Nutrição

Alunos dos cursos da área da saúde participam de atividade no bairro Milanese

Alunos dos cursos da área da saúde participam de atividade no bairro Milanese
Acadêmicos aplicaram questionários com moradores da comunidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Nesta quarta-feira (24/04) acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unesc iniciaram mais uma etapa da disciplina Interação Comunitária. Fruto de uma ideia da atual reitora Luciane Bisognin Ceretta, enquanto coordenadora da antiga Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, a disciplina integra estudantes dos cursos da saúde: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia, em atividades teóricas com inserção dos acadêmicos na comunidade.

A primeira atividade fora das salas de aula foi realizada no bairro Milanese, onde os acadêmicos convidaram os moradores, de casa em casa, a participarem de um questionário. "Depois de um reconhecimento da área e suas microáreas, os estudantes aplicaram uma entrevista com os moradores do bairro para compreender aspectos relacionados à vida e à saúde daquele território", ressalta Jacks Soratto, um dos professores da disciplina.

Conforme Jacks, após a aplicação das entrevistas, os acadêmicos farão a análise dos dados e, por fim, a devolutiva aos moradores de informações em forma de panfleto.

No total, mais de 200 alunos dos sete cursos participam das atividades.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de abril de 2019 às 21:28
Compartilhar Comente

Café com Muitas Ideias debate a relação da Reforma da Previdência e da pessoa com deficiência

Café com Muitas Ideias debate a relação da Reforma da Previdência e da pessoa com deficiência
Evento reuniu profissionais do CER, acadêmicos, professores e comunidade externa (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Uma roda de conversa, quitutes e muito diálogo. Assim é o “Café com Muitas Ideias”, promovido pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc. A segunda edição do encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (23/4) na Universidade e reuniu profissionais da Unesc, acadêmicos e a comunidade externa para debater o tema “A Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência”, tendo como convidada a Assistente Social do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Caren Delfino Pivetta.

De acordo com Caren, a conversa teve o objetivo de debater os dois impactos e as questões sociais dos benefícios aos deficientes. “Se os impactos já são grandes para os trabalhadores, para os deficientes será mais ainda”, colocou.

Conforme a assistente social, o acesso à previdência impacta o deficiente em outros pontos. “Muitos não têm acesso ao estudo, ou não têm equipamentos, então como essas pessoas vão acessar o mercado de trabalho?”, pontuou. “A realidade social e o acesso às políticas públicas também impactam na previdência”, acrescentou.

A assistente social ainda pontuou os impactos para os profissionais que atuam com os deficientes, pois sem os recursos vindos do benefício da aposentadoria, essas pessoas não poderiam acessar os serviços. Para a coordenadora do CER, Mágada Tesmann, é de extrema importância debater este assunto dentro da Universidade.

Caren também é conselheira do Codec (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Criciúma. O evento contou com participantes do CER, dos cursos de Direito e Nutrição e profissionais externos que envolvem a temática.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de abril de 2019 às 22:49
Compartilhar Comente

Unesc realiza ações comunitárias no bairro Santa Luzia

Unesc realiza ações comunitárias no bairro Santa Luzia
Atividades envolveram cinco cursos da Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, com o seu caráter comunitário, realizou no último sábado (13/4) ações comunitárias no bairro Santa Luzia, em Criciúma. A atividade ocorreu no período da manhã e reuniu acadêmicos de cinco cursos da Universidade.

O curso de Odontologia ofereceu orientações e avaliações sobre saúde bucal, o curso de Enfermagem realizou aferição de pressão e orientações gerais sobre hipertensão, já o curso de Farmácia realizou testes de glicemia, os cursos de Educação Física e Nutrição também participaram da ação.

A ação foi promovida pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de abril de 2019 às 18:20
Compartilhar Comente

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas
Acadêmicos e residentes interagiram com pacientes das Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quem passou pelas Clínicas Integradas da Unesc na manhã desta sexta-feira (12/4) pôde saber mais sobre alimentação saudável e saúde mental, e os pequenos, participar de atividades recreativas. Os cursos de Nutrição e de Pedagogia e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade, desenvolveram uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde (7/4), que envolveu estudantes e profissionais da área.

Os pacientes das Clínicas Integradas foram estimulados pela Residência em Saúde Mental a visualizarem pontos positivos de sua vida e refletirem sobre o que é felicidade. “Cada pessoa pôde tirar um ‘bilhete da felicidade’ e a partir do que estava escrito, pensar sobre o assunto e escrever o que o faz feliz. Muitas vezes nós temos a tendência a ver apenas que deu errado e não enxergar tudo de bom que nos acontece. E a atividade de hoje trabalhou os fatores de proteção e promoção da saúde mental”, afirma a residente Cássia Tasca.

E quem quis saber mais sobre nutrição, pôde ter informações sobre alimentos ricos em fibras e comuns na geladeira dos brasileiros. “A intenção foi mostrar que é possível ingerir fibras sem ter a necessidade gastar muito para isso. É possível consumir alimentos fáceis de encontrar, com preços acessíveis e sem a necessidade de grandes mudanças alimentares”, afirma a estudante da sétima fase de Nutrição, Mariana Cardoso. Ela e a colega da disciplina de Saúde Coletiva, Joici Gonçalves, levaram frutas como banana e maçã e farinhas como de aveia, além de chia para demonstrar isso. Os pacientes ainda receberam um pacote com granola sem açúcar, frutas e receitas.

Para as crianças que esperavam atendimento ou estavam acompanhando os pais, o curso de Pedagogia realizou atividades que estimularam a imaginação e a criatividade.

A ação foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Mais informações: ^^^^Ô

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de abril de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unesc inicia atividades

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unesc inicia atividades
Primeira turma da especialização foi recebida pela reitora Luciane Bisognin Ceretta (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O mês de abril começou fazendo história para o trabalho de formação de profissionais na área da saúde, desenvolvido pela Unesc. A primeira turma do Programa Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade iniciou as atividades de reconhecimento dos locais de atuação no primeiro dia do mês. A turma passará por uma imersão teórica esta semana e já se prepara para as atividades em locais como centros de atenção psicossocial na próxima. Ao todo, 15 profissionais vão participar da especialização que alia teoria e prática em uma formação de dois anos.

As vagas são oferecidas no projeto por meio de bolsas concedidas pelo Ministério da Saúde, destinadas aos profissionais graduados em Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia. “Os participantes irão atuar em sete cenários de práticas em saúde mental de Criciúma e em alguns hospitais da região. Terão momentos teóricos e práticos e também com residentes de outros programas da Unesc. Haverá ainda uma interlocução com os cursos de graduação da Universidade. Todo o trabalho desenvolvido será acompanhado por professores tutores da Instituição”, explica uma das coordenadoras do Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Tatiane Macarini.

Segundo a coordenadora do programa, Dipaula Minotto, apesar do pouco tempo de atividades, já pode-se perceber a vontade dos residentes em obter novos conhecimentos na área. “Em uma semana eles já nos trouxeram muitos sonhos, ideias e vontade de realizar. Esse programa é um sonho que está sendo realizado com o trabalho de muitas pessoas. Estamos aqui para realizar isso tudo coletivamente, a Instituição e os profissionais”.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu, na manhã desta segunda-feira (8/4), os primeiros residentes do programa e deu as boas-vindas aos profissionais. Ela conheceu um pouco da história de cada um e dialogou sobre a importância do trabalho em saúde mental para a população, da responsabilidade dos profissionais da saúde e do cenário de práticas e de políticas públicas.

 “A nossa ação passa a ser imprescindível para construir uma prática em saúde mental transformadora. Vocês chegam em um momento muito importante em que as Universidades estão se posicionando para apresentar as suas contribuições e observações neste cenário. A Unesc, inclusive, vai fazer um evento para reunir as propostas e levar para o Conselho Estadual de Saúde e Secretaria do Estado e conta muito com a colaboração de vocês”, afirma Luciane. A reitora ainda comentou que gostaria de ver a residência transformando os espaços dentro da Universidade, uma vez que transitam pela Instituição milhares de estudantes, funcionários, professores e pessoas da comunidade.

A egressa do curso de Enfermagem da Unesc Gabriela Valerim, afirma que ainda não tinha despertado o interesse em participar de um programa de Residência Multiprofissional até conhecer a proposta do Saúde Mental da Unesc. “Uma das minhas paixões durante a graduação foi a saúde mental, então, resolvi encarar o desafio e redirecionar o meu trabalho para esta área”, conta a enfermeira.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, também recebeu o grupo e afirmou que a interação entre Residência Multiprofissional e graduação é importante no processo de formação acadêmica. “A Residência em Saúde da Família e em Saúde Coletiva fez muito esse movimento. Se compararmos os currículos dos cursos da saúde há dez anos e agora, verificamos que eles avançaram muito na formação nestas áreas e temos uma expectativa grande quanto ao programa de Saúde Mental. Esperamos também que ela traga contribuições para a pesquisa na área desenvolvida pela Instituição”, salienta.   

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, agradeceu aos profissionais por escolherem a Universidade e desejou sucesso na nova jornada. “Que vocês sejam muito felizes neste espaço e que estejam abertos ao diálogo, à troca de experiências e à construção no coletivo. O cenário de práticas requer muita atenção e criatividade. Pensem sempre na pessoa que precisa do trabalho de vocês. Aproveitem, se dediquem para fazer a diferença e melhorar o futuro das pessoas. Tenho certeza que todos nós vamos aprender muito com a Residência em Saúde Mental da Unesc”, comenta Fernanda.

As boas-vindas aos novos residentes teve ainda a participação da professora do curso de Educação Física da Unesc e tutora do programa, Francine Costa.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de abril de 2019 às 17:52
Compartilhar Comente