Nutrição

No aniversário uma surpresa: A filha passou no vestibular

No aniversário uma surpresa: A filha passou no vestibular
Isadora de Oliveira Monteiro vai cursar Nutrição na Unesc (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

No dia de seu aniversário, Lucilene de Oliveira recebeu aquele que seria seu melhor presente. No dia seis de dezembro a notícia: sua filha passou no Vestibular de Verão da Unesc. A caloura de Nutrição Isadora de Oliveira Monteiro, e sua mãe, estiveram no campus pela primeira vez na tarde desta sexta-feira (8/12), vindas de Capão da Canoa – RS.

A nova estudante já não vê a hora de começar. “Estou muito ansiosa, desde o Ensino Médio espero por esse dia, e desde lá sabia que iria seguir este caminho”, conta ela. Isadora conheceu a Universidade através das primas, que sempre a aconselharam a escolher a Unesc. “Uma delas faz curso pré-vestibular e quer estudar aqui. Outras duas já fazem graduação, Engenharia Civil e Ciências Contábeis, e sempre elogiaram muito a Instituição e o ensino”, destacou.

A surpresa

Lucilene estava comemorando mais um ano de vida quando foi pega de surpresa. “Quem é mãe sabe que temos que estar preparadas para tudo, mas dessa vez eu não esperava. Foi uma grande alegria, e dois dias depois estamos aqui. Ao conhecermos a Universidade tive a certeza de que vai ser um bom lugar para minha filha começar seu caminho”, afirmou.

Além da mãe, a caloura veio acompanhada pelo tio, Peterson Pinho de Oliveira, pela irmã Luise de Oliveira Monteiro, e pela prima Maynan de Oliverira.

Visitas orientadas

Após realizar a matricula, Lucilene conheceu o campus em uma Visita Orientada. “Quem passou no vestibular vai receber por e-mail o convite para conhecer melhor a Universidade. São quatro visitas por dia para os calouros e suas famílias”, explicou a supervisora dos Programas de Relacionamento, Camila Pacheco Batanolli.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de dezembro de 2017 às 19:44
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc leva oportunidades a jovens do Bairro Cristo Redentor

Projeto da Unesc leva oportunidades a jovens do Bairro Cristo Redentor
Cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na culinária, nova oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e reescrever uma história de vida. O projeto extensão da Unesc “Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar” promoveu qualificação profissional a 26 pessoas, entre mulheres e adolescentes de comunidades próximas ao Bairro Cristo Redentor. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira (7/12) na Associação Abadeus, que cedeu espaços e apoio profissional para a realização das aulas.

A professora da Unesc Fabiane Fabris é uma das coordenadoras do projeto e explica que o objetivo vai além de ensinar a cozinhar. “É mais um meio de enfrentar a exclusão social e reeditar o caminho, por meio da qualificação profissional, que é um dos nossos principais objetivos. Nesta edição participaram as mães dos alunos, com baixa escolaridade, mas que também podem crescer profissionalmente”, comenta.

Fabiane ressalta ainda que o mercado também ganha com a capacitação dos trabalhadores. “Quem dá uma oportunidade de trabalho sabe que está contratando mulheres e jovens tecnicamente preparados para atuar, como cozinheiros ou manipulares de alimentos”.

A oportunidade foi oferecida a alunos do programa Jovem Aprendiz, da Abadeus, como Daniela de Souza Goulart, que participou do curso e conta que é uma porta que se abre para o futuro. “Aprendemos muito e trocamos bastante experiência. O que vimos aqui vai agregar ao nosso currículo e até influenciar positivamente no lado pessoal, em uma alimentação mais saudável”, destaca.

Ao todo foram realizados 12 encontros, de março a novembro de 2017. As aulas foram ministradas pela professora Fabiane, bolsistas e voluntários, que desenvolveram conhecimentos nas partes teóricas e práticas, com a elaboração de 28 receitas.

O próprio negócio

Além de buscar possibilidades no mercado, o curso também fomenta o espírito empreendedor. “Eles podem aproveitar os conhecimentos para montar seu próprio negócio ou vender os produtos produzidos de forma autônoma em suas comunidades. Nada garante mais a dignidade do ser humano do que ter um trabalho e se auto sustentar”, comenta a professora da Unesc e participante do  projeto Janete Triches.

A capacitação é vinculada a Propex (Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão) em parceria com os cursos de Nutrição e Direito. Integram o projeto as acadêmicas do curso de Nutrição Karoline Duminelli, Kelly Gaspar da Silva e Heidy Mara Andrade da Luz.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de dezembro de 2017 às 17:32
Compartilhar Comente