Psicologia

Unesc marca presença na Rua da Gente e proporciona cuidados à comunidade

Unesc marca presença na Rua da Gente e proporciona cuidados à comunidade
Evento teve o objetivo de abordar temas alusivos ao Novembro Azul (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc é uma Instituição comunitária, compromissada com a qualidade no ambiente de vida de sua região. Neste sábado (30/11) não foi diferente e uma equipe da Universidade, formada por mais de 30 estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, se colocou à disposição da comunidade na Rua da Gente. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, teve o objetivo de conscientizar a população sobre temas alusivos ao Novembro Azul.

O morador de Criciúma Salezio da Silva, de 60 anos, foi o primeiro a chegar no espaço da Unesc. Sempre atento à saúde, ele conta que não perderia a oportunidade. “Sou cardíaco e sempre estou cauteloso. Estava concluindo a corrida, aqui no parque ao lado, e ouvi algumas pessoas falando sobre a tenda da Universidade. Foi então que me planejei para concluir o exercício e ao fim aproveitar os cuidados oferecidos”, afirma.

Durante toda a manhã, quem passou pelo local pode aproveitar atrações para crianças e o conhecimento compartilhado por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia.

Foram disponibilizadas ações voltadas à aferição de pressão; orientações sobre uso racional de medicamentos; auriculoterapia; terapia Manual; teste de IMC (Índice de Massa Corporal); orientações sobre Nutrição; conscientização e prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral); qualidade de vida, e depressão.

A participação da Instituição em eventos deste gênero é organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

A importância do Novembro Azul

Segundo dados registrados pelo Vigilantos-Módulo Câncer, da Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o município de Criciúma registrou em 2019 1.096 novos casos de câncer no sexo masculino, destes, 120 são de câncer de próstata.

O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, esteve presente no espaço da Unesc e frisou que é preciso conscientizar a população masculina de que o diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz. “A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são fundamentais para diminuir os riscos à saúde. Também é preciso fazer exames com frequência para ter controle sobre a saúde”, enfatiza.

A maior incidência está na faixa etária de 40 a 50 anos, caso possua sintomas frequentes como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, é necessário procurar o médico imediatamente.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de novembro de 2019 às 11:39
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realiza atividades durante o Mês da Consciência Negra do IFSC Araranguá

Membros da equipe do projeto de extensão “Direitos Humanos e Epistemologias Negras em Movimento: Saberes partilhados, formação e luta pela cidadania”, participaram nesta segunda-feira (18/11), das atividades do Mês da Consciência Negra do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), em Araranguá. A coordenadora do projeto, Lucy Cristina Ostetto e as bolsistas Maria Eduarda Delfino das Chagas (aluna do curso de Psicologia) e Tatiane Beretta (acadêmica do curso de História), fizeram uma roda de conversa com alunos do Ensino Médio sobre “Protagonismo das mulheres negras na literatura”.

A professora e as acadêmicas abordaram a importância do Dia da Consciência Negra e apresentaram diversas autoras negras, que fazem da sua escrita uma forma de agenciamento para expor suas lutas, histórias e diversas opressões. Ao fim da palestra Lucy doou o livro “O caminho de casa” da escritora Yaa Giasi, incentivando a leitura de escritoras africanas.

Na segunda da participação do projeto, a professora da Unesc realizou uma oficina de Abayomi (boneca negra), com estudantes e pessoas da comunidade, destacando a ancestralidade negra evocada na confecção das abayomis, palavra de origem iorubá que significa, entre outras coisas, aquela que traz felicidade ou alegria, contextualizando a travessia das mulheres arrancadas de África pelo tráfico negreiro.

O projeto de extensão da Universidade está vinculado ao Negra (Núcleo de Estudos em Gênero e Raça).

Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2019 às 15:32
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis promove atividade em parceria com a Casa da Infância de Criciúma

Curso de Ciências Contábeis promove atividade em parceria com a Casa da Infância de Criciúma
Adolescentes participaram de capacitações na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do Curso de Ciências Contábeis da Unesc promoveu, em parceria com a Casa da Infância de Criciúma, uma capacitação para aproximadamente dez adolescentes da instituição.

Na primeira etapa os adolescentes da Casa da Infância participaram de minicurso sobre orientação profissional e carreira e aprenderam como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego, incluindo questões como postura, compromisso e autoconhecimento, e ao final foram submetidos à um teste vocacional, onde puderam perceber algumas das suas aptidões profissionais. 

Na segunda etapa, além do contato com o Microsoft Excel, os adolescentes também aprenderam, por meio de um estudo de caso, alguns conceitos e cálculos básicos sobre orçamento familiar, entendendo a importância do controle de receitas e despesas de cada família.

Os minicursos, realizados em 29 de outubro, 5 e 12 de novembro, foram conduzidos pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, Ednelson Souza Cardoso, Nycellen Garcia de Bem, Eduarda Oliveira e Raissa Monteiro Furlaneto do Curso de  Psicologia com a supervisão das professoras do Curso de Ciências Contábeis Ana Paula Silva dos Santos e Andreia Cittadin e pela Educadora Social da Casa da Criança, Rochele Heinz Araújo de Lima

A iniciativa das professoras e dos acadêmicos envolvidos no projeto, para a coordenadora do curso, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, formaram mais um belo exemplo de trabalho de extensão.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de novembro de 2019 às 15:22
Compartilhar Comente

Grupo de pesquisa apresenta trabalhos no Seminário Nacional de Filosofia e Educação

Pesquisadores e estudantes do Gefocs (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Formação Cultural e Sociedade) participaram, de 6 a 8 de novembro, do 6º Senafe (Seminário Nacional de Filosofia e Educação) e 2º Seinfe (Seminário Internacional de Filosofia e Educação), na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os eventos tiveram como tema “Escola, Violência e Ética” e reuniram pesquisadores e estudantes do país para a apresentação e debates de estudos que abordem o tema da violência relacionado à educação, na perspectiva ética.

A Unesc foi representada no evento por professores, alunos e egressos da Unesc, que apresentaram trabalhos desenvolvidos pelo Gefocs. Estiveram nos eventos, os professores Alex Sander da Silva (do PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação) e Daiani Barboza (curso de Psicologia); o egresso do Mestrado em Educação, Carlos Laet e Karoline Cipriano e Greyce Kelly de Souza, acadêmicas do curso de Pedagogia.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 11:25
Compartilhar Comente

Projeto realiza diálogos sobre violência doméstica

Projeto realiza diálogos sobre violência doméstica
Mais imagens

Violência doméstica contra mulheres foi o tema abordado no dia 6 de novembro pelo projeto Amora, durante rodas de conversa na Escola de Educação Básica Humberto de Campos em Criciúma e na Afasi (Associação Feminina de Assistência Social de Içara).

Na escola, o diálogo foi direcionado aos professores, estudantes e membros da direção, e foram abordados os assuntos: verdades e mitos na violência contra as mulheres; pornografia da vingança e seus danos psicológicos; violência dentro de casa e seus tipos, e o que fazer diante de qualquer tipo de violência.

Já na Afasi, o encontro reuniu diretores de escolas de Içara. A proposta envolveu assuntos voltados a violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha, ciclo da violência, relacionamentos abusivos, quebra do ciclo de violência e prevenção da violência contra as mulheres nas escolas.

As duas equipes do projeto de extensão Amora, construído no curso de Direito da Unesc, em parceria com o curso de Psicologia, são coordenadas pelas professoras Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Trichês. A iniciativa conta com o auxílio dos bolsistas Daiane Possamai, Maria Eduarda Goulart, Monique Lummertz, Murilo Cândido, Ana Karolina Emýdio, Lydia Piuco e Thalita Zatta. 

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente