Nutrição

Nutricionista da Unesc orienta sobre a melhor alimentação em dias de quarentena e combate à Covid-19

Nutricionista da Unesc orienta sobre a melhor alimentação em dias de quarentena e combate à Covid-19
Professora Alessandra Zanette Ghsi Frassetto dá dicas sobre escolhas, cuidados e preparos dos alimentos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os dias têm sido de agitação e ansiedade em todo mundo em torno das preocupações com a pandemia da Covid-19. Em tempos de quarentena, famílias inteiras em casa, restaurantes fechados e a orientação para não sair às ruas, eis que é a hora de ir para a cozinha. Na missão de preparar os alimentos saborosos e nutritivos que sirvam como aliados à saúde a professora do curso de Nutrição da Unesc, Alessandra Zanette Ghsi Frassetto, dá algumas dicas que vão desde a higienização dos produtos utilizados até o balanceamento dos nutrientes necessários para o corpo.

A regra para este e todos os momentos, no que diz respeito à alimentação saudável, é harmonizar a quantidade e a qualidade dos alimentos que ingerimos, buscando variedade, equilíbrio, moderação e satisfação. “É com uma boa alimentação que cuidamos bem da nossa saúde. Além de resultados imediatos existem benefícios em longo prazo, ajudamos nosso corpo a se prevenir de diversas patologias. Infelizmente não existe uma alimentação para evitar o contágio de vírus como o da Covid-19, porém, ao se alimentar bem cada um fortalece seu organismo para manter um bom nível de imunidade e, assim, estar preparado e enfrentar qualquer necessidade causada por problemas de saúde”, esclarece.

Para ter o equilíbrio tão desejado, conforme a professora é importante prestar atenção na ingestão dos chamados macro e micronutrientes. Os macronutrientes, de acordo com a explicação de Alessandra, são as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. Já os micronutrientes são as vitaminas e minerais, encontrados principalmente nas frutas e verduras. “Além disso, não podemos esquecer de fazer uma adequada ingestão de alimentos ricos em fibras, ou seja, comer as frutas com casca, com o bagaço, as sementes, verduras cruas, leguminosas e cereais integrais”, acrescenta.

Prioridade aos alimentos in natura

A dedicação ao preparo das refeições também é o que faz a diferença no quão saudável elas serão. O ideal, em especial em momentos de necessidade de maior atenção como este, é dar preferência aos alimentos in natura ou alimentos minimamente processados e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados. “Ou seja, é muito melhor optar por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados. Preferir comida feita na hora, comida caseira como caldos, sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, farofas, tortas, entre tantas opções, ao invés de algo industrializado, produtos que dispensam preparação culinária ao exemplo de sopas “de pacote”, macarrão instantâneo” e pratos congelados prontos para aquecer, por exemplo”, pontua.

Dicas para o melhor aproveitamento das refeições

Além dessas orientações, Alessandra pontua ainda outras dicas que podem fazer toda a diferença na alimentação do dia a dia:

  • Quando você for se alimentar procure fazê-lo em lugares tranquilos e limpos;
  • Desenvolva suas habilidades culinárias, tendo o cuidado de preparar os alimentos de forma segura;
  • Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos;
  • Seja crítico, esteja atento aos mitos e ao apelo da publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Sobre a higiene dos alimentos as recomendações também são de extrema importância. Confira outras orientações da profissional para a hora do preparo das refeições:

 - Higienize as mãos com frequência usando água e sabão, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

- Utilize agentes sanitizantes para higienização de objetos pessoais e superfícies frequentemente utilizadas.

 - Higienize frutas e hortaliças, afastando a contaminação por microrganismos.  Faça isso da seguinte maneira:

1° remova as partes não comestíveis e partes deterioradas destes alimentos.

2° lave em água corrente as frutas e hortaliças uma a uma, e no caso das verduras, folha a folha.

3° deixe de molho em solução clorada por 15 minutos. Para preparar a solução clorada utilize 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária (sem alvejante) para 1 litro de água.

- Depois é só enxaguar e secar, com auxílio de papel toalha ou centrífuga de alimentos, e guardar na geladeira o que não for consumir de imediato. 

- Importante!  Só o cloro consegue matar microrganismos, como vírus, bactérias e fungos.  Não utilize vinagre e bicarbonato.

Confira no podcast preparado pela Agência de Comunicação da Unesc estas e outras informações explicadas pela professora Alessandra Zanette Ghsi Frassetto:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 11:35
Compartilhar Comente

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria
Novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental participaram de apresentação na reitoria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental da Unesc foram recebidos pela reitoria na tarde desta terça-feira (10/3) para um momento de apresentações, boas-vindas e conversa sobre as expectativas em torno das especializações, realizadas por meio do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade.

No total o Programa recebe neste início de semestre mais de trinta profissionais de diferentes áreas para um período de dois anos de especialização. São residentes graduados em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia divididos nas três turmas e que, a partir de agora, irão à campo aprender na prática sobre a área com a qual querem colaborar ao tornarem-se especialistas.

Tutores das residências também foram recebidos no encontro desta tarde, momento que serviu para que cada um dos presentes, iniciante ou veterano, compartilhasse seu perfil e sua expectativa ao ingressas na nova jornada.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a troca de informações e energia positiva como a percebida no encontro é como uma injeção de ânimos para a Universidade e para todos os envolvidos nos cursos. “É maravilho ouvi-los falar sobre a alegria de estarem aqui, sobre as expectativas altíssimas quanto ao aprendizado que terão nesse tempo e, principalmente, sobre a contribuição que cada um em sua área pode dar para o sistema de saúde”, aponta Luciane.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:12
Compartilhar Comente

Unesc realiza ação comunitária em Sombrio

Unesc realiza ação comunitária em Sombrio
Atendimentos foram feitos por professores e acadêmicos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc realizou mais uma ação comunitária neste sábado (7/3), com a participação de professores e estudantes. Em parceria com a Associação Assistencial e Educacional Sombrio Vida, entidade que beneficia 500 jovens, cursos de saúde da Universidade levaram diversos atendimentos e orientações para a população de Sombrio, das 13h30 às 17h30.

Entre os serviços oferecidos pelos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, estiveram teste de tipagem e coagulação sanguínea, aferição de pressão arterial, orientações sobre medicamentos e plantas medicinais, avaliação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre saúde bucal e saúde da mulher.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2020 às 12:12
Compartilhar Comente

Unesc entrega à comunidade mais de 40 profissionais de saúde

Unesc entrega à comunidade mais de 40 profissionais de saúde
Protagonistas da noite foram formandos de Enfermagem, Nutrição e Farmácia (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A egressa de Enfermagem Lais Verginia nasceu em uma família especial. Mãe, irmão, cunhada, primos, todos dedicam-se diariamente a cuidar do próximo. Até sua irmã mais nova seguirá pelo mesmo caminho, está cursando Enfermagem na Universidade. Nesta noite de sábado (29/2), no AM Master Hall, Lais completou mais um ciclo em sua vida, formou-se na graduação.

Para ela, o momento significa mais do que seguir os passos de seus familiares. É algo que vem do coração. “A área da saúde vai além de ser uma profissão. Carinho, comprometimento e sobretudo responsabilidade são valores que aprendemos e que levaremos para o dia a dia. A final, esta é nossa missão na busca pela ética profissional, qualidade na assistência em saúde e compromisso com quem atendemos e com a sociedade”, destacou.

Enquanto recebia seu diploma, nas cadeiras logo a frente toda a família estava reunida, mas sua atenção se prendia a pequena Lara. Além dos desafios da graduação, a egressa foi mãe em seu último ano de faculdade. Orgulhosa, Rosane Barbosa, mãe da recém formada, e agora avô, não escondeu o orgulho de ver a filha receber o diploma. “É um momento especial para qualquer mãe. A partir de agora ela não é apenas parte de nossa família, mas sim de algo maior. A cada atendimento estará fazendo a diferença na vida de outra pessoa. Tenho certeza que se dedicará a aqueles que precisarem como dedica-se à família: com amor, carinho e muito respeito”, afirmou.

A continuidade na história desta família foi apenas um dos momentos especiais da noite. Mais de 40 egressos foram entregues ao mercado por meio da formação de excelência na Unesc. A noite teve como protagonistas formandos de Enfermagem, Nutrição e Farmácia.

A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, que dedicou grande parte de sua vida à área da Enfermagem, enalteceu a conquista dos egressos e lembrou o peso que a marca Unesc terá para o futuro dos profissionais. “O ano de 2019 evidencia a grandeza de nossa Instituição. Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC 2019, entregue pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina); excelência comprovada com o conceito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação); Destaque entre as 150 melhores empresas para trabalhar, que foi ressaltado neste ano com o segundo lugar no ranking Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, da revista Época Negócios. Tudo isso é somado ao ensino de qualidade, já reconhecido regionalmente, pesquisa, reconhecida em todo o brasil e no exterior, e extensão, de papel importante para a qualidade de vida em nossa região”, evidenciou.

A reitora também reconheceu a importância dos acadêmicos para estas conquistas. “Aproveito para agradecer a toda a comunidade de nossa região pelo apoio. Vocês são responsáveis por construir dias melhores para nossa Unesc, gerando resultados positivos em todo o estado. Muito obrigado pela confiança. Para cada um aqui, o céu é o limite. Não aceite menos que o sucesso. A Unesc sempre será seu porto seguro. Onde estiverem, estaremos todos nós”, frisou Luciane.

Egressos da Unesc integram Comunidade Alumni e recebem vantagens exclusivas


Ao completar a graduação, o egresso da Universidade já conta com cursos de capacitação gratuitos, oportunidades de emprego, novidades em primeira mão sobre pós-graduação, treinamentos, estágios entre outras vantagens. São benefícios exclusivos na Comunidade Alumni.

A proposta da Universidade ao promover esta iniciativa é estar presente durante a trajetória profissional de seus egressos, promovendo ações institucionais, oferecendo capacitações e proporcionando momentos de diálogo entre o formado e a comunidade acadêmica. 

Quem concluiu a graduação após o segundo semestre de 2019 já integra a Comunidade. O egresso que se formou antes pode fazer parte deste seleto grupo clicando aqui. A carteirinha pode ser retirada na Biblioteca Professor Eurico Back e fica pronta na hora.

A iniciativa foi construída pelo Programa de Relacionamento da Unesc, em conjunto com a Reitoria e com a Pró-Reitora Acadêmica (PROACAD). Os formados após o segundo semestre de 2019 já estarão incluídos na Comunidade.

A experiência de estudar em uma Universidade de excelência

O primeiro passo para ter acesso a todas estas vantagens é ser aluno Unesc, uma Instituição avaliada com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. Para quem quer viver esta experiência, a Universidade está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2020. Basta clicar aqui e saber mais.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de março de 2020 às 01:27
Compartilhar Comente