Psicologia

Unesc leva atendimentos de saúde à comunidade do Pinheirinho

Unesc leva atendimentos de saúde à comunidade do Pinheirinho
Vão ser oferecidas diversas especialidades à população Mais imagens

Os cursos de saúde da Unesc vão oferecer serviços gratuitos à comunidade. A ação vai ocorrer neste sábado, das 9 às 11h30, em frente a ESF (Estratégia Saúde da Família) no Bairro Pinheirinho. No local vão ser oferecidos atendimentos e orientações nas áreas da Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Residência Multiprofissional.

O projeto faz parte da disciplina de interação comunitária dos cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), que busca proporcionar aos acadêmicos vivência na área e dar qualidade ao ensino.

Além dos serviços, também vai ser apresentado o Diagnóstico de Vida e Saúde. Ele tem a finalidade de conhecer os problemas e as necessidades do Bairro, por meio de análises feitas na aplicação de 400 questionários.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de junho de 2017 às 11:28
Compartilhar Comente

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
Mostra fotográfica com catadores de Criciúma está em exposição no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participa até esta quarta-feira (14/6) do 8º FIRS (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba. A Instituição apresentou as experiências de dois projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Psicologia – um junto à Abadeus e Coleta Seletiva Solidária – e a exposição fotográfica “Catadores(as), a matéria viva do lixo: retratos da invisibilidade”.

Durante o evento, que iniciou nesta segunda-feira (12/6), serão apresentados os trabalhos: “Ampliação da Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos para a Comunidade do Entorno da Associação Beneficente Abadeus”, de autoria de Karine da Silveira, Jéssica Patrício dos Santos, José Carlos Virtuoso e Mário Ricardo Guadagnin; e “Governança, Políticas Públicas e Exclusão Social: A Busca de uma Coleta Seletiva Eficiente e Inclusiva em Criciúma, SC – Brasil”, de Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo, Victor Cavallini, Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza, Laura Barg Comin, Eduarda Assis da Silva e Sabrina Baesso Cadorin.

Com fotos produzidas pelo professor Luís Afonso dos Santos, a exposição “Catadoras(es), a matéria viva no lixo: retratos da invisibilidade”, busca dar visibilidade ao trabalho das catadoras e catadores dos empreendimentos solidários de Criciúma, chamando a atenção para sua importância social, econômica e ambiental. Segundo Guadagnin, o trabalho é resultado de produção coletiva do autor das fotos, da equipe de professores: Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo e Victor Cavallini, além das estudantes do curso de Psicologia: Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza e Laura Barg Comin; e de Engenharia Ambiental e Sanitária: Sabrina Baesso Cadorin, Eduarda Assis e Cassandra Selau.

“O Fórum é o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos. Ele apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída”, afirma o professor da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de junho de 2017 às 19:57
Compartilhar Comente

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos
Evento reuniu participantes e equipe do Pamif (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Há 13 anos, mamães e crianças de toda a região recebem uma atenção especial da Unesc. Pelo Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar), as gestantes recebem informação e trocam experiências sobre tudo que envolve a maternidade. E na tarde desta sexta-feira (9/6), familiares, gestantes, crianças, estudantes, professores e voluntários que já passaram pelo Pamif se reuniram na Universidade para uma tarde de integração com direito a palestra com o psicólogo Luís Claiton Medeiros Ehlers, depoimento, diversão, um café ofertado pelo curso de Nutrição, bolo e vela de aniversário.

O evento contou ainda com a presença do grupo Cria na Roda, que expos o artesanato produzido por mulheres da região que optaram por deixar a carreira para se dedicar exclusivamente aos filhos. A comemoração teve a participação de membros do Coral Unesc, que tocaram e cantaram e a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.

“O que o Pamif tem hoje de mais valioso é o amor entre os envolvidos e a dedicação de professores, alunos e voluntários. A cada encontro, laços são fortalecidos, vínculos criados e novos passos são dados na direção de sonhos”, afirmou a coordenadora do programa, Ariete Inês Minetto.

A funcionária da Unesc, Carla Roberta Cardoso, é mãe de Cauã, de 7 anos e Davi, com 2 anos. Nas duas gestações ela participou do programa e conta que a união e a troca de experiências é um dos pontos fortes dos encontros – que ocorrem todas as sextas-feiras nas Clínicas Integradas da Universidade. “O grupo é composto por mulheres que estão na primeira gestação e outras que já passaram por esta experiência e há uma troca de informações muito valiosa entre as mulheres e os alunos e professores”.

A professora Franciellen Goulart, é mãe de Danilo, de 1 ano e 4 meses. Ela trabalhou na Universidade até 2010 como secretária do Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas e em 2015, quando engravidou de Danilo, logo se inscreveu no Pamif. “Eu tinha contato com as pessoas que participavam do programa e sabia o quanto é bom. Quando engravidei, sabia que as tardes de sexta seriam destinadas para o grupo. Eu defino ele como informação e acolhimento. Optei pelo parto humanizado hospitalar e todas as dúvidas foram solucionadas aqui. E a informação empodera a mulher e ela se sente segura de suas decisões”, afirmou Franciellen.

O Pamif tem a participação de estudantes dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de voluntários dos cursos de Odontologia e Medicina. Entre os temas tratados nos encontros de grupo, estão as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, higiene bucal, shantala (massagem para bebês), fisioterapia aquática, entre outros. As mamães recebem ainda um ensaio fotográfico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente