Psicologia

Alunos do Colégio Unesc dialogam sobre obras de Lima Barreto com professora do curso de Psicologia

Alunos do Colégio Unesc dialogam sobre obras de Lima Barreto com professora do curso de Psicologia
Encontro virtual ocorreu na manhã desta sexta-feira Mais imagens

A literatura traz à tona conceitos e assuntos que fazem parte do cotidiano da sociedade. Um dos exemplos são as obras “Cemitério dos Vivos” e “Diário de um hospício” do autor brasileiro Lima Barreto. Ambas trazem relatos que convidam à reflexão sobre saúde mental e a fazermos uma análise sobre a evolução dos tratamentos e a visão social a respeito do assunto. Os livros foram a base de uma atividade realizada na manhã desta sexta-feira (23/10) por alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, que durante a aula de Literatura, participaram de um encontro online com a professora do curso de Psicologia da Universidade, Janine Moreira.

A partir da realidade da saúde mental no Brasil no século 19, a professora da Unesc trouxe um paralelo com a realidade atual, falando sobre os desafios da reforma psiquiátrica brasileira e sobre a alta medicalização. “Não adianta apenas desospitalizar, termos que desinstitucionalizar, tirar as paredes da nossa cabeça e modificar o nosso jeito de se relacionar com os outros. Todos estes problemas não só apenas do indivíduo, mas de toda a sociedade”, afirma Janine. “Hoje, temos farmácias abrindo e livrarias fechando. Existe uma ‘indústria da loucura’ atrás disso. O remédio é necessário sim, mas não é a única maneira de tratamento. As pessoas também precisam de psicoterapia para ajudar a reverem suas vidas”, complementa.

A professora de Literatura do Colégio Unesc, Beatris Pizzoni de Freitas, explica que a proposta do encontro foi realizar uma conversa sobre temáticas interligadas aos livros e que dizem respeito a conceitos passíveis de reflexão, como o de loucura, o surgimento e a consolidação dos manicômios, os tratamentos psicológicos e a solidão advinda do isolamento social. “A partir deste momento em aula, os alunos puderam observar as interligações existentes entre literatura e questões de ordem social que permanecem ou se modificam no decorrer dos anos. Este momento foi muito importante e demonstra o quanto a Universidade estando próxima da escola agrega na formação dos estudantes”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2020 às 11:24
Compartilhar Comente

Projeto Lazer Ativo da Unesc inicia treinamentos virtuais para atuar no Asilo São Vicente de Paula

Projeto Lazer Ativo da Unesc inicia treinamentos virtuais para atuar no Asilo São Vicente de Paula
Alunos de Educação Física e Psicologia iniciaram o treinamento para ministrar os encontros (Foto: GPEA/Unesc) Mais imagens

Tradicional projeto de extensão da Unesc, o Lazer Ativo está se transformando em meio a pandemia e desenvolverá dinâmicas por meio da tecnologia com os idosos residentes no Asilo São Vicente de Paula, localizado em Criciúma. A proposta da iniciativa, há mais de cinco anos, é oferecer momentos de descontração e atividade física para idosos. Durante tardes na piscina da Universidade, são feitas práticas de hidroginástica e natação como um auxílio no controle e tratamento da depressão, diabetes e hipertensão. 

O novo modelo de projeto do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), intitulado Lazer Ativo Virtual, tem o apoio do Sicred e poderá ser expandido se a primeira experiência for positiva. Em fase de implantação, acadêmicos de Educação Física e Psicologia iniciaram o treinamento nas salas híbridas da Universidade. 

Conforme o coordenador, Luciano Acordi da Silva, serão exercícios físicos domiciliares, envolvendo aulas de pilates, musculação e dança. A frequência será de duas vezes por semana. No futuro o projeto poderá ser implantado em outras casas de repouso e instituições sociais, abrangendo crianças e adolescentes com a prática de exercícios físicos por meio da tecnologia. “O objetivo é proporcionar melhorias nos parâmetros de saúde mental e autonomia funcional dos idosos, através da prática regular e, paralelamente, investigar os impactos deste modelo de intervenção remota, sobre os parâmetros supracitados”, explica Silva.

O Lazer Ativo também concilia a ação social e a prática científica. Os dados obtidos dão suporte às pesquisas clínicas desenvolvidas pelo GPEAA. Após a coleta de dados, os resultados possibilitam melhoras nas estratégias de intervenção e consequentemente na vida dos participantes.

Mais informações no telefone (48) 3431-4553.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de outubro de 2020 às 14:42
Compartilhar Comente