Nutrição

Segurança alimentar e nutricional é assunto que inicia a Jornada Acadêmica de Nutrição na Unesc

Segurança alimentar e nutricional é assunto que inicia a Jornada Acadêmica de Nutrição na Unesc
Convidada professora doutora Daniela Frozi abordou o estudo da temática no Brasil (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os primeiros passos da luta pela alimentação adequada no Brasil foram a inspiração necessária para que Daniela Frozi escolhesse a Nutrição como profissão. Hoje ela é referência no estudo de segurança alimentar e nutricional no país e foi a convidada para abrir a 15ª Jornada Acadêmica do curso de Nutrição da Unesc, na noite desta terça-feira (31/8). O evento segue até sexta-feira (3/9) recebendo, de forma virtual, convidados para abordar as mais diferentes temáticas em torno da Nutrição.

A abertura oficial da 15ª edição da semana especial de estudos no curso de Nutrição foi transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube sob comando da coordenadora do curso, Fabiane Maciel Fabris.

Na primeira das atividades do evento a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, representou a reitoria da Universidade e destacou a importância do envolvimento de professores e acadêmicos em torno de ações como essa. “Temos muito orgulho de ter aqui um curso de Nutrição que possui um processo muito qualificado de formação, é muito bem avaliado e que tem na sua essência a essência da nossa Universidade Comunitária com forte atuação no ensino, na pesquisa e na extensão”, destacou.

O empenho dos estudantes na preparação das atividades e o envolvimento ao longo de toda a semana, conforme Indianara, dão sentido e significado ao evento. “Costumamos dizer que vocês, os estudantes, são nosso projeto de futuro. São vocês que logo ali na frente estarão no comando dos cursos e nos atendendo. Por isso é muito bom tê-los conosco, vê-los envolvidos, engajados como acadêmicos e lideranças e estudantis”, acrescentou.

Para a coordenadora da área da saúde na Unesc, Graziela Amboni, as discussões em torno da Nutrição são de extrema importância e ganham relevância a cada ano que passa. “Vejo o profissional nutricionista sendo responsável cada vez mais pela saúde integral do ser humano. Estamos percebendo cada vez mais como a alimentação saudável nos auxilia na vida de hoje e no futuro. Parabéns pelo Dia do Nutricionista, por terem escolhido essa profissão tão linda e por terem feito também a melhor escolha ao estarem na Unesc buscando a qualificação”, pontuou.

Contar com a abordagem desse assunto vinda de uma estudiosa e profissional exemplar, na visão da coordenadora do curso de Nutrição Semipresencial da Unesc Araranguá, Alessandra Zanette Ghisi Frassetto, foi muito especial e digno de muita gratidão. “Ouvimos uma fala maravilhosa, tocante. Fez nós todos refletirmos sobre a importância que nós temos nesse assunto. Foi um estímulo para que continuemos em frente, para que possamos dialogar sobre esse assunto e façamos a diferença”, salientou ainda.

Participaram também da abertura oficial a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 10ª região, Maria do Carmo de Lima Martins; o acadêmico e representante também do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Filipe Fernandes Gabriel; a representante da Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (Enem), Manuela Gaioso e a presidente do Centro Acadêmico do curso de Nutrição, Stefani de Carvalho de Oliveira.

Luta contra a fome

O tema que, no passado, norteou a escolha profissional da professora doutora Daniela Frozi, do Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino. Conforme a convidada, foi ao ler uma obra do médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome, Josué de Castro, que sua mente se abriu para a temática e para o desejo de mergulhar nesses ensinamentos. “Eu era uma estudante muito jovem e disse ali, ao ler aquele livro, que queria fazer parte da defesa do direito humano pela alimentação adequada, no movimento que não permite ter pessoas passando fome no país”, recordou.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas na página do curso de Nutrição no Instagram: @NutricaoUnesc.

Para conferir a fala completa de Daniela Frozi na 15ª Jornada de Nutrição basta acessar o canal da Unesc TV no YouTube:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2021 às 21:33
Compartilhar Comente

Curso de Nutrição relembra trajetória da profissão e comemora os 15 anos de ensinamentos na Unesc

Curso de Nutrição relembra trajetória da profissão e comemora os 15 anos de ensinamentos na Unesc
Universidade recebe 13ª Jornada Acadêmica até sexta-feira (30/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta terça-feira (27/8) foi de nostalgia e ensinamentos para acadêmicos e professores do curso de Nutrição da Unesc. Isso porque foi realizada nesta data a abertura oficial da 13ª Jornada Acadêmica, que leva o tema “80 anos da Nutrição no Brasil 15 anos Curso de Nutrição Unesc”. Na oportunidade o assunto principal não poderia ser outro e, abordado pela representante do Conselho Regional de Nutrição de Santa Catarina, Bianca Antonini, foi a trajetória e o crescimento conquistado no mercado ao longo dos anos.

A mesa de autoridades da abertura oficial da jornada contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Criciúma, Renata Manique Barreto; da representante da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Milanez; do representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Felipe Fernandes Gabriel e do presidente do Centro Acadêmico do curso, Patrick da Silva Rosa, além, é claro, da coordenadora do curso Rita Suselaine Vieira Ribeiro e da palestrante da noite, Bianca.

Aproveitando a oportunidade, a coordenadora do curso fez questão de agradecer a participação de cada um dos profissionais que se engajaram na criação e no fortalecimento no curso na Unesc. Conforme Rita, é uma grande honra estar à frente do grupo e poder atuar em uma instituição tão especial. “Todo esse nosso trabalho só é possível graças ao compromisso de nossos professores, que se engajam mesmo em tarefas fora dos seus horários de aula, e dos nossos alunos. Agradeço de coração a todos que fazem parte dessa caminhada”, salientou.

Extensa programação

Ao longo da semana os acadêmicos poderão contar com uma extensa programação de palestras, minicursos, entre outras atividades. Nesta quarta-feira (28/8) os assuntos abordados nos minicursos serão Interpretação de Exames Bioquímicos e Metabolismo na Prática, além da realização da Oficina Vegetarianismo e do Concurso de Receitas. A noite os focos serão as palestras “Emagrecimento e Nutrição Esportiva”, ministrada por Marianka Rocha da Luz, e “Construção do SUS”, ministrada por Fabiane Ferraz e Ana Paula Milanez.

A programação completa das atividades até sexta-feira (30/8) pode ser acessada no link.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de agosto de 2019 às 21:20
Compartilhar Comente

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência
CER Unesc levou experiências à Jornada da Saúde e oitavo Simpósio de Residência na Unesc (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia de Jornada da Saúde e Simpósio de Residência na Unesc contou com a participação especial da equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade. O grupo trouxe para uma Roda de Conversa o tema “Inclusão da pessoa com deficiência”, destacando as práticas adotadas e resultados obtidos dentro do Centro desde a sua criação.

Fizeram parte da discussão na noite desta terça-feira (9/10) a professora doutora Lisiane Tuon, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, a psicóloga Luana Ramos Bez, a terapeuta ocupacional Mayara Carames e o odontólogo representante do Núcleo de Saúde Coletiva, Rafael Amaral.

Abrindo as falas, a professora Lisiane Tuon fez um panorama sobre a criação do Centro de Reabilitação e a evolução no processo de acolhimento e tratamento de pacientes na região ao longo desses últimos cinco anos. Destacando a importância das políticas públicas voltadas à saúde e a importância do trabalho multiprofissional em prol do paciente, Lisiane salientou ainda a relevância do Centro para a região em atendimento, tanto à pessoas com deficiência física quanto com deficiência intelectual. “Afirmo com plena certeza que hoje, o CER é referência regional. Ele trabalha muito forte com uma linha de cuidados com as pessoas com deficiência, que por muitas vezes não tem onde procurar esse atendimento e até precisam de um fechamento de diagnóstico mais completo”, destacou.

Também participando da conversa, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, fez questão de destacar o processo de acolhimento dentro da estrutura do CER e a forma como o planejamento do tratamento é realizado. “Desde o diagnóstico nós trabalhos com a equipe formada por enfermeiro estomoterapeuta, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, médicos ortopedistas e neurologistas, psicólogas, nutricionista, farmacêutico, assistente social, pedagogo e dentista. De forma conjunta nós traçamos os trabalhos, sempre priorizando aquilo que é mais importante para o paciente e sua família. Queremos saber deles, qual o seu objetivo principal ao buscar o tratamento para que possamos lutar por isso”, destacou.

Nesta quarta-feira (10/10), o evento contará com outra Roda de Conversa, dessa vez com os secretários de saúde da AMREC. O encontro marcará a entrega da carta proposta, elaborada nos dias da III Jornada da Saúde e VIII Simpósio da Residência Multiprofissional

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de outubro de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente

Curso de Nutrição inicia 12ª Jornada Acadêmica

Curso de Nutrição inicia 12ª Jornada Acadêmica
Na edição de 2018 evento tem o tema “Nutrição do Século XXI” (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos do Curso de Nutrição da Unesc terão uma semana intensa de muito aprendizado com a programação da 12ª Jornada Acadêmica. As atividades já iniciaram nesta segunda-feira (27/8) e seguem até sexta-feira. No total serão mais de 20 encontros entre palestras, minicursos e rodas de conversa com os mais variados temas, além de uma ação especial na Praça Nereu Ramos, na sexta-feira, e um jantar de confraternização, no mesmo dia. A edição de 2018 da jornada tem como tema a “Nutrição do Século XXI”.

A atividade que abriu a programação foi ministrada pelo professor doutor Silvio Ávila Júnior. Ele abordou o tema “Utilização e interpretação de exames laboratoriais”.

Conforme a professora e coordenadora do curso, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, a expectativa para o evento é a melhor possível e tudo foi programado para contribuir com a formação dos alunos. “Os acadêmicos estão muito bem organizados e são comprometidos demais com a ideia de trazer um bom conteúdo para a Jornada”, comentou.

O evento é organizado pelo Centro Acadêmico (CA) do Curso de Nutrição com apoio da coordenação. De acordo com a presidente do CA, Marinara Teller Alexandre, da 6ª fase, a programação está sendo montada há mais de cinco meses. “Começamos a pensar e colocar em prática em março e o quadro que conseguimos montar já superou o que tínhamos imaginado para o evento. Os alunos gostaram e aderiram muito bem ao que foi proposto, tanto que alguns minicursos tiveram inscrições esgotadas em dois dias”, comentou.

A programação completa do evento pode ser conferida no perfil do Centro Acadêmico no Instagram: @canutricaounesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de agosto de 2018 às 17:21
Compartilhar Comente