Nutrição

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor (Foto:Divulgação/Unesc) Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 14:50
Compartilhar Comente

Unesc conquista assento no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Unesc conquista assento no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
Mais imagens

A Unesc dá mais um passo importante em direção ao aprimoramento da segurança alimentar e nutricional no cenário estadual, com sua recente conquista de uma cadeira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para o período 2023-2025. 

A solenidade de posse da coordenadora adjunta do curso de Nutrição da Universidade e também presidente do Conselho Municipal, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, como conselheira titular, e da coordenadora do curso Fabiane Fabris como suplente ocorreu nessa terça-feira (8/08) na Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, e contou com a participação da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa conquista reforça a importância do papel da Universidade como uma voz ativa na promoção de políticas e práticas que visam a saúde e o bem-estar da população. “A atuação no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional ressalta o compromisso da Instituição em contribuir para a construção de um cenário alimentar mais saudável, equitativo e sustentável em todo o estado”, disse.

Conforme Rita, um dos principais enfoques da gestão é a promoção ativa da criação dos Conseas. “A iniciativa visa capacitar os conselhos a desempenharem um papel fundamental no desenvolvimento e na execução de políticas públicas voltadas para a erradicação da fome e a garantia plena do Direito Humano à Alimentação Adequada e Sustentável. A participação da Universidade nesse conselho é um fator decisivo para impulsionar o progresso humano, assegurando o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis”, disse.

Para Fabiane, esse feito marca um momento significativo não apenas para a Universidade, mas também para a causa da segurança alimentar e nutricional em todo o estado. “A participação no Conselho reforça ainda mais o comprometimento da Universidade em cultivar uma comunidade acadêmica que busca ativamente o avanço do conhecimento e a aplicação prática em prol de uma sociedade mais saudável e bem nutrida”, comentou. 

Missão

Foram empossados os 18 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes representantes de entidades da sociedade civil e nove conselheiros titulares e seus respectivos suplentes representando as Secretarias de Estado. 

Todos terão como missão propor, monitorar e avaliar políticas de combate à fome, baseadas no desenvolvimento sustentável e na agroecologia, a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional de toda a população.

Em seu discurso na posse, a secretária da SAS, que também é presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), destacou a importância do Conselho. “Vocês têm uma missão muito importante pela frente e nós do Governo de Santa Catarina seremos parceiros.  Hoje 75% dos municípios catarinenses têm menos de 20 mil habitantes e muitos ainda não conhecem a Política da Segurança Alimentar, que é tão importante”, afirmou.

Ela citou ainda que a SAS inicia no final do mês uma série de capacitações regionais para fortalecer a base da política pública nos municípios. “Vamos pôr a Secretaria para a rua, levando aos municípios as minutas de leis para implantação dos conselhos, entre eles da Segurança Alimentar, pois o alimento, e de qualidade, é fundamental para o desenvolvimento do ser humano”, completou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2023 às 16:03
Compartilhar Comente

6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma: Unindo Forças por uma alimentação democrática e equitativa

6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma: Unindo Forças por uma alimentação democrática e equitativa
Mais imagens

Criciúma se prepara para receber a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, evento que visa abordar questões relacionadas à alimentação, democracia e equidade na cidade. O encontro, que tem o lema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, ocorrerá nesta quarta-feira (26/07), das 13h às 18h, no Auditório Edson Rodrigues, Bloco P, da Unesc, e é aberto ao público em geral.

Entre os temas a serem discutidos nos debates estão: Agricultura Familiar e Produção de Alimentos; Agroecologia; Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional; Participação Social; Educação Alimentar e Nutricional; Ações de Saúde; Vigilância Nutricional e Assistência Social; o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; Direito Humano à Alimentação Adequada; e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma.

“A participação na Conferência é aberta a todas as instituições e cidadãos interessados no tema, não sendo cobrada taxa de inscrição. A presença e envolvimento da sociedade são essenciais para a construção de soluções democráticas e inclusivas em relação à segurança alimentar e nutricional da população de Criciúma”, aborda a presidente do Conselho Municipal e coordenadora adjunta do curso de Nutrição da Universidade, Rita Ribeiro.

Discussões

Os professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) da Unesc, Antonio Augusto Schafer e Fernanda Meller, estarão presentes e apresentarão dados importantes sobre a (In)Segurança Alimentar e Nutricional no município. 

“Suas contribuições são de suma importância para a formulação de estratégias efetivas no combate às questões relacionadas à alimentação e nutrição na região”, reforça Rita.

A Conferência é uma iniciativa que segue as diretrizes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e é organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, juntamente com a Universidade e a Prefeitura de Criciúma. 

Além disso, conforme ela, o evento terá um papel crucial no cenário nacional, pois elegerá delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual, marcada para ocorrer em outubro. Esse evento estadual é uma etapa determinante para a seleção de representantes que irão participar da Conferência Nacional, prevista para ocorrer em dezembro.

Cadeira no Conselho Estadual

A partir deste ano, a Universidade também terá cadeira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) 2023 -2025. A posse dos novos membros será dia 8 de agosto, em Florianópolis, às 14h. Farão parte do Conselho, as professoras Rita e Fabiane Fabris, coordenadora do curso de Nutrição da Instituição.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2023 às 15:42
Compartilhar Comente

Qualificação em profissões na área da saúde é oportunidade para carreira de sucesso

Qualificação em profissões na área da saúde é oportunidade para carreira de sucesso
Mais imagens

As carreiras na área da saúde apresentam amplas oportunidades de atuação em todo o território nacional e internacional, além de perspectivas promissoras para o crescimento profissional. Por essa razão, os cursos dessa área são altamente procurados, atraindo um grande número de concorrentes em busca das vagas disponíveis.

Na Unesc, a ampla variedade de cursos pode abrir portas para uma carreira bem-sucedida no mundo do trabalho. Segundo um levantamento feito em 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), seis dos 15 cursos mais procurados por estudantes são da área da saúde, representando 36,1% do total. 

Conforme o levantamento, o aumento da expectativa de vida da população é um fator que gera uma maior demanda por serviços na área da saúde, resultando em um aumento significativo no número de vagas de emprego disponíveis. À medida que as pessoas vivem mais, surge a necessidade de profissionais especializados e capacitados para garantir uma boa qualidade de vida, mesmo em idade avançada. Diante desse cenário, as possibilidades de atuação são amplas e variadas.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, os desdobramentos recentes da pandemia impulsionaram uma demanda urgente e crescente por assistência médica. Essa situação cria uma oportunidade promissora para aqueles que desejam entrar na área e seguir uma carreira sólida nesse campo em expansão. “A pandemia afetou praticamente todos os setores e trouxe novas tendências para o mercado de trabalho”, enfatiza.

Dentre os cursos da área da saúde ofertados pela Unesc estão: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Todas em sintonia com as práticas mais modernas e eficientes da área. 

Empregabilidade

Graziela destaca que os profissionais da área da saúde encontram um mercado com alto índice de empregabilidade, oferecendo bons salários e diversas oportunidades. Em relação aos salários, as profissões mais bem pagas de acordo com a seção de salários da plataforma Indeed são: Medicina; Odontologia; Enfermagem e Farmácia.

“Os futuros profissionais da saúde, tanto atuando individualmente como em equipes multidisciplinares, desempenham um papel fundamental na prestação de serviços. Eles oferecem cuidados abrangentes em consultórios, unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais, priorizando o bem-estar integral daqueles que necessitam de assistência”, comenta Graziela, lembrando os espaços oferecidos pela Instituição aos acadêmicos.

Laboratórios de ponta

A Unesc se destaca pelos seus laboratórios de última geração, que promovem a integração entre os acadêmicos e os tornam protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Dentro do ecossistema oferecido pela Instituição, destaca-se a metodologia chamada de Graduação Multi, modelo que proporciona espaços diferenciados para fomentar a criatividade e a colaboração entre os estudantes, desde as primeiras fases da graduação.

A oferta de mais de 150 mil atendimentos anuais nas Clínicas Integradas, por exemplo, colabora não só com os municípios de toda a região que têm pacientes atendidos na Unesc, mas beneficia famílias inteiras e colabora na prática dos estudantes da área. “Proporciona aos acadêmicos um contato prático desde as fases iniciais de sua formação. Essa abordagem dinâmica e conectada ao mercado resulta em uma visão abrangente e prepara-os para lidar com problemas complexos por meio de experiências significativas”, pontua Graziela.

“Contamos com uma infraestrutura completa que atende todas as necessidades dos estudantes da área da saúde. Nosso currículo é integrado entre todos os cursos, promovendo a multidisciplinaridade no cotidiano dos acadêmicos, preparando-os para se tornarem profissionais de saúde que enxergam o ser humano como um todo. Além disso, nossos professores têm experiência tanto no mercado de trabalho externo como internamente, o que garante que a realidade do dia a dia na área da saúde esteja presente no aprendizado dos nossos alunos”, enfatiza a pró-reitora.

Outro equipamento que integra a metodologia Graduação Multi é o Centro de Realidade Mista Antônio Carlos Althoff. O espaço tecnológico proporciona experiências diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem, interligando saberes e compartilhando experiências.

O Centro usa parte do ambiente real e parte do espaço virtual, tornando, assim, uma experiência mais interativa e imersiva. Na prática, os futuros profissionais, podem realizar treinamento em simulações cirúrgicas, além de obterem capacitações para uso de equipamentos altamente complexos, por meio das aulas com óculos de realidade mista.

Portas abertas para a transformação

Em mais de cinco décadas de existência, a Unesc já formou em torno de 50 mil pessoas, possuindo, atualmente, 15,5 mil acadêmicos; 57 cursos de graduação e 51 cursos de Pós-Graduação, sendo 38 especializações; oito mestrados e cinco Doutorados, além do Colégio Unesc; da Unesc Tec e da Unesc Virtual, com ensino na modalidade EAD e nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2023 às 14:00
Compartilhar Comente