Psicologia

Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc encerra com palestra de Castor M. M. Bartolomé Ruiz

Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc encerra com palestra de Castor M. M. Bartolomé Ruiz
Profissional que compartilhou seus conhecimentos na Universidade tem cadeira na Unesco e é referência no assunto Direitos Humanos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A quarta edição do Seminário de Filosofia e Sociedade: Governo e Governança, Direitos Humanos e Biopolítica, realizado na Unesc, encerrou na noite de quarta-feira (21/11) com a palestra do professor Dr. Castor M. M. Bartolomé Ruiz, da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), do Rio Grande do Sul. O profissional é estudioso e referência no assunto direitos humanos e compartilhou conhecimentos com acadêmicos de diversos cursos da Instituição como Psicologia, Pedagogia, Ciências da Computação, Artes Visuais e Direito.

Conforme o integrante da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, a fala de Castor foi o ponto alto do evento, que mais uma vez cumpriu seu papel de trazer discussões e compartilhamento de conhecimentos. “O que podemos destacar, e que ficou muito claro em nosso evento, é que precisamos sempre trazer à tona a questão dos direitos humanos, respeitando que a nossa vida se constitui a partir da compreensão de que o outro existe, se constitui como parte da nossa vida e não podemos negar, oprimir e anular ele. O outro é um ser diferente e importante para o reconhecimento da minha identidade como sujeito e pessoa humana”, destacou.

O Seminário contou com aproximadamente 40 trabalhos submetidos e apresentados e mais de 120 participantes entre terça e quarta-feira (20 e 21/11). Foram realizadas, no total, 15 atividades com os temas: “Linguagem e Formação Cultural”, “Hermenêutica e Hermenêutica Jurídica”, “Filosofia, Ética e Estética”, “Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos”, “Ontologia, Liberdade e Existência” e “Homem, Natureza e Cultura”.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de novembro de 2018 às 16:47
Compartilhar Comente

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Unesc participa do pedágio solidário da AMA

Unesc participa do pedágio solidário da AMA
Alunos do projeto desenvolvido pela Universidade na associação colaboraram com a coleta de doações (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A AMA REC (Associação de Pais e Amigos dos Autista da Região Carbonífera) realizou um pedágio solidário, sábado (10/11), com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção das atividades na escola. AUnesc esteve presente na ação por meio de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia que participam do projeto “Cidadania e Saúde: Cuidado Compartilhado ao Autista”, desenvolvido na AMA REC.

Segundo o professor do curso de Nutrição, Marco Antônio Silva, o projeto começou em 2005 e realiza inúmeras atividades visando a saúde compartilhada entre familiares, colaboradores e os autistas que frequentam a escola.

Estão à frente do projeto o professor Marco Antônio da Silva, Graziela Amboni (Psicologia), Maria Teresa Soratto e Mira Dagostim (Enfermagem) e Ariete Minetto (Fisioterapia).

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2018 às 11:53
Compartilhar Comente

Unesc no Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis

As experiências da Unesc em atividades de pesquisa e extensão foram compartilhadas no 2º Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e no 1º Seminário Catarinense de Estudos sobre Reciclagem e Valorização Socioprodutiva de Catadores, que ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro na UFSC, em Florianópolis. A Unesc foi representada pelos professores Viviane Kraieski de Assunção e Mario Ricardo Guadagnin e pela acadêmica do curso de Psicologia Vitória de Oliveira de Souza.

O evento reuniu pesquisadores e catadores para tratar sobre os desafios da inclusão social de catadores e da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor no Brasil em 2010.

Os representantes da Universidade apresentaram cinco trabalhos do grupo Coleta Seletiva Solidária, que atua desde 2001 na inclusão social de catadoras e catadores do município de Criciúma. Os professores da Unesc ainda participaram de uma roda de conversa com lideranças do movimento nacional de catadores e pesquisadores de instituições do Sul do país.

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 10:24
Compartilhar Comente

Simpósio de Psicologia inicia atividades com debate sobre “Pesquisa em Espiritualidade e Saúde”

Simpósio de Psicologia inicia atividades com debate sobre “Pesquisa em Espiritualidade e Saúde”
Professor doutor Alexander Almeida falou com profissionais e estudantes da saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O 1º Simpósio de Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental da Unesc iniciou, nesta segunda-feira (5/11), com debates sobre “Pesquisa em Espiritualidade e Saúde” e teve a participação de profissionais e estudantes da área da saúde. O minicurso foi ministrado pelo professor doutor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e referência internacional na pesquisa em espiritualidade, Alexander Moreira Almeida e pela médica psiquiatra e membro do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Marianna Costa.

Segundo Marianna, o intuito do minicurso é instigar os participantes a realizarem pesquisas na área. Em sua apresentação, ela mostrou mecanismos de pesquisas e seus resultados e abordou o resultado de algumas das mais importantes realizadas na área. Ela afirma que antes do início da pesquisa, é importante ter claro conceitos como religiosidade e espiritualidade. “Religiosidade é o sistema organizado de crenças, práticas e rituais que visam aproximar os indivíduos do sagrado e o transcendente. Já espiritualidade vem mais de questionamentos individuais sobre o sentido existencial, sagrado e o transcendente. É importante que fique claro que muitas pessoas são ditas espiritualizadas sem seguir uma religião”, diferencia Marianna.

A médica psiquiatra afirma que é importante a pesquisa em espiritualidade e que estudos comprovam que a importância da religião não difere em função dos níveis educacionais das pessoas.

Já Almeida, trouxe à tona debates como a dualidade entre ciência e religião. “Ao longo da história, a busca de conhecimento filosófico, científico e espiritual sempre esteve junto. Na Grécia Antiga, todos os filósofos discutiram aspectos teológicos, científicos e filosóficos de modo interligado. Não havia essa ideia de separação necessária”.

Segundo ele, aprendemos que houve uma “brigada” da razão contra a fé e que a orientação era que se deixasse a fé de lado para se ater a ciência. No entanto, um dos fundadores do método científico, Francis Bacon, no livro Novum Organum, de 1620, afirma que a filosofia natural (ciência), após a palavra de Deus (Bíblia), é o melhor remédio contra a superstição e o melhor alimento para a fé, pois a religião manifesta a vontade de Deus e a ciência, o poder Dele. “Os fundadores da ciência moderna viam a ciência como um instrumento para compreender Deus. A ideia era que ao estudar a criação, eu entendo o criador. E quanto mais eu exploro a natureza, mais em compreendo a criação, a beleza e a inteligência divina”, afirma o professor doutor da UFJF.

Ao longo da sua explanação, Almeida ainda tirou dúvidas da plateia sobre métodos e pesquisa e como desenvolver estudos na área de espiritualidade.

Abertura

Com a temática “Pesquisas científicas em espiritualidade”, a abertura oficial do evento ocorreu na noite desta segunda-feira (5/11) e contou com os conhecimentos dos professores doutores Alexander Moreira Almeida e Frederico Leão - coordenador do ProSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da USP).

Para o diretor de pesquisa e pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o assunto abordado é pouco explorado e merece atenção. “A fé e a ciência nunca estiveram tão próximas, por isso considero de grande assertividade a temática deste evento. Ainda há muito para se conhecer e aprender sobre estes dois assuntos, que se fazem tão presentes na vida corrida em que vivemos”, afirma Montedo.

Fé e ciência

Almeida explica que o objetivo da palestra de abertura é apresentar um panorama de pesquisas que envolvem a fé e a ciência ao longo da história. “No século 19 considerava-se a religião algo ultrapassado e prestes a ter seu fim. Em meio aos anos 80, estudos mais profundos começaram e paradigmas surgiram, considerando a fé um insulto a ciência, para logo depois serem quebrados. Mudanças vem ocorrendo e nos dias de hoje já podemos conciliar as duas histórias, entendendo melhor sobre o ser humano”, esclarece o palestrante.

Também fizeram parte da mesa de abertura a coordenadora de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, e o presidente da comissão organizadora do evento, professor doutor Jeverson Rogério Costa Reichow. 

Evento

O Simpósio segue até esta quarta-feira (7/11), com o objetivo de debater sobre as relações entre a Psicologia e as experiências religiosas, espirituais e anômalas e a saúde mental.

Temas como “Experiências Anômalas e Transtornos Mentais”; “Experiências de caráter psicótico sem diagnóstico: Desafios para a Psicopatologia e para a Compreensão de Saúde”; “Experiências Anômalas em Médiuns e Não Médiuns: Relação com Qualidade de Vida e com Transtornos Mentais”; “A Controvérsia Científica dos Fenômenos Psi (Parapsicológicos) e seu Impacto para a Psicologia” e “Psicologia e Religião”.

O evento é organizado pelo curso de Psicologia e o Gruppa (Grupo de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais) da Unesc.

Mais informações

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 05 de novembro de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente