Nutrição

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio
Professores e alunos da área da saúde realizaram atendimentos e levaram informações à população (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todo dia é oportuno para cuidar da saúde e, neste sábado (9/3), a Unesc deu um estímulo para moradores e visitantes dos municípios de Içara e Sombrio cuidarem dela. Professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Odontologia estiveram pela manhã na Praça da Igreja São Donato, em Içara, participando de uma ação organizada pela RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) e à tarde, na Arena Multiuso de Sombrio, em ação realizada pela Associação Assistencial de Educação Sombrio Vida.

Pela manhã, Jeandro Müller, a esposa Bibiane Batista Da Silva e os filhos Erick Jeandro e Thainá Vitória, de Balneário Rincão, estiveram em Içara e passaram pela tenda da Unesc, onde fizeram tipagem sanguínea, terapia manual e receberam orientações sobre saúde bucal. “É a primeira vez que participamos de alguma atividade da Unesc na comunidade e gostamos bastante do acolhimento. É um tempinho que acabamos tirando para olhar pela nossa saúde”, comenta.

A estudante da oitava fase do curso de Biomedicina da Unesc Júlia Colonetti foi um dos acadêmicos que atendeu a família Da Silva Müller. Em sua primeira vez em uma ação externa da Unesc, ela conta que teve uma experiência positiva. “É um contato mais próximo com a comunidade e uma oportunidade de colocar em prática o que aprendi no curso e trocar experiências com outros colegas e com as pessoas que atendemos”.

A presidente da RFCC de Içara, Andréa Cristina Soares, explica que a ação na Praça da Igreja São Donato ocorre desde 2013, quando foi aprovado pelo Legislativo de Içara o projeto de lei da vereadora Edna Benedet da Silva, que instaurava o segundo sábado do mês de março como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. “O evento vem crescendo a cada ano e novos parceiros vão chegando. Fomos atendidas prontamente pela Unesc, que sempre teve as portas abertas para a Rede Feminina de Içara. O segundo sábado de março já não marca mais apenas o trabalho de combate ao câncer de mama, se tornou um evento que realiza a promoção da saúde para todas as pessoas”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que estar perto da comunidade é sempre um momento especial para a Instituição. “Estamos muito felizes em contribuir com os municípios de Içara e Sombrio no dia de hoje. Nos organizamos para levar ações que promovam saúde e qualidade de vida. Nossos acadêmicos também se beneficiam de experiências como estas, pelo importante aprendizado e integração com a sociedade e suas demandas”, afirma.

Tanto em Içara quanto em Sombrio, a Unesc ofereceu à população auriculoterapia; terapia manual; aplicação de testes de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida; orientações e dicas nutricionais e sobre a saúde bucal.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2019 às 13:53
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente

Unesc participa do pedágio solidário da AMA

Unesc participa do pedágio solidário da AMA
Alunos do projeto desenvolvido pela Universidade na associação colaboraram com a coleta de doações (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A AMA REC (Associação de Pais e Amigos dos Autista da Região Carbonífera) realizou um pedágio solidário, sábado (10/11), com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção das atividades na escola. AUnesc esteve presente na ação por meio de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia que participam do projeto “Cidadania e Saúde: Cuidado Compartilhado ao Autista”, desenvolvido na AMA REC.

Segundo o professor do curso de Nutrição, Marco Antônio Silva, o projeto começou em 2005 e realiza inúmeras atividades visando a saúde compartilhada entre familiares, colaboradores e os autistas que frequentam a escola.

Estão à frente do projeto o professor Marco Antônio da Silva, Graziela Amboni (Psicologia), Maria Teresa Soratto e Mira Dagostim (Enfermagem) e Ariete Minetto (Fisioterapia).

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2018 às 11:53
Compartilhar Comente

Ação beneficia comunidade de Nova Veneza

Ação beneficia comunidade de Nova Veneza
Serviços foram prestados pelos cursos de saúde da Unesc e pelo CER (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma ação comunitária da Unesc ofereceu atividades das áreas da saúde para os moradores e visitantes de Nova Veneza. Os cursos de Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia e o CER (Centro Especializado em Reabilitação) estiveram no último sábado (22/9), na Praça Humberto Bortoluzzi, onde ofereceram as ações para a comunidade.

Entre os serviços estiveram a instrução nutricional, aferição de sinais vitais, tipagem sanguínea, auriculoterapia, alongamentos, instrução de higiene oral e entrega de kits (com escova de dente, fio dental e creme dental).

A ação contou com a presença do governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, do secretário Estado de Saúde, Acélio Casagrande e do prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2018 às 17:00
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e Abadeus garante a qualificação de jovens

Parceria entre Unesc e Abadeus garante a qualificação de jovens
Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar é desenvolvido na associação Mais imagens

Proporcionar qualificação profissional, oportunizar o ingresso no mercado de trabalho e melhorar a qualidade nutricional e higiênico-sanitárias das refeições produzidas e oferecidas à população em geral. Esses são alguns dos objetivos do projeto de extensão “Culinária Profissional e Segurança Alimentar”, desenvolvido pela Unesc e que iniciou uma nova turma nesta quinta-feira (24/8) na Associação Beneficente Abadeus, no Bairro Cristo Redentor, em Criciúma.

No primeiro semestre deste ano (2017) participaram mulheres, com idade entre 18 e 55 anos, moradoras do mesmo bairro, selecionadas pela instituição. Neste semestre, vão participar 16 adolescentes, que fazem parte do curso de jovens aprendizes da Abadeus. As aulas práticas e teóricas serão ministradas durante 12 encontros por duas bolsistas e uma voluntária, todas acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade e supervisionadas por professores.

Durante o curso, os jovens aprenderão sobre alimentação saudável; nutrição básica; história da gastronomia, cardápios; restrições alimentares (doença celíaca e intolerância a lactose); aproveitamento integral; panificação e confeitaria; saladas; cereais e massas; carnes, aves e pescados e boas práticas de manipulação de alimentos.

História e compromisso

No último semestre de 2016, ocorreu a formatura da décima turma do projeto da Unesc, que durante anos qualificou profissionalmente mulheres dentro do presídio Santa Augusta. Todos os participantes recebem certificados e são encaminhados ao Sine (Site Nacional de Empregos) de seus municípios, para serem inseridos no mercado de trabalho. Os participantes sempre são selecionados pelas entidades parceiras da Universidade, como a Abadeus e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), nos últimos dois anos. A capacidade da cozinha desses locais, determina o número de participantes. Geralmente o número máximo é de 20 por semestre.

“Nossa meta continua sendo implantar oficinas de culinária e curso de boas práticas de higiene na manipulação de alimentos em comunidades carentes, beneficiando diretamente adultos e jovens economicamente excluídos, fornecendo as ferramentas necessárias para atuação em diferentes tipos de estabelecimentos alimentícios, como cozinheiros, qualificando-os para trabalhar em unidades de alimentação e nutrição institucionais ou comerciais”, afirma a coordenadora do projeto de extensão, Fabiane Fabris.

Segundo a professora da Unesc Janete Trichês, também participante do projeto, o ensino, a pesquisa e a extensão são práticas interligadas, que contribuem para a formação de universitários mais sensíveis e comprometidos com a problemática da vulnerabilidade social. “A comunidade ganha futuros profissionais muito mais qualificados para o mundo do trabalho. A qualificação dará melhores salários e cidadania aos participantes”, comenta Janete.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de agosto de 2017 às 20:00
Compartilhar Comente