Nutrição

Novo Restaurante Universitário é inaugurado na Unesc

Novo Restaurante Universitário é inaugurado na Unesc
Reitoria apresentou projeto para comunidade acadêmica nesta quarta-feira. RU servirá também, como local para desenvolvimento de atividades de ensino da universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu os calouros e veteranos nesta quarta-feira (26/2), para o início do primeiro semestre de 2020 com algumas novidades, uma delas: o novo Restaurante Universitário (RU). A inauguração do novo espaço, conduzido pelo restaurante Alecrim, ocorreu ao meio dia, com a presença da gestão universitária, representação estudantil e membros da comissão de implantação do novo restaurante. Mais do que oferecer alimentação saudável, o novo RU também será campo para estágio e local para desenvolvimento de atividades de ensino da universidade.

As refeições de almoço e jantar de segunda a sexta-feira e almoço aos sábados terão um valor fixo de R$ 8,50 e serão fornecidas pela empresa vencedora da Carta Convite, Cisne Refeições Ltda, proprietária do restaurante Alecrim. O local ainda irá oferecer serviço de lanchonete, das 7 às 22 horas. O almoço será servido das 11 às 14 horas e o jantar, das 18 às 21h30.

O processo de avaliação e escolha da nova prestadora de serviços, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi acompanhado por uma comissão especial formada por estudantes, professores e representantes do departamento jurídico da Instituição. “Sabemos da importância de termos no campus um Restaurante Universitário, que beneficiará não só nossos acadêmicos, mas nossos colaboradores. Por isso adotamos os procedimentos de forma rigorosa para garantir a segurança e o bom serviço prestado à comunidade acadêmica. Queremos que o Restaurante Universitário seja um local em que todos possam frequentar todos os dias”, destaca.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, lembrou da preocupação da gestão da Unesc em oportunizar um local que sirva alimentos seguros, com qualidade e preços acessíveis. Segundo o procurador jurídico da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior, a Universidade recebeu seis propostas e a vencedora foi a que preencheu melhor os requisitos em termos de qualidade e preço.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Kelvin Benedet comemora o novo momento do RU e salienta a importância para o acadêmico da Unesc em ter onde fazer suas refeições com qualidade e preço mais acessível.

Cardápio elaborado por nutricionistas

Segundo a proprietária do restaurante Alecrim, a empresa já tem experiência em servir refeições industriais voltadas para uma alimentação mais saudável. Tanto que o cardápio do almoço e do jantar do RU não terá alimentos fritos. “Somos uma empresa com 28 anos de atuação, com restaurantes e lanchonetes em Criciúma, Tubarão e Imbituba. Servimos 65 mil refeições por mês e tudo é acompanhado de perto por profissionais de Nutrição”, comenta.

No RU da Unesc, os consumidores terão três opções de saladas, uma fruta, arroz, arroz integral, feijão, um complemento, farofa, dois tipos de carne e um copo de suco natural pelo valor de R$ 8.50. “O cardápio é balanceado e teremos, das 7 às 22 horas, uma nutricionista ou um estudante de Nutrição da Unesc (estágio remunerado) acompanhando tudo”.

A professora do curso de Nutrição da Unesc, Alessandra Ghisi, fez parte da comissão de instalação do novo RU e comenta que a escolha foi criteriosa e o trabalho será acompanhado de perto pelos membros da comissão. “Temos a preocupação não só com a parte sensorial, apresentação e sabor dos alimentos, mas com a segurança alimentar e higiene. O restaurante irá obedecer a uma série de critérios estabelecidos”, comenta.

Lugar de aprendizado

O RU também será um espaço de aprendizagem para alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia. Além de visitas técnicas, a parceria do restaurante com os cursos foi ampliada e o local receberá estudantes e professores de disciplinas específicas, como Educação Nutricional e Gestão de Alimentação Coletiva (ministrada por Alessandra). 

Para o acadêmico da quinta fase do curso de Nutrição, Filipe Fernandes Goulart, que faz parte da comissão do RU, participar do processo de elaboração do novo projeto do RU agrega para a formação e é uma possibilidade de colaborar em algo que beneficiará toda a comunidade acadêmica.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2020 às 16:25
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc vai qualificar merendeiras do Bairro da Juventude

Projeto da Unesc vai qualificar merendeiras do Bairro da Juventude
Boas práticas e segurança alimentar estarão entre os assuntos tratados (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Nutrição da Unesc vai colaborar com a capacitação das merendeiras do Bairro da Juventude. Nesta quarta-feira (19/2), professoras da Unesc e profissionais do Bairro estiveram reunidos em uma reunião de alinhamento das atividades do curso de qualificação profissional, que iniciará em março. As aulas serão ministradas pela equipe do projeto de extensão Culinária Profissional, do curso de Nutrição da Unesc.  

Segundo a nutricionista do Bairro da Juventude, Fernanda Bitencourt da Silva, o objetivo do curso é aumentar os nutrientes no cardápio alimentar, reaproveitar alimentos, reduzir o desperdício e motivar o trabalho em equipe.

Além das manipuladoras de alimentos, a intenção é qualificar também pais dos estudantes do Bairro da Juventude. “Por ser mais rápido e prático, muitos pais fazem usem excessivo de açúcar, óleos e outras besteiras na alimentação dos seus filhos. Queremos conscientizá-los da importância que eles têm na definição da alimentação dos seus filhos, promovendo mudança nos hábitos alimentares”, comenta a Fernanda.

Segundo uma das coordenadora do projeto de extensão da Unesc Fabiane Fabris, será feito um cronograma de aulas que junte teoria e prática, oferecendo receitas que garantam alimentação adequada e saudável, com aproveitamento integral dos alimentos e produtos saudáveis da região, além de boas práticas de higiene e receitas diversificadas.

A reunião desta quarta-feira teve a participação das coordenadoras do projeto de extensão da Unesc, Fabiane Fabris e Janete Triches, a nutricionista do Bairro da Juventude, Fernanda Bitencourt da Silva e as acadêmicas do curso de Nutrição, ministrantes do curso, Renata dos Santos Albino e Tamara Justin da Silva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de fevereiro de 2020 às 08:53
Compartilhar Comente