Nutrição

Unesc Comunitária: Universidade realiza atividades em Morro Grande

Unesc Comunitária: Universidade realiza atividades em Morro Grande
Ação fez alusão ao aniversário da cidade e foi realizada em parceria com a Rádio Hulha Negra (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Com o seu caráter comunitário e em comemoração ao aniversário de Morro Grande, a Unesc realizou, na manhã desta quinta-feira (28/3), uma ação comunitária na praça central da cidade. Ao todo, foram reallizados 330 atendimentos. A ação, que teve a parceria da Rádio Hulha Negra, contou com a participação de acadêmicos de seis cursos da área da saúde, que atenderam a comunidade realizando mais de 10 atividades.

O curso de Fisioterapia realizou terapia manual e auriculoterapia; o de Odontologia ofereceu à comunidade orientações de saúde bucal e sobre os atendimentos realizados nas Clínicas de Odontologia da Unesc; o curso de Farmácia realizou exames de tipagem sanguínea, orientações sobre o uso de medicamentos, aferição de pressão arterial e fitoterapia; o de Enfermagem esteve aferindo a pressão arterial e realizando divulgação de orientações gerais de saúde; os alunos do curso de Biomedicina estiveram também realizando a tipagem sanguínea da população; e o curso de Nutrição realizou o cálculo de IMC (Índice de Massa Corportal) e orientações gerais sobre alimentação.

A ação foi promovida pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 28 de março de 2019 às 18:20
Compartilhar Comente

Unesc realiza ações comunitárias em Morro Grande

Unesc realiza ações comunitárias em Morro Grande
Evento conta com a Rádio Hulha Negra como instituição parceria (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Em busca da participação ativa da Universidade na comunidade, a Unesc estará na próxima sexta-feira (29/3) em Morro Grande. A atividade ocorrerá no período da manhã e terá a Rádio Hulha Negra como instituição parceira. A ação faz alusão ao aniversário da cidade. Ao todo, seis cursos da Instituição estarão realizando mais de 10 atividades.

O curso de Fisioterapia estará realizando terapia manual e auriculoterapia; o de Odontologia oferecerá à comunidade orientações de saúde bucal e sobre os atendimentos realizados nas Clínicas de Odontologia da Unesc; o curso de Farmácia realizará exames de tipagem sanguínea, orientações sobre o uso de medicamentos, aferição de pressão arterial e fitoterapia; o de Enfermagem estará aferindo a pressão arterial e realizando divulgação de orientações gerais de saúde; os alunos do curso de Biomedicina estarão também realizando a tipagem sanguínea da população; e o curso de Nutrição realizará o cálculo de IMC (Índice de Massa Corportal) e orientações gerais sobre alimentação.

A ação será promovida pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e ocorre na praça central da cidade.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de março de 2019 às 14:39
Compartilhar Comente

Aula Inaugural promovida pela Pós-graduação Unesc lota espaço no AM Master Hall

Aula Inaugural promovida pela Pós-graduação Unesc lota espaço no AM Master Hall
Acadêmicos, pós-graduandos e profissionais puderam aprender mais sobre Nutrição Funcional nesta quarta-feira (20/03) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em um momento em que muito se discute sobre os mitos e verdades no que diz respeito à alimentação saudável em todo o mundo, o setor de Pós-graduação da Unesc proporcionou aos estudantes e profissionais da área da saúde, em especial da nutrição, o aprendizado com um dos grandes nomes no assunto no país. Em Aula Inaugural realizada no espaço AM Mastel Hall, o profissional Murilo Pereira destacou as informações sobre seus estudos ligados ao funcionamento do intestino e ao chamado “leaky gut” para uma plateia qualificada e interessada no aprendizado proposto.

Ao explicar sobre o conceito, que é foco dos seus estudos, Murilo faz uma comparação com um machucado causado na pele. “O ‘leaky gut’ significa uma permeabilidade intestinal alterada. Se fizermos uma analogia seria mais ou menos como a integridade da pele. Uma pele íntegra é aquela que impede a reação entre o ambiente externo e o nosso tecido conjuntivo. Quando o nosso intestino está com lesão, com ruptura dessa integridade, é como se tivéssemos um ralado na pele. Então na verdade o ‘leaky gut’ é o ‘rala tripa’, ou ‘intestino gotejante’, pela tradução literal. É esse trato gastrointestinal que teve alteração na integridade”, explica.

Para o profissional, é de extrema importância que o intestino seja entendido como um órgão que é capaz de refletir no dia a dia dos seres humanos de forma muito mais profunda do que até então era imaginado. “Minha abordagem é feita sobre um órgão que até então era negligenciado. Acreditava-se que ele era responsável apenas pela absorção e digestão de nutrientes e hoje sabemos que não é só isso. Com o advento da tecnologia, métodos de análise do microbioma, nós já temos marcadores de condição intestinal que podem estar relacionados com a ocorrência de doenças fora do trato gastrointestinal”, completa.

Evento de sucesso

A alegria ao ver o salão do AM Master Hall lotado de pessoas interessadas no assunto, conforme a coordenadora do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, Maria Cristina Gonçalves de Souza, já foi uma grande recompensa. “Foi incrível poder oportunizar isso para alunos, profissionais e comunidade de forma geral. Tenho certeza de que foi um momento muito produtivo e que a palestra do Murilo, além de ser muito dinâmica, é sempre maravilhosa para todos e deixa realmente um gostinho de quero mais”, comentou.

Também presente com os acadêmicos do curso de Nutrição, a coordenadora da graduação, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, destacou o agradecimento pela parceria firmada, que possibilitou o convite também aos acadêmicos. “Deixamos nosso agradecimento ao Murilo, nosso parceiro já de outros encontros, e à Pós-graduação por dar a oportunidade de os nossos acadêmicos de Nutrição estarem aqui aprendendo também com um nutricionista tão qualificado. Espero que todos levem o máximo de aprendizado”, salientou Rita.

A avaliação, sob ponto de vista da supervisora de Pós-graduação nas áreas de saúde e educação, Joice Batista Felipe, é de um evento de bons resultados para todos. “É com muita honra que nós ultrapassamos hoje os muros da Universidade e realizamos a abertura da segunda turma do curso de Nutrição Clínica Funcional. Agradeço muito a presença de todos que estiveram conosco e nos colocamos mais uma vez a inteira disposição para aqueles que queiram saber mais informações sobre a Pós Unesc, que tem vagas abertas e terá início em breve. O que pudemos ver hoje é um pedacinho da Pós-graduação e vai deixar todos realmente com gostinho de querer mais conhecimento”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de março de 2019 às 22:02
Compartilhar Comente

Unesc realiza atividades comunitárias em Turvo

Unesc realiza atividades comunitárias em Turvo
Ação comemorou o aniversário de 70 anos da cidade (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A Unesc prestigiou, nesta terça-feira (19/3), as comemorações do aniversário de 70 anos de Turvo. Entre as festividades, a Universidade, em parceria com as Rádios Som Maior e Hulha Negra, realizou ações comunitárias na cidade. A ação contou com 102 atendimentos, dos mais variados seguimentos, e com a participação de 14 acadêmicos da Universidade.

Entre as atividades oferecidas, estiveram ações do curso de Fisioterapia, com fisioterapia pélvica, orientações posturais em geral e auriculoterapia; de Odontologia, com orientações de saúde bucal e orientações sobre atendimento nas clínicas de Odontologia da Unesc; de Farmácia, com tipagem sanguínea, educação em saúde, envolvendo instruções sobre uso racional de medicamentos, Farmácia Solidária e fitoterapia; de Enfermagem, com orientações gerais de saúde; e de Nutrição, com IMC (Índice de Massa Corporal) e demais orientações.

A atividade teve a organização da Reitoria, juntamente com a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, e ocorreu na Praça da Igreja Matriz.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de março de 2019 às 14:52
Compartilhar Comente

Unesc promove palestra gratuita sobre Nutrição Funcional

Unesc promove palestra gratuita sobre Nutrição Funcional
Evento receberá profissional referência no estudo de questões ligadas ao funcionamento do intestino (Foto: Gazeta Views) Mais imagens

Nutricionistas, médicos, estudantes e a comunidade em geral estão convidados a participar da palestra gratuita sobre Nutrição Funcional promovida pelo setor de Pós-graduação da Unesc nesta quarta-feira, dia 20 de março. O evento será realizado no espaço AM Master Hall e receberá o renomado profissional Murilo Pereira para tratar sobre seus estudos ligados ao funcionamento do intestino, assunto em alta entre os profissionais da área. A ação será uma Aula Inaugural do curso de Nutrição Clínica Funcional.

O evento, conforme a supervisora de Pós-graduação nas áreas de saúde e educação, Joice Batista Felipe, está sendo esperado com grande expectativa. “Recebemos ao longo dos últimos dias muitos contatos de interessados em participar e mudamos o local da palestra para que mais pessoas possam estar conosco e aprender sobre o chamado ‘leaky gut’, tema muito relevante”, destaca.

As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo telefone (48) 3431-2626 até às 14h do dia do evento.

Sobre o profissional

Murilo Pereira é nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde cursou Doutorado; Professor da pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional do Instituto VP Consultoria Nutricional; Coordenador do curso de Nutrição no IESB (Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília) e Consultor Científico da Vitafor Suplementos Nutricionais.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de março de 2019 às 19:41
Compartilhar Comente