, Odontologia, Medicina, Biomedicina e Enfermagem da Unesc, acompanhados do assessor de Ações Comunitárias da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, que foi o preceptor do grupo, ficaram divididos em oito municípios catarinenses. O projeto teve parceria com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). 

De acordo com Marieli, o que a motivou a participar foi a necessidade de realizar atividades relacionadas à extensão junto a graduação. “Eu sempre fui envolvida com Pesquisa, e sentia a falta de algo a mais, já que eu estava entrando na 10ª fase do curso e não tinha participado dessa experiência de Extensão tão intensa como o Rondon”, comenta.

Amaral já havia participado do projeto quando acadêmico, porém desta vez foi o preceptor do grupo. “São duas experiências diferentes, pois dessa vez foi o desafio de coordenar pessoas vindas de vários lugares do país, com diferentes cursos de graduação por um só motivo, a extensão”, pontua.

Conforme Fernanda, a Universidade se sente contente com a participação dos acadêmicos no projeto. “Para nós que defendemos a Extensão e que prezamos por ações sociais, é uma felicidade ver um resultado tão positivo que o Rondon apresenta”, enfatiza.

Ao todo, 546 oficinas foram desenvolvidas pelos extensionistas de todo o projeto. Entre as atividades estiveram coleta e conscientização sobre o lixo, artesanatos e brinquedos com materiais recicláveis, revitalização de praças, alimentação saudável, primeiros socorros, saúde da mulher, atividades físicas para a terceira idade entre outras dinâmicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 07 de agosto de 2018 às 20:54
Compartilhar Comente