Psicologia

Unesc realiza Simpósio Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental

Unesc realiza Simpósio Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental
Evento contará com palestrantes renomados como o professor doutor Alexander Moreira Almeida (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de debater sobre as relações entre a Psicologia e as experiências religiosas, espirituais e fora do comum e a saúde mental, a Unesc realiza de 5 a 7 de novembro o 1º Simpósio de Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental. Aberto para o público em geral, o evento vai debater temas como “Ciência e Espiritualidade”, “Neurociência das Experiências Religiosas e Espirituais” e “Experiências Espirituais/Religiosas e a Relação Mente/Cérebro”.

Importantes pesquisadores com diferentes perspectivas de investigação dos temas que serão abordados vão participar do Simpósio, como Adriano Holanda, Alexander Moreira Almeida, Frederico Camelo Leão, Fatima Regina Machado e Jeverson Rogério Costa Reichow.

As inscrições para o evento, que contará com minicursos, palestras, conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos, estão abertas e podem ser realizadas pelo endereço.

Programação  

As atividades iniciam dia 5 de novembro às 14 horas, com o minicurso “Pesquisa em Espiritualidade e Saúde”, com o professor doutor Alexander Moreira Almeida e a médica psiquiatra Marianna Costa. A abertura oficial inicia às 18 horas no Auditório Ruy Hülse. Já às 18h50, ocorrerá a conferência “Ciência e Espiritualidade: Pesquisas científicas em espiritualidade”, com o professor doutor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) Alexander Moreira Almeida e o professor doutor da USP, Frederico Camelo Leão.

Almeida é médico, doutor em Psiquiatria e professor associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF, fundador e diretor do Nupes (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF), coordenador das seções em espiritualidade e psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria e um dos principais pesquisadores na área de espiritualidade no país.

Leão é médico e doutor em Comunicação e Semiótica. Atualmente é médico psiquiatra da Faculdade de Medicina da USP, coordenador do ProSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da IPQ-HC-FMUSP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicoterapia, espiritualidade, religiosidade e semiótica.

O primeiro dia do evento encerrará com a mesa redonda “Neurociência das Experiências Religiosas e Espirituais” às 19h50, com a médica psiquiatra, doutoranda em Psiquiatria e Ciência do Comportamento e membro do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Marianna Costa e com o professor doutor Alexander Moreira Almeida.

O Simpósio segue até 7 de novembro abordando também os temas “Experiências Anômalas e Transtornos Mentais”; “Experiências de caráter psicótico sem diagnóstico: Desafios para a Psicopatologia e para a Compreensão de Saúde”; “Experiências Anômalas em Médiuns e Não Médiuns: Relação com Qualidade de Vida e com Transtornos Mentais”; “A Controvérsia Científica dos Fenômenos Psi (Parapsicológicos) e seu Impacto para a Psicologia” e “Psicologia e Religião”.

Evento parte da análise da realidade atual 

Estudos recentes apontam uma alta prevalência de experiências espirituais, religiosas e anômalas na população (acima de 80%), o que levou o curso de Psicologia e o Gruppa (Grupo de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais) da Unesc a organizar um evento que promova o debate sobre estas experiências e a sua relação com a saúde mental.

Mais informações


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de outubro de 2018 às 13:29
Compartilhar Comente

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência
CER Unesc levou experiências à Jornada da Saúde e oitavo Simpósio de Residência na Unesc (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia de Jornada da Saúde e Simpósio de Residência na Unesc contou com a participação especial da equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade. O grupo trouxe para uma Roda de Conversa o tema “Inclusão da pessoa com deficiência”, destacando as práticas adotadas e resultados obtidos dentro do Centro desde a sua criação.

Fizeram parte da discussão na noite desta terça-feira (9/10) a professora doutora Lisiane Tuon, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, a psicóloga Luana Ramos Bez, a terapeuta ocupacional Mayara Carames e o odontólogo representante do Núcleo de Saúde Coletiva, Rafael Amaral.

Abrindo as falas, a professora Lisiane Tuon fez um panorama sobre a criação do Centro de Reabilitação e a evolução no processo de acolhimento e tratamento de pacientes na região ao longo desses últimos cinco anos. Destacando a importância das políticas públicas voltadas à saúde e a importância do trabalho multiprofissional em prol do paciente, Lisiane salientou ainda a relevância do Centro para a região em atendimento, tanto à pessoas com deficiência física quanto com deficiência intelectual. “Afirmo com plena certeza que hoje, o CER é referência regional. Ele trabalha muito forte com uma linha de cuidados com as pessoas com deficiência, que por muitas vezes não tem onde procurar esse atendimento e até precisam de um fechamento de diagnóstico mais completo”, destacou.

Também participando da conversa, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, fez questão de destacar o processo de acolhimento dentro da estrutura do CER e a forma como o planejamento do tratamento é realizado. “Desde o diagnóstico nós trabalhos com a equipe formada por enfermeiro estomoterapeuta, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, médicos ortopedistas e neurologistas, psicólogas, nutricionista, farmacêutico, assistente social, pedagogo e dentista. De forma conjunta nós traçamos os trabalhos, sempre priorizando aquilo que é mais importante para o paciente e sua família. Queremos saber deles, qual o seu objetivo principal ao buscar o tratamento para que possamos lutar por isso”, destacou.

Nesta quarta-feira (10/10), o evento contará com outra Roda de Conversa, dessa vez com os secretários de saúde da AMREC. O encontro marcará a entrega da carta proposta, elaborada nos dias da III Jornada da Saúde e VIII Simpósio da Residência Multiprofissional

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de outubro de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente