Nutrição

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais
Ingressantes nos cursos noturnos da Unesc tiveram seus primeiros contatos com as salas de aula (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após a especial Recepção aos Calouros, realizada na terça-feira (30/7) ao longo de todo o dia na Unesc, nesta quarta-feira (31/7) foi a vez de os novos acadêmicos terem seus primeiros contatos com as salas de aula. Recepcionados por monitores em todo o campus, os alunos foram encaminhados para as Aulas Inaugurais de seus cursos e puderam conhecer melhor coordenadores, professores e membros dos Centros Acadêmicos e Atléticas.

Os alunos da área de Licenciatura foram recebidos no Auditório Ruy Hülse e posteriormente conduzidos a outros locais do campus para conhecerem os principais espaços utilizados por cada um dos cursos de forma separada.

Já o encontro dos acadêmicos de Administração e Administração com ênfase em Comércio Exterior foi realizado Bloco R1, assim como os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. No Bloco R2 foram recepcionados os calouros de Ciências da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

O primeiro encontro em sala de aula para os alunos de Ciências Econômicas aconteceu no Bloco XXI, da mesma forma que os estudantes dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos. Quem optou por Educação Física já conheceu de perto o Complexo Esportivo e teve a oportunidade de estar nas suas salas de aula.

A turma que iniciou nesta quarta-feira a trajetória na graduação de Ciências Contábeis foi recebida no Bloco do Estudante, no Centro de Práticas Contábeis e aqueles que ingressaram no curso de Design de Moda tiveram seu primeiro encontro oficial na estrutura do Senai.

Nesta quinta-feira (1º/8) os acadêmicos das demais fases também voltam à Universidade e iniciam, de forma oficial, o semestre letivo.

Uma tarde de boas-vindas 

No período da tarde, os mais de quarenta calouros de Medicina foram acolhidos no Auditório Ruy Hülse, pela coordenadora, Maria Inês da Rosa, e professores do curso. Eles conheceram a Universidade, os diferenciais do curso e o que encontrarão nos próximos cinco anos.

Na sala 101 do Bloco R1 os novos estudantes de Biomedicina também foram recepcionados à Universidade. O coordenador do curso, Emanuel de Souza, compartilhou ideias sobre o campo de atuação dos profissionais da área e as oportunidades de iniciação científica na Instituição. Souza esteve acompanhado pelos professores da graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de julho de 2019 às 21:30
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Nutrição: o caminho para a qualidade de vida

Nutrição: o caminho para a qualidade de vida
Curso da Unesc possibilita formação de profissional completo em prol da promoção da saúde (Foto: Divulgação) Mais imagens

​Enquanto a expectativa de vida do ser humano aumenta, a corrida é para proporcionar saúde e tranquilidade a serem desfrutados ao longo dos anos. Em tempos de dietas infinitas e a famosa “moda fitness” é possível perceber a preocupação da população com relação a alimentação, no entanto nem sempre os caminhos escolhidos são os ideais. Neste momento a atuação do profissional Nutricionista é ainda mais importante, já que este tem o papel de trazer à tona a verdadeira busca pela promoção da saúde, o que tem total influência dos hábitos alimentares de cada cidadão. No curso de Nutrição da Unesc o profissional sai bem preparado e com a capacidade de proporcionar as pessoas um plano completo e personalizado, preservando as necessidades e os desejos de cada um.

Conforme a professora e coordenadora do Curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, o profissional formado na Unesc é apto a resolver questões sobre a alimentação e a nutrição humana em todas as dimensões. “Seja na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. A área de atuação, portanto, cresce a cada dia e é muito mais ampla do que apenas o consultório. As oportunidades vão desde a atuação em escolas, hospitais, indústrias e os mais variados estabelecimentos de alimentação coletiva”, comenta.

Para a profissional, com o passar do tempo e a ascensão dos alimentos industrializados, o papel do Nutricionista se tornou ainda mais importante para a população em geral. “Isso porque a maioria dos óbitos ainda é causado por cardiopatias ou diabetes, por exemplo. Tudo tem a ver com a Nutrição e precisamos perceber isso. Hoje se vive mais, mas temos que oportunizar a vida com qualidade”, completa.

Como meios para acessar tanto conhecimento e encontrar os caminhos para a promoção da saúde, a estrutura do Curso de Nutrição da Unesc oferece todo o diferencial com laboratórios de técnica dietética e tecnologia dos alimentos, avaliação nutricional, bromatologia, anatomia, fisiologia, microbiologia e parasitologia, além do Ambulatório de Nutrição, na Clínica Integrada da Unesc.

Trabalho dentro de cada realidade

Além de estar bem preparado com técnicas e conhecimentos atuais, o nutricionista formado na Unesc recebe a capacitação e realiza a prática importante para saber adaptar as orientações necessárias à realidade de determinado público. “Dentro do Sistema Único de Saúde o profissional pode atuar com uma equipe multiprofissional cuidando das orientações de hábitos alimentares dentro da disponibilidade de ingredientes que a família vai ter acesso, por exemplo. Ele vai pensar desde a lista do supermercado dessa família até a forma de preparo. É uma grande responsabilidade”, destaca a coordenadora do Curso.

Ainda entre os princípios abordados nas disciplinas, de acordo com Rita, está inclusive a forma de cultivo dos alimentos. “Fazemos questão que eles reflitam sobre todo o processo, que saibam a importância da forma de plantar e das pessoas que fazem isso, buscando sempre os melhores produtores e aqueles que evitam a utilização de agrotóxicos. É importante que eles dominem também essa escolha”, salienta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 16:02
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Unesc realiza ações de saúde nos bairros Maria Céu e Milanese

Unesc realiza ações de saúde nos bairros Maria Céu e Milanese
Atividades envolveram estudantes de saúde e o Programa de Residência Multiprofissional (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve presente na comunidade neste sábado (29/7), com ações de orientação e atividades voltadas a saúde. A data ficou marcada pelo encerramento da disciplina Interação Comunitária, que teve a integração dos cursos da saúde e envolveu mais de 200 acadêmicos.

No bairro Maria Céu, profissionais do Programa de Residência Multiprofissional socializaram conhecimentos com moradores do bairro. As atividades envolveram diálogos e ações práticas.

No bairro Milanese, estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia concluíram a última etapa da Interação Comunitária, com a entrega da cartilha “Analise de vida e saúde”. Clique aqui para ler.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de julho de 2019 às 12:23
Compartilhar Comente