Nutrição

Aulas dos cursos da área da saúde sobre a Covid-19 serão abertas ao público

Aulas dos cursos da área da saúde sobre a Covid-19 serão abertas ao público
Primeiros dos cinco encontros irão abordar a experiência do sistema de saúde pública no Peru (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai oferecer mais uma vez para a população, o acesso a informações de qualidade sobre a Covid-19. A partir desta quarta-feira (6/5), iniciam os encontros promovidos pela disciplina "Interação Comunitária" dos cursos de saúde da Universidade, que trarão professores, pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior para abordar diversos aspectos da doença e do enfrentamento do vírus pelo sistema público de saúde. Serão cinco aulas, sempre nas quartas-feiras às 19h30. Todas serão abertas para a comunidade em geral e transmitidas no canal do YouTube da disciplina.

A aula inaugural será ministrada pela nutricionista que atua no Serviço de Medicina do Adolescente do Instituto Nacional de Saúde Infantil em Lima, no Peru, Marlene Julca Rupay. A profissional irá abordar o tema “Sistema de Saúde no Peru”. Todas as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal e a interação com os convidados poderá ser feita pelo chat no canal.

A disciplina “Interação Comunitária”, ocorre na primeira fase de todos os cursos da área da saúde da Unesc: Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. “Vários professores ministram esta disciplina e seguem um calendário em conjunto. Ela trata do Sistema Único de Saúde e a interação entre a comunidade e a universidade e vivendo a pandemia do coronavírus, nada melhor que abordar dentro desta disciplina o que está acontecendo. Resolvemos então fazer cinco aulas sobre a Covid19, porque os alunos terão que desenvolver um portfólio da crise. E como o tema das aulas é de interesse público, vamos abrir para que toda a comunidade possa participar”, comenta o professor da Unesc Rafael Amaral.

Os acadêmicos dos oito cursos de saúde da Universidade estão desenvolvendo o portfólio há mais de 30 dias. Ele é alimentado semanalmente com dados da Covid-19 como o número de casos, além de relatos de como os estudantes estão se sentindo em meio à pandemia. A ideia das aulas é auxiliar também os alunos na construção do portfólio da crise.

Nas próximas semanas, as aulas terão a presença de professores e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e de centros de estudo de Brasília e Manaus.  

Pelo link você poderá acompanhar todas as aulas com os profissionais convidados.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2020 às 17:48
Compartilhar Comente

Unesc realiza ação comunitária em Sombrio

Unesc realiza ação comunitária em Sombrio
Atendimentos foram feitos por professores e acadêmicos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc realizou mais uma ação comunitária neste sábado (7/3), com a participação de professores e estudantes. Em parceria com a Associação Assistencial e Educacional Sombrio Vida, entidade que beneficia 500 jovens, cursos de saúde da Universidade levaram diversos atendimentos e orientações para a população de Sombrio, das 13h30 às 17h30.

Entre os serviços oferecidos pelos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, estiveram teste de tipagem e coagulação sanguínea, aferição de pressão arterial, orientações sobre medicamentos e plantas medicinais, avaliação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre saúde bucal e saúde da mulher.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2020 às 12:12
Compartilhar Comente

Unesc leva orientações sobre saúde em ação durante desfile de 7 de setembro

Unesc leva orientações sobre saúde em ação durante desfile de 7 de setembro
Alunos e professores da Universidade estiveram pela manhã na Rua da Gente (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade esteve presente no evento que marcou o fim da programação da Semana da Pátria em Criciúma, neste sábado (7/9), Dia da Independência do Brasil. Estudantes e professores da área da saúde realizaram atendimentos à população que passou pela rua José Henrique Mezzari, a “Rua da Gente”, para acompanhar o desfile cívico-militar, que ocorreu das 8 às 12 horas. A equipe da Universidade também participou do desfile.

O atendimento à população fez parte das atividades da Unesc no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Além das orientações e avaliações de saúde realizadas pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Biomedicina e Nutrição, a iniciativa englobou o Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde) e o Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc (com o grupo que estuda depressão).

Entre as atividades realizadas pela Unesc estiveram auriculoterapia, aferição de pressão arterial, orientações relacionadas ao Setembro Amarelo, orientações sobre saúde bucal, avaliação de estresse, qualidade de vida e orientação profissional e de prevenção ao suicídio e avaliação e orientações nutricionais.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de setembro de 2019 às 14:41
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas
Acadêmicos e residentes interagiram com pacientes das Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quem passou pelas Clínicas Integradas da Unesc na manhã desta sexta-feira (12/4) pôde saber mais sobre alimentação saudável e saúde mental, e os pequenos, participar de atividades recreativas. Os cursos de Nutrição e de Pedagogia e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade, desenvolveram uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde (7/4), que envolveu estudantes e profissionais da área.

Os pacientes das Clínicas Integradas foram estimulados pela Residência em Saúde Mental a visualizarem pontos positivos de sua vida e refletirem sobre o que é felicidade. “Cada pessoa pôde tirar um ‘bilhete da felicidade’ e a partir do que estava escrito, pensar sobre o assunto e escrever o que o faz feliz. Muitas vezes nós temos a tendência a ver apenas que deu errado e não enxergar tudo de bom que nos acontece. E a atividade de hoje trabalhou os fatores de proteção e promoção da saúde mental”, afirma a residente Cássia Tasca.

E quem quis saber mais sobre nutrição, pôde ter informações sobre alimentos ricos em fibras e comuns na geladeira dos brasileiros. “A intenção foi mostrar que é possível ingerir fibras sem ter a necessidade gastar muito para isso. É possível consumir alimentos fáceis de encontrar, com preços acessíveis e sem a necessidade de grandes mudanças alimentares”, afirma a estudante da sétima fase de Nutrição, Mariana Cardoso. Ela e a colega da disciplina de Saúde Coletiva, Joici Gonçalves, levaram frutas como banana e maçã e farinhas como de aveia, além de chia para demonstrar isso. Os pacientes ainda receberam um pacote com granola sem açúcar, frutas e receitas.

Para as crianças que esperavam atendimento ou estavam acompanhando os pais, o curso de Pedagogia realizou atividades que estimularam a imaginação e a criatividade.

A ação foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Mais informações: ^^^^Ô

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de abril de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente