Psicologia

Unesc promove novas palestras gratuitas online

Unesc promove novas palestras gratuitas online
Eventos tratam de diferentes temáticas nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais uma vez a Unesc coloca à disposição das comunidades interna e externa seu conhecimento de forma gratuita. Nesta semana a Universidade promove novas palestras online com a abordagem das temáticas “Peiex Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense”, nesta terça-feira (31/3); “O que é a doença de Alzheimer”, nesta quarta-feira (1/4); "Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse", na quinta-feira (2/4) e "Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa", na sexta-feira (3/4).

As quatro palestras estão com inscrições abertas e contarão com a emissão de declaração para computar como horas complementares para acadêmicos da Universidade.

Nesta terça-feira o foco será voltado à apresentação do Programa de Qualificação para a exportação, Peiex Criciúma, e o Impacto no Sul Catarinense. A transmissão terá como palestrante o profissional Deivson Althaus e participação da empresa Celucon, uma das participantes do Programa.

Na quarta-feira as informações serão apresentadas pela professora Josiane Budni, pesquisadora em torno da temática da doença de Alzheimer e na quinta-feira a palestra tem comando da professora Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, que abordará Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse em situações adversas.

Já na sexta-feira será realizada a segunda edição da palestra Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa com o professor Abel Corrêa de Souza. A atividade já foi ministrada de forma virtual na última semana, porém, devido ao grande número de inscritos e a falta de vagas para todos na primeira edição, mais uma vez Abel abordará o assunto. Nesta edição a temática contará ainda com explicações sobre as linhas de crédito disponibilizadas pelo Ministério da Economia em parceria com bancos e cooperativas de crédito, com recursos provenientes do BNDES, para socorrer empresas impactadas pelo coronavírus.

Os participantes que fizerem a inscrição receberão, no dia da palestra em questão, um link que direcionará para a sala virtual.

Inscreva-se:

31/3 - PEIEX Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense 

1/4 - O que é a doença de Alzheimer

2/4 - Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse

3/4 - Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2020 às 17:45
Compartilhar Comente

Para psicóloga da Unesc, palavra de ordem é “Reinventar”

Para psicóloga da Unesc, palavra de ordem é “Reinventar”
Graziela Amboni comenta momentos de preocupação e angústia vividos em todo o mundo (Foto: Reprodução) Mais imagens

Os dias de quarentena que, para muitos, foram iniciados oficialmente nesta quinta-feira (19/3) são de atenção redobrada à integridade física de todos, porém, a saúde emocional não pode ser deixada de lado. Neste momento, conforme a psicóloga, professora e coordenadora-adjunta do curso de Psicologia da Unesc, Graziela Amboni, é preciso que as pessoas tenham paciência, confiança nas equipes médicas e estejam dispostas a se reinventar.

Com o decreto de fechamento de todos os estabelecimentos que são considerados não essenciais, famílias inteiras estão reunidas em casa para os dias de resguardo. A orientação da profissional para a nova rotina criada nas residências é de que criem atividades para cada dia. “Tudo isso para manter a calma. Aqueles que são acostumados a fazer atividade física, por exemplo, podem montar um espacinho para isso em casa, assim como podemos criar um espaço para leitura, nos reinventar. Esse é o momento para isso”, salienta.

Para as crianças, de acordo com a psicóloga, a orientação segue a mesma linha. “Vamos criar tabelas, momentos com as crianças. Podemos propor um horário para leitura, outro para brincadeira, sem que sejam apenas atividades eletrônicas, vamos montar jogos. As circunstâncias nos obrigam a nos reinventar e não nos desesperar. É possível fazer isso de maneira saudável”, acrescenta.

Apesar das incertezas que o momento mundial propõe, conforme Graziela, é importante ajudar uns aos outros contra o pânico. “O desespero nos cega e assim parece ser impossível se reinventar”, alerta.

Na noite de quarta-feira (18/3) a página oficial no Instagram da Unesc transmitiu ao vivo uma entrevista com o psicólogo da Universidade João André Rodrigues também sobre a temática. João compartilhou outras dicas de como se comportar nos dias de quarentena e ensinou, inclusive, uma técnica que pode ajudar no relaxamento. O vídeo segue disponível no Instagram @Unescoficial.

Confira o vídeo completo produzido pela Unesc TV com a professora Graziela Amboni:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de março de 2020 às 09:09
Compartilhar Comente

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria
Novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental participaram de apresentação na reitoria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental da Unesc foram recebidos pela reitoria na tarde desta terça-feira (10/3) para um momento de apresentações, boas-vindas e conversa sobre as expectativas em torno das especializações, realizadas por meio do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade.

No total o Programa recebe neste início de semestre mais de trinta profissionais de diferentes áreas para um período de dois anos de especialização. São residentes graduados em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia divididos nas três turmas e que, a partir de agora, irão à campo aprender na prática sobre a área com a qual querem colaborar ao tornarem-se especialistas.

Tutores das residências também foram recebidos no encontro desta tarde, momento que serviu para que cada um dos presentes, iniciante ou veterano, compartilhasse seu perfil e sua expectativa ao ingressas na nova jornada.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a troca de informações e energia positiva como a percebida no encontro é como uma injeção de ânimos para a Universidade e para todos os envolvidos nos cursos. “É maravilho ouvi-los falar sobre a alegria de estarem aqui, sobre as expectativas altíssimas quanto ao aprendizado que terão nesse tempo e, principalmente, sobre a contribuição que cada um em sua área pode dar para o sistema de saúde”, aponta Luciane.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:12
Compartilhar Comente