Newsletter Newsletter RSS RSS

Adolescentes do CRAs têm orientação profissional

Adolescentes do CRAs têm orientação profissional
Ação é desenvolvido em uma parceria entre prefeitura e Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Cerca de 60 adolescentes estão sendo orientados para alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho em virtude de uma parceria entre Unesc e Prefeitura de Criciúma. A ação, chamada “Meu Lugar no Mundo”, ocorre por meio do POP (Programa de Orientação Profissional) e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

O projeto se desenvolve em cinco encontros. Dinâmicas de autoconhecimento, fortalecimento de vínculos, relacionamento interpessoal, motivação e desenvolvimento de liderança, são alguns dos temas que compõem a programação de atividades. Os encontros ocorrem nas Clínicas Integradas da Universidade, na Sala de Dinâmica do Serviço de Psicologia.

O trabalho é coordenado pela Professora Denise Nuernberg, e tem auxiliado dos Residentes Leandro Maffei e Géssica Carvalho Santiago, além das acadêmicas Bianca Sanches, Manuela Pires Amorim e Nadine Bialeski.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 04 de setembro de 2017 às 21:11
Compartilhar Comente

O respeito à diferença e a reforma psiquiátrica

O respeito à diferença e a reforma psiquiátrica
Doutor Silvio Yasui promoveu a abertura da Jornada de Psicologia (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

“Tratar sobre a saúde mental não é apenas uma questão técnica, mas sim, ética, política e social. Nós estamos vivendo um momento de intensas possessões políticas conservadoras. E esse foi o ponto de partida para nós começarmos a pensar em uma reforma psiquiátrica, tendo em vista que o “louco” é aquilo que é diferente”. As palavras do professor doutor da Unesp, Silvio Yasui, trouxeram para a 9ª Jornada Acadêmica de Psicologia da Unesc e  4º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social, um momento de reflexão. Estudantes, profissionais, professores, e diversos interessados da área mergulharam na situação atual do Brasil, e do mundo.

Segundo Yasui, mais importante que montar serviços de saúde mental é colocar o trabalho do profissional de saúde em uma posição ética e política. “A gente tem um compromisso social, e para isso é preciso, em alguns momentos, pensar menos nas técnicas e fortalecer a formação da cidadania. Quando pensamos em saúde pública nos remetem apostas em uma sociedade diferente mais justa, mais igualitária, com produção da autonomia. A proposta da mudança do cuidado com a pessoa que tem um sofrimento psíquico tem muito a ver com o respeito a diferença, só assim nós poderemos em um espírito de convivência ético”, ressaltou.

Atividades seguem até quarta-feira


Com o tema “Saúde Mental: Diálogos entre Saberes e Fazeres em Psicologia”, a programação do evento segue até quarta-feira (30/8). Serão palestras, oficinas e minicursos com profissionais e professores da área. O evento é aberto para a profissionais, professores e estudantes.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karem Gomes, um dos momentos mais importantes do encontro será os relatos de estágio dos alunos. “É uma forma de promover o crescimento da Psicologia enquanto ciência”, ressaltou a professora.

O tema Saúde Mental foi escolhido devido à complexidade do assunto e a sua importância. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 28 de agosto de 2017 às 21:48
Compartilhar Comente

Última semana para agendamentos gratuitos no Serviço de Psicologia

Última semana para agendamentos gratuitos no Serviço de Psicologia
Interessado deve comparecer as Clínicas Integradas (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc oferece atendimento em psicologia gratuito para a comunidade e o período de inscrições entra nos últimos dias. O agendamento para a triagem, uma avaliação que antecede o de horários, está disponível até quinta-feira (31/8). Para marcar atendimento o interessado deve comparecer ao Serviço de Psicologia, localizado nas Clínicas Integradas da Unesc, das 8 às 11h30 e das 13h às 19h, portando CPF e cartão do SUS.

A avaliação das consultas é realizada por acadêmicos do último ano do curso de Psicologia e é necessária para o agendamento em sessões de acompanhamento psicoterápico semanal. Os atendimentos estão disponíveis a partir de cinco anos de idade.

Após o dia 31 de agosto, os pacientes já avaliados e selecionados manterão as sessões semanais de psicoterapia. A próxima triagem só estará disponível no primeiro semestre de 2018.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 27 de agosto de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Saúde mental em pauta

Saúde mental em pauta
Professor doutor da Unesp faz a abertura da Jornada de Psicologia (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe segunda-feira (28/8), às 20 horas, um dos profissionais brasileiros que mais se destacam na atenção psicossocial: o professor doutor da Unesp, Silvio Yasui. Ele fará a palestra “Atenção Psicossocial em Tempos Sombrios: Resistência e Intervenção” na abertura da 9ª Jornada Acadêmica de Psicologia da Unesc e do 4º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. O evento vai tem como tema “Saúde Mental: Diálogos entre Saberes e Fazeres em Psicologia”, e pretende promover a construção do conhecimento através de discussões, trocas de experiências e práticas em Saúde Mental.

Até quarta-feira (30/8), o tema será abordado em palestras, oficinas e minicursos com profissionais e professores da área. O evento é aberto para a profissionais, professores e estudantes. A palestra de Yasui inicia às 20 horas, após a abertura oficial do evento. As atividades da jornada e do congresso, porém, começam já na segunda-feira pela manhã, às 8 horas, com o minicurso “Saúde Mental na Escola”.

O tema Saúde Mental foi escolhido devido à complexidade do assunto e a sua importância. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Silvio Yasui

Graduado em Psicologia, Yasui tem mestrado em Psicologia e doutorado em Saúde Pública. É livre-docente em Psicologia e Atenção Psicossocial pela Unesp e atualmente é professor-adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção psicossocial, reforma psiquiátrica, saúde mental e Política Nacional de Humanização.

Confira a programação e inscreva-se no link (Clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 24 de agosto de 2017 às 21:35
Compartilhar Comente

Cursos e programas recebem novos gestores

Cursos e programas recebem novos gestores
Posse ocorreu na tarde desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Os cursos de Psicologia, Gestão Comercial (presencial), Teatro, e o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), receberam novos gestores na tarde desta quarta-feira (9/8).

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, parabenizou os professores pelo novo desafio e ressaltou a importância de fortalecer a Universidade ainda mais. “Ser gestor é abrir mão dos seus interesses para o bem maior. Conto com vocês para essa nova caminhada, juntos poderemos seguir neste rumo de uma Unesc de excelência”, comentou.

O vice-reitor, Daniel Preve, também fortaleceu a importância do trabalho em conjunto e agradeceu os professores que auxiliaram na construção e no engrandecimento dos cursos e do programa.

Tomaram posse:

Curso de Psicologia
Coordenadora: Karin Martins Gomes
Coordenadora Adjunta: Graziela Amboni

Curso de Gestão Comercial - Modalidade Presencial
Coordenadora: Michele Domingos Schneider
Coordenadora Adjunta: Elenice Padoin Juliani Engel

Curso de Teatro
Coordenadora: Katiuscia Angelica Micaela de Oliveira

PPGDS
Coordenadora: Melissa Watanabe
Coordenador Adjunto: João Henrique Zanelatto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 09 de agosto de 2017 às 21:22
Compartilhar Comente