Nutrição

Verão, sol, calor e atenção redobrada com a alimentação

Verão, sol, calor e atenção redobrada com a alimentação
Professora da Unesc dá dicas de cuidado com a saúde na estação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com aumento do calor e da exposição solar, o corpo pede uma atenção diferenciada no verão. Beber muita agua, garantir a segurança dos alimentos e incluir vitaminas e minerais nas refeições diárias são algumas das dicas que a professora Fabiane Fabris, do curso de Nutrição da Unesc, traz para a estação mais quente do ano. 

Segundo a professora, o calor promove no organismo uma maior eliminação de eletrólitos através do suor, que são substâncias como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Eles são responsáveis pelo funcionamento de diversos processos corporais, e por conta disso, o desequilíbrio pode causar riscos à saúde.  “A nossa alimentação deve ser variada, com a inclusão de vitaminas e minerais, indispensáveis ao crescimento normal e à manutenção da saúde”, comenta Fabiane.

Ela afirma ainda que o nosso corpo não consegue sintetizar sozinho diversas substancias necessárias, para isso, a ingestão de alimentos específicos pode promover uma maior resistência. “Alimentos in naturas e minimamente processados devem ser a base de uma alimentação adequada e saudável. Comprar em feiras locais, e optar sempre que possível por orgânicos, garante alimentos mais frescos e com teores maiores de nutrientes”, ressalta a professora.

Fique atento à segurança dos alimentos

Nestes dias de sol é preciso redobrar a atenção ao levar alimentos para serem ingeridos fora de casa. “O calor promove o crescimento de microrganismos patogénicos e/ou a produção de toxinas no alimento, cuja ingestão pode provocar toxinfeções alimentares. Os sintomas, como dores de estômago e cabeça, vómitos, diarreia e febre, surgem de 24 a 72 horas após a ingestão do alimento”, comenta Fabiane. 

Já para garantir a segurança dos seus alimentos na compra, transporte, conservação, preparação e confecção, até o momento do consumo, seja em casa, na praia ou no campo, a professora traz os seguintes
onselhos: 

- Lave em água corrente alimentos consumidos crus. 
- Manipule/mantenha os alimentos crus separados dos cozidos
- Conserve os alimentos que estragam mais rapidamente em recipientes fechados e a uma temperatura inferior a 5ºC (em sacos isotérmicos/ frigorífico/congelador). 
- Cozinhe completamente os alimentos, até atingirem temperaturas acima de 70ºC e, após a sua confecção, refrigere, congele ou consuma-os o mais rapidamente possível. 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de janeiro de 2018 às 15:56
Compartilhar Comente

No aniversário uma surpresa: A filha passou no vestibular

No aniversário uma surpresa: A filha passou no vestibular
Isadora de Oliveira Monteiro vai cursar Nutrição na Unesc (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

No dia de seu aniversário, Lucilene de Oliveira recebeu aquele que seria seu melhor presente. No dia seis de dezembro a notícia: sua filha passou no Vestibular de Verão da Unesc. A caloura de Nutrição Isadora de Oliveira Monteiro, e sua mãe, estiveram no campus pela primeira vez na tarde desta sexta-feira (8/12), vindas de Capão da Canoa – RS.

A nova estudante já não vê a hora de começar. “Estou muito ansiosa, desde o Ensino Médio espero por esse dia, e desde lá sabia que iria seguir este caminho”, conta ela. Isadora conheceu a Universidade através das primas, que sempre a aconselharam a escolher a Unesc. “Uma delas faz curso pré-vestibular e quer estudar aqui. Outras duas já fazem graduação, Engenharia Civil e Ciências Contábeis, e sempre elogiaram muito a Instituição e o ensino”, destacou.

A surpresa

Lucilene estava comemorando mais um ano de vida quando foi pega de surpresa. “Quem é mãe sabe que temos que estar preparadas para tudo, mas dessa vez eu não esperava. Foi uma grande alegria, e dois dias depois estamos aqui. Ao conhecermos a Universidade tive a certeza de que vai ser um bom lugar para minha filha começar seu caminho”, afirmou.

Além da mãe, a caloura veio acompanhada pelo tio, Peterson Pinho de Oliveira, pela irmã Luise de Oliveira Monteiro, e pela prima Maynan de Oliverira.

Visitas orientadas

Após realizar a matricula, Lucilene conheceu o campus em uma Visita Orientada. “Quem passou no vestibular vai receber por e-mail o convite para conhecer melhor a Universidade. São quatro visitas por dia para os calouros e suas famílias”, explicou a supervisora dos Programas de Relacionamento, Camila Pacheco Batanolli.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de dezembro de 2017 às 19:44
Compartilhar Comente

Evento La Moda – com ação de educação em saúde aos trabalhadores

10.11.17 - Evento La Moda – com ação de educação em saúde aos trabalhadores, salientando o novembro azul. Com as acadêmicas do Curso de Enfermagem Mariá e Simone e com o curso de Nutrição. Ação feita em parceria com o Serviço de  Saúde do trabalhador  da empresa com a presença da enfermeira Camila Dagostin, egressa do curso de Enfermagem da UNESC.

Por: Curso de Nutrição 10 de novembro de 2017 às 17:05
Compartilhar Comente

Jovens da Abadeus aprendem sobre alimentação saudável e com sabor na Unesc

Jovens da Abadeus aprendem sobre alimentação saudável e com sabor na Unesc
Atividade foi proposta pelo projeto “Culinária Profissional e Segurança Alimentar” Mais imagens

Um dia para aprender sobre alimentação e cuidar da saúde. Foi assim a quinta-feira (19/10) para uma turma da Associação Abadeus que participou de uma aula prática culinária no Laboratório de Técnica Dietética da Unesc. A troca de conhecimentos foi proporcionada pelo projeto de extensão “Culinária Profissional e Segurança Alimentar”.

A aula foi ministrada pela professora, Fabiane Fabris, que apresentou diversas possibilidades para criação de pratos saudáveis com massas, cereais, laticínios e ovos.

Além de aprender, os alunos reproduziram receitas como nhoque ao molho bechamel e queijo, tomates recheados com ovos, muffin de arroz com legumes e coxinha assada sem glúten.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 20 de outubro de 2017 às 14:22
Compartilhar Comente

DIA MUNDIA DA ALIMENTAÇÃO - Coordenadora de Nutrição (Unesc) fala sobre como evitar problemas com a alimentação - Na rádio Som Maior.

DIA MUNDIA DA ALIMENTAÇÃO - Coordenadora de Nutrição (Unesc) fala sobre como evitar problemas com a alimentação - Na rádio Som Maior.
Mais imagens

Com o avanço da internet, as pessoas encontraram uma nova fórmula de realizar pesquisas, e hoje a rede é mais utilizada para tirar dúvidas nutricionais do que a consulta com especialistas. Em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, e para celebrar a data, o Ponto a Ponto recebeu a Coordenadora do curso de Nutrição da Unesc, Rita Suselaine Vieira Ribeiro.

“Tem coisas que não apresentam perigo nenhum, já outras sim. É importante saber peneirar as informações, para verificar de onde estão vindo. Checar se vários lugares dizem a mesma coisa é interessante”, afirmou Rita.

É fundamental tomar cuidado com as informações encontradas. Ter cautela e verificar é essencial para evitar problemas. De acordo com a nutricionista, algumas dietas fazem bem para uns e mal para outros. “A internet é um local onde as pessoas buscam informações, e acabam pegando da primeira opção que aparece”, destacou.

Com o corrido dia a dia, os pais não conseguem acompanhar a alimentação dos filhos. Os cuidados devem vir desde cedo, e o que é divulgado como ótimo, também deve ter cautela. “Crianças que são amamentadas por muito tempo acabam não conhecendo outros sabores. O leite materno acaba não sendo o suficiente”, explicou. A nutricionista também ressaltou que a amamentação ajuda na imunidade do corpo.

Por: Curso de Nutrição 17 de outubro de 2017 às 17:22
Compartilhar Comente