Nutrição

Projeto da Unesc leva oportunidades a jovens do Bairro Cristo Redentor

Projeto da Unesc leva oportunidades a jovens do Bairro Cristo Redentor
Cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na culinária, nova oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e reescrever uma história de vida. O projeto extensão da Unesc “Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar” promoveu qualificação profissional a 26 pessoas, entre mulheres e adolescentes de comunidades próximas ao Bairro Cristo Redentor. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira (7/12) na Associação Abadeus, que cedeu espaços e apoio profissional para a realização das aulas.

A professora da Unesc Fabiane Fabris é uma das coordenadoras do projeto e explica que o objetivo vai além de ensinar a cozinhar. “É mais um meio de enfrentar a exclusão social e reeditar o caminho, por meio da qualificação profissional, que é um dos nossos principais objetivos. Nesta edição participaram as mães dos alunos, com baixa escolaridade, mas que também podem crescer profissionalmente”, comenta.

Fabiane ressalta ainda que o mercado também ganha com a capacitação dos trabalhadores. “Quem dá uma oportunidade de trabalho sabe que está contratando mulheres e jovens tecnicamente preparados para atuar, como cozinheiros ou manipulares de alimentos”.

A oportunidade foi oferecida a alunos do programa Jovem Aprendiz, da Abadeus, como Daniela de Souza Goulart, que participou do curso e conta que é uma porta que se abre para o futuro. “Aprendemos muito e trocamos bastante experiência. O que vimos aqui vai agregar ao nosso currículo e até influenciar positivamente no lado pessoal, em uma alimentação mais saudável”, destaca.

Ao todo foram realizados 12 encontros, de março a novembro de 2017. As aulas foram ministradas pela professora Fabiane, bolsistas e voluntários, que desenvolveram conhecimentos nas partes teóricas e práticas, com a elaboração de 28 receitas.

O próprio negócio

Além de buscar possibilidades no mercado, o curso também fomenta o espírito empreendedor. “Eles podem aproveitar os conhecimentos para montar seu próprio negócio ou vender os produtos produzidos de forma autônoma em suas comunidades. Nada garante mais a dignidade do ser humano do que ter um trabalho e se auto sustentar”, comenta a professora da Unesc e participante do  projeto Janete Triches.

A capacitação é vinculada a Propex (Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão) em parceria com os cursos de Nutrição e Direito. Integram o projeto as acadêmicas do curso de Nutrição Karoline Duminelli, Kelly Gaspar da Silva e Heidy Mara Andrade da Luz.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de dezembro de 2017 às 17:32
Compartilhar Comente

Curso de Nutrição participa de congressos latino-americanos

Curso de Nutrição participa de congressos latino-americanos
Coordenadora apresentou trabalhos desenvolvidos por alunos e professores (Foto: Divulgação) Mais imagens

Nutrição e Saúde Coletiva foram os temas dos cinco trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do curso de Nutrição e por participantes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da Unesc e apresentados no 6º Congresso Ibero Americano de Nutrição, 16º Congresso Latino-americano e do Caribe de Nutricionistas e Dietistas e no 5º Congresso Uruguaio de Alimentação e Nutrição. O evento ocorreu de 8 a 11 de setembro, em Montevidéu, no Uruguai.

A coordenadora do curso de Nutrição da Unesc, Rita Vieira Ribeiro, apresentou os trabalhos no evento que contou com conferências de representantes da Organização Mundial da Saúde.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de setembro de 2015 às 20:32
Compartilhar Comente

Unesc na praça: cursos da UNASAU atendem mais de 200 pessoas em Sombrio

Unesc na praça: cursos da UNASAU atendem mais de 200 pessoas em Sombrio
Orientações gratuitas sobre saúde foram prestadas a comunidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O final de semana foi dia de cuidar da saúde para os moradores de Sombrio. Os cursos da UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) realizaram no sábado (20/6) a ação “Unesc saúde na praça”, possibilitando que a comunidade tirasse dúvidas sobre os mais diversos problemas relacionados ao bem-estar.

As pessoas receberam orientações sobre postura, peso, higiene bucal, testes de ansiedade e pressão, além de testes de coagulação, auriculoterapia, tipagem sanguínea, entre outros.

Os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia contaram com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Sombrio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de junho de 2015 às 16:36
Compartilhar Comente

Alunos dos cursos de saúde prestam atendimento gratuito em Sombrio

Alunos dos cursos de saúde prestam atendimento gratuito em Sombrio
Ação vai ocorrer, das 9 às 12 horas, no calçadão da cidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

As pessoas que passarem pelo calçadão de Sombrio na manhã deste sábado (20/6) podem participar de vários atendimentos realizados pela UNA SAU (Unidades Acadêmica de Ciências da Saúde) da Unesc. Alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia estarão no local, das 9 às 12 horas.

Os estudantes vão dar orientações gratuitas de postura, peso, higiene bucal, testes de ansiedade e pressão. Além de fazer teste de coagulação, auriculoterapia, medir a pressão arterial e fazer a tipagem sanguínea.

“Essas ações vão possibilitar que a comunidade se aproxime da Unesc e os alunos serão inseridos no atendimento comunitário, desenvolvendo ações específicas da futura profissão e educação em saúde”, explica a coordenadora de extensão da UNA SAU, Magada Tessmann Schwalm.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de junho de 2015 às 15:06
Compartilhar Comente (1)

Labiomec realiza seminário sobre Avaliação da Força Muscular

Labiomec realiza seminário sobre Avaliação da Força Muscular
Evento ocorre no dia 23 de junho, das 17 às 18h30 (Foto: Arquivo) Mais imagens

Alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Medicina podem aprender um pouco mais sobre “Avaliação da Força Muscular”, com o grupo do Labiomec (Laboratório de Biomecânica), da Unesc. Os bolsistas do laboratório irão realizar um Seminário no dia 23 de junho, na sala de habilidades da Clínica de Fisioterapia. Os interessados podem participar do evento, que é gratuito e ocorre das 17 às 18h30.

Conheça o Labiomec:

O Labiomec desenvolve atividades de suporte à pesquisa na área da Saúde Funcional e está ligado ao Curso de Fisioterapia e ao PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). O laboratório conta com a participação do professor Willians Longen, mestrandos, bolsistas e voluntários.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de junho de 2015 às 15:26
Compartilhar Comente