Psicologia

O bem-estar como aliado do saber

O bem-estar como aliado do saber
Atividades de relaxamento e concentração auxiliam na apropriação do conhecimento pelos alunos do Colégio Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

A busca pelo alinhamento do conhecimento com o bem-estar físico e mental. Este foi o objetivo do acadêmico de Psicologia da Unesc, Cleyton Laudelino Demétrio, ao ensinar técnicas de relaxamento para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. O acadêmico é orientado pelo professor do curso de Psicologia da Unesc Zolnei Vargas

Com foco em desenvolver integralmente os alunos, o Colégio Unesc já realiza atividades semelhantes desde o ano passado. “Auxilia na formação integral, além de acrescentar na apropriação do conhecimento”, coloca a diretora da instituição de ensino, Marlene Pires.

Com foco na formação integral

A importância de atividades semelhantes se encontra na contribuição às crianças e aos adolescentes em fase de desenvolvimento cognitivo, de caráter e construção de personalidade. “O psicólogo é um profissional muito importante. A psicologia pode aquecer as relações e pode auxiliar na resolução de conflitos. Também pode fortalecer emocionalmente as crianças e todos que fazem parte dessa construção”, coloca Demétrio, responsável pelo desenvolvimento do relaxamento com os estudantes.

Ainda para 2019, o Colégio Unesc objetiva continuar desenvolvendo um projeto que envolva a utilização de ioga e outros métodos de relaxamento dos estudantes, tais como músicas próprias para meditação. “É uma inovação que complementa o conhecimento com o sentir-se bem”, coloca Marlene.

A coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, ressalta a boa aceitação do projeto. “As crianças e os pais nos dão um retorno muito positivo dessa atividade, pois percebem o avanço no desempenho escolar de seus filhos”, finalizou.

Fagner Santos - Agência Novo Texto/Aicom Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de março de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Alienação parental é tema de roda de conversa na Unesc

Alienação parental é tema de roda de conversa na Unesc
Encontro reuniu estudantes, alunos e pessoas da comunidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A alienação parental foi tema de uma roda de conversa entre professores e estudantes dos cursos de Direito e Psicologia da Unesc e pessoas da comunidade nesta quarta-feira (13/3). O encontro foi conduzido pela equipe da Universidade que participa do projeto Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental, realizado em parceria com o Fórum de Criciúma. As atividades ocorrem no Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum e na Casa da Cidadania do Distrito de Rio Maina em forma de oficinas educativas.

A roda de conversa desta quarta-feira fez parte da programação do Dia Internacional da Mulher e buscou esclarecer dúvidas sobre a alienação parental. “Incluímos o tema na programação do Dia da Mulher porque boa parte dos casos envolvem as mães, que geralmente são as que ficam com a guarda dos filhos. Mas além da mãe e do pai, a alienação parental pode ser praticada por avós, tios, parentes próximos à criança”, explica.

Desqualificar o pai ou a mãe, apresentar denúncias falsas, dificultar o contato da criança ou do adolescente com um de seus pais ou a convivência com a família de uma das partes são algumas das formas de alienação parental. Omitir informações relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e mudança de endereço sem justificativa também são consideradas alienação.

Esse processo pode causar consequências para os filhos, como ansiedade, dificuldade de relacionamento, insegurança, sentimento de culpa, mudança de comportamento, queda do rendimento escolar e agressividade.

Segundo Sheila, alienação parental não é considerado crime, mas o juiz poderá estabelecer penas ao praticante, que vão de advertência, ampliação da convivência em favor do pai ou mãe prejudicado, determinação de acompanhamento psicológico, até a perda da guarda.

O projeto

O projeto Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental tem o objetivo de dar assistência psicológica e jurídica aos casais com filhos e em processo de separação e contribuir para a efetivação do direito de convivência familiar sadia para as crianças e adolescentes. Ele ocorre desde 2013.

Na oficina, os pais passam a ter conhecimento dos malefícios que os atos de alienação podem causar aos filhos e do que a lei diz a respeito da alienação parental, além de receber informações sobre os tipos de guarda e compartilhamento de responsabilidades relacionadas aos menores.

O projeto tem a participação de Sheila; da professora do curso de Psicologia, Cristina Kern; das alunas de Direito, Vitória Bisognin Ceretta e Letícia Barreto e das acadêmicas de Psicologia, Carolina Rodrigues Felisbino e Alice Zanatta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2019 às 17:32
Compartilhar Comente

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio
Professores e alunos da área da saúde realizaram atendimentos e levaram informações à população (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todo dia é oportuno para cuidar da saúde e, neste sábado (9/3), a Unesc deu um estímulo para moradores e visitantes dos municípios de Içara e Sombrio cuidarem dela. Professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Odontologia estiveram pela manhã na Praça da Igreja São Donato, em Içara, participando de uma ação organizada pela RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) e à tarde, na Arena Multiuso de Sombrio, em ação realizada pela Associação Assistencial de Educação Sombrio Vida.

Pela manhã, Jeandro Müller, a esposa Bibiane Batista Da Silva e os filhos Erick Jeandro e Thainá Vitória, de Balneário Rincão, estiveram em Içara e passaram pela tenda da Unesc, onde fizeram tipagem sanguínea, terapia manual e receberam orientações sobre saúde bucal. “É a primeira vez que participamos de alguma atividade da Unesc na comunidade e gostamos bastante do acolhimento. É um tempinho que acabamos tirando para olhar pela nossa saúde”, comenta.

A estudante da oitava fase do curso de Biomedicina da Unesc Júlia Colonetti foi um dos acadêmicos que atendeu a família Da Silva Müller. Em sua primeira vez em uma ação externa da Unesc, ela conta que teve uma experiência positiva. “É um contato mais próximo com a comunidade e uma oportunidade de colocar em prática o que aprendi no curso e trocar experiências com outros colegas e com as pessoas que atendemos”.

A presidente da RFCC de Içara, Andréa Cristina Soares, explica que a ação na Praça da Igreja São Donato ocorre desde 2013, quando foi aprovado pelo Legislativo de Içara o projeto de lei da vereadora Edna Benedet da Silva, que instaurava o segundo sábado do mês de março como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. “O evento vem crescendo a cada ano e novos parceiros vão chegando. Fomos atendidas prontamente pela Unesc, que sempre teve as portas abertas para a Rede Feminina de Içara. O segundo sábado de março já não marca mais apenas o trabalho de combate ao câncer de mama, se tornou um evento que realiza a promoção da saúde para todas as pessoas”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que estar perto da comunidade é sempre um momento especial para a Instituição. “Estamos muito felizes em contribuir com os municípios de Içara e Sombrio no dia de hoje. Nos organizamos para levar ações que promovam saúde e qualidade de vida. Nossos acadêmicos também se beneficiam de experiências como estas, pelo importante aprendizado e integração com a sociedade e suas demandas”, afirma.

Tanto em Içara quanto em Sombrio, a Unesc ofereceu à população auriculoterapia; terapia manual; aplicação de testes de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida; orientações e dicas nutricionais e sobre a saúde bucal.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2019 às 13:53
Compartilhar Comente

Café compartilhado e roda de conversas na Semana da Mulher

Café compartilhado e roda de conversas na Semana da Mulher
Nutrição, Enfermagem e Psicologia levaram música, informações e um café para as Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Sirva-se”, dizia a plaquinha em cima de uma mesa especial de café nas Clínicas Integradas. E quem passou pelo espaço na manhã desta sexta-feira (8/3) pode se servir de comida, música e informação na iniciativa organizada pelos cursos de Nutrição, Enfermagem e Psicologia, em alusão ao Dia Internacional da Unesc.

Na mesa, café, torradas, biscoitos e patê (sem glúten e sem lactose), doce de leite, manteiga, wafer para quem quisesse se servir. E enquanto tomava café, a pessoa poderia tirar dúvidas e receber dicas de com a acadêmica da oitava fase do curso de Nutrição Gabrieli Montovani e com a professora Fabiane Fabris.

Logo ao lado, a professora do curso de Psicologia Fernanda de Souza Fernandes, entoava canções ao violão e a professora do curso de Enfermagem Marly Spiazzi dos Santos, conversava com as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde e da realização de autoexame. “O cuidar é da natureza da mulher. Mas muitas vezes ela cuida da família, dos animais de estimação, dos amigos e esquece dela. Estamos aqui sensibilizando elas para a importância do autocuidado”, comenta.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de março de 2019 às 15:44
Compartilhar Comente