Colégio Unesc

Jogo da Velha como prática de aprendizagem

Jogo da Velha como prática de aprendizagem
Museu da Infância da Unesc promoveu mediação e confecção do jogo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Por meio de jogos e brincadeiras também é possível aprender, e no Colégio Unesc, os alunos mergulham em um universo de possibilidades de aprendizagem, afinal, ele está inserido em uma das maiores universidades de Santa Catarina, com inúmeros estudos, experiências e pesquisas voltados ao ensino. Nesta semana, em mais uma oportunidade de interação, o Museu de Infância da Unesc promoveu uma mediação e confecção do Jogo da Velha com os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental.

A mediadora Aline Delavechia Rodrigues apresentou aos alunos uma breve fala sobre a origem do Jogo da Velha e suas regras. “Em um mundo totalmente digitalizado, as crianças perderam o hábito de praticar jogos de tabuleiro e outras brincadeiras tradicionais. Nesta atividade, eles puderam conhecer pessoalmente o Jogo da Velha, um dos jogos que faz parte do acervo do Museu da Infância da Unesc”, comentou.  

Além de conhecer a atividade, os alunos puderam confeccionar o próprio jogo, estimulando a criatividades de diferentes maneiras na utilização de retalhos de tecido, palito de picolé, tampinhas de garrafa pet e guache.

Para a professora Sinara Sombrio, a brincadeira não desenvolve apenas a criatividade. “Propomos essas atividades com os alunos para desenvolver raciocínio lógico, concentração e atenção, estimulando assim as crianças a se relacionarem entre si obedecendo as regras”, explicou.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2021 às 21:21
Compartilhar Comente

“Brinquedos e Brincadeiras” no Museu da Infância da Unesc

“Brinquedos e Brincadeiras” no Museu da Infância da Unesc
Estudantes participaram de oficinas de perna de pau e pé de lata (Fotos: Carina de Freitas e Maxwell Flor) Mais imagens

Em meio a pernas de pau, pés de lata e outros brinquedos espalhados pela Praça dos Estudantes, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc participaram, na última semana, do evento “Brinquedos e Brincadeiras”, parte da visita ao Museu da Infância, do Setor de Arte e Cultura da Unesc.

Acompanhados da professora Helena Machado Luciano e da coordenadora pedagógica do Colégio, Carina Andrade de Freitas, os alunos foram recebidos com oficinas e brincadeiras voltadas à ampliação do repertório cultural das crianças, através de ações educativas.

Brincadeira que ensina


Durante a visita, os estudantes puderam conhecer mais da origem das brincadeiras, além de produzirem suas próprias pernas de pau e pés de lata. “Existem diferentes tipos de pernas de pau. Aquelas em que o apoio está nas mãos, que de forma livre permitem deixar o material quando praticamente desejar, ou aqueles em que o apoio está somente nas pernas”, elencou o produtor cultural do Setor de Arte e Cultura, Maxwell Sander Flor.

Para a visita, o segundo tipo foi o escolhido. “Trabalhamos com o segundo tipo, em que, ao final da atividade, a maioria dos estudantes conseguiram andar e se divertir com a oficina”, comentou Flor. Com a escolha, a interação de todos os estudantes com o brinquedo é maximizada, aumentando a diversão e fixando ainda mais o aprendizado.

Brinquedos, memórias e imaginação


O contato com os brinquedos é o que torna a atividade tão importante para o desenvolvimento e a ampliação do conhecimento dos pequenos visitantes. "Talvez nossas melhores memórias sejam as da infância, em especial as memórias que se referem aos brinquedos e brincadeiras que utilizamos e que alimentaram nossa imaginação e possibilitaram estar com os amigos e irmãos”, colocou a coordenadora do Museu da Infância, Amalhene Baesso Redig.

Brincar é um direito de toda criança e, para que a imaginação possa fluir e o conhecimento florescer, o Museu da Infância oferece uma visita guiada para escolas interessadas em explorar o “acervo de peças para uso das crianças”. Nele, é possível brincar com pernas de pau, cavalinhos, pelúcias, bambolês, bolinhas de gude, entre diversos outros brinquedos. Visitas podem ser agendadas pelo e-mail museudainfancia@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4517. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 04 de junho de 2019 às 20:15
Compartilhar Comente

Exposição “Vias” recebe visita de estudantes do Colégio Unesc

Exposição “Vias” recebe visita de estudantes do Colégio Unesc
Mostra de Melina Resende fica na Universidade até 15 de agosto (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A exposição “Vias”, da artista de São Paulo, Melina Resende, recebeu a visita nesta segunda-feira (6/7) de alunos do quinto e nono ano do Colégio Unesc. A mostra traz fotografias que retratam o cotidiano de moradores e trabalhadores, feitas entre 2011 e 2012 no Sul do Brasil e fica até 15 de agosto no Espaço Cultural “Toque de Arte”, no hall do Bloco Administrativo. Os interessados em realizar visitas mediadas podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.

Os alunos foram acompanhados pelo professor da disciplina de Artes do Colégio Unesc, Luan Aléssio. Além do quinto e do nono ano, a turma do quarto ano já visitou a mostra. As mediações foram realizadas por Ana Paula Gallas Fernandes e Letícia Pereira Vieira, acadêmicas da Unesc e bolsistas dos projetos do Setor Arte e Cultura: Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte" e Acervo Artístico Cultural da Unesc, respectivamente.

Segundo a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, ao realizar uma exposição é fundamental se preocupar com o trabalho de mediação. “A pessoa que faz a mediação busca estabelecer um canal de comunicação entre o público visitante/apreciador e as obras ali apresentadas”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2015 às 19:55
Compartilhar Comente

Música, esporte e movimento na Festa de Inverno do Colégio Unesc

Música, esporte e movimento na Festa de Inverno do Colégio Unesc
Além de apresentações, público poderá se deliciar com guloseimas (Foto: Arquivo) Mais imagens

“Homenagem ao Ayrton Senna”, “Velejadores do Brasil”, “País do Futebol”. Estes são alguns dos títulos das apresentações que vão ser realizadas pelos alunos do Colégio Unesc na tradicional Festa de Inverno. O evento ocorre nesta sexta-feira (11/7), a partir das 18h30, na escola. O tema deste ano é “Música, esporte e movimento”, sendo que a Festa é aberta para o público em geral.

Além das apresentações, quem visitar o evento poderá se deliciar com diversas guloseimas, como pizza, entrevero, maçã do amor, pipoca, quentão e algodão doce.

Confira abaixo as apresentações de cada turma do Colégio Unesc:

1ª apresentação - 1º ano EF – Homenagem ao Guga – Alegria
2ª apresentação – 2º ano/EF – Velejadores do Brasil
3ª apresentação - 3º ano/EF – Grandes nadadores
4ª apresentação – 4º ano/ EF – Homenagem ao Ayrton Senna
5ª apresentação – 5º ano/EF – Futebol - Uma alegria mundial
6ª apresentação – Alunos da 3ª série/EM – K pop dança coreana
7ª apresentação - 6º ano/EF – Construindo o Brasil
8ª apresentação - 7º ano/EF – Skate - Atitude em movimento
9ª apresentação - 8º ano/EF – Gol de Placa
10ª apresentação - 9º ano/EF – Pais do Futebol
11ª apresentação – 1ª série/EM – Tabuleiro de Xadrez
12ª apresentação – 2ª série/EM I – Street Dance
13ª apresentação – 2ª série/EM II – Show no Basquetebol
14ª apresentação – 3ª série/ EM - Quadrilha dos inversos com Zumba
 

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 09 de julho de 2014 às 16:41
Compartilhar Comente

Alunos do CAP participam de Projeto Shalom, em Forquilhinha

Alunos do CAP participam de Projeto Shalom, em Forquilhinha
Divulgação Mais imagens

Os alunos do Colégio de Aplicação participaram  na noite de ontem do Projeto Shalom: o som da vida, no Colégio Sagrada Família, em Forquilhinha. Foram apresentadas três danças – “O Tango”, com os alunos do Ensino Médio (coreografia própria), “A Dança Espanhola”, pelos alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e “O Tango”, com os alunos da 1ª série do Ensino Médio,  com coreografia da professora Georgea.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 29 de outubro de 2009 às 15:24
Compartilhar Comente