Psicologia

Oficina de Meditação na Unesc proporciona melhorias na saúde mental

Oficina de Meditação na Unesc proporciona melhorias na saúde mental
Atividade é oferecida pelo Centro Acadêmico de Psicologia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um momento para refletir e encontrar a paz interior. Assim é a Oficina de Meditação para a Saúde Mental, iniciativa do Centro Acadêmico do curso de Psicologia da Unesc. A atividade ocorre todas as quintas-feiras às 18h15 na Sala de Dinâmicas da Clínica de Psicologia e é gratuita, aberta à comunidade interna e externa.

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes o autoconhecimento e lidar com a correria do cotidiano. “Às vezes as pessoas não sabem conciliar tantos trabalhos no dia a dia e vivem em uma constante aceleração. A atividade tem o objetivo de ajudar o participante a desacelerar, trazer a atenção plena e orientação dos pensamentos”, explica a vice-presidente do Centro Acadêmico e ministrante da oficina, Maria Paula Costa Defaveri.

Segundo ela, a atividade também proporciona melhorias na saúde mental dos participantes. “A meditação facilita a percepção e controle desses pensamentos supérfluos, colaborando para controlar as emoções”. 

A prática inicia com instruções de Pranayama, que é uma técnica de respiração, seguindo com meditação guiada, com duração entre 15 e 20 minutos. Após a atividade, a oficina é finalizada com um mantra de paz e a leitura de uma reflexão.

A partir do mês de junho, a oficina de meditação contará também com estudo de chacras. “Os participantes irão conhecer um chacra por semana, onde ele se localiza, seu mantra e suas características próprias”, comenta Maria Paula. De acordo com a ministrante, a meditação e o estudo caminham juntos.

Não há necessidade de inscrição prévia para oficina. Basta ir ao local na data e horário reservados para a atividade.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de maio de 2019 às 15:44
Compartilhar Comente

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”
Evento foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai, Nuno Nunes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Ânima realizou, no último sábado (25/5), o minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”. O evento, que foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Nuno Nunes, contou com a participação da comunidade interna e externa da Universidade.

O curso teve o objetivo de esclarecer dúvidas e aproximar a Unesc dos povos indígenas. Além disso, promoveu a troca de informações com temáticas voltadas às técnicas culturais dos povos indígenas, com o objetivo de diminuir conflitos e construir uma cultura de paz.

O evento teve participação de professores, mestrandos e doutorandos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), acadêmicos dos cursos de Geografia, Enfermagem, Ciências Biológicas, História, Artes Visuais e Psicologia da Unesc, além do público externo.

O evento foi realizado pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz); Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas); Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas; PPGCA; Comavh (Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos); e Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de maio de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente

Unesc é parceria de curso de Mapas Mentais

Unesc é parceria de curso de Mapas Mentais
Evento ocorre dia 18 de maio com o médico Tadeo Feijão (Foto: Arquivo Unesc/Divulgação) Mais imagens

Aprendendo a aprender e memorizar. Esse é o lema do curso de Mapas Metais (mind mapping) que ocorrerá neste sábado (18/5), em Criciúma. O evento será comandado pelo médico, expert em mapeamento do conhecimento e professor do Ceará, Tadeo Feijão. A iniciativa tem o apoio da Unesc e ocorrerá no Auditório 1 da Satc, das 9 às 17 horas.

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes a melhorar as práticas diárias de mapeamento do conhecimento. O evento está aberto para concurseiros, estudantes, professores, empresários, autônomos e interessados em geral.

A capacitação busca fazer com que o participante aprenda a otimizar o tempo de estudo, realize resumos eficientes, aprenda técnicas de memorização de informações e desenvolva técnicas de classificação para o material estudado e as relações com outros conhecimentos. Além disso, saiba gerenciar um grande volume de informações, use adequadamente e ordene de forma lógica e compreensível.

O evento tem a realização do Instituto Rosemari Duarte, com apoio da Unesc, Satc e da Gaia Brasilis Comunicação e Marketing.

Os ingressos podem ser adquiridos no Café e Mistura na Praça do Congresso, no Centro de Criciúma e no Centro Acadêmico de Psicologia da Unesc. Mais informações pelo telefone (48) 98825-4369.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 15 de maio de 2019 às 17:35
Compartilhar Comente