Nutrição

Unesc forma novos nutricionistas e fisioterapeutas em cerimônia especial

Unesc forma novos nutricionistas e fisioterapeutas em cerimônia especial
Universidade formou 19 novos profissionais para a área da saúde (Fotos: Leonardo Ferreira/ Matheus Reis/ Mayara Cardoso) Mais imagens

A cerimônia de Colação de Grau marca o fim do ciclo acadêmico e o início da tão sonhada jornada profissional. O dia em que o acadêmico se torna bacharel ou licenciado na profissão escolhida representa a realização de sonhos que muitas vezes vêm de casa e do coração não só do formando, mas também de todos que o rodeiam. Esperado por anos, esse dia chegou nesta segunda-feira (31/8) para 19 formandos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição da Unesc.

Diferentemente do esperado, a turma não esteve reunida celebrando a conquista com abraços, porém, nenhuma limitação imposta pela pandemia de Covid-19 tira o brilho e a satisfação deste momento solene e inesquecível na vida de cada um. Para celebrar a altura, a Universidade realizou nesta tarde, por meio do canal da Unesc TV no YouTube, a transmissão ao vivo da cerimônia de Colação de Grau Especial.

Desde o Ensino Médio, quando participou de um trabalho sobre a área de atuação da Fisioterapia, Kálita Silveira Nunes, uma das mais novas graduadas da Unesc, teve certeza do que queria para a vida: ajudar pessoas por meio de seu trabalho como fisioterapeuta.

Nesta segunda-feira ela foi uma das graduadas que alcançou o objetivo de colar grau no curso que escolheu com tanto amor e na Universidade que a abraçou ao longo de toda a jornada. “Ao ingressar na Universidade pesquisei e encontrei na Unesc aquilo que eu queria para a instituição de ensino em que iria me graduar. Aqui, desde a segunda fase comecei a atuar como voluntária e a partir disso me envolvi cada vez mais com as atividades acadêmicas. Uni o gosto por ajudar e o desejo de aprender ajudando”, comenta.

Kálita participou, enquanto acadêmica, do Centro Especializado em Reabilitação (CER), como voluntária e posteriormente bolsista, além de ter se voluntariado em um projeto de cicatrização de feridas e ter presidido o Centro Acadêmico do Curso ao longo de três anos. Após tanta participação, tendo a Unesc em sua rotina de forma constante, nesta tarde a bacharel encerrou um ciclo, mas não sua trajetória de estudos.

Ela, que se diz uma eterna estudiosa, comemora a formatura já com os olhos voltados para o futuro que começa já. “Por mais que esse momento tenha sido diferente, sem aquela festa que esperávamos, ele traz um sentimento de alívio, de dever cumprido e de que uma fase se encerrada para que um novo e maior ciclo se inicie”, completa.

Orgulho e confiança

Ao entregar os 19 novos profissionais da área da saúde formados pela Unesc, a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, compartilhou sua satisfação no evento virtual. O momento, embora mediado por tecnologia como imposto pelo cenário da pandemia, conforme Luciane, é sublime e muito especial para acadêmicos, seus familiares e para a Universidade.

Por meio da cerimônia de colação de grau especial, de acordo com a reitora, a Unesc mais uma vez cumpre seu papel perante a sociedade e entrega profissionais preparados para fazerem a diferença. “Entregamos, aliás, não só novos profissionais, mas, seguramente, melhores cidadãos. A partir de agora vocês se tornam profissionais da área da saúde e trabalharão muito pela preservação da vida, pela correta gestão dos serviços de saúde, pela pesquisa com ética e pela atuação na área clínica com sabedoria”, comentou.

Ao levar o nome da Unesc e a responsabilidade pela bagagem de conhecimento construída, de acordo com Luciane, os novos profissionais irão se destacar por algo que vai além do conteúdo aprendido. “O diferencial competitivo estará menos nas ferramentas da área e mais em vocês, pois vocês são únicos. Recomendo que trabalhem bem, com afinco e maestria, mas não esqueçam da satisfação interior, do crescimento pessoal, do convívio com a família e com os amigos. Ainda entre os meus desejos está que continuem a estudar pois serão eternos aprendizes e que sejam muito, muito felizes”, completou.

Nas palavras da paraninfa da turma, professora Flávia Karine Rigo, o grupo de estudantes também recebeu uma injeção de ânimos para o novo desafio que se inicia a partir da formatura. Conforme ela, os novos profissionais são, ainda mais, “instrumentos de transformação da realidade”.

“Promover ou recuperar a saúde não é uma tarefa simples, mas de extrema responsabilidade e de amor. Creio, sinceramente, que valores como a humildade, a empatia e altruísmo sejam indispensáveis para o exercício das nobres profissões que escolheram. Vocês adquirem hoje a árdua responsabilidade social. Mantenham-se pautados na ciência, na solidariedade, ne ética e na fé. Não esqueçam do vosso juramento em nenhum dia de vossas vidas”, acrescentou em suas palavras aos afilhados.

A cerimônia especial de colação de grau contou ainda com as falas emocionadas do coordenador-adjunto do curso de Fisioterapia, Eduardo Ghisi Vistor, e da coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira.

A transmissão realizada pela Unesc TV sob comando do professor Laênio Ghisi pode ser acessada a qualquer tempo na página do YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 18:37
Compartilhar Comente

XIV Jornada Acadêmica do Curso de Nutrição

Entre os dias 31 de agosto, 02, 03, 04 e 05 de setembro ocorrerá a XIV Jornada Acadêmica do Curso de Nutrição e V Semana do Nutricionista. São eventos científicos que reunirão profissionais da Nutrição e áreas afins, trazendo atualizações e capacitações aos acadêmicos e profissionais atuante no setor. O evento, neste ano, ocorrerá  mediado por tecnologia.
Sintam-se todos convidados!

Mais informações: https://doity.com.br/xiv-jornada-academica-de-nutricao

28 de agosto de 2020 às 14:14
Compartilhar Comente